Das altas montanhas cobertas do Monte Nimba, no norte, até as lagoas e ondas agitadas do Atlântico, no sul, das florestas tropicais onde os chimpanzés vivem no oeste até as extensas plantações de cacau e plátanos no leste, a Costa do Marfim representa uma considerável superfície da África Ocidental.
País que recentemente enfrentou alguns contratempos como golpes de estado ou surtos de ebola, o certo é que, apesar de tudo, a Costa do Marfim é um destino que continua a atrair muitos visitantes.
Percorrer os caminhos vazios de Taï e Comoe, experimentar o caril picante de mandioca e caju nas ruas de Korhogo, observar os curiosos e divertidos primatas balançando e saltando de ramo em ramo nas arvores, ou sentir a energia unida de Abidjan, a grande metrópole do país som qutro milhões de habitantes, são apenas alguns dos pontes fortes da Costa do Marfim. E depois há as belas praias, delimitadas por cidades manchadas pela idade e repletas de relíquias coloniais, inclinadas para o mar em tons de amarelo, branco e marfim!
Como chegar à Costa do Marfim:
Aeroportos em destaque:
Aeroporto Port Bouet (ABJ)
Yamoussoukro Airport (ASK)
Bouake Airport (BYK)
San Pedro Airport (SPY)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Onde Ficar na Costa do Marfim:
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias na Costa do Marfim
Os melhores locais para vistar na Costa do Marfim:
Grand-Bassam / Férias em Grand-Bassam
Orgulhosamente divulgando sua marca do Patrimônio Mundial da UNESCO, Grand-Bassam irrompe da costa marfinense com a mistura de elegantes mansões de estilo parisiense e construções coloniais no seu bairro de Ancien Bassam.
Outrora capital da Costa do Marfim francesa, Grand-Bassam recuperou alguns dos edifícios que voltaram à sua antiga glória, como é o caso da grande Cathédrale Sacré Coeur e o fascinante Museu do Traje.
Nova Grand-Bassam é a parte onde a animação da cidade se situa, enquanto as praias a oeste e leste são lar dos hotéis e resorts.
A melhor seleção de alojamento de férias em Grand-Bassam, Costa do Marfim
Abidjan / Férias em Abidjan
O coração da Costa do Marfim tem o seu lar na costa sul, ao longo do largo alcance costeiro da Lagoa Ebrié.
Com mais de quatro milhões de habitantes, Abidjan é a segunda maior metrópole de toda a África Ocidental que, apesar de não ser oficialmente a capital da Costa do Marfim é a melhor cidade para uma introdução à nação.
Percorra as frenéticas ruas do movimentado distrito de Plateau, e aprecia as imponentes torres da Catedral de São Paulo, visite o Museu Nacional e divirta-se Princess Road, entre muitas outras coisas para ver e fazer. E já agora, não regresse de Abodjan sem experimentar o famoso caril de mandioca.
A melhor seleção de alojamento de férias em Abidjan, Costa do Marfim
Man / Férias em Man
Situada nas encostas escuras e encharcadas pela chuva das altíssimas Montanhas Toura, nas profundezas do interior do país, a cidade rústica de Man é cercada por uma área aparentemente infinita de fazendas de plantação e plantações de cacau.
Os picos de Tonkoui e Toura - os dois mais altos da Costa do Marfim - dominam o horizonte, enquanto os cursos de queda da cachoeira Cascades atraem multidões.
Muitos dos visitantes vêm para Man para explorar as famosas florestas de bambu, onde borboletas multicoloridas voam e raros insetos habitam a vegetação rasteira.
A melhor seleção de alojamento de férias em Man, Costa do Marfim
Parque Nacional Taï
Uma área colossal de mais de 3.000 quilômetros quadrados é ocupada pelas vastas reservas do Parque Nacional do Taï, tornando-se uma das maiores áreas protegidas do que resta das florestas tropicais da Alta Guiné - outrora o habitat dominante em toda a África Ocidental, que se estendia desde o Gabão ao Senegal.
