Sempre lembrada desde 2020 como cidade onde foi detetado pela primeira vez o Covid 19, em Dezembro de 2019, Wuhan é a cidade mais populosa do centro da China conta com um rico património histórico e cultural, além de muitas atrações turísticas dignas de visita.
É uma cidade moderna próspera com muitos contrastes, com arquitetura que varia do chinês tradicional ao europeu do início do século XX, além de muita arquitetura contemporânea.
Wuhan é a capital e maior cidade da província de Hubei na China. É a cidade mais populosa da China Central, com uma população de mais de 10 milhões de habitantes, sendo a sétima cidade mais populosa do país.
Wuhan situa-se na planície oriental de Jianghan, no meio do cruzamento do rio Yangtze com o rio Han. Surgindo de um conglomerado de três cidades, Wuhan possui atualmente estatuto administrativo sub-provincial.
Atualmente, Wuhan é considerada o centro político, económico, financeiro, comercial, cultural e educacional da China Central. É um importante centro logístico, com dezenas de ferrovias, estradas e vias expressas conectando-a a outras grandes cidades.
Devido ao seu papel fundamental no transporte doméstico, Wuhan é às vezes chamado de "Chicago da China" por fontes estrangeiras. A "via navegável dourada" do rio Yangtze e seu maior afluente, o rio Han, atravessam a área urbana e dividem Wuhan nos três distritos de Wuchang, Hankou e Hanyang.
A Barragem das Três Gargantas, a maior central de de energia do mundo, fica nas proximidades. A cidade também é o lar de vários institutos notáveis de ensino superior, incluindo a Universidade de Wuhan, classificada em terceiro lugar em todo o país em 2017, e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong.
Como chegar a Wuhan
Tratando-se de uma metrópole moderna, é relativamente fácil viajar de e para Wuhan. O Aeroporto Internacional de Tianhe fica a 20 km de distância da cidade, a cerca de 20 minutos de carro.
O aeroporto conta com várias rotas domésticas e internacionais, diariamente, com ligações com Pequim, Xangai, Hong Kong, Los Angeles e São Francisco, entre outras. Existem autocarros com carreiras regulares entre o aeroporto e o centro de Wuhan.
Existem três estações ferroviárias na cidade que operam com comboios de alta velocidade para muitos destinos na China continental, o que facilita a chegada de grandes centros como Pequim e Xangai. Como um porto no rio Yangtze, muitos turistas também chegam e partem da cidade de navio de cruzeiro.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Quando Visitar Wuhan
Wuhan é conhecido como um dos "quatro fornos" da China devido ao seu clima quente. Os verões são bastante quentes e húmidos, enquanto os invernos são frios e igualmente húmidos. A melhor altura para visitar Wuhan é de Março a Maio, uma altura em que as temperaturas são mais amenas e coincide com o período das cerejeiras em flor, o que acrecenta bastante cor e beleza à cidade.
Onde ficar em Wuhan
A oferta de alojamento turístico é vasta e variada em Wuhan, indo ao encontro de todos os gostos e orçamentos.
Marco Polo Wuhan é um dos hotéis 5 estrelas mais luxuosos da cidade, com uma excelente localização, perto de muitos bares e restaurantes. Também possui uma piscina coberta, ginásio e spa, além de quartos espaçosos e bem decorados, com amplas janelas com vista para a cidade. O pequeno-almoço buffet garante que esteja totalmente preparado para um dia de passeio e os dois restaurantes oferecem uma variedade de culinária cantonesa e lanches locais, caso regresso ao hotel com fome.
Para uma escolha mais económica em termos de preço, o Mercure Wuhan Changqing Park é uma excelente escolha. Com quartos modernos com todas as facilidades e tudo o que espera desta conceituada cadeia hoteleira, um quarto standard inclui o uso do ginásio e e salas de reuniões, bem como café o pequeno-almoço buffet.
Caso viaje com orçamento limitado, o BooGoo Inn é uma opção a ter em conta. Este hotel charmoso possui interiores peculiares e uma variedade de quartos ou dormitórios particulares, além de banheiras de hidromassagem, um terraço ao ar livre e um restaurante no local ou área de cozinha compartilhada - um lugar perfeito para relaxar e encontrar-se com outros viajantes.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Wuhan
Como se deslocar em Wuhan
Viajar pela cidade de Wuhan é bastante simples; autocarros circulam regularmente nas principais atrações turísticas da cidade. Uma viagem de autocarro custa cerca de ¥ 1, mas certifique-se que estuda bem a rede já que os autocarros funcionam com sistema de autoatendimento.
