Férias em Vila Real de Santo António, um dos excelentes municipios algarvios onde opções de resots de praia não faltam.
Férias em Vila Real de Santo António
Um dos mais antigos resorts turísticos do Algarve situa-se neste município do Sotavento algarvio, cuja sede, Vila Real de Santo António, na margem do rio Guadiana, é famosa pela sua construção de estilo pombalino.
O Município de Vila Real de Santo António estende-se ao longo de uma área de 61,25 km² e tem uma população de 11.900 habitantes divididos em 3 freguesias. É um dos poucos municípios de Portugal com território descontínuo, dividindo-se numa porção ocidental, onde se situa a freguesia de Vila Nova de Cacela, e numa porção oriental, onde se situa a cidade e Monte Gordo.
A parte oriental é limitada a norte e oeste pelo município de Castro Marim, a leste pelo Rio Guadiana, que define a fronteira com Espanha, município de Ayamonte, e a sul tem litoral no oceano Atlântico; a parte ocidental é limitada a norte e leste por Castro Marim, a oeste por Tavira e a sul tem litoral no oceano Atlântico.
Vila Real de Santo António nasceu por razões estratégicas e foi uma das cidades de mais rápida construção. Da decisão de sua criação (Carta Régia assinada a 30.12.1773), à sua construção das principais estruturas decorreram 3 anos.
A cidade nasceu numa aldeia piscatória denominada Santo António da Arenilha, sendo o responsável pela criação da cidade o ministro do rei D. José I, Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal.
A 17 de Março de 1774 foi lançada a primeira pedra e no dia 6 de Agosto do mesmo ano já estavam terminadas as Casas da Câmara e da Alfândega, os quartéis e começava-se a construção da igreja. Os edifícios foram construídos da mesma forma que os da Baixa lisboeta, à base de peças pré-fabricadas que depois eram aplicadas no local, tornando a construção mais uniforme e rápida. As obras ficaram concluídas a 13 de maio de 1776. Vila Real de Santo António desenvolvia-se numa malha urbana ortogonal, centrada na Praça Marquês de Pombal. Uma grande marginal percorria as várias centenas de metros que separavam o aglomerado urbano do rio Guadiana.
Vila Real de Santo António conheceu um período bastante próspero entre o final do século XIX, e início do séc XX, muito devido à pesca (principalmente sardinha e atum).
Para além de importante centro pesqueiro e conserveiro, Vila Real de Santo António era também um importante porto para os barcos que transportavam minério desde as minas de São Domingos. A importância da cidade traduziu-se também na tecnologia; foi a primeira cidade algarvia a ter iluminação a gás, em 1886.
Atualmente, tal como as restantes áreas do litoral algarvio, a cidade e o município de Vila Real de Santo António vivem principalmente do turismo. Os extensos areais abrigam ótimas praias que na época balnear se enchem de turistas nacionais e estrangeiros.
Geografia
Vila Real de Santo António fica no extremo sudeste do Algarve. O seu território é dominado pelo rio Guadiana, a leste, o Oceano Atlântico, a sul, e a serra algarvia (na freguesia de Vila Nova de Cacela) e o sapal de Castro Marim (Vila Real e Monte Gordo), a norte.
O município de Vila Real de Santo António está dividido em três freguesias que são Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António
Economia
Um dos destinos de verão mais famosos e procurados da Europa, o Algarve vive essencialmente do turismo e, mesmo as atividades económicas não diretamente ligadas a este sector, dependem fortemente do turismo.
O Algarve conta com um setor terciário bastante desenvolvido, com as principais fontes de rendimento a serem a Hotelaria, a restauração e o comércio. Vila Real de Santo António não é exceção à regra e o município abriga o destino pioneiro no turismo do Algarve. Foi durante os anos 60, numa altura em que o turismo era praticamente inexistente no Algarve, que começou a grande procura pelas praias da zona, principalmente as de Monte Gordo, destino que, inclusive, era o preferido da Corte portuguesa. Essa procura fomentou um desenvolvimento de estruturas de apoio tais como hotéis e restaurantes.
Onde ficar no Município de em Vila Real de Santo António:
Monte Gordo, Manta Rota e Vila Real de Santo António são os destinos de férias mais populares do Município. Vila Nova de Cacela e Cacela Velha são também destinos de férias bastante interessantes.
