Leiria é uma excelente alternativa aos mega centros comerciais que se tornaram moda em Portugal e são frequentemente locais de “autêntica romaria” durante os fins-de-semana e sempre que chove.
Todas as lojas em Leiria situam-se em belíssimos edifícios artísticos, alguns dos quais plenos de glamour e de nobreza, mesmo no coração da cidade. Vamos de compras em Leiria, um destino “smart buying”! Não somos viciados em compras, estamos a melhorar a economia!
Há 4 zonas de compras em Leiria que irão, decerto, agradar-lhe, concentrados nas seguintes zonas: na Praça Rodrigues Lobo, na Praça de Sant’Ana, na zona do Castelo e à beira do Lis! Poderá facilmente descobrir a cidade e as suas deliciosas lojas a pé, sentindo o sol no rosto e aproveitando o tempo para uma boa chávena de café nas apetecíveis praças da cidade!
A Praça Rodrigues Lobo é, sem dúvida, a praça principal da cidade, um verdadeiro ponto de encontro para os habitantes locais e visitantes. O local para aproveitar as maravilhas da vida ao ar livre. Alojadas em belíssimos edifícios plenos de glamour, as marcas mundiais podem ser encontradas num abrir e fechar de olhos.
O edifício Garage é um exemplo notável de arte nova que data da primeira década do séc. XX, desenhado pelo prestigiado arquitecto suíço Ernesto Korrodi. O projecto de renovação foi posteriormente concretizado pela arquitecta portuguesa Sara Saragoça Soares. Hoje em dia o edifício aloja a marca espanhola Bershka.
Na Praça Cónego Maia, outro edifício deslumbrante do início do séc. XX (1911), criado por Augusto Romão, belo exemplar de arte nova. A marca Desigual situa-se no rés-do-chão.
O antigo edifício do Palácio Episcopal é um dos exemplares mais deslumbrantes desta zona de compras. O projecto de renovação tem a assinatura do conceituado arquitecto português Carrilho da Graça, realizado em 2000. A marca espanhola Zara tem a sua casa neste edifício memorável.
Construído no final do séc. XIX, a antiga sede do Ateneu de Leiria é um caso exemplar de arquitectura pombalina. Este belo edifício é uma verdadeira inspiração para Instagramers de todo o mundo!
O edifício Zúquets remonta ao final do séc. XIX. Em 1908 foi transformado e ampliado pelo arquitecto Ernesto Korrodi. Actualmente, irá encontrar restaurantes muito bons nesta área. Se é fã de gelados caseiros, não deixe de ir à geladaria Fior di Latte, situada no antigo palácio da família Guerra.
Situado no coração do centro histórico de Leiria, a Praça de Sant’Ana é uma zona muito movimentada da cidade, sobretudo devido ao magnífico Mercado de Sant’Ana, um frenético centro cultural que oferece eventos interessantes ao longo do ano.
Nesta zona da cidade, verá exemplos extraordinários da arquitectura modernista que remontam às primeiras décadas do séc. XX, desenhados por arquitecto Santa Rita. Alojados nestes edifícios magníficos, diversos restaurantes, lojas e cafés plenos de charme.
Castelo de Leiria
Há algo de verdadeiramente único no Castelo de Leiria, uma espécie de aura misteriosa, atraindo as tribos góticas todos os anos em Agosto durante o fantástico festival Entre muralhas. Nesta zona encontrará belos exemplares de arte de rua retratando obras da literatura portuguesa, como acolhedoras lojas e cafés agradáveis, onde poderá render-se ao modo de vida sul-europeu: encontrando prazer nas pequenas coisas da vida e viver a vida ao máximo!
À beira do Lis
Se pensa que o único desporto de Leiria é o “window shopping”, pense de novo! À beira do rio Lis – que por oposição aos outros rios, corre para norte (outra curiosidade de Leiria) – há uma zona muito agradável, ideal para andar de bicicleta e para fazer percursos a pé. Aqui poderá visitar dois museus surpreendentes: o Museu de Leiria e o Museu do Moinho de Papel, duas referências culturais da cidade.