O Museu Nacional dos Coches possui a mais importante colecção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX.
O museu foi criado, em 1905, no antigo Picadeiro do Palácio Real de Belém, em Lisboa e é hoje constituído por dois edifícios: o antigo Picadeiro do Palácio de Belém (Praça Afonso de Albuquerque) e o novo edifício, em frente (Av. da Índia), inaugurado em 2015.
O Museu Nacional dos Coches reúne uma colecção única no mundo, de cerca de 9 000 objectos, que inclui predominantemente viaturas de gala ou de aparato, algumas de viagem e de passeio, dos séculos XVI a XIX, e acessórios de cavalaria.
Tem sido o museu nacional mais visitado de Portugal, com 332.106 visitantes em 2017.
O novo edifício, que guarda a maior parte das colecções, é um projecto de Paulo Mendes da Rocha (prémio Pritzker 2006) em consórcio com o atelier Ricardo Bak Gordon e Engenheiro Rui Furtado.
Observar a colecção cronologicamente oferece aos visitantes uma visão geral da evolução - tanto tecnológica quanto artística - do transporte em veículos puxados a cavalo até os primeiros carros motorizados.
Além da colecção de carruagens, o Museu Nacional dos Coches exibe itens cerimoniais e processionais relacionados com desportos equestres, bem como várias fotos da família real portuguesa.