A Costa Rica é um autêntico paraíso natural que se estende desde o Oceano Pacífico até o Mar do Caribe, numa incrível variedade de paisagens e microclimas que podem facilmente ser disfrutados num único dia.
Numa área de 51 mil quilómetros quadrados, é possível encontrar excelentes destinos de sol e praia, aventura, natureza e cultura, componentes essenciais para satisfazer o gosto de milhares de turistas que encontram na Costa Rica seu lugar de férias ideal.
País de pequena dimensão mas com muito para ver e fazer, a Costa Rica conta com, nada mais, nada menos que 26 Parques Nacionais, sinónimo de muita natureza a biodiversidade para descobrir e muitas horas e quilómetros de caminhadas.
Parque Nacional Vulcão Arenal, Alajuela
Nada mais, nada menos que o mais famoso Parque Nacional da Costa Rica, que abriga o majestoso e ainda escaldante Vulcão Arenal, um dos 10 vulcões mais ativos do mundo.
O parque Nacional do Arenal compreende ainda 16 reservas naturais e uma dezena de fantásticas zonas ecológicas diferentes, prova da incrível biodiversidade da Costa Rica.
A visita ao Parque Nacional revela um cume ativo coberto com fluxos de lava vermelho e blocos de cinzas. Como seria de esperar, é um espetáculo emocionante e inesquecível, especialmente se você fizer uma visita durante a noite. A cratera de 140 metros de largura do Arenal estava adormecida há séculos, até sua erupção catastrófica em 1968. A sua erupção mais recente ocorreu em 1998.
A não perder no Parque nacional do Vulcão Arenal as Pontes Suspensas do Arenal e o famoso Lago Arenal.
Como chegar ao Parque Nacional do Vulcão Arenal: Desde San José, tome a estrada Interamericana até o oeste com destino a San Ramón. Logo siga a estrada ao norte através de Os Anjos, A Tigra e Chachagua até A Fortuna daí tomar a rota 142, 17 km até Tilarán uma vez que chega ao posto da Policia Turística se desvia 2 km até o sul.
Parque Nacional Braulio Carrillo, Heredia
A vasta floresta do protegido Parque Nacional Braulio Carrillo, dividida por uma das rodovias mais movimentadas do país, faz com que o acesso seja relativamente fácil e mesmo com a possibilidade de desfrutar de vistas pitorescas do Parque Nacional sem necessitar de sair do carro.
Os visitantes mais preguiçosos ou aqueles que queiram aproveitar o dia da visita ao Parque Nacional Braulio Carrillo para descansar um pouco, podem percorrer a rodovia tirando fotos de paisagens exuberantes do conforto do banco de seus carros, enquanto aqueles ansiosos por um contato com a natureza podem seguir uma das muitas trilhas que levam às cascatas, aos pastos abertos ou às estações de montanha que pontilham a floresta tropical. Um teleférico no lado oriental do parque oferece passeios de gôndola através do denso bosque e dossel da mata, onde é possível ver bichos preguiça e outras criaturas da floresta, que fazem do Parque Nacional Braulio Carrillo seu habitat natural.
Direções: Setor Quebrado González: Localizado a 42 km. ao nordeste da capital, se pode chegar ao setor Quebada González do Parque Nacional Braulio Carrillo tomando a estrada 32 que vai à cidade de Limón.
Setor Vulcão Barva: Localizado a 16 km. ao norte a cidade de Barva de Heredia, passando pelas comunidades de San José da Montanha e Sacramento.
Parque Nacional Carara
Na confluência dos dois importantes ecossistemas da Costa Rica - a húmida e selvagem floresta tropical do Pacífico que caracteriza a costa sul, e a floresta tropical seca conhecida como Guanacaste - este é um pequeno e popular parque nacional, que reúne uma grande quantidade de animais selvagens numa área de 5240 hectares.