Os melhores destinos de Férias em Vila Real de Santo António:
Monte Gordo
Monte Gordo / Férias em Monte Gordo
Cabanas de pescadores foram, durante séculos, o único sinal da presença humana no amplo areal rodeado de pinhais.
A beleza da sua praia e as águas seguras e cálidas atraíram os primeiros turistas estrangeiros na década de 60 do séc. XX, dando-lhe um lugar pioneiro no desenvolvimento do turismo algarvio. Hoje, Monte Gordo é um centro turístico internacional, com um casino entre os seus múltiplos equipamentos.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Monte Gordo
Os melhores destinos de Férias em Vila Real de Santo António:
Manta Rota
Manta Rota / Férias em Manta Rota
Pequena localidade da freguesia de Vila Nova de Cacela, Manta Rota é famosa pela sua incrível praia, que constitui uma das principais estâncias balneares do Algarve.
A grande extensão de praia, aliada a um clima mediterrânico caracterizado por temperaturas agradáveis todo o ano e a águas calmas e tépidas durante o período balnear são fatores determinantes para atraírem milhares de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos. Há ainda a destacar a excelente estrutura de apoio em torno da praia, com imenso estacionamento, duches na praia e acesso relativamente fácil.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Manta Rota
Vila Real de Santo António / Férias em Vila Real de Santo António
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vila Real de Santo António
Os melhores destinos de Férias em Vila Real de Santo António:
Vila Nova de Cacela
Vila Nova de Cacela / Férias em Vila Nova de Cacela
Freguesia algarvia do concelho de Vila Real de Santo António, Vila Nova de Cacela ocupa uma área de 44,46 quilómetros quadrados e tem uma população de 3.902 habitantes.
Esta localidade passa despercebida devido à sua localização, mais para o interior e, em muito, devido ao brilho das vizinhas Cacela Velha e Manta Rota.
Vila Nova de Cacela começou a desenvolver-se no início do século XX numa área rural de quintas, devido à construção da estação ferroviária de Cacela e à antiga EN125.
É junto da Estrada Nacional 125 que surgiram os primeiros edifícios da nova vila, que com o seu crescimento absorveu alguns sítios tradicionais, como Buraco, Bornacha, Monte Grande, Poço Velho, Venda Nova, Coutada e Carvoeira. Na mesma época surge também alguma indústria ligada à agricultura, tais como uma moagem e lagares de azeite.
Em redor da povoação principal os sítios da freguesia são: Pocinho, Portela, Cevadeiras, Quinta Manuel Alves, Lota, Praia do Alto, Igreja, Fábrica, Terra Branca, Nora, Ribeiro do Junco, Areias, Marcela, Beco, Corujeira, Fonte Santa, Caliço, Quatro Estradas, Alfarrobeira, Poço das Cotovias, Arrife, Torre dos Frades, Rodeio, Cruz de Morto, Monte da Pita, Corte António Martins, Ribeira da Gafa, Pomar, Monte Novo e Pedra Alva.
Vila Nova de Cacela foi elevada a vila em 1927, data em que a sede da freguesia de Cacela foi igualmente transferida do sítio da Igreja (Cacela Velha) para o aglomerado resultante da junção das manchas urbanas dos sítios da Coutada, da Bornacha e do Buraco.
Está territorialmente separada do resto do município pelas freguesias de Altura e Castro Marim, no concelho de Castro Marim, constituindo assim um exclave do município de Vila Real de Santo António.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vila Nova de Cacela
Os melhores destinos de Férias em Vila Real de Santo António:
Cacela Velha
Cacela Velha / Férias em Cacela Velha
Localidade bastante pitoresca do Município de Vila Real de Santo António, Cacela Velha foi ponto de passagem de navegadores gregos e fenícios, e terá sido Cunistorgis, a antiga capital dos Cúneos. Os romanos ampliaram-na e os árabes deram-lhe o prestígio.
