Situada na parte sul do vasto Lago Léman (Lago de Genebra), rodeada pelas montanhas dos Alpes e do Jura, com vista para o impressionante Mont Blanc, Genebra, a Sede das Nações Unidas e da Cruz Vermelha na Europa, é um centro diplomático e financeiro global. A influência francesa está por toda parte, no idioma, na gastronomia e em bairros boémios como Carouge.
Área: 15,86 km²
População: 198 979 habitantes
Como chegar a Genebra
A cidade de Genebra dispõe de um aeroporto, o Aeroporto Internacional de Genebra (GVA), que disponibiliza vários serviçoes de acesso ao centro da cidade:
Autocarro 5, 10, 23 e 28 (custo do bilhete: 3 CHF / tempo que demora até ao centro: 15/20 min)
Comboio (custo do bilhete: 3 CHF / tempo que demora até ao centro: 6 min)
Taxi, como em todos os outros aeroportos internacionais, logo à saída do aeroporto de Genebra encontra-se uma fila de taxis.
Aeroportos em destaque:
Aeroporto de Genebra (GVA) 4,7 km
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Reservar um voo barato para Genebra
Viajar de Comboio para Genebra
Gare Cornavin é a estação principal de Genebra e situa-se no centro da Cidade. Existem ligações com várias cidades europeias, como Zurique, Paris, Milão ou Viena, entre outras. Para além de comboios normais existe também o comboio de alta velocidade (TGV).
Em frente à Gare Cornavin, existem diversas paragens de autocarros de onde é possível seguir para as diversas áreas da cidade.
Viajar de Autocarro para Genebra:
A Gare Routière é o principal terminal rodoviário de Genebra e situa-se no centro da cidade, nas proximidades da Gare Cornavin.
Onde ficar em Genebra:
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Genebra
Hotéis para todos os gostos e orçamentos. Seja num luxuoso Hotel de 5 estrelas ou num bom Hotel de 4 estrelas, Alojamentos, Gites, Hotéis com piscina, Apartamentos, Hotéis económicos, Hotéis com Spa, Hotéis Românticos, Hotéis só para adultos, Hotéis All Inclusive, All Inclusive Resorts, Aparthotéis, Hotéis para golfe, Hotéis de Luxo, Aldeamentos turísticos, Hotéis Design, Casas de hóspedes, Resorts, Hostels, Alojamentos de Acomodação e Pequeno-almoço, Quartos em Acomodações Particulares, Casas de campo, aqui encontra tudo. É só escolher a solução que melhor se adapte a si!
Os melhores locais para ficar hospedado em Genebra:
A cidade de Genebra encontra-se dividida em oito zonas:
Pâquis-Nations / Férias em Pâquis-Nations, Genebra
- O bairro de Pâquis é um dos mais controversos da cidade. Situado na margem direita do lago Léman, este bairro é habitado sobretudo por imigrantes oriundos de vários países o que faz com que este bairro tenha uma interessante mistura cultural.
É também neste bairro que se situa a maioria dos bares e clubes noturnos para a comunidade homossexual e visto que a prostituição é legal na cidade de Genebra, também é comum encontrar-se algumas prostitutas pelas ruas do Pâquis, fazendo lembrar de certa forma, o Red Light District de Amesterdão. À noite pode ser perigoso devido aos assaltos.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Pâquis
Em Nations, situam-se as sedes das mais importantes organizações europeias e mundiais, como a ONU, a OMS ou do Museu Internacional da Cruz Vermelha.
