O Sri Lanka é um pequeno país em dimensão mas um dos maiores do mundo em diversidade e espetacularidade.
Férias no Sri Lanka
Com uma área total de 65.610 quilómetros quadrados, o tamanho algo modesto da ilha possibilita conhecer a maioria dos principais destinos e atrações numa viagem de algumas semanas, no entanto há atrações tão densas e com incrível beleza e facinio que poderíamos facilmente passar um ano no Sri Lanka e não ver tudo.
O que fazer no Sri Lanka
A melhor oferta de Excursões em qualquer destino turístico
Aqui encontra a melhor seleção de passeios turísticos em qualquer parte do mundo.
Após escolher e reservar a sua próxima viagem de férias, não deixe de consultar aqui todas as atividades que poderá fazer durante a sua estadia, escolher as preferidas e reservar as mesmas.
Simplesmente escreva o nome do país, cidade ou atração turística pretendida.
Nada como poupar tempo e dinheiro, com o roteiro organizado antes da sua saída.
Deixamos aqui três sugestões de roteiros de modo a ver o máximo possível no menor espaço de tempo.
1 - Grande circuito pelo Sri Lanka
Começamos pelo grande circuito, ideal para fazer numa viagem de férias de duas semanas no Sri Lanka, passando pelos principais destinos. Claro que quanto mais dias adicionar para além das duas semanas mais tempo terá para fazer este circuito e eventualmente explorar alguns dos destinos mais pormenorizadamente.
Kandy
Comecamos a viagem em Kandy, capital cultural do Sri Lanka e uma excelente destino para conhecer ao pormenor a arte, arquitetura e dança religiosa cingalesa.
Kandy é lar de um dos maiores e mais importantes templos budistas do Sri Lanka, o Templo do Dente Sagrado.
Antiga capital do país, Kandy localiza-se no centro do Sri Lanka, uma cidade que se desenvolveu ao redor do Bogambara Lake, estando está inserida no meio de plantações de chá e montanhas com florestas exuberantes.
Uma das melhores e mais espetaculares formas de aqui chegar é numa inesquecível viagem de comboio desde colombo, uma viagem que, para além de constituir uma experiência única, conta com cenários incríveis ao longo do caminho.
Dambulla
De Kandy, siga para norte até Dambulla, numa viagem de aproximadamente 74 quilómetros até ao lar do Golden Temple e do Cave Temple, templos espetaculares repletos de figuras e pinturas religiosas.
De todos os templos construídos no interior de cavernas existentes no Sri Lanka, o Templo da Caverna Dambulla é, sem dúvida o mais espetacular.
Dambulla, forma em conjunto com Anaradhapura, Polonnaruwa e Sigiriya, o Triângulo Cultural do Sri Lanka, destinos de visita obrigatória, pelo seu interesse cultural e histórico.
Sigiriya
E como não poderia deixar de ser, após Dambulla, continuamos pelo Triângulo Cultural do Sri Lanka, seguindo para Sigiriya, a apenas cerca de 17 quilómetros de distância, a norte.
A cidadela nas proximidades de Sigiriya é, sem dúvida a atração mais dramática do Sri Lanka. Trata-se das ruinas de um palácio do século V construito no cume da vertiginosa Lion Rock.
Férias em Sigiriya, Sri Lanka
Polonnaruwa
Desde Sigiriya são mais 56,6 quilómetros de estrada até Polonnaruwa, lar de algumas das melhores artes e arquitetura medievais do Sri Lanka, incluindo as estátuas gigantes de Buda de Gal Vihara.
Horton Plains National Park
De Polonnaruwa poderá regressar a Kandy, seguindo depois para Nuwara Eliya, seguindo porteriormente para o Parque Nacional Horton Plains ou chegar aqui indo de Polonnaruwa para Badulla e daí seguir para este destino.
Área protegida do planalto central do Sri Lanka o Parque Nacional Horton Plains é coberto de prados montanhosos e florestas tropicais.
Parque Nacional Horton Plains um trecho maravilhosamente acidentado de uma região montanhosa intocada, culminando numa vista espetacular a altitudes entre 2.100 e 2.300 metros. A área é rica em biodiversidade, com muitas espécies endémicas.
Ella
Não muito distante do Parque Nacional Horton Plains, a apenas 50,3 quilómetros de distância, chegamos a uma das joias turísticas do Sri Lanka, Ella - um conhecido paraíso dos adeptos de caminhadas e trekking. Locais como Little Adam’s Peak, Ella’s Rock, Ravana's Cave ou Ravana Falls são de visita imperdível, assim como as caminhadas ao longo da linha de comboio.
Parque Nacional Yala
De Ella siga para sul até à estrada Buttala-Kataragama e procure informação das entradas do Yala National Park, lar de uma das mais densas populações de leopardos do mundo, entre outros animais.
Mirissa
Após o encontro imediato com os leopardos no Parque Nacional Yala, nada como relaxar um pouco e, para tal, nada como rumar até Mirissa para algum tempo na praia e aproveitar da observar baleias.
Mirissa é uma pequena cidade na costa sul do Sri Lanka, localizada no distrito de Matara. Situada a uma altitude de 4 metros acima do nível do mar, Mirissa é um destino popular pela praia e vida noturna.
Galle
O nosso roteiro continua pelo litoral, agore até Galle, considerada como a mais bonita cidade do Sri Lanka. Galle é a capital da província do sul do Sri Lanka, cidade que tem o seu Centro Histórico e suas antigas fortificações inscritas no Património da Humanidade UNESCO, atrações responsáveis pela popularidade deste destino entre os turistas.
