Aqui encontra algumas informações uteis sobre a Tailândia.
Designação oficial do país: Reino da Tailândia
Capital: Bangkok
Localização: O Reino da Tailândia localiza-se no Sudeste Asiático, fazendo fronteira a Noroeste com Myanmar, a Norte com o Laos, a Leste com o Cambodja e a Sul com a Malásia.
Forma de Governo: Monarquia Constitucional
Rei: Bhumibol Adulyadej
Superfície: 514,000 km2
População: 66 milhões de habitantes
Línguas: O Tailandês é a língua oficial, no entanto o Inglês é comummente usado.
O Inglês também é falado, com frequência e fluência variáveis, na comunicação com estrangeiros, devendo, porém, atender-se a que, salvo nos centros urbanos e locais de maior afluência turística, grande parte da população tailandesa não o fala ou entende, ou dele tem conhecimento deficiente, incluindo muitos empregados de estabelecimentos comerciais.
As artérias de Bangkok e dos outros principais centros urbanos do país, rodovias, caminhos-de-ferro, aeroportos, grandes edifícios de habitação e serviços, estão satisfatoriamente sinalizados também em Inglês.
Dever-se-á ter presente, no entanto, quando não é usada a língua inglesa, que a escrita “Thai” emprega o seu próprio alfabeto, de caracteres inteiramente diversos do nosso (latino ou romano). Nas placas de sinalização, a numeração é, todavia, indicada frequentemente em algarismos árabes. A menção do ano (mas não a dos meses, que segue sempre o calendário ocidental) aparece frequentemente segundo a era de Buda (B. E.) – 543 anos mais antiga que a de Cristo (A. D.) -, mas, quando assim é, quase sempre acompanhada pela indicação do mesmo ano na era de Cristo.
Religião: Maioritariamente Budistas.
Grupos étnicos: Maioritariamente Tailandeses.
PIB: US $ 553.4 mil milhões
PIB per capita: US $ 8,500
Crescimento anual: 3.6 %
Inflação: 5.5 %
Principais sectores de actividade: Agricultura, Turismo e Industria têxtil.
Principais parceiros comerciais: China, Japão, USA e Malásia.
Informações úteis
Documentação: Passaporte (com validade mínima de 6 meses).
Os passaportes deverão ter validade superior ao somatório de 6 meses, acrescidos do tempo de viagem, pois dela depende a concessão de vistos nos aeroportos de chegada ou de trânsito.
Caso o viajante entre na Tailândia por via aérea ser-lhe-á autorizada uma permanência no país até 30 dias ou, no caso de entrada por via terrestre, até 15 dias.
Idioma: A língua oficial é o Tailandês mas no entanto o inglês é o idioma comercial.
Clima: A melhor altura para visitar a Tailândia é entre os meses de Novembro a Fevereiro quando não é nem muito húmido nem muito quente. O sul da Tailândia é mais aconselhável quando no resto da Tailândia está miseravelmente quente (entre os meses de Março a Maio). No Golfo da Tailândia (incluindo Koh Samui), a época seca, vai de Junho a Outubro.
O clima, sem corresponder às estações do ano em Portugal e salvo nalgumas regiões ao norte (casos de Chiang Mai ou Chiang Rai), é prevalentemente sub-tropical, em geral com muito elevada taxa de humidade atmosférica que, em Bangkok, chega frequentemente perto da saturação. A pluviosidade nas regiões centrais e do sul é, contudo, menos intensa que noutras latitudes do Sudeste Asiático.
Em Bangkok não ocorre monção. Entre Novembro e Fevereiro, a humidade atmosférica e a temperatura (que, nos meses de Dezembro e Janeiro, se situa entre os 25º c e 30º c), são as mais moderadas do ano. De Março a Junho, o clima é quente e chuvoso, registando-se nos meses de Abril e Maio (os mais quentes do ano) temperaturas entre os 35º c e 40º c. De Julho a Outubro, com maior pluviosidade, a temperatura média de alguns dias pode ainda subir acima de 30º c, sendo o calor mais sentido por efeito do aumento da humidade relativa. Nas regiões do centro e norte, Setembro é o mês mais húmido, com uma precipitação média de 305 mm, e no sul, o mês de Dezembro, com uma precipitação média de 400 mm.
Temperatura Média em Bangkok ºC
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
27 |
27 |
28 |
29 |
29 |
28 |
28 |
28 |
27 |
27 |
26 |
26 |
Tempo de viagem: Não existem voos directos de Portugal. O tempo previsto para o voo Lisboa – Bangkok é cerca de 15 horas, com escala numa capital europeia.
Saúde: Não são necessárias vacinas.
Corrente eléctrica: A corrente é de 220V, 50 Hz, e as tomadas são do tipo americano com dois pinos, pelo que é necessário adaptador.
Moeda: Bath da Tailândia
1 Euro = aprox. 52,60 THB
Podem trocar-se euros em bancos, hotéis e agentes de câmbio autorizados.
A utilização de cartões de crédito está generalizada, bem como a existência de ATM’s.
Antes de viajar, consulte o seu banco e confirme se o seu cartão de débito electrónico é válido nas caixas automáticas de levantamento de dinheiro – ATM – ou o valor das comissões cobradas sobre cartões emitidos no estrangeiro.
Os principais cartões de crédito – Visa, MasterCard, etc. – são aceites na generalidade dos hotéis, bem como nos melhores estabelecimentos comerciais (lojas e restaurantes), mas não em todos os supermercados e raramente em lojas secundárias, sobretudo fora dos grandes centros urbanos.
Compras: A Tailândia é um lugar privilegiado para fazer boas compras. Entre os artigos mais populares estão as jóias e as pedras preciosas, que devem ser adquiridas em estabelecimentos reconhecidos e acompanhadas sempre por um certificado e fatura.
Entre as pedras preciosas, as safiras estreladas (pretas, cinzas e azuis), os rubis, os zircónios e as opalas são os que merecem maior destaque. As peças de ouro e de prata têm trabalhos únicos e desenhos retirados da simbologia hindu. As imitações de roupas e relógios também são muito procuradas.
Embaixada de Portugal em Bangkok:
- Endereço: 26 Bush Lane (Soi New Road 30) New Road, Bangrak, Bangkok 10500 (nas imediações do “Royal Orchid Sheraton Hotel");
- Telefones: 00 66 (0) 22342123;
- Telemóveis: 00 66 (0) 814321636 / 818482720;
- Fax: 00 66 (0) 26396113.
- Endereço de correio eletrónico:
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.portaldascomunidades.mne.pt/
Endereços da representação diplomática e consular tailandesa em Portugal
- http://www.thaiembassy.org/lisbon
Ligações úteis:
- Informação da Tailândia para o estrangeiro: www.thailand.net;
- Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT): www.tourismthailand.org / www.tatnews.org;
- Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tailândia: www.mfa.go.th
Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal
Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!
Antes da partida:
1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;
2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;
3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;
4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;
5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;
6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).
Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.
Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.
A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).
As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.
Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.
7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;
8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.
9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;
10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.
No destino:
1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;
2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;
3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;
4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;
5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;
6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;
7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.
8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.