Petit Saconnex - Servette / Férias em Petit Saconnex - Servette, Genebra
Zona essencialmente de habitação, com alguns bares e restaurantes.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Petit Saconnex / Servette
Saint-Gervais - des Grottes / Férias em Saint-Gervais - des Grottes
Esta zona da cidade conta com alguns bares interessantes e ruas com bastantes lojas. É o caso do grande Armazém MANOR, que conta com cinco andares, cada um deles dedicado a um tema e onde se pode encontrar um pouco de tudo, desde roupa a brinquedos, passando por livros ou electrodomésticos.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Saint-Gervais / des Grottes
Saint-Jean e Les Charmilles / Férias em Saint-Jean e Les Charmilles
Esta é também uma zona essencialmente de habitação, que conta com um grande número de residentes de origem hispânica.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Saint-Jean e Les Charmilles
Jonction / Férias em Jonction
Jonction é o bairro mais alternativo de Genebra, que contém muitos bares e discotecas capazes de garantir uma boa noite de diversão. Junto ao lago e a Plainpalais, a maior praça da cidade, os habitantes deste bairro são também de uma enorme diversidade cultural. Conta também com restaurantes de grande qualidade e diversidade.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Jonction
Centre - Plainpalais - Acacias / Férias em Centre - Plainpalais - Acacias
Zona situada no centro de Genebra, na margem esquerda do lago, contém as ruas mais movimentadas da cidade. Lojas, restaurantes, bares, universidades, arte de rua, mercados, bibliotecas e muitos turistas enchem as ruas. É também aqui que se situa a "Vieille Ville", a zona mais antiga e uma das mais bonitas da cidade.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Downtown
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cité
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Centro Histórico de Genebra
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Plainpalais
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Acacias
Eaux-Vives / Férias em Eaux-Vives
Bairro situado na margem esquerda do lago, que conta com muitos parques e passeios para fazer.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Eaux-Vives
Champel / Férias em Champel
Trata-se do bairro luxuoso de Genebra. O hospital principal situa-se neste bairro.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Champel
Como se deslocar em Genebra:
Comparativamente a outros centros urbanos europeus, Genebra é uma cidade relativamente pequena pelo que andar a pé é a forma mais prática de se deslocar pela cidade. Existem quatro ou cinco pontes que podem ser atravessadas por peões, que fazem a correspondência entre as margens direita e esquerda do lago Léman. Depois, é partir à descoberta, por entre as ruas, parques e as praças.
Genebra não dispõe de metro e andar de comboio só se justifica para aquelela que pretendem ficar alojados nos arredores de Genebra.
TPG (transports publics genevois) é uma rede de transportes públicos que conta com autocarros, elétricos e bus, tramways/eléctricos e mouettes. Existem inúmeras linhas de autocarros e eléctricos que levam a qualquer ponto da cidade em poucos minutos e quatro ou cinco portos que a cada quinze minutos vêem partir e chegar as mouettes, pequenos barcos que fazem a ligação entre as duas margens do lago. Custo de um bilhete: 3 CHF
A utilização do carro para se deslocar em Genebra é, como em qualquer centro urbano, a pior opção. Apesar da boa sinalização e do respeito entre os condutores, o trânsito pode ser insuportável, principalmente nas horas de ponta.
Genebra é uma das cidades europeias com mais utilizadores destes meios de transportes não motorizados. Existem pistas próprias para estes condutores em todas as ruas e avenidas da cidade, bem como nas estradas que fazem ligação aos arredores pelo que usar uma bicicleta ou uma trotineta é uma oção excelente.
O que fazer em Genebra / o que visitar em Genebra:
Em Genebra há muito mais para além do seu coração humanitário e embora possa ser apelidada de “Capital da Paz” por muitos, a cidade também tem uma corrente diversa e emocionante para descobrir. Para quem quer passear pela cidade à vontade, existem luxuosas butiques, galerias, ruas sinuosas e cais pitorescos. Também a não perder em uma viagem a Genebra é a fonte icônica que sai do lago Genebra e lança jatos de água a até 500 pés no ar. Se é adepto de cultura, Genebra é lar de teatros e casas de ópera, além de museus, incluindo um dedicado inteiramente aos famosos relógios suiços.
Vielle Ville
Jet d’Eau
O jet d'eau - jacto de água com mais de 100m de altura que é uma das marcas da cidade
Lake Geneva
Carouge
C Carouge é uma bonita vila ao estilo italiano que se situa perto de Genebra e que merece uma visita.
Catedral de São Pedro
A Catedral de Saint-Pierre - a maior catedral da cidade, situada na Vieille Ville
Palais des Nations
Le Palais des Nations - Palácio da ONU
Quartier des Grottes
Maison Tavel
Jardin Anglais
Conservatory e Jardim Botânico
CERN
Parc des Bastions
Parc de la Grange
Bains des Pâquis
Mercado Plainpalais
Mont Salève
Cozinha suiça
A cozinha suíça é agradável e saudável, muito à base de lacticinios e legumes. Dos pratos típicos constam a Fondue (de queijo, de carne, de legumes, de chocolate), a Raclette (queijo, batatas e bacon), os gratins (pratos gratinados no forno) e os emancés (ensopados).
Durante a sua estadia abuse dos queijos, existem mil e uma qualidades, para todos os gostos. Prove a variedade enorme de chocolates que este país oferece e que se encontra à venda tanto em lojas, como em supermercados ou ainda em chocolatarias próprias com visitas guiadas e oferta de amostras no final! As boulangeries (pastelarias) estão sempre cheias devido à quantidade enorme e deliciosa de bolos que oferecem, tal como na vizinha França, os croissants são maravilhosos.