Mais notável, Carara é o lar de uma das últimas populações de araras vermelhas remanescentes na Costa Rica, que você provavelmente poderá ver em pequenos grupos por todo o parque. O Rio Tarcoles, que faz a fronteira norte do parque, é bem conhecido por sua enorme população de enormes crocodilos.
Há duas curtas trilhas de 1km através do deserto e cascatas, ideais para famílias e viajantes menos ativos. A trilha mais longa, de 4,5km, segue os pântanos do Rio Tarcoles e os manguezais, onde crocodilos e araras passam a noite.
Parque Nacional Chirripó
Desde as florestas tropicais das terras baixas de Chirripó até as florestas de nuvens montanhosas das terras altas de Cartago, esse parque nacional de 50.000 hectares é um dos menos movimentados do país.
Espalhado por três províncias diferentes, o seu centro é cravado pelo pico do Cerro Chirripó - a montanha mais alta da Costa Rica, a 3.820 metros acima do nível do mar.
Os alpinistas que pretendem conquistar este grande monólito rumam pelos trilhos que atravessam a tundra alpina e florestas primitivas até o cume, onde os panoramas incontáveis dos vulcões, da costa do Pacífico e do Caribe, assim como as copas infinitas da selva, são a recompense merecida.
Há ainda outros visitantes que preferem acampar na companhia de primatas e cataratas, lagos montanhosos isolados ou mesmo preguiças.
Parque Nacional Ilha do Coco
Patrimônio da Humanidade UNESCO desde 1997, devido a sua inigualável beleza natural e riqueza biológica, o Parque Nacional da Ilha do Coco situa-se no Oceano Pacífico, 532 km a sudoeste do litoral sul da Costa Rica.
A sua área é de 23,85 km², medindo 7,6 km de comprimento por 4,4 km de largura.
A costa desta Ilha de 24 km2 possui penhascos de até 183 metros de altura e contém infinidade de covas submarinhas. As duas principais baias são Wafer e Chatham, ao norte da ilha, estas possuem as duas únicas praias arenosas deste parque criado em 1978. O mar azul-turquesa é de extraordinária transparência, o que somado a grande quantidade de formações rochosas constituem um habitat singular para a abundância de peixes, tubarões (martelo e aba branca), golfinhos, raia, moluscos e muitas espécies marinhas que são as que fazem desta ilha um dos lugares do mundo mais extraordinários para a prática do mergulho.
Para além disso, a ilha conta, graças a seu clima, com zonas de florestas sempre verdes de grande beleza natural. As numerosas e impressionantes cascatas, bem como as legendárias histórias de piratas e de buscadores de tesouros, supostamente aí ocultos, faz desta ilha um lugar de incalculável valor ecológico e histórico.
Direções:
Desde San José, tome a rota até Caldera até Puntarenas. Desde o porto de Puntarenas se pode chegar ao Parque Nacional Ilha do Coco em barco. A viagem demora aproximadamente 36 horas. O parque está aberto todo o ano, todos os dias da semana. Existem dois setores Bahia Wafer e Bahia Chatham.
Parque Nacional Palo Verde
O Parque Nacional Palo Verde faz parte da Área de Conservação Tempisque, que contém grande parte da área do vale do rio Tempisque e ocupa uma área de 45.492 hectares na província de Guanacaste, 30 km a oeste de Canas.
A região circundante é constituída principalmente de florestas tropicais secas, e o Parque concentra-se na conservação de várzeas vitais, pântanos, cristas de calcário e poças sazonais da invasão da civilização que colocava em risco a ecologia da área.
O parque tem uma estação de guardas florestais que abre para os visitantes das 8 da manhã ao anoitecer. Há também uma Estação Biológica no site operada pela Organização de Estudos Tropicais.
Uma característica importante do parque é a densidade e variedade das espécies de aves, um fator importante na criação da reserva, devido em parte à sua ecologia diversificada, com 15 diferentes zonas topográficas, de florestas sempre verdes a manguezais. Os pássaros vistos regularmente no parque incluem grandes mutuns, araras vermelhas, íbis brancos, colhereiros, anhingas, jabírus e cegonhas da madeira, entre muitos outros.
