Uma das atrações turísticas naturais mais belas do Algarve, a Ponta da Piedade é mais do que um simples local costeiro do Algarve com belas formações rochosas, é sim um autêntico monumento natural esculpido nas rochas pela força das águas do mar ao longo dos tempos.
A Ponta da Piedade situa-se perto do quase centenário Farol da Ponta da Piedade e trata-se de uma falésia com cerca de 20 metros de altura, composta por várias formações rochosas e grutas, com formas bastante curiosas que foram esculpidas pelo mar ao longo dos tempos.
No lado este do Farol situa-se aquele que é talvez o conjunto rochoso mais belo e espetacular, aquele que é mais fotografado pelos visitantes. Uma escadaria de pedra leva-o até ao nível do mar onde vários barcos de pescadores esperam clientes para os passeios onde mostram as rochas mais curiosas, entre elas, a “a balança”, “a cozinha”, “o gigante” ou “o sapato”.
Para além deste local, recomendamos vivamente que faça um passeio pelas falésias, não apenas a este do farol, com também ao oeste. Um passeio que com toda a certeza resultará numa experiência bastante agradável e gratificante com belas e espetaculares formações rochosas para fotografar.
Ao este do Farol encontrará duas das mais belas e espetaculares praias do Algarve que, segundo a crítica internacional, figuram entre as praias mais belas da Europa e do Mundo, a Praia de Dona Ana e a Praia do Camilo.
Ao oeste do Farol, destacamos algumas magnificas formações rochosas, algares e grutas para além da vista da Praia do Canavial.
Acesso por terra: a partir do Farol da Ponta da Piedade e depois a pé através de escadas esculpidas nas encostas.
Acesso pelo mar: na marina de Lagos são oferecidas excursões para a Ponta da Piedade em barco à vela ou em pequenos barcos de pesca.