Férias em Santa Maria, a ilha da animação ou ilha amarela ou ainda ilha do sol, como é conhecida devido ao seu clima mais quente e seco é um excelente destino de férias nos Açores, mais uma das nove razões para se apaixonar por este belo destino no Atlântico.
Férias em Santa Maria, a Ilha da Animação
A ilha de Santa Maria estende-se por 16,6 quilómetros de comprimento e 9,1 quilómetros de largura máxima, ocupando uma superfície de 97 km2. O ponto mais elevado da ilha é o Pico Alto com 587 m de altitude.
Férias em Santa Maria, a Ilha Amarela
Por ser a ilha dos Açores mais a sul e mais a oriente, Santa Maria apresenta um clima mais quente e seco. É também conhecida por Ilha do Sol.
A ilha é caracterizada por dois sectores com relevos e características distintas: uma zona mais plana a poente, onde está implantado o aeroporto e o casario de Vila do Porto e outra mais acidentada a nascente com mais vegetação e onde está o maciço do Pico Alto, de onde se tem uma boa vista panorâmica sobre a ilha.
Férias em Santa Maria / Como chegar à Ilha de Santa Maria
O aeroporto mais próximo de Santa Maria é o Aeroporto de Santa Maria (SMA), no entanto, como Santa Maria é uma das ilhas do arquipélago dos Açores, provavelmente precisará fazer uma escala numa das outras ilhas principais, como São Miguel, e depois apanhar um voo doméstico para Santa Maria.
Procure voos para os Açores, com destaque para o Aeroporto de Ponta Delgada (PDL) em São Miguel, pois este é um dos principais aeroportos do arquipélago. Há voos diretos para Ponta Delgada de várias cidades europeias e também de algumas cidades norte-americanas.
Após chegar a São Miguel, poderá apanhar um voo doméstico para o Aeroporto de Santa Maria. A duração do voo interno é curta, geralmente menos de uma hora.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar hospedado durante as suas férias em Santa Maria:
Apesar da oferta de alojamento turístico não ser abundante, Santa Maria oferece diversas opções de hospedagem para atender às necessidades e preferências dos visitantes.
A Vila do Porto , a sede do concelho de Santa Maria e oferece várias opções de alojamento, incluindo hotéis, guesthouses e casas de férias. Ficar na vila permite fácil acesso a restaurantes, lojas e outras comodidades locais.
Se você preferir ficar próximo à praia, a Praia Formosa é uma opção. Há algumas unidades de alojamento ao redor desta área, proporcionando uma atmosfera mais relaxante e vistas deslumbrantes para o mar.
Para uma experiência mais tranquila e próxima à natureza, considere procurar alojamentos em áreas rurais da ilha. Santa Maria é conhecida por suas paisagens naturais e ficar em locais mais afastados pode oferecer uma experiência mais autêntica.
Algumas casas de campo ou turismo rural oferecem uma experiência mais intimista, permitindo que os visitantes se aproximem da vida local. Essas opções podem incluir casas tradicionais açorianas.
Procure também por alojamentos locais, como casas de hóspedes e bed and breakfasts. Essas opções muitas vezes proporcionam uma atmosfera acolhedora e interação mais próxima com os proprietários.
Ao escolher o local de hospedagem, leve em consideração seus interesses, orçamento e preferências. Certifique-se de reservar com antecedência, especialmente durante os períodos de alta temporada, para garantir a disponibilidade.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Santa Maria, Açores
O que fazer na suas férias na Ilha de Santa Maria, Açores.
Santa Maria assume-se como a estância balnear por excelência do arquipélago dos Açores devido às suas características climáticas e geográficas.
Aqui em Santa Maria encontra várias praias e piscinas naturais com excelentes condições para atividades de veraneio. A mais famosa é a Praia Formosa, onde se pratica surf, windsurf, esqui aquático e vela.
Um passeio de barco, com passagem pela gruta do Ilhéu do Romeiro, bacias e enseadas, é a melhor forma de conhecer a magnífica costa. A orla costeira é excelente para a pesca, mergulho e caça submarina. Efetuam-se saídas para pesca de corrico e de fundo, estilos com grande tradição na ilha, e também para pesca grossa em alto mar.
O parapente é atividade que encontra boa guarida nas várias baías de Santa Maria. Com guia e equipamento adequado é possível explorar grutas naturais, como a Furna de Santana e a Furna Velha, ou escavadas pelo homem, como é a Gruta do Figueiral.
