Capital e principal centro comercial da Roménia, Bucareste situa-se no sul do país. Bucareste,têm uma grande energia e os habitantes locais sabem como se divertir.
Sem dúvida, o marco mais emblemático de Bucareste é o edifício do governo do Palatul Parlamentului da era comunista. Com 1.100 quartos e sua imensa planta, é o segundo maior edifício do planeta. Aprecie tudo, desde a vida noturna no distrito de Lipscani até o palácio Curtea Veche do século XV, onde Vlad, o Empalador, governou. Também de visita imperdível é o Ateneu Romeno e o Jardim Cismigiu. A cidade de Bucareste é uma combinação incrivel do capitalismo moderno com vestígios históricos da era comunista, com incríveis atrações pelo meio como, villas graciosas, igrejas do século XVII, parques encantadores e cafés da moda.
Como chegar a Bucareste:
Bucareste tem dois aeroportos internacionais. O Aeroporto Henri Coandă (OTP) situa-se 16 quilómetros a norte do centro de Bucareste, na cidade de Otopeni. É o aeroporto da Roménia com mais movimento de passageiros. O aeroporto, inaugurado em 1970, foi construído no local onde funcionou uma base aérea militar, originalmente construída pelos alemães em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
O Aeroporto Aurel Vlaicu (BBU), conhecido com Aeroporto de Băneasa, é o aeroporto de voos executivos e VIP de Bucareste. Situa-se 8 km a norte do centro da cidade. Até 1970 foi o único aeroporto da cidade e é um dos cinco aeroportos mais antigos do mundo, pois naquele local realizam-se voos desde 1909.
Aeroportos em Destaque:
Aeroporto Internacional Henri Coanda (OTP) 14,9 km
Aeroporto Aurel Vlaicu Bucareste (BBU) 6,7 km
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em Bucareste:
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Bucareste, Roménia
Hotéis para todos os gostos e orçamentos. Seja num luxuoso Hotel de 5 estrelas ou num bom Hotel de 4 estrelas, Alojamentos, Gites, Hotéis com piscina, Apartamentos, Hotéis económicos, Hotéis com Spa, Hotéis Românticos, Hotéis só para adultos, Hotéis All Inclusive, All Inclusive Resorts, Aparthotéis, Hotéis para golfe, Hotéis de Luxo, Aldeamentos turísticos, Hotéis Design, Casas de hóspedes, Resorts, Hostels, Alojamentos de Acomodação e Pequeno-almoço, Quartos em Acomodações Particulares, Casas de campo, aqui encontra tudo. É só escolher a solução que melhor se adapte a si!
Como de deslocar em Bucareste:
Bucareste dispõe do maior sistema de transportes Roménia e um dos maiores da Europa. É composto pelo Metro de Bucareste e por um sistema de transporte de superfície gerido pela RATB (Regia Autonomă de Transport București), que tem redes de autocarros, elétricos e comboios ligeiros. Além dessas empresas públicas, há também uma empresa privada de minibus. Em 2007 havia um limite de 10.000 licenças de táxi.
É relativamente fácil deslocar-se em Bucareste.
O que fazer em Bucareste / O que visitar em Bucareste
Calea Victoriei – Avenida da Vitória
A Avenida da Vitória é uma das principais artérias do centro de Bucareste, que vai desde o Cais da Independência, em direção a norte, até à Praça da Revolução; daí segue para noroeste, até à Praça da Vitória onde a Șoseaua Kiseleff lhe dá continuidade a norte.
Lipscani (Centro Histórico de Bucareste)
Lipscani é uma rua e um distrito de Bucareste, que desde a Idade Média até o início do século XIX foi a área comercial mais importante da cidade e da Valáquia. Está localizado perto das ruínas da antiga Corte Principesca, construída por Vlad III, o Empalador.
O distrito de Lipscani é o animado coração pulsante de Bucareste e praticamente a única parte da cidade que resistiu aos bombardeamentos aéreos da Segunda Guerra Mundial e outros movimentos para dizimar a cidade e reconstruí-la segundo os projetos grandiosos de Nicolae Ceauşescu durante o comunismo.
Delimitada pela grandiosa avenida Calea Victoriei, o Rio Dambovita ao sul, e a Piata Universitatii ao norte, o bairro era o centro comercial de Bucareste, remontando aos tempos medievais.
Lipscani tem sofrido algumas transformações nos últimos 15 anos, que fizeram de um reduto mal cuidado e algo esquecido numa área cheia de ação e animação. Hoje em dia, a sua mistura desbotada de arquitetura neo-clássica, barroca e Art Nouveau atrai visitantes estrangeiros para explorar as ruas estreitas alinhadas com galerias de arte, lojas vintage, dezenas de restaurantes, cafés ao ar livre e casas noturnas.
Museu de Coleções de Arte
O Museu de Coleções de Arte é uma filial do Museu Nacional de Arte da Romênia e está situado em Bucareste. Está localizado na Calea Victoriei no.111, na esquina da Calea Griviței, no Palácio Romanit, cuja primeira seção foi construída em 1822.
