Capital do distrito homónimo, Coimbra localiza-se nas margens do Mondego e é a maior cidade da Região Centro de Portugal, com cerca de 2,3 milhões de habitantes no seu perímetro urbano.
Cidade historicamente universitária, é em Coimbra que estão sepultados D. Afonso Henriques e D. Sancho I, primeiros reis da coroa portuguesa, e por toda a cidade há marcas deixadas pelos construtores da nação, seja nas dependências da Universidade, criada por D. Dinis, ou nos monumentos de visita quase obrigatória, onde se destacam as intervenções de D. João III, do Marquês de Pombal e de D. Manuel.
Da grandiosidade da Biblioteca Joanina ao simbolismo do Convento de Santa Cruz, a antiga capital do reino fervilha com testemunhos do passado.
Em nenhuma outra cidade portuguesa se vive, como em Coimbra, o fervor da tradição académica, presente na vida quotidiana dos estudantes, que no evento anual da queima das fitas celebram o mais aguardado momento do ano académico. Na Torre da Universidade ainda tocam os sinos que desde o século XVI regulam a vida académica, sem deixar esquecer que esta é, acima de tudo, uma cidade universitária.
Coimbra é também a cidade dos poetas e do fado, onde em cada esquina viveu um grande autor, é também a terra de Inês de Castro e do rei D. Pedro, personagens históricos que viveram a mais famosa e a mais trágica história de amor portuguesa.
Conhecer a Quinta das Lágrimas, molhar os pés no Mondego e atravessar a ponte Pedro e Inês, ou deixar-se perder na exuberante Mata do Buçaco é descobrir a “capital do amor em Portugal”.
A Rainha Santa Isabel foi padroeira da cidade e fundadora do Mosteiro de Santa Clara, a piedosa mulher de D. Dinis teve um papel de destaque na política da época, em muito contribuindo para manter a paz do reino. A lenda da Rainha Santa e do seu Milagre das Rosas firmou, para sempre, a imagem da bondosa soberana na devoção popular sendo, ainda hoje, uma figura emblemática da história e da vida de Coimbra.
Mas também as mulheres e os homens de hoje fazem parte da identidade da cidade, dando vida às ruas antigas, apreciando a gastronomia e os vinhos da região ou usufruindo das águas medicinais do Luso ou da Cúria. Faça como eles. Venha descobrir Portugal em Coimbra e aprenda, entre tantas outras coisas, a “dizer saudade”.
A melhor seleção de alojamento de Férias em Coimbra
O que Fazer em Coimbra / o que visitar:
As melhores atracões Turísticas de Coimbra
Universidade de Coimbra
Biblioteca Joanina
Capela de São Miguel
Museu Nacional Machado de Castro
Mosteiro de Santa Cruz
Sé Velha de Coimbra
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Ponte Pedro e Inês
Quinta das Lágrimas
Penedo da Saudade
Sé Nova de Coimbra
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Portugal dos Pequenitos
Queima das Fitas
Conímbriga
Lista do Património de Coimbra:
Torre de Bera, Torre de Anto ou Torre do Prior do Ameal ou Casa do Artesanato ou Núcleo Museológico da Memória da Escrita, Sé Velha de Coimbra ou Igreja da Sé Velha, Palácio de Sub-Ribas, Capela do Espírito Santo (Eiras) ou Capela do Sacramento, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Quinta das Lágrimas, Aqueduto de Santa Clara, Café Santa Cruz, Mosteiro de Santa Cruz, Igreja da Graça ou Igreja de Nossa Senhora da Graça ou Colégio da Graça, Claustro da Manga ou Jardim da Manga, Rua da Sofia, Igreja do Carmo (Coimbra), Mosteiro de Celas, Igreja de Santo António dos Olivais ou Santuário de Santo António dos Olivais, Igreja de Santiago (Coimbra), Edifício Chiado, Pelourinho de Coimbra, Igreja de São Bartolomeu, Colégio de São Jerónimo, Aqueduto de São Sebastião ou Arcos do Jardim, Sé Nova de Coimbra ou Colégio dos Jesuítas ou Igreja das Onze Mil Virgens, Paço Episcopal de Coimbra ou Museu Nacional de Machado de Castro, Parque de Santa Cruz ou Jardim da Sereia, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Escola Secundária José Falcão, Seminário Maior da Sagrada Família