Uma das antigas capitais do Sri Lanka, a cidade sagrada de Anuradhapura é popular pelas suas ruinas bem preservadas e restos da antiga Lanka. A cidade situa-se na província do Norte, a aproximadamente 205 quilómetros ao norte de Colombo.
É limitada pelo rio Malvathu Oya. Devido à rica história e cultura associada a este lugar, Anuradhapura foi adicionada à lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1982. A maioria deste site sagrado de 40 quilómetros quadrados apresenta hoje vários mosteiros.
História da cidade sagrada de Anuradhapura
A história da cidade remonta ao século V aC, embora a evidência arqueológica sugira que ela possa ter existido ao redor do século 10 aC.
O estabelecimento da cidade ocorreu em torno de uma parte da "árvore da iluminação", isto é, a figueira de Buda, que foi trazida para esta ilha durante o século IV aC. A partir de então, foi a capital do Sri Lanka e floresceu como o centro da vida urbana e do poder político no sul da Ásia durante quase 1.300 anos, sob o domínio dos reis cingaleses, mas em 993 dC, após uma invasão feroz que destruiu a cidada, Anuradhapura foi completamente abandonada.
Depois de abandonada e destruída pela invasão, Anuradhapura permaneceu durante muitos anos esquecida e escondida por uma densa floresta que a tornou praticamente inacessível.
Anuradhapura voltou a ser encontrada no século XIX quando os seus restos foram encontrados em escavações.
Entre as ruínas que se encontram em Anuradhapura estão três classes de edifícios - edifícios monásticos, dagobas e pokunas. Outros vestígios incluem palácios e monumentos, que agora foram renovados e recuperados, de modo que turistas e visitantes tenham uma sensação de primeira mão da história relacionada a este site esplêndido.
Localização: A 205 km ao norte de Colombo
Como chegar: De Autocarro, carro particular, comboio, em excursão ou de avião.