Na confluência dos dois importantes ecossistemas da Costa Rica - a húmida e selvagem floresta tropical do Pacífico que caracteriza a costa sul, e a floresta tropical seca conhecida como Guanacaste - este é um pequeno e popular parque nacional, que reúne uma grande quantidade de animais selvagens numa área de 5240 hectares.
Mais notável, Carara é o lar de uma das últimas populações de araras vermelhas remanescentes na Costa Rica, que você provavelmente poderá ver em pequenos grupos por todo o parque. O Rio Tarcoles, que faz a fronteira norte do parque, é bem conhecido por sua enorme população de enormes crocodilos.
Há duas curtas trilhas de 1km através do deserto e cascatas, ideais para famílias e viajantes menos ativos. A trilha mais longa, de 4,5km, segue os pântanos do Rio Tarcoles e os manguezais, onde crocodilos e araras passam a noite.