El Caminito del Rey, ou O Caminho do Rei, é um imponente passadiço cravado nas paredes dos desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo, a norte de Málaga.
El Caminito del Rey, Andaluzia
Se caminhar por passadiçoes de madeira a centenas de metros de altura é a “sua onda”, então não perca esta emocionante caminhada de cerca de 3 quilómetros de extensão, a curta distância de Málaga.
Famoso por suas passagens de montanha seguras, mas precárias, o Caminito del Rey e o desfiladeiro de Gaitanes são áreas de beleza natural que devem estar na lista de tarefas dos amantes da natureza que visitam a área.
Este emocionante passeio é oferecido em inglês e espanhol e, como exige mais do que um pouco de caminhada, é melhor deixar para o relativamente apto e saudável.
Você aprenderá muitos detalhes históricos e geológicos interessantes com seu guia local.
El Caminito del Rey, Andaluzia
A construção deste imponente passadiço, concluída em 1905, foi feita enquanto era construída uma central hidroelétrica no rio Guadalhorce. Os trabalhadores necessitavam de uma passagem que cruzasse os desfiladeiros para o transporte de materiais, vigilância e manutenção do canal.
Em 1921 o rei Afonso XIII teve que cruzar o 'Caminito' para a inauguração da Represa Conde del Guadalhorce, e desde então a rota passou a ser conhecida como El Caminito del Rey
Entretanto, o abandono e a falta de manutenção fizeram com que a estrutura da estrada ficasse comprometida, causando até o desmoronamento de alguns dos passadiços.
Por esse motivo, o Caminito del Rey é o ponto favorito dos muitos turistas que procuram emoções fortes. Após a morte de quatro turistas em dois acidentes ocorridos em 1999 e 2000, o governo local fechou as entradas. No entanto, os aventureiros encontram sempre meios de entrar no local.
Após um investimento de 2,8 milhões de euros o caminho abriu oficialmente ao público a 29 de março de 2015.
Se está nos seus planos visitar Málaga em breve, não deixe de incluir este incrível passeio na sua lista de coisas para fazer.