A Não perder durante as férias em Santa Maria
O Pico Alto, com cerca de 590 m de altitude, é o ponto mais alto da ilha onde poderá admirar toda a beleza da ilha numa magnífica panorâmica.
S. Lourenço, estância balnear com praia e piscinas naturais, situada no fundo de uma maravilhosa encosta, onde abundam as vinhas que produzem o afamado vinho de S. Lourenço.
Maia, pequena povoação situada entre a falésia e o mar, com ótima piscina natural.
Farol da Maia, além do atrativo que constitui a visita a um farol, este local constitui um excelente miradouro com vista deslumbrante.
Praia Formosa, magnífica praia de areia clara, com temperatura de água convidativa a um banho relaxante.
Anjos, povoação à beira mar, pequeno porto de pesca e piscina natural. Visite a capela onde Cristóvão Colombo mandou celebrar missa no regresso da sua viagem à América.
Forte de S. Brás, construção de séc. XVI, com a capela de Nossa Senhora da Conceição, local a merecer a sua visita.
Museu Etnográfico, com excelentes trabalhos representativos do artesanato local.
Férias em Santa Maria / Como Conhecer a Ilha de Santa Maria
Itinerário 1
Saindo de Vila do Porto, siga por Pedras de S. Pedro, S. Pedro, Paúl, desça até aos Anjos. Aí existe uma estância balnear bastante agradável, um pequeno porto e uma ermida com grande significado histórico. Regresse, em sentido inverso até Pedras de S. Pedro. Siga por S. Pedro, Ribeira do Engenho, Lagoínhas, Feteira, Santa Bárbara.
Regresse a Vila do Porto, seguindo por Almagreira, Carreira e Pedras de S. Pedro.
Itinerário 2
Saindo de Vila do Porto, siga por Valverde, Almagreira, Brejo. Pare no miradouro, aprecie a bela paisagem, desça até Praia Formosa, estância balnear com extenso areal e águas límpidas. De volta, novamente pela mesma estrada, siga por Almagreira, até ao Pico Alto, local mais alto da ilha, onde pode admirar toda a ilha e avistar a ilha de S. Miguel, se o dia estiver com boa visibilidade. Descendo, passe por Loural, Santo Espírito, Calheta, Ponta do Castelo (Farol) e desça até À Maia (zona balnear). Regresse pela mesma estrada até Calhetas, pare no miradouro sobre a Baía de S. Lourenço e ilhéu Romeiro, desça até S. Lourenço. Regresse a Vila do Porto, passando por Almagreira e Valverde.
Férias em Santa Maria / Diversão e Cultura na Ilha de Santa Maria, Açores
O Festival – "Maré de Agosto", engloba diversas atividades culturais. Os concertos musicais que se realizam na Praia Formosa e que contam normalmente com nomes sonantes do meio musical, atraem a Santa Maria milhares de jovens que durante alguns dias se divertem nesta ilha. Festivais de Folclore, Festas das Vindimas e Rallye de Santa Maria, são eventos que animam esta ilha.
Festas Tradicionais na Ilha de Santa Maria, Açores
A principal festa de Santa Maria realiza-se em Vila do Porto, no dia 15 de Agosto, em honra da sua padroeira Nossa Senhora da Assunção. As festas do Espírito Santo, que decorrem de Abril a Junho, têm forte tradição. Além do significado religioso com a coroação do imperador e o tradicional cortejo, a componente profana é também extremamente interessante. Grandes panelas de ferro são aquecidas por fogueiras, onde são cozinhadas as tão afamadas sopas do Império, únicas no Arquipélago. Quem quiser pode juntar-se à festa e confraternizar. A refeição é de graça. Se estiver em Santa Maria nesta época, aproveite e fique a conhecer as deliciosas sopas. Baseado nos recursos naturais, barro e lã, o artesanato de Santa Maria tem especial incidência na olaria e tecelagem. Artigos feitos em barro, camisolas de lã, mantas de retalho e panos de linho tecidos em antigos teares apresentam peças de rara beleza. O folclore, com origem em música popular do continente português, nomeadamente Beiras e Alentejo, alterou-se com as condições do meio e adquiriu formas próprias. Existem bons grupos folclóricos que têm efectuado trabalho de pesquisa, conseguindo reproduzir com rigor, quer os trajes, quer as músicas e danças doutros tempos. Recomendamos a visita ao Museu etnográfico de Santo Espírito
Férias em Santa Maria / Monumentos na Ilha de Santa Maria, Açores
Igreja Nossa Senhora da Assunção em Vila do Porto, tendo origem no séc. XV, e reconstruída no Séc. XVI.