Durante a estação seca, a água é escassa em outras partes do país. Devido a isso, muitas aves migram para o parque e sua bacia hidrográfica. A Ilha Parajos, localizada no meio do rio Tempisque, costuma ser um ótimo lugar para avistar pássaros. Esta ilha é o maior local de nidificação das garças-noturnas de coroação negra na Costa Rica.
O parque protege um dos ecossistemas mais ameaçados. É uma das últimas florestas tropicais secas que já cobriram a maior parte da América Central. As florestas tropicais secas agora existem em menos de 0,1% de seu tamanho original e são consideradas os ecossistemas mais ameaçados nos trópicos.
O Parque Nacional de Palo Verde foi declarado um Refúgio de Vida Silvestre durante a década de 1970, porque mais de 60 espécies diferentes de aves usaram a lagoa, ou terra úmida, como um ponto de paragem migratória.
Mais tarde o parque foi declarado parque nacional e operado sob a agência governamental chamada MINAE, Ministério da Energia e Meio Ambiente. Na década de 1990, o parque foi colocado na lista RAMSAR de zonas úmidas de Importância Internacional e também no Registro de Montreux.
Parque Nacional Cahuita
Cahuita é um Parque Nacional único na Costa Rica pela sua proximidade com a comunidade, um exemplo da gestão dividida entre a comunidade e o governo, para o desenvolvimento sustentável a nível comunal. Destaca-se a participação dos vigias e salva vidas comunitários, através de uma gestão dividida.
Aqui encontra o recife de coral melhor conservado do Caribe costarriquenho e divertimento da paisagem, a cultura e a gastronomia que oferece a zona.
Praias de areia branca, um mar cor turquesa e uma diversa vida marinha são alguns dos atrativos que o aguardam no Parque Nacional Cahuita, na província de Limón.
Neste ecossistema, cravado no Caribe, mas com ambiente de bosque, encontrará espécies como guaxinim, pizotes, preguiças, iguanas e basiliscos. Também observará serpentes como a oropel e a tamagá, e aves como o gavião caranguejo.
Dentro do Parque e possível realizar desportos recreativos e caminhadas pelas trilhas, ou simplesmente desfrutar das praias.
Parque Nacional Barbilla
Esta área protegida foi inicialmente declarada como reserva biológica em 1982 e posteriormente em 1998 passou a ser parque nacional. Conta com um importante bosque tropical húmido e seu território de cerca de 11.994 hectares tem grande importância hídrica.
Localiza-se a 20 quilômetros de Siquirres e é de difícil acesso pelo que a visita é recomendada a pessoas acostumadas a realizar caminhadas, mas deverá ser feita com guias locais da comunidade das Brisas de Pacuarito, onde se localiza a área administrativa deste parque nacional.
A área conta com bosques primários do tipo tropical húmido e tropical muito húmido. Existe grande riqueza biológica devido às diferenças altitudinais que vão desde os 110 até os 1617 metros. Chove entre 3500 e 4599 milímetros e nos seus bosques há pumas, jaguares, jaguatiricas, antas, macacos e muitas espécies de aves.
Parque Nacional Barra Honda
Situado a dois quilómetros de distância de Nicoya, o Parque Nacional Barra Honda cobre uma extensão de 2295 hectares e protege um importante recurso geológico, um sistema de cavernas calcárias de formações de estalactites e estalagmites. A serra Barra Honda, de 450 metros de altura, é constituída por antigos recifes de coral que emergiram devido a um levantamento provocado por falhas tectônicas.
No que diz respeito ao sistema de cavernas, foram exploradas até à data dezenove, entre elas, a Terciopelo está aberta ao público, pois é a de mais fácil acesso.
As estalactites e as estalagmites que as compõem são o resultado da dissolução do carbonato de cálcio de que estão constituídas estas estruturas que ao entrar em contato com a água produz essa reação química.
