Cosmopolita e simultaneamente tradicional são duas das características desta excelente praia algarvia situada no Concelho de Silves.
Bastante movimentada na época alta devido à popularidade de Armação de Pera como destino algarvio de férias de praia, a praia de Armação de Pêra é das poucas praias onde a atmosfera cosmopolita convive de lado a lado com a pesca artesanal ou o que resta dela.
O extremo poente da praia ainda é marcado pelas arribas calcárias muito recortadas que caracterizam o Barlavento Algarvio.
Um areal extenso e de muita boa qualidade que se torna algo pequeno nos meses de maior movimento, tem o extremo leste ocupado pelos tradicionais barcos de pesca. A chegada dos barcos à praia com o pescado, a azafama dos pescadores a descarregar o pescado ou na preparação das redes e equipamentos para a próxima saída é algo gratificante de assistir.
O nome da praia advém de ser este o local onde os pescadores da povoação de Pêra (situada a leste da praia, mais para o interior) montavam a “armação” (aparelho de pesca), que era a base da sua subsistência. Passada a praia dos pescadores, as marcas humanas extinguem-se e o horizonte abre-se. Avistam-se então dunas a perder de vista e a zona húmida que se forma na foz da Ribeira de Alcantarilha, com a sua vegetação típica e inúmeras aves aquáticas, de que são exemplo a enorme garça-cinzenta ou os pequenos e incansáveis borrelhos.
Para além de aproveitar o sol, refrescar-se nas águas do atlântico e observar a faina pode ainda dedicar-se a saudáveis caminhadas da Praia de Armação até à praia da Galé, passando pela Praia Grande e pela Praia dos Salgados.
Acesso: Pedonal através da povoação de Armação de Pêra (sinalizada na EN 125). Estacionamentos amplos e não ordenados nas extremas da praia. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul / sudoeste.