Clima ameno durante todo o ano aliado à beleza natural excepcional em conjunto com a população amigável e uma rede hoteleira de qualidade superior fazem das Ilhas da Madeira e Porto Santo um destino perfeito para umas férias bastante agradáveis e simplesmente inesquecíveis em qualquer altura do ano.
Férias na Madeira
Um destino onde poderá desfrutar de suas férias na praia ou no mar, nas montanhas, no campo ou na cidade.
Descrita como um autêntico jardim flutuante, ou como a “Pérola do Atlântico”, a Ilha da Madeira é uma ilha de luxo de origem vulcânica em pleno Oceano Atlântico.
Como chegar à Madeira:
Aeroportos em Destaque
Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo (FNC)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Onde ficar na Madeira:
A melhor seleção de Alojamento de férias na Madeira
Com um clima subtropical ameno (temperaturas médias que variam de 22 graus Célsius em Agosto para 16 graus Célsius em Fevereiro) a ilha da Madeira tem a maior e mais bem preservada área de Floresta Laurissilva.
Este tipo de floresta que ocupava, há 20 milhões de anos atrás, ocupava a bacia do Mediterrâneo, no Sul da Europa e Norte da África, mas actualmente só existe na Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde).
A Floresta Laurissilva da Madeira está classificada pela UNESCO como património da humanidade. Dois terços da região autónoma da Madeira fazem parte do Parque Natural, região demarcada com o objectivo preservar a riqueza e a variedade dos seus ecossistemas, que incluem a Floresta Laurissilva, as Reservas Naturais das Ilhas Desertas, a Reserva Natural do Garajau, a Reserva Natural da Rocha do Navio e a Reserva Natural da Ponta de São Lourenço.
Surpreendentemente sinuosa e montanhosa (cerca de 50 por cento da área da ilha está acima de 700 m de altitude), o Pico Ruivo com o seu cume a atingir 1.862 metros de altitude, é o ponto mais alto da Ilha da Madeira.
É também neste espectacular destino de férias que encontra o quarto maior promontório do mundo - o Cabo Girão, a 589 metros de altitude.
No lado norte da ilha, a vegetação cobre a paisagem agreste onde predominam as altas colinas que mergulham por vales de cores verdes onde predominam ribeiras mais ou menos profundas ou abundantes quedas de água. A cordilheira central, que atravessa a ilha de leste a oeste, faz com que a parte sul da ilha seja uma área abrigada dos ventos húmidos que fustigam a parte norte. A parte sul da ilha acaba por ter um clima mais agradável e com mais horas de sol, com o mar mais calmo e convidativo.
Deixamos aqui os melhores destinos para férias na Madeira:
Funchal / Férias no Funchal, Ilha da Madeira
Situado numa baía banhada pelo oceano Atlântico, na costa sul da ilha da Madeira, o Funchal é a capital do arquipélago da Madeira, uma bela cidade com mais de 500 anos de história.
A cidade do Funchal é o maior centro turístico, comercial e cultural do arquipélago da Madeira e, sem dúvida o ponto de partida ideal para a descoberta de todas as maravilhas deste belo arquipélago.
No Funchal existe uma vasta oferta de actividades de lazer, desde visitas aos seus museus, igrejas e outros monumentos, passeios nos seus fantásticos jardins, na Marina do Funchal repleta de embarcações, compras e saídas à noite para bares e discotecas, para além de uma vasta e bastante diversificada oferta hoteleira que vai de encontro a todos os gostos e orçamentos.
Em forma de anfiteatro, o concelho do Funchal alonga-se por uma encosta de grande extensão, desde o nível do mar até ao Pico do Areeiro, a 1818 m de altitude.
O Concelho do Funchal tem cerca de 111 892 habitantes repartidos por 10 freguesias: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António, São Gonçalo, São Martinho, São Pedro, São Roque e Sé.
A melhor seleção de Alojamento de férias no Funchal, Madeira
Porto Santo / Férias em Porto Santo, Madeira
O destino de sol e praia por excelência no Arquipélago da Madeira, Porto Santo, localiza-se a cerca de 40 km a nordeste da ilha da Madeira e tem uma população baixa.
A Ilha de Porto Santo é bastante tranquila durante a maior parte do ano, excepto em Agosto, altura em que os turistas de verão rumam à ilha para desfrutar das belas praias.
Porto Santo é um pequeno paraíso, um excelente refúgio para quem procura fugir do stress e aproveitar a atmosfera tranquila para descansar.
Os 9 quilómetros de extensão da sua praia de areia dourada, banhada por águas de azul cristalino nunca estão abaixo de 17 ºC.