Caso não esteja disposto a gastar muito, praticamente de 500 em 5000 metros encontrará um McDonald's ou outro restaurante de fast-food, cujo menu ronda os 10/15 CHF.
Para Jantar num restaurante em Genebra, conte com, no minímo com 30 a 40 CHF por pessoa.
Com 15/20 CHF poderá encomendar uma pizza, cuja massa é muito boa. Se quiser optar por um restaurante de especialidade ou mais luxuoso, os preços podem subir até aos 100 CHF.
Universidade de Genebra
Muro da Reforma Protestante em Genebra
Sedes de organizações internacionais
Para além de sediar as Nações Unidas e a Cruz Vermelha, devido à neutralidade suíça, Genebra foi escolhida para albergar um grande número de organizações de cooperação internacional. Genebra conta com mais de 20 organizações internacionais e mais de 250 organizações não governamentais (ONG). Entre as mais relevantes destacam-se a sede europeia das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde, o Comité Internacional da Cruz Vermelha fundado pelo Suiço Jean Henri Dunant, ou a Organização Europeia para a Investigação Nuclear:
Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR)
Organização das Nações Unidas (ONU) - sede europeia
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (HCDH)
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR)
Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN)
Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Organização Meteorológica Mundial (OMM)
Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Organização Mundial do Comércio (OMC)
Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME)
União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC)
União Internacional das Telecomunicações (UIT)
Economia de Genebra:
A economia de Genebra é essencialmente orientada para serviços. Com um setor financeiro importante e antigo, Genebra é especializada na Banca privada e no financiamento do comércio internacional. É também um importante centro de comércio de comodidades.
Genebra acolhe sedes internacionais de empresas como PrivatAir, JT International (JTI), Mediterranean Shipping Company, a Serono, SITA, Société Générale de Surveillance e STMicroelectronics. Muitas outras empresas multinacionais como a Caterpillar, DuPont, Take Two Interactive, a Electronic Arts, a INVISTA, Procter & Gamble e Sun Microsystems têm a sua sede européia na cidade. Hewlett Packard em Genebra tem sede na Europa, África e Médio Oriente.
Existe também uma longa tradição de relojoaria (Baume et Mercier, Charriol, Chopard, Franck Muller, Patek Philippe, Rolex, Raymond Weil, Omega, etc.) Dois grandes produtores internacionais de aromas e fragrâncias, Firmenich e Givaudan, têm a sua sede e instalações de produção principal, em Genebra.
O Salão Automóvel de Genebra é um dos mais importantes no mundo. A exposição é realizada no Palexpo, um gigantesco centro de convenções localizado ao lado do Aeroporto Internacional.
Em 2009, Genebra foi classificada como a quarta cidade mais cara do mundo.
Genebra é também famosa por ser uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, a segunda melhor do planeta depois da também suíça Zurique.
Atrações culturais e eventos em Genebra:
Genebra acolhe numeroso eventos ao longo do ano, dos quais de destacam:
Salon International de l'Auto; O Salão Internacional do Livro e da Imprensa, em Abril-Maio; A festa da música em Junho; Bol d'Or, regata em meados de Junho; Lake Parade em Julho; Fêtes de Genève Julho-Agosto; Festival de la Bâtie em Setembro; A comemoração da Escalada, em Dezembro
Salon International de l'Auto
A comemoração da Escalada, em Dezembro
Música e teatro em Genebra
Orquestra da Suisse Romande; Grand Théâtre (opera e ballet); L'Orchestre de Chambre de Genève; AMR (jazz); Usine (rock); Comédie de Genève; Théâtre de Carouge; Théâtre de Saint-Gervais; Théâtre Am Stram Gram
Museus em Genebra:
Museu de Arte e História, Museu Rath, Museu Ariana, Museu Internacional da Reforma Protestante, Museu de história natural, Museu Etnográfico, Museu de arte moderna e contemporânea, Museu da Cruz-Vermelha e do Croissant-Rouge, Museu Internacional da Reforma Protestante de Genebra, Museu Patek Philippe, Museu internacional do automóvel.