Convento de S. Francisco: construído no Séc. XVII, possui valiosos azulejos daquela época.
Forte de S. Brás: Construído no Séc. XVI, durante a ocupação filipina, tem no seu interior a Capela de Nossa Senhora da Conceição e um obelisco em homenagem ao Comandanrte Carvalho Araújo.
Ermida dos Anjos: Talvez o mais antigo templo do Arquipélago, local onde Cristóvão Colombo mandou rezar missa no regresso da América. Local de visita obrigatória.
Ermida Nossa Senhora de Fátima: Data de 1925, foi a primeira a ser construída depois da Capela das Aparições na Cova de Iria. Para chegar à ermida necessita subir cento e cinquenta degraus, número de contas do rosário.
Capela do Reconhecimento de Santa Maria Madalena: Construída em 1594, pelo padre Corvelo Resende, que conjuntamente com seus irmãos decidiram instituir nesta vila um Mosteiro da Ordem de Santa Clara, tendo como orago Santa Maria Madalena. Em 1600 foi dita a 1ª missa.
Férias em Santa Maria / Gastronomia na Ilha de Santa Maria, Açores
As Sopas de Império, caldo de nabos, bolo na panela, caçoila, molho de fígado, sopa e caldeirada de peixe são as especialidades que pode apreciar. Mariscos: cavaco, lagosta, lapas e cracas são iguarias a não perder. Na Doçaria, os biscoitos encanelados, biscoitos de orelha, biscoitos brancos, biscoitos de aguardente e cavacos são alguns dos doces que deve experimentar. Proveniente das vinhas da encosta de S. Lourenço, o vinho de cheiro desta localidade, tem fama em toda a região. O vinho abafado, o vinho abafadinho, o licor de amora e de leite e a aguardente, produzidos de forma artesanal, são óptimos digestivos.
Pesca desportiva e Passeios Nauticos na Ilha de Santa Maria, Açores
Toda a costa de Santa Maria é riquíssima em espécies píscicolas. O pescador á linha pode deliciar-se, capturando sargos, vejas, pargos, garoupas, bodiões, cavalas (pesca à bóia ou ao fundo), anchovas, bicudas, serras, (ao corrico ou com isco vivo). Existem óptimos pesqueiros ao longo de toda a costa. Também pode pescar de barco. Existem três empresas a que poderá recorrer, podendo efectuar óptimas capturas quer ao corrico, quer de fundo, e capturar anchovas, bicudas, serras, atuns, espadarte, espadim azul, pargos, gorazes, chernes, etc. Na Baía de S. Lourenço existe equipamento náutico ao dispor do visitante.
Caça Submarina na Ilha de Santa Maria
Para o caçador submarino, o mar de Santa Maria é um verdadeiro paraíso. As espécies são em grande número com significativa abundância. Destacamos as seguintes: lírios, anchovas, bicudas e vejas. Informe-se junto das autoridades marítimas sobre a legislação que regulamenta a caça submarina.
MERGULHO
A abundância da vida submarina proporciona ao amante deste desporto, momentos que dificilmente esquecerá. Os ilhéus da Vila, das Lagoinhas e de S. Lourenço, assim como a Gruta dos encharéus e a Baía de Tagarete são locais de beleza impar, os ilhéus das Formigas são únicos na riqueza da fauna subaquática. Pode obter apoio junto do Clube Naval de Santa Maria. Pode obter apoio junto de uma empresa especializada nesta actividade que consta do nosso Guia, no sector reservado aos Serviços.
PARAPENTE
Santa Maria oferece condições excepcionais para a prática e aprendizagemde Parapente. As baías da Praia Formosa, São Lourenço, Anjos e Maia são lugares priviligiados para a prática da modalidade. Também pode optar por um baptismo de vôo em bilugar. Obtenha informação pormenorizada na AJISM (Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria).
ESTÂNCIAS BALNEARES
Praia Formosa e praia de S. Lourenço, praias de areia clara, Maia e Anjos (piscina naturais), são os locais mais indicados para um bom banho em água salgada.
PASSEIOS A PÉ
É uma ilha que não coloca grandes problemas aos apreciadores desta actividade, devido ao facto do relevo não ser muito acentuado. Pode obter informação pormenorizada, em guias da especialidade. não existem animais selvagens perigosos nem cobras.