Os ingressos no parque são das 8:00 00 Não 16:00 e o horário para a visita às cavernas é das 08:00 às 14:00, durante todos os dias.
Telefone: 2659-1551
Como chegar:
Desde San José, conduza estrada ao norte até Guanacaste até chegar à cruz de Limonal. Vire à esquerda no Restaurante Três Irmãs, siga até a ponte A Amizade e logo até Nicoya. Depois de cruzar a ponte, siga uns 12 km até Nicoya,virandoà direita e seguindo até as localidades de Barra Honda e Nacaome, siga as indicações para a entrada do Parque.
Parque Nacional Corcovado
Inquestionavelmente uma das paisagens naturais mais belas do sertão da Costa Rica, o Parque Nacional do Corcovado é a jóia da coroa da Península Osa.
Aninhado nas profundezas do sul do país, longe das praias e resorts de praia, esta terra de antas e tamanduás, preguiças e macacos-esquilo, araras coloridas e majestosos “gatos selvagens” tem uma área de acampamento selvagem e abrigos para visitantes intrépidos.
Trilhos como o popular El Tigre oferecem alguns dos melhores pontos de vida selvagem, enquanto as águas entre a costa e a acidentada Isla del Caño, no Pacífico, prometem avistamentos de baleias assassinas e simpáticos golfinhos.
Parque Nacional Diriá
Localizado em Santa Cruz, o Parque Nacional Diria protege o sistema de bacias hidrográficas da área e ao redor de 1500 hectares de bosque. Mais acima dos 700 metros predominam as espécies sempre-verdes, com musgo e bromélias gigantes.
Área de superfície: 5,429
Horério de funcionamento: Todos os dias de 8 à 15:00
Telefone: +506 8358-4742
Como chegar: Desde San José, conduza estrada ao norte até Guanacaste até chegar à cruz de Limonal. Vire à esquerda no Restaurantes Três Irmãs e siga até à ponte A Amizade e até Nicoya, siga a estrada até chegar a Santa Cruz e dirija- se para sul na estrada até Arado e Retallano seguindo as indicações para Parque Nacional Diriá.
Parque Nacional Guanacaste
Este parque nacional com pouco mais de 32.000 hectares compreende os vulcões Orosí e Cacau, que constituem os seus principais atrativos. Possui três setores: Maritza, Pitilla e Cacao.
O setor Maritza está localizado a uns 650 metros de altura na base do vulcão Orosí. Possui um bosque de transição seco a húmido, nascentes de água e quebradas. Há uma considerável diversidade de aves e uma importante população de porcos de monte.
O setor Pitilla situa-se a 1 quilómetro ao sul da cidade de La Cruz e tem como principal recurso o bosque tropical. Ao longo dos trilhos é possível observar aves e outros animais, assim como vistas espetaculares do lago de Nicarágua.
O setor Cacau situa-se na base do vulcão com o mesmo nome, a cerca de 1100 metros de altura, conta com caminhos que comunicam com bosques secos de transição a húmidos e bosque nebuloso. Mediante autorização prévia é possível subir até ao vulcão.
Direções: Para visitar as estações biológicas deste parque nacional e necessário coordenar toda a visita ao Parque Nacional Santa Rosa. Todos os caminhos de acesso são de terra batita e é algo difícil chegar.
Parque Nacional Vulcão Irazú
Neste parque Nacional situa-se o colossal Irazú, um vulcão ativo de 3432 metros de altitude, o mais alto da Costa Rica, e que conta com uma longa história de erupções e ciclos eruptivos.
Os recursos geológicos da área protegida são diversos entre eles as crateras Praia Hermosa, Principal e Diego de la Haya, assim como a formação Sapper que é o ponto mais alto do maciço, de onde é possível visualizar a costa do caribe e a costa do pacífico.