Uma terra selvagem esculpida com vales de rios colossais e vestida em bosques tropicais, cravada com montanhas inselberg de outro mundo e cercada por savana ondulante, habitada por uma fauna diversificada que inclui os hipopótamos pigmeus, macacos colobus, duikers e chimpanzés.
Jacqueville / Férias em Jacqueville
Situada entre o Atlântico e a lagoa Ebrié, a pequena Jacqueville oferece belas praias de areias cor de marfim tipicamente costa-marfinenses, rodeadas por plantações de abacaxi.
Aglomerados de antigas arcadas parisienses e construções coloniais estão se decompondo sob a sombra das palmeiras, enquanto as cabanas de praia de colmo encontram barcos compridos de madeira pintados ao longo da costa.
É um ótimo lugar para conhecer belo litoral da Costa do Marfim, a curta distância da vibrante Abidjan!
A melhor seleção de alojamento de férias em Jacqueville, Costa do Marfim
San-Pédro / Férias em San-Pédro
Situada a este de Abidjan com o Rio San Pedro, ao oeste, o Atlantico ao sul e a Lagoa Digboué a este, os portos de San-Pédro sobressaem das florestas do sul da Costa do Marfim.
San-Pédro é a segunda maior cidade portuária do país, cidade que produz enormes cargas de minérios de metal e minerais e peixe há décadas.
San-Pédro é uma cidade animada, enérgica e apaixonadamente corajosa de casas baixas e ruas empoeiradas, todas interpostas com a ocasional boate e cervejaria.
Há também muita natureza nas proximidades que vai desde florestas primitivas da Alta Guiné do Parque Nacional do Taï, às belas praias de Bas-Sassandra.
A melhor seleção de alojamento de férias em San-Pédro, Costa do Marfim
Yamoussoukro / Férias em Yamoussoukro
Uma visita à Capital da Costa do Marfim é uma experiência algo estranha.
Uma cidade formada por largas avenidas e grandes espaços abertos, com edifícios governamentais novos e brilhantes (ou pelo menos relativamente novos) e hotéis altos, Yamoussoukro é uma metrópole de 300 mil habitantes, se é que se pode considerar metrópole que dá a sensação de estarmos a percorrer uma cidade fantasma.
Yamoussoukro foi escolhida como capital da Costa do Marfim em 1983 - um projeto de estimação do presidente Houphouët-Boigny, que nasceu aqui em 1908.
Apesar de tudo Yamoussoukro conta com pontos turísticos interessantes, e não menos importante que a colossal Basílica de Nossa Senhora da Paz; a maior igreja cristã do planeta e uma massa de cúpulas e colunas que reflete uma grandeza digna de Roma!
A melhor seleção de alojamento de férias em Yamoussoukro, Costa do Marfim
Korhogo / Férias em Korhogo
Korhogo tem uma longa história de instabilidade política, foi aqui que teve inicio o golpe de Estado em 2002, com grupos rebeldes a insurgirem-se contra o governo.
Atualmente tudo está relativamente mais calmo na radical Korhogo.
Para além das revolucionárias, a cidade coberta de lama de Korhogo é um lugar verdadeiramente fascinante, repleto de bazares cheios de algodão e castanhas de caju e especiarias, o encantador Bairro do Carpinteiro com artesanato esculpido à mão e a Village des Tisserands (localizada a curta distância) ), lar dos fabricantes de pano batik e muito mais!
A melhor seleção de alojamento de férias em Korhogo, Costa do Marfim
Bouaké / Férias em Bouaké
Uma das encruzilhadas entre o norte e o sul da Costa do Marfim, Bouaké fica praticamente a meio caminho entre a costa do Atlântico e as fronteiras com Mali e Burquina Faso ao norte, a Guiné a nordeste e o Gana a oeste.
Bouaké é uma fusão de todas as várias influências tribais e políticas em ação, completas com um caráter bastante próprio e habitantes locais interessantes.
Em Bouaké são os mercados, as artes e os ofícios que detêm o centro das atenções.
Região famosa pela produção de algodão, não deixa de ser fascinante contemplar os enormes campos de algodão.