Porto Santo é um destino muito apreciado, particularmente pelos adeptos de férias de Praia, já que é possível fazer praia nesta ilha praticamente durante todo o ano, uma vez que as temperaturas não variam muito ao longo do ano (23 graus C no verão e 19 graus C no inverno).
A melhor seleção de Alojamento de férias em Porto Santo, Madeira
Caniço / Férias em Caniço, Madeira
Outro dos grandes destinos de férias para 2019 na Madeira, a pequena cidade do Caniço, localiza-se à beira mar e tem uma população de cerca de 18.000 habitantes. Deve o seu nome à abundância de canas compridas e delgadas na época em que este território foi descoberto.
Existe um importante núcleo turístico em Caniço de Baixo. O número de camas nesta localidade tem crescido grandemente, o que faz da freguesia a segunda maior concentração hoteleira do arquipélago depois do Funchal. A adicionar a este crescimento, a freguesia tem sofrido um aumento acentuado na construção para habitação, que a torna numa espécie de dormitório dos que trabalham na capital.
Das actividades económicas da freguesia destaca-se a plantação da cebola, a hotelaria e a restauração.
No sítio do Garajau, localizado entre o Funchal e o Caniço, encontra-se a Ponta do Garajau, um promontório onde está erguida a estátua do Cristo Rei.
A Reserva Natural do Garajau foi aqui criada, em 1986, oferecendo condições únicas para a prática do mergulho sendo bastante procurada por mergulhadores de todo o mundo. Esta é a única reserva marinha exclusiva do país e oferece a oportunidade de contactar com mantas e grandes peixes inofensivos.
No Caniço situa-se a praia dos Reis Magos, que conta com águas claras e limpas (qualidade comprovada pela Bandeira Azul), sendo a segurança dos banhistas assegurada por nadadores-salvadores e por um posto de primeiros - socorros.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Caniço, Madeira
Porto Moniz / Férias em Porto Moniz, Madeira
No lado norte da Ilha da Madeira, Porto Moniz é local de visita e paragem obrigatória. Antes de chegar a Porto Moniz, certamente que fará algumas paragens ao longo da estrada que dá acesso a esta magnifica localidade, já que a vista panorâmica do alto é algo simplesmente apaixonante e digno de ser visto.
Uma vez em Porto Moniz, as Piscinas naturais formadas pelas paredes de rochedo que tornam as águas mais calmas, são a grande atracão, assim como o imponente ilhéu da Ribeira da Janela, situado a este de Porto Moniz.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Porto Moniz, Madeira
Calheta / Férias em Calheta, Madeira
Situado entre o extremo oeste da ilha da Madeira, o concelho da Calheta ocupa uma área de aproximadamente 116 km², sendo o mais extenso da Região Autónoma da Madeira. Aqui vivem cerca de 12 mil pessoas.
A Calheta é lar do Centro das Artes “Casa das Mudas”, um projecto concebido em completa harmonia com a paisagem envolvente, que apresenta uma vasta oferta cultural. Realizam-se aqui diversas exposições, peças de teatro, espectáculos musicais, conferências e muitos outros eventos.
A Sociedade de Engenhos da Calheta fica situada na vila da Calheta. Ali pode observar-se a maquinaria usada no fabrico da aguardente e do mel de cana-de-açúcar e saborear o tradicional bolo de mel, acompanhado de poncha.
Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Fajã da Ovelha, Jardim do Mar, Paul do Mar, Ponta do Pargo e Prazeres, são as freguesias que compõem o município da Calheta.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Calheta, Madeira
Machico / Férias em Machico, Madeira
Localizado na costa leste da ilha da Madeira, a aproximadamente 22 km do Funchal, Machico é um município tem um grande significado histórico na Ilha da Madeira, já que foi aqui que desembarcaram Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1419, quando descobriram a Madeira.
Machico foi elevado a cidade a 2 de Agosto de 1996, contando actualmente com uma população de cerca de 20 mil habitantes distribuídos pelos seus 68 km2 de área.
A baía de Machico é excelente para caminhadas numa agradável paisagem de mar e terra. A leste do vale de Machico encontra-se o miradouro do Pico de Facho, a partir de onde pode contemplar a vista panorâmica desde os picos da zona central da ilha até à Ponta de São Lourenço.
A Praia da Banda Além, na baía de Machico, tem cerca de 125 metros de extensão e 70 metros de largura. Esta praia destaca-se por possuir areia amarela importada de Marrocos.