Museu Nacional das Artes da Roménia
Instalado no majestoso antigo Palácio Real, situado na Praça da Revolução, o Museu Nacional de Arte da Roménia foi inaugurado em 1947.
Bastante danificado na Revolução Romena de 1989, o museu reabriu em 2005, com 3 coleções principais, distribuídas por três andares do palácio. Atualmente o Museu Nacional de Artes da Roménia é considerado como a melhor galeria de arte do país.
As galerias de pinturas e esculturas europeias incluem grandes tesouros dos Velhos Mestres, da coleção particular do rei Charles I - como Rembrandt, Rubens, El Greco e os impressionistas -, enquanto as coleções medievais romenas apresentam brilhantes ícones de prata, manuscritos raros e esculturas de pedra no Lapidarium, encontrado nas adegas restauradas do palácio.
Palácio do Parlamento
O Palácio do Parlamento é um edifício com múltiplas funções onde estão instaladas ambas as câmaras do Parlamento Romeno. Com 350.000 m² é o maior palácio do mundo e o terceiro maior edifício, após o New Century Global Centre e o Pentágono.
A construção mais controversa da Roménia é um autêntico monumento à loucura e ao ego do ditador comunista Nicolae Ceauşescu, que concebeu sua ideia grandiosa após visitar outro ditador, Kim II-sung, na Coreia do Norte.
Iniciado em 1984 e projetado pela jovem arquiteta romena Anca Petrescu, o palácio foi concebido a partir do desejo de Ceauşescu de que fosse a maior estrutura de escritórios do mundo. Igrejas, sinagogas e 30 mil casas particulares foram demolidas para dar lugar a esta monstruosidade.
Com proporções gigantescas esta construção inclui 12 andares (sendo quatro subterrâneos), 1100 salas e apartamentos do Estado, uma impressionante fachada realista soviética de 270 metros de comprimento e um vasto bunker nuclear subterrâneo.
Ateneu Romeno
Provavelmente a mais bela construção em Bucareste, o Ateneu Romeno é a mais importante sala de concertos da cidade e uma fonte de orgulho nacional, com uma elegante fachada dórica de colunatas coberta com um frontão e cúpula.
Projetado estilo neo-clássico pelo arquiteto francês Albert Galleron, o Ateneu Romeno foi inaugurado em 1888 com grande sucesso; o famoso maestro romeno George Enescu estreou o seu 'Poema Romeno' aqui em 1898.
O lobby da sala de concertos é um praticamente um triunfo da Art Nouveau com muito dourado ornamental e colunas arcadas de mármore rosa que o levam a uma série de escadarias de mármore para a sala de concertos.
O auditório circular acomoda 652 visitantes sob um maravilhoso teto abobadado bem ornamentado de vermelho e dourado, e rodeado por afrescos de Costin Petrescu que retratam eventos importantes da história romena. O local é mundialmente famoso pela sua espetacular acústica e é o lar da Orquestra Filarmônica George Enescu.
Praça da Revolução / Piata Revolutiei
Ocupando um local de destaque no centro histórico de Bucareste, a Praça da Revolução (Piata Revolutiei) fica ao longo da avenida central Victoriei Street, sendo um local ligado aos principais acontecimentos históricos da cidade.
Originalmente chamada Praça do Palácio (Piata Palatului), a Praça da Revolução ganhou seu apelido atual após a Revolução Romena em 1989, e continua sendo um dos principais marcos da cidade e confluência de tráfego.
A grande praça é impressionante, emoldurada por prédios ornamentados e coroada pelo imponente Memorial do Renascimento - um pilar de mármore de 25 metros de altura erguido no centro da praça em memória das vítimas da Revolução. Outros importantes monumentos na praça incluem o neoclássico Palácio Real - que atualmente abriga o Museu Nacional de Arte, e o Ateneu Romeno, uma sala de concertos com cúpula que remonta ao século XIX
Museu Nacional de História da Roménia
Situado quase em frente ao Palácio das Belas Artes CEC, na Calea Victoriei, e com uma arquitetura impressionante, o Museu Nacional de História da Roménia é uma majestosa obra de estilo neo-clássico, com uma fachada com colunas, ladeada por duas asas simétricas laterais.
É o trabalho do arquiteto Alexandru Savulescu e foi concluído em 1900, como a sede da Poşta Romană (Serviço Postal romeno). Embora grande parte do museu esteja fechada enquanto aguarda por uma renovação, ainda merece a visita por suas duas coleções principais: as joias de valor inestimável do Tesouro Romeno e as relíquias da Idade do Bronze no Lapidarium. Os destaques incluem uma réplica em tamanho real da Coluna de Trajano, de Roma, e uma seleção de joias da Coroa Romena.
Palatul Primăverii, a Casa de Ceauşescu
Catedral Patriarcal de Bucareste
Também conhecida como a Igreja Metropolitana, o principal local de culto ortodoxo de Bucareste é dedicado a São Constantino e Helena e situa-se no topo de Mitropoliei, um dos poucos montes no centro da cidade. Projetada por um arquiteto desconhecido como uma cópia do mosteiro Curtea de Arges, na cidade universitária de Pitesti, e consagrada em 1658, a catedral tem três torres, uma abside bulbosa e pinturas douradas de estilo bizantino dos santos que adornam o seu exterior.