Área de superfície: 2,000.36
Horas de atendimento: Todos os dias das 08:00 15:30 incluindo feriados
Telefone: +506 2200-5025
Como chegar:
De Carro: Desde San José, siga pela auto- estrada Florencio del Castillo para Taras de Cartago, seguindo para norte na direção do Vulcão Irazú, passando pelas comunidades de Cot, Tierra Blanca, Potrero Cerrado e San Juan de Chicuá. A viagem dura cerca de hora e meia.
Existe um serviço de autocarro que sai para o Vulcão Irazú diariamente às 08:00, da 2ª Avenida, em frente ao Hotel Costa Rica.
Parque Nacional Juan Castro Blanco
Neste parque Nacional encontrará piscinas termais (Fila Chocosuela), caldeiras vulcânicas ativas (Vulcão Platanar), caldeiras vulcânicas inativas (Cerro Viejo, Cerro Pelon), cones vulcânicos e topografia abrupta. A fauna é variada e inclui espécies como como o quetzal, o pavão, a chachalaca, perus, macacos, tatus, texugos, antas e outras espécies animais.
No Parque Nacional Juan Castro Blanco situa-se o Lago Pozo Verde Lake, que é origem de cerca de 50 nascentes de rios costa riquenhos, assim como de algumas das mais espetaculares quedas de água do país: Toro, Aguas Gatas, Gorrion e Rio Claro.
O Parque Nacional Juan Castro Blanco está localizado ao leste de Cidade Quesada, e é rodeado pelos distritos de Águas Zarcas, Veneza, Zapote, Lagoa, Tapezco, Altamira, Sarchí Norte, Toro Amarillo e Rio Quarto, entre outros.
Parque Nacional La Amistad
Declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o Parque Internacional a Amizade protege territórios que pertencem à Costa Rica e ao Panamá, daí seu nome. Este parque está considerado como o sistema montanhoso coberto de bosque tropical mais extenso do país e sua superfície inclui bosques úmidos, pluviais e nebulosos. Graças a sua grande biodiversidade há um número extraordinário de hábitats, produto das diferenças em altura, solo, clima e topografia.
Esta rica área protegida constitui o sistema montanhoso mais extenso da América Central. Está conformada pelo: Parque Nacional Tapantí - Maciço da Morte, Parque Nacional Chirripó, Reserva Biológica Hitoy - Cerere e o Parque Internacional a Amizade, além de algumas reservas florestais e indígenas. Quanto aos serviços ao visitante oferecem: uma série de caminhos e mirantes naturais. Foi designado como Reserva da Biosfera a Amizade ou área que inclui o Parque Internacional da Amizade, o Parque Nacional Chirripó, a Reserva Biológica Hitoy Cerere e as Reservas Indígenas Talamanca, Tayni, Telire e Cocles.
Parque Nacional La Cangreja
O Parque Nacional La Cangreja situa-se na província San José, no cantão Puriscal, distritos de Mercedes Sul e Chires, entre as Coordenadas: N 4956392 O 1072932. A entrada principal do Parque situa-se a 35 quilômetros ao Sul leste de Santiago de Puriscal.
O Parque Nacional La Cangreja refere-se à forma característica da Colina que se localiza no seu ponto mais alto a 1305 metros de altura, lugar de grande beleza cênica e panorâmica, que segundo uma história indígena a montanha assemelha-se a um Caranguejo e as lomas de seus lados às pinças do mesmo. O parque protege abundantes e cristalinas fontes de águas como o río Negro e a Quebrada Grande, que entre formações rochosas talhadas pela natureza, permitem ao visitante desfrutar e relaxar se ao tomar banho ou simplesmente contemplá las.
O território atual do Parque ocupa 2570 hectares, no qual existem 44 espécies de plantas endêmicas de Costa Rica, sobressaindo duas espécies endêmicas da zona: a Aienia mastatalensis (Sterculiaceae) e a Plinia puriscalensis (Myrtaceae), esta última tem a particularidade de produzir frutos no tronco da árvore que se podem ver no mês de agosto.