O metro é, como em qualquer grande cidade, a forma mais eficiente de viajar pela cidade, e atualmente existem cinco linhas em operação. Os táxis operam em toda a cidade, tornando a locomoção conveniente. As taxas de começam em ¥ 10, mas é recomendável negociar antecipadamente o preço antes de fazer viagens de táxi de longa distância.
Gastronomia e bebidas em Wuhan
A gastronomia de Wuhan é centrada nos frutos do mar, com muitos pratos de peixe de água doce em destaque nos menus locais. O sabor típico difere da culinária cantonesa ou de Sichuan nas suas especiarias leves e sabores fortes, bem como no delicado e complexo equilíbrio de sabores dos pratos.
Dos principais restaurantes para experimentar comida local destacam-se o Kanglong Tiazi e o San Wu Chan, ambos com duas filiais na cidade. Também poderá experimentar o restaurante Fu Sheng e o Xiao Lan Jing. Se é adepto da comida de rua, encontrará imensos vendedores e bancas de comida de rua nos principais pontos de compras.
Wuhan também tem uma emocionante cultura de vida noturna, com jovens e empresários concentrando-se nos bares de karaoke, ou a assistir a cocetros de bandas rock nos bares locais.
O que Fazer em Wuhan / o que visitar em Wuhan
Wuhan é uma cidade cheia de atrações tradicionais e modernas e para absorver tudo, nada melhor que optar por alguns passeios organizados de modo a optimizar o seu tempo de férias ao máximo.
Rio Yangtze
Apesar do muito que existe para ver e fazer em Wuhan, o Rio Yangtze é um dos principais atrativos da cidade, não só pela sua incrível beleza, como também pelo facto de estar incorporado à cultura secular de Wuhan.
Os cruzeiros pelo rio Yangtze são uma das actividades mais populares graças aos seus luxos incríveis. Autênticos hotéis a circular ao longo do Yangtze, alguns deste cruzeiros contam com imensas coisas para tornar sua viagem incrível.
Yellow Crane Tower
Localizada nas Colinas de Cobras, a Yellow Crane Tower é conhecida como "A primeira paisagem sob o céu" e também é considerada o símbolo da cidade de Wuhan. Do alto da torre, poderá desfrutar de uma vista panorâmica do rio Yangtze e da ponte Yangtze. Não importa quantos dias passe na cidade, os passeios em Wuhan serão incompletos sem a visita à Yellow Crane Tower e ao Rio Yangtze.
Museu da Província de Hubei
O Museu da Província de Hubei é considerado um dos melhores museus da China. Está dividido em três sectores distintos, o Chime Bells Exhibition Hall, o Chu Culture Exhibition Hall e o Comprehensive Exhibition Building. Os itens escavados da tumba do Marquês de Yi são exibidos aqui, incluindo seus caixões, múmias, artigos de madeira e pedra e produtos de bronze de 433 aC.
Guiyuan Temple
Um famoso centro de meditação budista de Wuhan, o Templo Guiyuan, com suas esculturas de importância histórica no interior, é simplesmente fantástico. Foi construído na dinastia Qing e mais tarde desempenhou um grande papel na divulgação do budismo na cidade de Wuhan e nas áreas próximas.
Seus passeios em Wuhan podem fazer com que sinta a verdadeira essência da natureza, misturada com a cultura e instalações modernas. A área cênica do Lago Mulan Heaven, também conhecida como "Vale Jiuzhaigou de Hubei", é um ponto turístico popular onde poderá apreciar a beleza natural. Existe um resort de lazer onde poderá desfrutar de diversas atividades.
Um passeio ao lado de East Lake, também conhecido como "um lago com 99 baías" é outra das actividades altamente recomendáveis em Wuhan. Aqui poderá explorar a cultura Chu, ver jardins e observar pássaros marinhos voando e dançando neste local. O Heptachord Terrace e o Monte Wudang também são lugares adoráveis para visitar durante as excursões em Wuhan.