Local de paragem obrigatória em qualquer viagem ao Sotavento algarvio, Cacela Velha tem como ex-libris a fortaleza do século XVII, um edifício de duplo beiral do século XVI, algumas moradias de arquitetura tradicional algarvia do século XVIII, a igreja de origem medieval, as ruínas islâmicas, os fornos romanos e os vestígios da antiga muralha medieval.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cacela Velha
O que fazer em Vila Real de Santo António
O Que visitar em Vila Real de Santo António:
Núcleo Pombalino / Férias em Vila Real de Santo António
Para apreciar o plano urbanístico de Vila Real de Santo António é necessário passear pelas suas ruas. Inicie o seu passeio na Praça Marquês de Pombal, o coração da vila onde se encontra o obelisco erguido em 1776.
Na Praça Marquês de Pombal encontra três dos principais elementos urbanos do séc. XVIII: a igreja, a Câmara Municipal e a antiga casa da guarda (hoje edifício de um banco). Depois, devem percorrer-se alguns quarteirões, erguidos já por iniciativa particular, mas em que é ainda aparente um formulário arquitetónico. A linha de fachadas da Avenida da República, delimitada por dois torreões e contendo o edifício da antiga alfândega, de largo portal e frontão triangular, é o final do percurso. Está-se junto às margens ajardinadas do rio Guadiana, tendo em frente a cidade espanhola de Ayamonte.
Centro Cultural António Aleixo / Férias em Vila Real de Santo António
Situado na Rua Teófilo Braga, o Centro Cultural António Aleixo oferece regularmente aos seus visitantes, exposições de artistas nos mais variados domínios como obras de pintura, fotografia e escultura.
A sala de espetáculos, que complementa o Centro Cultural António Aleixo, serve de palco para peças de teatro, espetáculos de dança e música e acolhe ocasionalmente projetos de categorias diversas tais como seminários, conferências ou congressos.
Centro histórico pombalino de Vila Real de Santo António
O ponto de partida ideal para explorar e admirar a beleza arquitetónica da baixa pombalina de Vila Real de Santo António
Igreja Matriz / Férias em Vila Real de Santo António
Construída no séc. XVIII, sofreu obras de beneficiação nas décadas de 40 e 50 do séc. passado. Retábulos das capelas laterais ao gosto “rocaille”. Bom conjunto de imagens do séc. XVIII, com destaque para Nossa Senhora da Encarnação, da autoria do escultor Machado de Castro. Os vitrais da capela-mor e do batistério, instalados na década de 40 do séc. XX, são da autoria do pintor algarvio Joaquim Rebocho.
Praça Marquês de Pombal / Férias em Vila Real de Santo António
Nada mais, nada menos que a praça central de Vila Real de Santo António.
Jardim Ribeirinho / Férias em Vila Real de Santo António
Excelente local para relaxar um pouco enquanto observa os barcos ancorados na Marina ou Ayamonte, na outra margem do Guadiana.
Farol de Vila Real de Santo António / Férias em Vila Real de Santo António
Vigiando a foz do Guadiana, o Farol de Vila Real de Santo António, de torre cilíndrica branca com faixas pretas, encimada por lanterna vermelha, proporciona um excelente miradouro de onde se avista a baía de Monte Gordo e as terras de Espanha.
O Farol de Vila Real de Santo António entrou em funcionamento em janeiro de 1923, após largos anos de discussão quanto ao método de construção, visto estar localizado num local arenoso.
A torre, circular, tinha 40 metros de altura e assentava sobre fundações de betão armado. A luz lá instalada, de relâmpagos, era obtida por incandescência de vapor de petróleo e tinha um alcance de 33 M. Ainda hoje está equipado com o aparelho óptico lenticular de Fresnel de terceira ordem com 500 mm de distância focal original.
Em 1927 foi eletrificado com motores geradores, e posteriormente, em 1947, ligado à rede pública de eletricidade, ano em que a máquina de relojoaria que, até então, tinha assegurado o movimento do aparelho óptico foi também substituída por motores elétricos e a lâmpada por uma outra de 3.000W.
Em 1960, os dínamos foram substituídos por alternadores e foi instalado um elevador de acesso à torre. Em 1983, a lâmpada é substituída por uma de 1.000W. Seis anos depois, o farol é automatizado, estando, portanto, desprovido de faroleiros nos dias de hoje.