São cinco as freguesias que compõem o Município de Machico: Água de Pena, Caniçal, Machico, Porto da Cruz e Santo António da Serra.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Machico, Madeira
Paul do Mar / Férias em Paul do Mar, Madeira
Situada a sudoeste da ilha da Madeira, Paul do Mar ocupa uma área de 1700 m2 e conta com uma população de cerca de 900 habitantes.
O mar proporciona a esta freguesia abundância em peixe, sobretudo o migratório. Este facto levou a que surgisse nesta freguesia, em 1912, a indústria da conserva de atum para exportação. Ainda hoje podemos ver a chaminé da antiga fábrica, que testemunha este facto.
Esta freguesia constitui um importante centro piscatório, cujo produto da faina é usado nos restaurantes locais e é muito apreciado por madeirenses e estrangeiros.
O Paul do Mar, tal como o vizinho Jardim do Mar, é um palco privilegiado para os surfistas que podem desafiar as ondas, consideradas por alguns das melhores da Europa.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Paul do Mar, Madeira
Ribeira Brava / Férias em Ribeira Brava, Madeira
Localizado na costa sul, o concelho da Ribeira Brava tem uma área de 65,10 km2 e uma população de cerca de 12 500 habitantes.
Elevada à categoria de vila em 1928, Ribeira Brava tem como principal base da sua economia a agricultura, sendo a batata-doce, feijão, hortaliças, algum cereal, fruta e vinho, as principais culturas nas suas terras.
A igreja de São Bento, construída no século XV e situada na vila da Ribeira Brava, expõe magníficos painéis de nítida influência flamenga, representando a Virgem e o Menino, São Bento e São Bernardo. São Bento é o orago da Ribeira Brava, por quem os habitantes expressam especial devoção.
A 29 de Junho é celebrada uma das mais concorridas romarias da ilha em honra de São Pedro.
As freguesias pertencentes a este município são Campanário, Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua.
Nesta freguesia encontra-se o Museu Etnográfico da Madeira, que expõe colecções de objectos etnográficos ligados a diferentes aspectos sociais, económicos e culturais do arquipélago da Madeira.
Na vila da Ribeira Brava podemos encontrar o Forte de São Bento, que actualmente funciona como posto de turismo, e o farol para onde pode subir e avistar o centro da vila, a Ponta do Sol e as serras do Campanário.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Ribeira Brava, Madeira
Santo António da Serra / Férias em Santo António da Serra, Madeira
António da Serra tem cerca de 1.000 habitantes e desenvolve-se por uma área muito pitoresca e própria de 1.477 hectares. Santo António da Serra é a única freguesia da Madeira que se apresenta dividida em duas, sendo que uma parte pertence ao concelho de Santa Cruz e a outra ao de Machico.
O nome da freguesia sucede do orago consagrado a Santo António, porém é tradicionalmente conhecida por “Santo da Serra”.
A sua popularidade deve-se ao ambiente natural de inspiração romântica, proporcionado pela luxuriante vegetação, pelas belas vilas e quintas e pelo clima ameno que se faz sentir na época estival, atraindo deste modo muitos visitantes.
Aqui pode encontrar restaurantes de grande qualidade, unidades hoteleiras tradicionais e casas de turismo no espaço rural.
Nesta freguesia situa-se o Club de Golf Santo da Serra, que é considerado um dos mais espectaculares campos de Golf na Europa, com vistas inacreditáveis para as montanhas e mar. Construído em 1937, o Santo da Serra Golf foi redesenhado por Robert Trent Jones em 1991, e encontra-se a uma curta distância do Funchal e a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional do Madeira.Este campo de golf dispõe de 27 buracos disponíveis para jogar, todos caracterizados por generosos "fairways" e "greens" e uma escolha de posições dos tees, que favorece todas as habilidades.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Santo António da Serra, Madeira
Santa Cruz / Férias em Santa Cruz, Madeira
É neste concelho da costa leste, situado a cerca de 18 km da capital, que se localiza o Aeroporto Internacional da Madeira.
Durante todo o ano são apresentadas, na Casa da Cultura de Santa Cruz, várias exposições culturais que mostram obras de artistas regionais e de outros.
Para além de Santa Cruz, Camacha, Caniço, Gaula e Santo António da Serra são as freguesias que compõem este município.
Para além da conhecida Praia das Palmeiras, de formação rochosa e com duas piscinas, pode encontrar nesta cidade um novo complexo balnear, situado junto da Ribeira da Boaventura, que compreende piscinas, solários, balneários e zona de restauração. Entre a zona náutica e a área das piscinas encontra-se uma pequena bacia protegida que permite o acesso ao mar em segurança. Para os amantes do mar aberto existe um pontão de apoio balnear implantado junto à margem, na foz da ribeira.
