Berço das artes vodu, Benim desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do comércio de escravos africanos, dois ingredientes que são uma pequena parte da receita complexa e rica deste país africano.
Férias no Benim
Apesar de ser um país relativamente pequeno com poucas grandes cidades, Benim é um dasqueles países que parece implorar para ser explorado e recompensa os viajantes com museus, arquitetura maravilhosa e mercados que são verdadeiramente memoráveis.
Belas praias atlânticas repletas de palmeiras e parques nacionais repletos de animais exóticos como leões, chitas e elefantes, bem como espécies raras de pássaros, fazem deste pequeno país um verdadeiro paraíso no continente africano.
Apesar de se encontrar numa região potencialmente perigosa da África, pode-se afrimar que o Benim é perfeitamente adequado ao turismo e é um destino verdadeiramente intocado. As estradas são boas e as comodidades para os viajantes são melhores do que em muitos outros países africanos.
Uma viagem ao Benim vai parecer uma verdadeira aventura, pois ainda há muito para descobrir e o país está apenas começando sua vida como destino turístico. Benim é uma boa introdução para a África, pois tem tudo: grande vida selvagem, ótimas praias, ótimas pessoas e cultura e serve bem para os turistas sem se sentir como um destino turístico.
Como chegar ao Benim:
Aeroporto Internacional de Cotonou(COO). A companhia aérea "Air France" assegura ligações à Europa (Paris), mas os voos não são diretos. O acesso é assegurado através de países vizinhos, o que por vezes provoca cancelamentos de última hora.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Aterram, ainda, no Benim as seguintes companhias aéreas: Afrique Airlines, Aero Benin, Trans Air Benin, Zircon Airways Benin and Benin Golf Air
Onde Ficar no Benim:
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Benim
Os melhores destinos para visitar no Benim:
Cotonou
Não sendo a verdadeira capital do Benim, Cotonou é uma intensa explosão de energia urbana combinada com o charme africano. Apesar de um pouco assustadora e bastante populosa, Contonou recompensa aquelas mais audazes e dispostos a arriscar a aventura.
Aqui encontra uma série de praias paradisíacas de areia dourada e palmeiras; mercados vibrantes, um belo Parque Nacional - o Parque Nacional Pendjari que é visto como uma das principais reservas de animais na África. Para aqueles que procuram uma atração mais obscura, o “Mercado Fetiche” vende uma grande variedade de animais mortos para as celebrações do festival de vodu.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cotonou, Benim
Ouidah
Cidade que tem uma mistura de influências francesas e portuguesas devido a vários eventos da história, Ouidah situa-se a cerca de 40 km de Cotonou e, em contraste, é mais descontraída.
Caso esteja interessado em história africana, esta cidade deve estar no topo do seu itinerário. Tem museus fantásticos explorando a escravidão e o vudu e, caso toda a história seja demais para si, poderá aproveitar para descansar em algumas praias deslumbrantes de Ouidah.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ouidah, Benim
Porto Novo
Porto Novo é a capital do Benim e antiga capital francesa do Daomé. Caso tenha começado a sua viagem de férias no Benim por Cotonou, terá dificuldades para entender por que Porto Novo é a capital oficial, a população é de apenas cerca de 250.000 habitantes e o ritmo é muito mais tranquilo do que o Cotonou. A influência portuguesa nesta área ainda é bem visível nos dias atuais. As atrações da cidade incluem o Palácio Real e os jardins, bem como o museu dos reis de Porto Novo.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Porto-Novo, Benim
Abomey
Abomey foi a capital do antigo Daomé por cerca de 300 anos a partir do século XVII. A principal atração e motivo para visitar a cidade é o Patrimônio Mundial da Unesco dos Palácios Reais de Abomey. Embora os palácios tenham sido em grande parte destruídos e estejam em estado de ruína, o local ainda tem um enorme valor histórico e os contos de reis que residiam aqui são fascinantes.
Grand-Popo
A cidade de Grand-Popo tem uma história intrigante, principalmente devido ao importante papel que desempenhou no tráfico de escravos. A cidade transborda com charme africano e as pessoas são amigáveis. Grand-Popo fica a cerca de uma hora de carro de Cotonou e oferece uma perfeita mudança de ritmo da cidade movimentada. Há muitos hotéis e resorts na cidade e as praias são ótimas para relaxar e nadar. O vizinho Rio Mono é um ótimo lugar para caminhar e oferece a oportunidade de ver manguezais e pássaros exóticos.
Natitingou
Localizada a cerca de 50 quilómetros Parque Nacional de Pendjari, a cidade de Natitingou também tem algumas das suas próprias atracções que fazem com que valha a pena uma visita ao Benim.
A cidade tem seu próprio museu, que stá sediado num edifício colonial francês e documenta o estilo de vida do povo Somba. Na verdade, a cidade de Natitingou é um dos melhores lugares para ver o estilo de vida e os métodos de construção do povo Somba. Natitingou também é um ótimo lugar para ver como é feita a manteiga de karité.