O parque possui mais de 300 espécies de aves, como as araras, trogones, tucanos, ave de sol, pavões e outras mais. No entanto sobressaem animais como as gatusas, quatis, tepezcuintles, javalis, veados, pumas, jaguatiricas, rãs venenosas, entre outros.
Apresenta uma elevação máxima de 1305 metros e mínima de 300 metros de altura, alcancando temperaturas entre os 24 ºC e 40 ºC. Sua precipitação média anual vai de 2400 a 3500 mm.
Parque Nacional Marinho Las Baulas
Ambas as áreas silvestres estão localizadas no setor de praia Grande e no estuário de Tamarindo, e compreendem outros setores como as praias Carbón, Ventanas e Langosta, as serras Morro Hermosa, assim como os manguezais São Francisco e Ventanas. O principal atrativo turístico do Parque é a desova da tartaruga Baula, a maior tartaruga marinha do mundo, um animal em perigo de extinção que é protegido na Costa Rica.
No Refúgio, o principal atrativo é um mangue que conta com árvores com excelente desenvolvimento. As espécies de mangue mais comuns são: vermelho, preto, branco e cor de chá. Estes bosques de mangue são um lugar ótimo para a reprodução de peixes, crustáceos e moluscos. Também é possível observar répteis, anfíbios e aves.
São disponibilizadas excursões de observação da nidificação das tartarugas Baulas e para percorrer o estuário de Tamarindo.
Parque Nacional Manuel António
Nomeado pela revista Forbes como um dos parques mais bonitos do mundo, o Parque Nacional Manuel Antonio é um autêntico tesouro para os viajantes em busca praias paradisíacas e reflete na perfeição a beleza natural pela qual a Costa Rica é conhecida.
Situado na Costa do Pacífico, o Parque Nacional Manuel Antonio atrai cerca de 150 mil visitantes por ano.
Os inúmeros trilhos cênicos que serpenteiam através selva, as belas paisagens montanhosas e um impressionante recife de coral fazem deste parque um ponto de paragem ideal para todos aqueles que pretendem conhecer a verdadeira essência da Costa Rica.
Manuel Antonio abriga quatro praias: Teloro e Playita, ambas conhecidas por suas areias brancas e águas azuis cristalinas, e Manuel Antonio e Espadilla Sur, cujas piscinas naturais oferecem aos viajantes algumas das melhores oportunidades de snorkeling no parque.
Parque Nacional Piedras Blancas
O Parque Nacional Pideras Brancas forma, em conjunto com o Parque Nacional Corcovado e a Reserva Florestal Golfo Doce, um importante corredor biológico que além da sua riqueza e diversidade, protege uma grande diversidade de espécies de flora e fauna que estão assentadas no Golfo Doce.
Parque Nacional Vulcão Poás
Existem poucos lugares no mundo onde é possível quese tocar a borda de um vulcão ativo, mas no Parque Nacional Vulcão Poás você pode chegar perto da cratera fumegante.
Um dos vulcões mais acessíveis do mundo, o Vulcão Poás é preenchido por uma lagoa de água marinha incrível, coberto de verde e rodeado por trilhos que levam a miradouros panorâmicos e áreas de piquenique.
O parque é cheio de animais selvagens, incluindo os famosos quetzal, tucanos e beija-flores.
A melhor altura para visitar o Parque Nacional do Poás é de dezembro a abril, e, principalmente, no início da manhã.
Parque Nacional Vulcão Rincón de la Vieja
O Parque Nacional Rincon de La Vieja é uma das mais diversas áreas ecológicas do país. Circundando dois vulcões, Rincon (ativo) e Santa Maria (adormecido), o parque é também o lar de uma variedade extraordinária de flora e fauna locais, sendo uma parte do patrimônio mundial da Area de Conservacion Guanacaste.