Existe ainda um recinto de diversões aquáticas, o Aquaparque, que se localiza ao lado do Complexo Balnear da Ribeira da Boaventura. Esta infra-estrutura, com uma lotação superior a mil pessoas, apresenta cinco tobogãs e quatro pistas rápidas, duas piscinas, sendo uma delas para crianças (Aqualândia Infantil), um rio lento que circunda as piscinas, um bar e zonas balneares.
A melhor seleção de Alojamento de férias em Santa Cruz, Madeira
São Vicente / Férias em São Vicente, Madeira
No norte da ilha, atravessando a cordilheira central, está São Vicente. A cidade tem um Centro de Vulcanologia nas cavernas de São Vicente, onde você pode visitar os impressionantes corredores subterrâneos de lava e explorar outras maravilhas geológicas.
O concelho de São Vicente situa-se na costa norte da ilha da Madeira e conta com cerca de 6000 habitantes distribuídos por uma área de 78,70 km².
São Vicente é uma região caracterizada pela natureza verde e floresta abundante, decalcada pelas forças vulcânicas e pela erosão nas suas bonitas encostas. Um dos símbolos mais representativos da pitoresca freguesia de São Vicente é a pequena capela construída dentro de uma rocha de basalto, na foz da ribeira que atravessa a vila.
As suas actividades económicas predominantes assentam nos setores primários e terciário, concretamente na agricultura e nos serviços, com realce para a actividade turística.
Tirando partido das caraterísticas geográficas do terreno, foi também construído um jardim com predominância das plantas endémicas, que apresenta uma série de percursos pedonais, conjugados harmoniosamente com cursos de água.
O Núcleo Museológico Rota da Cal, situado nesta freguesia, é composto por um trajecto pedestre que leva cerca de 30 minutos, desde as pedreiras de extracção calcária até ao museu.
A partir do Miradouro da Encumeada, na Ribeira Brava, temos magníficas vistas panorâmicas da cordilheira que atravessa a Madeira e de várias zonas de São Vicente, nomeadamente da Floresta Laurissilva.
Na freguesia de São Vicente encontramos uma extensa área da Floresta Laurissilva. A importância da Laurissilva deve-se tanto pela sua representação em termos de diversidade de espécies de flora e fauna como do respetivo estado de conservação. A Floresta Laurissilva foi classificada como Património Natural da UNESCO em 1999.
Este município divide-se nas freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente.
A freguesia deve o seu nome possivelmente pelo facto de que os primeiros povoadores desta zona norte, ao descerem pela Encumeada e em direção ao vale de São Vicente, terem encontrado numerosos corvos a sobrevoar o vale e lembraram-se do mártir espanhol, chamado São Vicente, cujos restos mortais foram defendidos por uma daquelas aves.
Nesta freguesia se situam as grutas e o centro de vulcanismo. As grutas vulcânicas permitem conhecer o interior da ilha e o processo de convulsão vulcânica que a originou.
No centro da vila está o Jardim Indígena, com uma área de 2 200 m², onde estão representadas dezenas de espécies da flora madeirense. Neste local acessível ao público crescem muitas das espécies da Laurissilva e algumas outras típicas das falésias da beira-mar.
A melhor seleção de Alojamento de férias em São Vicente, Madeira
Ponta Delgada / Férias em Ponta Delgada, Madeira
A Ponta Delgada é freguesia desde 1552 e ocupa uma área de 8,8 km², sua economia baseia-se na agricultura, no pequeno comércio e serviços e ainda no turismo.
Nesta freguesia situa-se a Casa-Museu Dr. Horácio Bento de Gouveia, uma casa de arquitectura civil popular madeirense, datada dos séculos XVII e XVIII, onde nasceu Horácio Bento de Gouveia, professor, jornalista e escritor madeirense de uma vasta obra literária editada. Encontram-se aqui expostas uma variedade de peças antigas, bem como objectos ligados ao escritor ao longo da sua vida profissional.
No primeiro fim-de-semana de Setembro é celebrado na Ponta Delgada um grande arraial em honra do Santíssimo Sacramento, mais conhecido pelo "Arraial do Bom Jesus". A este arraial acorrem romeiros de toda a ilha, com as famosas romarias à Ponta Delgada, uma das maiores e mais tradicionais da ilha da Madeira.
Aqui encontra-se o Complexo Balnear da Ponta Delgada, que oferece excelentes condições aos banhistas, com duas piscinas de água salgada, solários, bar, balneário e serviços de primeiros socorros.