Bohicon
Bohicon é mais um local de passagem do que um destino para passar algum tempo visitando e explorando. A cidade é um lugar quase inteiramente moderno, mas vale a pena visitar o mercado, que é sem dúvida o maior e o melhor do Benim.
A diferença entre o mercado movimentado e a calma relativa da vizinha Abomey é surpreendente. Os horários mais movimentados para o mercado são no período da manhã, por isso devem ser evitados, se possível (a menos que você prospere no caos).
Tanguieta
Esta encantadora cidade é um ótimo lugar para ver os edifícios coloniais franceses no Benim. A população da cidade é pequena: apenas cerca de 20.000 pessoas chamam Tanguieta de sua casa. Tanguieta também tem um mercado animado, embora não seja tão animado quanto Bohicon, e é um ótimo lugar para visitar as Cachoeiras Tonogou ou o Parque Nacional Pendjari, que abriga algumas das batidas mais majestosas da África, incluindo leões, hienas e elefantes, entre outros.
Parakou
A segunda maior cidade do Benim, Parakou tem uma população estimada de 200.000 pessoas. Apesar do seu tamanho, a cidade é tão animada e cheia como Porto Novo ou Cotonou devido a espaços mais abertos e ruas mais largas.
A cidade é diligente com a maior parte de sua economia, com foco em algodão, tecidos e óleo de amendoim.
Há uma série de coisas que vale a pena visitar em Parakou, incluindo o museu ao ar livre que mostra a arquitetura tradicional de Bariba e o mercado especializado num tipo tradicional de cerveja.
Lago Nokoue
Este lago e pequena aldeia é um ótimo lugar para observação de aves. As espécies que fazem deste lago de 16.000 hectares, seu habitat natural incluem o Openbill Africano e a garça branca.
Este lago vive atualmente a ameaça de várias questões ambientais e biológicas, como exploração madeireira, poluição e caça à vida selvagem. Esforços de conservação estão sendo feitos, mas o nível de ameaça é classificado como alto, pelo que, se aqui se encontra de férias, é visitar esta área enquanto ainda o é.
Tchaourou
Localizada a cerca de 60 km ao sul de Parkou, Tchaourou é uma cidade essencialmente agrícola, famosa pelo seu envolvimento com a Nigéria no tráfico de combustível.
Como principais atracões turísticas, o mercado, que tem lugar todas as segundas-feiras, assim como a casa do presidente do Benim, Yayi Boni, local que se destaca facilmente pelo luxo que apresenta, contrastanto com as restantes casas. A fábrica de castanha de caju nas proximidades também oferece visitas guiadas por um preço baixo (às vezes grátis).
Nikki
A capital da histórica Bariba, Nikki é também o lar de um antigo palácio que ainda controla uma grande parte da área, incluindo a Nigéria.
Nikki é relativamente livre de turistas, o que torna um ótimo lugar para ver Benim em toda a sua glória intocada. Mais uma vez, o mercado aqui vale bem a pena visitar, bem como o centro da cidade, que tem lojas e locais interessantes para comer. A visão principal, no entanto, é claro, o Palácio Real e o museu do Palácio Real, que está em constante melhoramento e expansão.
Pehunco
Pehunco é outro ótimo lugar para fugir do roteiro turístico (se é que se pode dizer que existe um roteiro turístico bem defenido no Benim).
A cidade de Pehunc é conhecida por suas jóias, pelo que os mercados aqui são muito especiais. Não existem muitos locais como Pehunco, apenas uma aldeia normal de Benim e esta é a principal razão para visitar. Uma paragem em Pehunco é uma ótima lição e uma visão perfeita sobre a vida na aldeia do povo de Benim.
Boukoumbe
Localizada a cerca de 40 quilómetros ao oeste de Natitingou, Boukoumbe é um excelente destino para base das visitas ao Monte Koussou-Kovangou, ponto mais alto do Benim.
Os mercados são definitivamente uma atracção impressionante por aqui e a cidade de Boukoumbe não é excepção já que conta também com um mercado impressionante, ano no entanto, a sua principal atracção é o tata sombas, tradicional castelo de dois andares, ao bom estilo das construções originais do povo povo Dita Mari. O piso érreo das casas era usado para armazenar gado e o nível superior era usado como residência pelas famílias.
A cidade tem uma “tats touristique” que é um exemplo dos edifícios para os turistas que é alcançado através de uma caminhada guiada ou ciclomotor. Dormir no telhado da tata somba também é possível.
Malanville
Não sendo o destino de mais fácil acesso em Benim, Malanville situa-se a cerca de 35quilómetros de distância de Karimama através de uma estrada de terra batida em maus condições. A melhor forma de aqui chegar é provavelmente um táxi, uma aventura e tanto.
O mercado é a principal atração da cidade, embora alguns moradores argumentam que o frango e batatas fritas servido pela ponte do rio Níger também merece menção.
Excursões e actividades no Benim
A não perder:
Pendjari National Park, Abomei, Grand-Popo, Natitingou, Tanguiéta, Parakou, Lake Nokoué, Djougou, Kandi, Parc National du W du Niger
Patrimônio Mundial da UNESCO no Benim
Abomei
Complexo W-Arly-Pendjari
Palácios Reais de Abomei