Enquanto a vida vegetal é impressionante por si só, especialmente considerando a enorme concentração de orquídeas roxas daqui, é a concentração de vulcões que realmente impressiona os visitantes. O vulcão Rincón de La Vieja deu origem ao nome do parque e contém nove crateras separadas, mas contíguas. É um dos maiores dos cinco vulcões da região de Guanacaste e acredita-se ter mais de um milhão de anos. Apesar de ser considerado ativo, ele não entra em erupção desde o início de 1980. O parque enfrenta bastante atividade vulcânica, incluindo fissuras, chaminés e poças de lama em ebulição, e tem pelo menos 32 rios que correm ao redor.
Parque Nacional Santa Rosa
Conta com dois setores: Murciélago e Santa Rosa propriamente dito. O primeiro deles está localizado na parte setentrional da península de Santa Helena. Aí destacam-se várias praias como: El Hachal, Danta, Coquito, Santa Helena e Branca. Perto da área administrativa há estacionamento, mesas para almoços campestres, casas de banho, água potável e área para acampar. Também têm miradouros e vários caminhos.
O setor de Santa Rosa conta com a amostra mais importante do bosque tropical seco na América Central. Em este bosque habitam espécies como o veado derabo branco, macacos congos e de cara branca, entre outras espécies animais.Também possui duas praias: Naranjo e Nancite. Na primeira é possível acampar e a segunda que funciona como uma estação biológica, desovam as tartarugas Loras. Finalmente, Santa Rosa tem grande relevância histórica porque foi aqui que aconteceu a Batalha de Santa Rosa.
Neste setor há além de diversos caminhos e miradouros, outros lugares de interesse como o Monumento aos heróis de 1856 e 1955 e o casarão histórico que foi totalmente reconstruído em 2002.
Parque Nacional Tapantí
Conta com 58.323 hectares e a sua altitude varia dos 1220m aos 2560m sobre o nível do mar, está localizado num os lugares mais chuvosos do país e é o lar de 45 espécies de mamíferos, 260 de fauna e 30 de répteis, possui bosques milenários de robles e jaules. A área é atravessada pelo rio Grande de Orosí, no qual desembocam vários rios, as águas são aproveitadas na produção de energia hidroelétrica e abastecer a uma parte da população da área Metropolitana.
No maciço da Morte está localizado “a Picada de Calderón”, declarada Patrimônio Histórico.
Parque Nacional Vulcão Tenório
Um dos parques nacionais mais espetaculares e, mesmo assim, menos visitados da Costa Rica, o Parque Nacional Vulcão Tenório é uma boa opção para aqueles que procuram por algo diferente do trivial, e facilmente complementa a visita ao vizinho Parque Nacional Vulcão Arenal. Batizado com o nome do seu pico homônimo, o parque é o lar de dois vulcões - Tenorio e Miravalles - e as florestas tropicais e úmidas que o cercam oferecem quilômetros de natureza intocada para caminhantes e montadores de cavalo.
A principal atração de Tenório é o Rio Celeste, que flui através de seu centro e leva o nome de suas luminosas águas azuis - o resultado de uma reação química entre o sulfato de cobre, sílica coloidal e enxofre que ocorre naturalmente.
Rio Celeste
A deslumbrante peça central do Parque Nacional Vulcão Tenorio, o Rio Celeste é mais famoso por sua cor azul viva brilhante, o resultado de uma reação natural de enxofre vulcânico e carbonato de cálcio, que dá às águas cristalinas um tom azul-claro. Alcançado por caminhadas pela floresta circundante, há uma série de atrações situadas ao longo do Rio Celeste, mais notavelmente a Cachoeira Rio Celeste, um local popular para fotos, onde o rio cai em uma lagoa azul impressionante; o Tenideros, onde dois rios se unem no Celeste; e o Poza Azul, a renomada "piscina corante", cuja reação é ainda mais perceptível.
A surpreendente mudança de cor do rio é melhor visualizada durante a estação seca (de dezembro a abril), já que o excesso de chuva pode diluir a química reativa e deixar as águas com uma tonalidade barrenta menos atraente.