A melhor seleção de alojamento de férias em Bouaké, Costa do Marfim
Parque Nacional Comoe
Espalhando-se pelas cidades do norte e as fronteiras do Gana, as terras arrebatadoras do Parque Nacional de Comoe são um verdadeiro ímã para os ecoturistas que se espalham ao longo das florestas e savana ondulantes nos meandros sinuosos do Rio Comoé.
Em torno dos habitats ribeirinhos, os visitantes podem procurar por duikers de costas amarelas e macacos Mona, colobuses e pangolins, avistar leopardos, leões, e muito, muito mais!
Reserva Natural do Monte Nimba
Situada ao longo das fronteiras da Costa do Marfim com o sul selvagem da Guiné, este arco crescente de picos montanhosos Patrimonio Mundial da UNESCO, e uma das mais importantes reservas naturais em toda a África Ocidental.
A reserva foi inscrita em 1992 na Lista do Património Mundial em Perigo como resultado de uma proposta de concessão de uma mina de ferro a um consórcio internacional e a instalação de um grande número de refugiados na parte guineense do monte.
Apesar do governo da Guiné ter criado um "Centro de Gestão do Ambiente do Monte Nimba" e de se terem redefinido os limites da zona, em 1999 continuava ainda de pé o projecto da mina, embora fora da região protegida e tendo, tanto o governo, como os investidores, assegurado à comunidade internacional de que farão todos os esforços para manter a integridade ecológica do local.
Na Reserva Natural do Monte Nimba os os habitats variam de florestas raras de terras baixas a altas planícies de estepe, dando origem a uma das formações mais diversificadas de fauna na região.
Local para uma inesquecível jornada, geralmente iniciada em Danane, onde é possível encontrar chimpanzés, borboletas raras, espécies de sapos alienígenas e musaranhos de lontra.
Assouinde
Situada na costa de Grand-Bassam , praticamente anexada a Abidjan pela estrada principal A100, Assouinde é talvez a mais famosa estância balnear do país.
Popular entre os moradores da cidade,os longos trechos de areia amarela aqui abrigam uma infinidade de ótimos hotéis e acomodações.
De um lado, situam-se as lagoas espelhadas e vias navegáveis sinuosas da região de Lagunes, e do outro, o Atlântico, onde abundam as ondas e muitas oportunidades de banhos de sol e banhos de praia.
Sassandra / Férias em Sassandra
Outro dos destinos preferidos dos trechos de areia cercados de água salgada no distrito de Bas-Sassandra, ao sul da Costa do Marfim, a cidade de Sassandra possui literalmente camadas sobre camadas de história colonial.
Com a sua localização privilegiada à beira do Golfo da Guiné, foi colonizada pelos portugueses, ingleses e franceses, e estabeleceu-se como um dos grandes portos madeireiros da África Ocidental.
Hoje em dia, a cidade é amplamente industrializada, contanto com longos trechos de praias de areia fina, faróis históricos e imenos bares, cervejarias e cafés locais para se instalar e passar algum tempo.
A melhor seleção de alojamento de férias em Sassandra, Costa do Marfim
Parque Nacional Marahoué
Recentemente nas bocas do mundo à aceleração do desflorestamento longo de suas fronteiras (estima-se que Marahoué tenha perdido até 93% de sua cobertura florestal somente na última década!), esta pequena reserva protegida perto da capital Yamoussoukro é lugar de visita obrigatória para que pretende visitar a linha de frente da conservação da África Ocidental.
Outrora lar de chimpanzés e grandes manadas de elefantes, a fauna da área é atualmente apenas uma pequena parte do que era, mas agora há operações de educação, conscientização e policiamento em ação para ajudar a mudar as coisas.
Abengourou
Um interessante ponto de paragem no extremo leste da Costa do Marfim, Abengourou é uma das cidades ancestrais dos povos Akan, ainda tem a sede do chefe da cidade, que vem adornada com fileiras de artefatos e relíquias misteriosas.
Ao percorrer as ruas de Abengourou irá deparar com barracas de lata e pequenos mercados locais animados, junto de uma série de edifícios religiosos cristãos, onde se destaca uma enorme catedral.
O Aeroporto de Abengourou é um dos principais pontos de entrada para explorações em todos os campos de cacau e terras de plantação da grande região.