Museu de Arte e História de Genebra
Museu de História Natural
Museu de arte moderna e contemporânea
Musée Ariana
Museu da Cruz-Vermelha e do Croissant-Rouge
Museu Patek Philippe
Museu Internacional da Reforma Protestante
Compras em Genebra
Com inumeras boutiques e grandes armazéns, Genebra oferece uma escolha incomparável de artigos de todo o tipo e origem. Aqui encontrará lojas que vendem relógios e joias, canivetes suíços, chocolates, etc, para além das grandes marcas internacionais que têm a sua boutique no centro de Genebra, desde Zara, H&M ou Benetton até aos mais conceituados estilistas Chanel, Louis Vuitton ou Dior.
As principais zonas de comércio em Genebra são a Rue du Marché e Rue de la Croix d'Or – Uma grande rua fechada ao trânsito automóvel onde apenas circular electricos bicicletas a pedarl ou trotinetas. De um lado e de outro, dezenas de lojas, de todos os tipos.
A Rue du Rhône, paralela à Rue du Marché e Rue de la Croix d'Or contém as boutiques de luxo.
Há ainda o Centre Balexert, situado a alguns minutos do centro da cidade, que é um dos poucos centros comerciais de Genebra.
O Manor, situado no coração da cidade, é um grande armazém com todo o tipo de artigos.
Para efectuar compras no supermercado, a maioria dos residentes prefere deslocar-se a França, que fica a poucos minutos de Genebra, onde os produtos são mais baratos. De qualquer modo na suíça existem alguns supermercados de boa qualidade, que não são muito caros: Migros, Manor ou Coop.
Comidas e bebidas em Genebra:
Cozinha suiça
Fondue
A cozinha suíça é agradável e saudável, muito à base de lacticinios e legumes. Dos pratos típicos constam a Fondue (de queijo, de carne, de legumes, de chocolate), a Raclette (queijo, batatas e bacon), os gratins (pratos gratinados no forno) e os emancés (ensopados).
Durante a sua estadia abuse dos queijos, existem mil e uma qualidades, para todos os gostos. Prove a variedade enorme de chocolates que este país oferece e que se encontra à venda tanto em lojas, como em supermercados ou ainda em chocolatarias próprias com visitas guiadas e oferta de amostras no final! As boulangeries (pastelarias) estão sempre cheias devido à quantidade enorme e deliciosa de bolos que oferecem, tal como na vizinha França, os croissants são maravilhosos.
Caso não esteja disposto a gastar muito, praticamente de 500 em 5000 metros encontrará um McDonald's ou outro restaurante de fast-food, cujo menu ronda os 10/15 CHF.
Para Jantar num restaurante em Genebra, conte com, no minímo com 30 a 40 CHF por pessoa.
Com 15/20 CHF poderá encomendar uma pizza, cuja massa é muito boa. Se quiser optar por um restaurante de especialidade ou mais luxuoso, os preços podem subir até aos 100 CHF.
Genebra conta com muitos locais de diversão nocturna, para todos os gostos, idades e tendências. Bares mais íntimos, discotecas alternativas, nightclubs que exigem roupa adequada, encontra-se um pouco de tudo.
Os Bares encontram-se abertos até à meia-noite. Preços médios de um café: 3,5 CHF; uma cerveja: 4 CHF; uma bebida branca: 12 CHF. Deixamos aqui alguns dos bares que poderá encontrar em Genebra:
Café Art's (Pâquis, muito bem decorado), Les Brasseurs (existem vários, bar típico de cerveja), Le Scandale (gay friendly), Arthur's Rive Gauche (margem esquerda, muito luxuoso), Alhambar (Vieille Ville, noites temáticas), Le Nathan (gay friendly), Le Phare (gay friendly), Le Calamar (Plainpalais, estilo retro), L'Ethno (Plainpalais, estilo tribal), Barrio's Latino (Plainpalais, música brasileira e latina), La Clémence (Vieille Ville, esplanada muito apreciada pelos estudantes), Wall Street Cafe (margem direita, estilo americano).
As Discotecas estão abertas até as 5 da manhã e o consumo varia de 10CHF a 50CHF por pessoa.
S.I.P (Plainpalais), CREM (Champel), Platinum (Saint Gervais), B-Club (Centro, chic & branché), The Organic Club (disco gay), Le Petit Palace (strip-tease), Bypass (Acacias, ir obrigatoriamente bem vestido), Monte-Cristo Club (Acacias, estilo latino), Moa Club (all styles, dj's internacionais), Weetamix (techno), L'Usine (Jonction, local alternativo fechado com bares e discotecas), Artamis (Jonction, local alternativo aberto com bares e discotecas)