Parque Nacional Tortuguero
O Parque Nacional de Tortuguero é o melhor destino para observar as tartarugas marinhas da Costa Rica.
Enquanto a maioria dos visitantes vem para observar a nidificação, incubação e ida das tartarugas para o mar, Tortuguero tem outras grandes atrações.
Situado sobre uma série de ilhas vulcânicas e pântanos selvagens, banhadas pelo mar do Caribe e vestidas em densos mangues, as áreas protegidas aqui também abrigam gares tropicais, pavões, preguiças de três dedos, jaguares e onças.
No Parque Nacional Tortuguero esqueça as caminhadas pois as mesmas são praticamente impossíveis. Não existe melhor forma de explorar os intermináveis rios e lagoas salobras do que de barco ou canoa.
Parque Nacional Vulcão Turrialba
Situado no cantão de Turrialba, província de Cartago, na Cordilheira Central da Costa Rica, a principal atração do Parque Nacional Vulcão Turrialba é o imponente cone vulcânico de 3.340 metros de altura que domina a paisagem envolvente.
O Turrialba é o segundo vulcão mais alto da Costa Rica, superado apenas pelo Vulcão Irazú que tem 3.432 m. de altitude O seu nome é de origem indígena e derivado de dois povos que existiam em 1569, chamados Turrialba, a grande e Turrialba, a menina.
Parque Nacional Los Quetzales
O Parque Nacional Los Quetzales localiza-se no distrito de Copey, cantão de Dota, provincia de San José, a 76.5 quilômetros ao Sul da capital. É uma área especial para o avistamento de aves, como o Quetzal (Pharomachrus mocinno), espécie quase ameaçada segundo a lista da UICN.
O tipo de bosque nublado gerado pelas diferentes condicoes climatérica possui árvores cobertas de grande variedade de espécies de plantas os que as tornam mais atrativas para as aves e animais que habitam a zona. Hospeda grande quantidade de espécies de flora e fauna endêmicas. As áreas de mais endemismos de vegetação são nos pisos montanhosos altos, subalpinos e alpinos, que incluem mais de 50% das 53 espécies endêmicas registradas na bacia do Rio Savegre.
A elevação máxima do Parque é de 3.190 metros de altura e a mínima de 1240 metros de altura, alcançando temperaturas entre os 5ºC e 14 ºC, com uma precipitação média anual de 2648 mm.
Parque Nacional Marinho Baleia
Baleias e golfinhos emergem constantemente da água, oferecendo espetáculo único.
Lugar predileto das baleias-jubarte e de vários tipos de golfinhos, este Parque nacional converte-se em certas alturas do ano, no cenário natural perfeito para a observação destes animais.
As baleias baleias-jubarte chegam ao parque todos os anos, de julho a outubro, para reprodução.
Dentro do Parque pode visitar o tombolo (rabo de baleia), percorrer e desfrutar das praias ou praticar mergulho superficial e de profundidade para apreciar uma enorme gama de fauna marinha. Também e possível desfrutar do tranquilo mar que banha estas praias ou passear de barco pelas imediações das ilhas.
O Parque Nacional Marinho Baleia conta com 4 rotas de acesso oficiais para o desfrute dos visitantes, todos estão localizados por estradas interamericanas sul: Uvita, Colonia, Baleia e Pinhuela.
Refúgio Nacional de Vida Silvestre Caño Negro
Nesta área silvestre estão concentrados um grande número de espécies em perigo de extinção. É uma zona alagada com avifauna migratória e muitos mamíferos, bem como alguns peixes de água doce endêmicos. Também há pântanos, lagoas e várzeas em toda a reserva.
Seu principal atrativo é a lagoa e a zona alagada de mais de 880 hectares, avifauna migratória e repteis como o jacaré ou caimão, como também peixes e pântanos. Está localizado na parte baixa da bacia do Rio Frio, nas Planícies do Norte.