Antiga capital do território das Antilhas Holandesas, Willemstad é a capital de Curaçao.
Com uma população de 125.000 habitantes, Willemstad combina as comodidades de uma cidade grande com os encantos de uma cidade pequena.
Como chegar a Willemstad:
Aeroportos em Destaque
Aeroporto Internacional Hato (CUR) 9 km
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em Willemstad
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Willemstad
O que fazer em Willemstad / o que visitar em Willemstad:
O centro histórico de Willemstad
O centro histórico de Willemstad, Patrimônio Mundial da UNESCO, é onde a herança colonial holandesa de Curaçao ganha vida através de museus, mercados e uma movimentada cultura de cafés. Deambular pelo distrito e absorver seus ritmos é um verdadeiro prazer. Segundo o governo, existem 750 edifícios históricos na cidade.
Apesar de Willemstad estar em constante evolução e crescimento, a capital sabe preservar o seu património, tornando-a numa das cidades mais interessantes do Caribe.
Localizada 12 graus ao norte do Equador, a ilha de Curaçao desfruta de um clima quente e ensolarado durante o ano todo. Apesar de algumas oscilações nas temperaturas médias em meados dos anos 80, os ventos alísios tornam a temperatura do ar bastante confortável. O sol é ocasionalmente interrompido durante a estação chuvosa de outubro a fevereiro, mas as chuvas são curtos e geralmente ocorrem à noite.
O clima excelente faz com que grande parte da vida em Willemstad ocorra no exterior, nas ruas, pátios e parques.
A capital é extremamente adequada a pedestres, e as muitas ruas facilitam a exploração da cidade a pé.
Willemstad divide-se em dois distritos distintos: Punda e Otrobanda, ligados pela ponte Queen Emma.
Punda, Willemstad
Situada na margem leste, Punda foi fundada quando os holandeses tomaram a ilha da Espanha no início do século XVII. Os novos líderes construíram o Forte Amsterdão logo após o desembarque na ilha, e rapidamente se tornou no mais importante dos oito fortes do país. Patrimônio Mundial da UNESCO, o forte agora abriga um museu, vários escritórios do governo e a residência do governador.
Otrobanda, Willemstad
Otrobanda, conhecido como o "outro lado" do rio, foi estabelecido algumas décadas depois de Punda. O distrito cresceu rapidamente quando os escravos libertos começaram a migrar para lá, formando o primeiro centro urbano do país. Hoje, Otrobanda continua sendo um importante centro cultural e é o lar de muitos dos artistas, políticos, músicos e profissionais notáveis do país. O labirinto de ruas e ruelas sinuosas é excenete para explorar a pé, onde grandes residências antigas dão ao bairro um charme íntimo. Pintadas em cores atraentes, como verde-abacate, rosa-goiaba e laranja-manga, as casas são exemplos vibrantes da arquitetura caribenha.
A população da cidade inclui mais de 50 nacionalidades diferentes, e as diversas raízes da ilha são comemoradas no Museu Kura Hulanda em Otrobanda. O fascinante museu antropológico faz fronteira com a praça onde os holandeses leiloavam escravos, e a coleção inclui uma recriação emocionante do porão de um navio de escravos. Outras exposições mostram relíquias dos impérios da África Ocidental, ouro da era pré-colombiana e obras de arte de toda a região.
Compras em Willemstad
Graças à sua abundância de lojas duty-free, Willemstad é um autêntico paraíso para compras. Para uma experiência de compra mais tradicional, vá ao mercado flutuante que tem lugar no rio, no lado de Punda, todas as manhãs. Dezenas de vendedores venezuelanos chegam às 6h30, trazendo consigo as mais frescas mangas, mamão e produtos exóticos, além de ervas, especiarias e peixe.