A arquitetura colonial é um dos grandes atrativos desta bela cidade à beira-mar que tem a maior fortificação de origem europeia na Ásia. Vale a pena explorar Galle ao pormenor e visitar locais como o Forte de Galle e o seu farol, a Fortaleza, a Catedral de St. Mary, o Museu Nacional Marítimo ou o Porto de Galle.
Para além do património histórico e arquitetónico desta bela cidade fundada pelos portugueses em 1640, Galle tem uma atmosfera bastante agradável e conta com vários hotéis de charme, lojas, restaurantes e tudo o necessário para quem fica aqui durante algum tempo.
Férias em Galle, Sri Lanka
Colombo
Após desfrutar de toda e beleza de Galle e, para terminar o nosso roteiro do Grande Circuito pelo Sri Lanka, nada como rumar até Colombo, a vibrante capital, e ficar um ou dois dias, explorar um pouco a capital, comprar algumas lembranças e apanhar o voo de regresso.
Férias em Colombo, Sri Lanka
2 - Circuito da Natureza e Vida Selvagem do Sri Lanka
Este circuito, mais pequeno e que inclui algumas atrações naturais não cobertas pelo roteiro do circuito anterior, poderá ser feito numa semana, no entanto duas semanas permitirão cumprir o circuito num ritmo mais calmo e ainda incluir outras atrações.
The Knuckles Range
Tal como no circuito anterior, a viagem inicia-se em Kandy de onde poderá fazer algumas caminhadas ao longo da acidentada Knuckles Range, uma das áreas mais bonitas e com maior biodiversidade da ilha.
Nuwara Eliya
Siga para sul até esta venerável cidade colonial no coração da região montanhosa, com passeios espetaculares na paisagem circundante.
Parque nacional Horton Plains
Área protegida do planalto central do Sri Lanka o Parque Nacional Horton Plains é coberto de prados montanhosos e florestas tropicais.
Parque Nacional Horton Plains um trecho maravilhosamente acidentado de uma região montanhosa intocada, culminando numa vista espetacular a altitudes entre 2.100 e 2.300 metros. A área é rica em biodiversidade, com muitas espécies endémicas.
Haputale
Dramaticamente empoleirada na borda da região montanhosa do sul e com imensas oportunidades de belas caminhadas pelas plantações de chá ao redor, particularmente a caminhada da vizinha Lipton's Seat, Haputale é uma cidade do distrito de Badulla, na província de Uva, Sri Lanka.
Situa-se a uma altitude é de 1431 m acima do nível do mar e a área possui uma rica biodiversidade densa, com inúmeras variedades de flora e fauna.
Parque Nacional Bundala
Um dos principais destinos de observação de aves do Sri Lanka, espalhado por uma impressionante cadeia de lagoas costeiras.
Rekawa
Assista majestosas tartarugas marinhas se arrastando em terra para pôr seus ovos na bela praia de Rekawa.
Parque Nacional Uda Walawe
Excelentes oportunidades de observação de elefantes, em estado selvagem ou no anexo Transit Home.
Sinharaja
Área impressionante de floresta tropical intocada, lar de uma variedade internacionalmente significativa de flora e fauna endêmicas raras.
3 - Circuito de Budismo e Praias no Sri Lanka
Para terminar as nossas sugestões de circuitos de férias no Sri Lanka, um circuito alternativo e algo excêntrico, cobrindo destinos menos populares que misturam religião, cultura e vida selvagem.
Kalpitiya
Excelente destino para observação de golfinhos e kitesurf, com algumas das melhores pousadas ecológicas da ilha na bela praia de Alankuda.
Parque nacional Wilpattu
Parque de dimensões incríveis, o Parque nacional Wilpattu é famoso pelos seus leopardos e elefantes, sendo um local de uma tranquilidade incrível.
Anuradhapura
A maior cidade da história do Sri Lanka, Anuradhapura é repleta de monumentos que retratam a história de mais de mil anos do passado da ilha.
Mihintale
Berço do budismo no Sri Lanka, Mihintale conta com um conjunto de monumentos absorventes agarrados a uma encosta coberta de selva.
Polonnaruwa
Arte e arquitetura medieval do Sri Lanka no seu melhor, desde o extravagante Vatadage até as estátuas chocantes de Gal Vihara.
Batticaloa
Cidade vibrante, mas pouco visitada da costa leste, famosa por seu "peixe cantante" e com uma bela praia e lagoa.
Arugam Bay
Esta vila algo peculiar é um dos lugares mais atraentes para passar alguns dias ao redor da costa do Sri Lanka.
Kataragama
Cidade vibrante de peregrinação de várias religiões, Kataragama é um lugar sagrado para budistas, hindus e muçulmanos.
Adam's Peak
A árdua subida ao topo do Pico de Adão é a derradeira peregrinação da ilha, recompensada por um vislumbre da pegada do próprio Buda no cume.
A melhor oferta de Excursões em qualquer destino turístico
Aqui encontra a melhor seleção de passeios turísticos em qualquer parte do mundo.
Após escolher e reservar a sua próxima viagem de férias, não deixe de consultar aqui todas as atividades que poderá fazer durante a sua estadia, escolher as preferidas e reservar as mesmas.
Simplesmente escreva o nome do país, cidade ou atração turística pretendida.
Nada como poupar tempo e dinheiro, com o roteiro organizado antes da sua saída.
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado
Organize as suas viagens de férias aqui
Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.
Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.
Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.
Voos
Hotéis