Estado remoto da Polinésia que mais parece perdido no tempo, Tuvalu é formado por um grupo de nove ilhas e atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tuvalu é um dos países menos visitados enquanto destino turístico.
Não é de estranhar tal facto após procuramos um voo e após imensas dificuldades em encontrar voos, depararmos com viagens de 2 dias com escalas em vários aeroportos (Lisboa – Dubai –Hong Kong – Nadi (Fiji) – Roturma – Funafuti), que não são nada baratas.
Tuvalu tem uma localização algo remota no sul da Oceânia, tendo como país mais próximo, as Ilhas Salomão, a uma considerável distância de 900 quilómetros. Faz fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste; com o território neozelandês de Tokelau, a leste; com Samoa, a sudeste; com o território francês de Wallis e Futuna a sul; e com Fiji, também a sul.
O atol de Funafuti, principal centro do arquipélago, é formado por mais de 30 ilhas. 92% da população é tuvaluana, sendo os restantes 8% formado por outros grupos polinésios, principalmente os que vêm de Kiribati.
Como chegar a Tuvalu:
Aeroportos em Destaque:
Funafuti International Airport
Onde ficar em Tuvalu
A melhor seleção de alojamento para férias em Tuvalu
Tuvalu divide-se administrativamente em nove ilhas.
O nome "Tuvalu" significa "grupo de oito", na língua tuvaluana, e simboliza suas oito ilhas que originalmente eram habitadas.
Tuvalu é um grupo de nove atóis coralinos que se estendem ao longo de 560 km, de noroeste a sudeste, situadas na Polinésia, numa área marítima de 1 060 000 km². Ligeiramente ao sul do equador, o arquipélago está situado a cerca de 4000 km a nordeste da Austrália, a sul das Ilhas Gilbert, localizado aproximadamente a 8º S, 178º E.
Atóis formados por mais de uma ilha: Funafuti, Nanumea, Nui, Nukufetau, Nukulaelae e Vaitupu
Atóis formados por uma única ilha: Nanumaga, Niulakita e Niutao
O clima de Tuvalu é tropical, com solos muito afetados pela erosão. O relevo é totalmente plano.
Os principais produtos exportados por Tuvalu são copra (polpa seca de coco), pândano e têxteis. A pesca e o cultivo de palmeiras são atividades tradicionais.
Tuvalu é conhecido por atividades económicas curiosas. Em 1998, Tuvalu começou a receber receitas resultantes da venda dos seus direitos ao código internacional de telefone "900" e, em 2000, da venda do seu domínio de internet .tv por quatro milhões de dólares ao ano.
Tuvalu também recebe receitas com a venda de sua bandeira para barcos internacionais e com as emissões de selos para colecionadores.
O turismo é uma atividade ainda bastante precária, existindo apenas um hotel no país, localizado em Funafuti. Destacam-se também os serviços financeiros
Há alguns anos descobriu-se uma montanha marítima rica em corais rosas e outros diversos tipos de minerais, mas a exploração por enquanto ainda não começou. Há grandes perspectivas quanto ao começo dessa exploração, pois arrecadaria mais receitas para este minúsculo país da Oceania. O dólar de Tuvalu tem paridade com o dólar australiano.
A nível de comunicações destaca-se a ausência de estações de Televisão em Tuvalu com as principais notícias a chegarem aqui através de um jornal quinzenal, ou através de estações de rádio do governo.
A nível de transportes as coisas não são melhores quase não existindo automóveis no país que tem como principais meios de transporte motos e bicicletas por via terrestre, e barcos por via marítima.
Existe somente um aeroporto na capital do país para pequenos aviões que é o Funafuti International Airport
As praias tuvaluanas são cobertas de areias finas e palmeiras.
O Clima em Tuvalu
Tropical, com solos muito afetados pela erosão. O relevo é totalmente plano. A época dos ciclones vai de Novembro a Abril.
Línguas: A língua local é o Tuvalu. O Inglês é também falado.
Moeda local / sistema bancário
Moedas locais: Dólar australiano e dólar do Tuvalu.
Condições de segurança em Tuvalu
Satisfatórias. Contudo regista-se um aumento da pequena delinquência, particularmente nos centros urbanos, pelo que os visitantes estrangeiros devem tomar as usuais precauções, especialmente à noite, para evitar a criação de oportunidades neste sentido.
É aconselhável fotocopiar o passaporte e o bilhete de viagem e guardar os originais em lugar seguro, manter sob vigilância as bagagens, não ostentar objectos de elevado valor e grandes quantias de dinheiro.
Regime de entrada e estada em Tuvalu:
Na sequência de assinatura do Acordo de Isenção de Vistos UE-Tuvalu, os visitantes nacionais portugueses não necessitam de visto para entrada no Tuvalu para estadas de curta duração (até 90 dias em períodos de 180 dias), a partir de 2 de julho de 2016.
Cuidados de saúde em Tuvalu:
O único hospital no Tuvalu situa-se em Funafuti. As outras ilhas apenas dispõem de enfermeiros licenciados.
Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Tuvalu.
Informações Uteis
Não existe representação diplomática portuguesa no Tuvalu, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Camberra:
- Endereço: Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;
- Tel. +61 2 62604970 / +61 2 62605664 / +61 2 62812473
– Fax. +61 2 62814387