Embora bem restaurada relativamente à sua forma original na década de 1960, quatro grandes alterações foram feitas ao longo dos séculos, especialmente no seu interior incrustado de ouro, onde afrescos foram adicionados recentemente, em 1935. A primeira Bíblia em língua romena foi impressa aqui em 1688 e a catedral detém a mais valiosa coleção de ícones na Romênia.
Museu Nacional do Camponês Romeno
Mosteiro de Stavropoleos
Dealul Mitropoliei
Museu Nacional da Aldeia Dimitrie Gusti
Museu Nacional George Enescu
O Museu George Enescu é um memorial ao músico mais importante da Roménia.
Enescu foi compositor, violinista, pianista e maestro tendo falecido em 1955. Após a sua morte, o museu foi criado no Palácio Cantacuzino, popularmente considerado um dos mais belos prédios em Bucareste. Projetado em estilo académico francês com elementos Art Nouveau, o palácio possui uma notável cobertura de vidro acima da entrada e um interior decorado com murais e esculturas. A coleção permanente do museu inclui três salas do palácio e é dedicada à vida de Enescu, bem como à história da música romena. Exibições incluem fotografias, manuscritos, medalhas, desenhos, instrumentos musicais, móveis e itens pessoais, bem como um molde das mãos de Enescu e a sua máscara mortuária. O museu também tem outros dois ramos: a Casa Memorial de George Enescu, em Sinaia, e a seção de Dumitru e Alice Rosetti-Tescanu, em Bacau.
Museu Nacional de História Natural Grigore Antipa
O Museu Nacional de História Natural Grigore Antipa é considerado um dos melhores museus da Roménia, bem como um dos melhores museus de história natural em toda a Europa.
O seu nome homenageia Grigore Antipa, um biólogo darwinista romeno que estudou a fauna do Delta do Danúbio e do Mar Negro e foi o primeiro romeno a chegar ao Pólo Norte.
Apesar da história do museu remontar a 1834, o prédio em que ele se encontra foi construído em 1908. Com cerca de dois milhões de objetos, o Museu Nacional de História Natural Grigore Antipa é o maior museu de história natural do país e apresenta uma gama de exposições etnográficas, mineralógicas, geológicas e paleontológicas, com destaques incluindo uma extensa coleção de borboletas, um salão dedicado ao Mar Negro e fósseis de dinossauros. No subsolo, os visitantes vão encontrar um guia sobre a vida animal e vegetal nativa da Roménia. Com uma variedade de exposições interativas, o museu também é ótimo para as crianças.
Parque Herăstrău
Manuc’s Inn
Igreja Doamnei
ARCUB
Jardim Botânico de Bucareste
Arcul de Triumf
Inicialmente construído em 1878 como um monumento de madeira para marcar a Independência da Roménia, o Arco do Triunfo (Arcul de Triumf) de Bucareste tem sido um dos marcos mais memoráveis da cidade. Reconstruído após a Primeira Guerra Mundial, o atual Arco do Triunfo é uma obra do arquiteto Petre Antonescu, reconstruído em granito, em 1936, e decorado com esculturas de artistas romenos como Constantin Medrea, Constantin Baraschi e Ion Jalea.
Elevando-se 27 metros sobre a interseção da estrada Kiseleff com a avenida Maresal Alexandru e a rua Alexandru Constantinescu, o arco monumental atualmente marca a entrada do Herăstrău Park de Bucareste. Persistindo como uma lembrança triste da independência da Romênia, é o local de paradas militares e das comemorações no Dia Nacional da Romênia (1º de dezembro), e uma escadaria interna também permite aos visitantes subir até o topo e conferir as vistas sobre as avenidas movimentadas.
Igreja Russa de São Nicolau
Parque Cișmigiu
Palácio Cotroceni
Sede e residência do presidente romeno, e lar do Museu Nacional Cotroceni, o palácio Cotroceni originalmente serviu como residência dos governantes romenos até o final do século XIX, altura em que um palácio maior foi encomendado pelo rei Carol I. A maior parte do palácio precisou ser reconstruída após um terremoto em 1977. Adjacente ao palácio situam-se os Jardins de Cotroceni, um dos maiores jardins públicos da cidade, que remontam à década de 1850. A coleção do Museu Nacional Cotroceni apresenta mais de 20 mil objetos, divididos em várias coleções diferentes. Os maiores destaques incluem artes religiosas dos séculos XVIII e XIX; uma coleção de pinturas romenas do século XIX até o presente; pinturas de artistas alemães, austríacos, franceses e belgas dos séculos XVIII e XIX; esculturas de escultores tanto romenos quanto europeus; desenhos, aquarelas e gravuras dos séculos XIX e XX.
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado
Organize as suas viagens de férias aqui
Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.
Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.
Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.
Voos
Hotéis