Em pleno coração da zona centro de Moçambique, na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano, o Parque Nacional Gorongosa ocupa uma área de mais de 4000 km², incluindo o vale e parte dos planaltos circundantes.
A savana ondulante e as colinas verdejantes têm sido uma reserva designada desde os dias do governo Português, antura em que era uma reserva de caça privada.
Na década de 60, Gorongosa foi convertido num parque nacional de pleno direito, e agora é considerado o melhor destino de safari do país.
Qualquer viagem de férias em Moçambique nunca ficará completa sem uma visita Parque Nacional Gorongosa, onde poderá observar uma considerável variedade de animais e plantas – alguns dos quais não se encontram em mais lado nenhum no mundo, como a nova espécie de musaranho recentemente descoberta, a Myosorex meesteri.
A riqueza da biodiversidade cria um mundo complexo onde animais, plantas e pessoas interagem. Dos mais pequenos insetos ao mamíferos maiores, cada um desempenha um papel importante no ecossistema da Gorongosa.
Apesar de muita da vasta população herbívora do parque ter sido dizimada durante os anos de guerra e de caça furtiva, quase todas as espécies naturalmente características da região, incluindo mais de 400 tipos de aves, acabaram por sobreviver.
Com uma gestão efetiva e reintrodução de espécies-chave, as populações de vida selvagem voltarão a contar-se segundo valores naturais e ajudarão a restaurar o equilíbrio ecológico do parque.