Castelo de Castro Marim / Férias em Vila Real de Santo António
Manta Rota / Férias em Vila Real de Santo António
Monte Gordo / Férias em Vila Real de Santo António
Ria Formosa / Férias em Vila Real de Santo António
Núcleo histórico de Cacela Velha / Férias em Vila Real de Santo António
Núcleo científico ativo, interpretativo do território de Cacela, que visa potenciar a fruição dos patrimónios por públicos de origens diversas numa perspetiva informativa, museológica, de lazer e turística.
Castelo de Cacela / Férias em Vila Real de Santo António
Fortaleza de Cacela / Férias em Vila Real de Santo António
De forma poligonal, o Forte de Cacela Velha foi reconstruído no final do séc. XVIII e é, sem dúvida uma das mais belas atrações, se não a principal de Cacela Velha e uma das mais belas fortificações do género no Algarve, graças às espetaculares vistas do mar.
Igreja Matriz de Cacela-Velha ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção
A igreja atual data do séc. XVI, tendo sofrido reconstrução no séc. XVIII. Pórtico de estilo renascentista, com os bustos dos apóstolos São Pedro e São Paulo e pilastras decoradas. Interior de três naves, com arcos ogivais suportados por colunas com bases e capitéis ornamentados com hemisférios e cordas. Capela de Nossa Senhora dos Mártires com abóbada artesoada e arco de estilo renascentista. Imagem de Nossa Senhora da Assunção (séc. XVIII) e dois Cristos (séc. XVI). O tesouro sacro inclui uma cruz processional em ferro, decorada com figuras.
Praia da Lota / Férias em Vila Real de Santo António
Praia da Manta Rota / Férias em Vila Real de Santo António
Praia de Cacela Velha ou Praia da Fábrica / Férias em Vila Real de Santo António
Cacela Velha / Férias em Vila Real de Santo António
Habitada pelos romanos, Cacela foi uma “villa” importante ligada à pesca e à salga de peixe, tendo esta última atividade legado vários tanques. No período de ocupação muçulmana tinha muralhas de defesa e após a reconquista cristã foi vila, com foral outorgado pelo rei D. Dinis, em 1283.
O progressivo assoreamento da ribeira de Pedra Alva, que corre perto, e a formação do cordão de dunas da Ria Formosa afastaram Cacela do mar e das atividades marítimas, contribuindo para a redução da sua população. O golpe de misericórdia foi dado pelo terramoto de 1755, que devastou o pouco que já então restava da povoação, o que justificou a perda do estatuto de vila e a sua posterior integração no termo da “pombalina” Vila Real de Santo António. Hoje, Cacela Velha é uma pequena povoação de agricultores e pescadores, de brancas casas térreas, de um magnífico miradouro sobre o mar e de vastos areais da Ria Formosa.
Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Cruzeiros no Guadiana
Gastronomia Local
Terra de pescadores quer dizer peixe fresco, como os bons sargos, robalos, carapaus e sardinhas que fazem o prazer de quem gosta de peixe grelhado.
No marisco, merecem referência especial as amêijoas e conquilhas, apanhadas nos areais durante a maré baixa, e os mais aristocráticos camarões e lagostas.
As receitas tradicionais incluem várias formas de preparar o atum fresco ou salgado, que vão do espesso bife, a que não faltam a cebola e o louro para dar sabor, à estupeta em que ao atum se junta uma refrescante salada de pimentos, tomate e cebola. E quem resiste aos deliciosos choquinhos com tinta, que deixam a boca negra, mas sabem divinalmente?
Para encerrar a refeição, nada melhor que uma sumarenta laranja ou os doces típicos do Algarve.
Isla Canela
Dada a proximidade da vizinha Espanha, bastando apenas atravessar a ponte em Castro Marim, nada como aproveitar a estadia no município de Vila Real de Santo António para dar um pulinho até à Isla Canela, o Resort espanhol mais a oeste de Espanha ou, caso prefira aproveitar para alguns dias de férias.
Ayamonte / Férias em Vila Real de Santo António
Outra opção em Espanha, aproveitando a proximidade é Ayamonte e aproveitar para fazer umas compras.
Edificio Hotel Guadiana - Grand House - Relais & Chateaux
Um dos principais cartões-de-visita de Vila Real de Santo António, foi requalificado e renovado dando origem a um luxuoso 5 estrelas da cadeia Relais & Chateaux, um hotel de estilo Belle Époque que honra, na perfeição, a rica história deste magnifico edifício datado de 1926.