Sobre o Uzbequistão

Uzbequistão

Aqui encontra algumas informações úteis para a sua viagem e estada no Uzbequistão

O Clima no Uzbequistão

Clima continental com verões muito quentes e invernos muito rigorosos.

 

Línguas

Russo, Uzbeque e Tadjique.

 

 

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local é o Som.

O dólar americano é uma divisa reconhecida e só deverá ser trocada nas casas de câmbio oficiais. Os ATM (caixas multibanco) são escassos. Os cartões de crédito são apenas aceites nos principais hotéis e nalguns restaurantes. As taxas de serviço cobradas podem, porém, ser elevadas, dependendo dos preçários das instituições bancárias emissoras dos cartões

 

 

Regime de entrada e estada no Uzbequistão

A partir de 1 de Fevereiro de 2019, mas apenas para estadias inferiores a 30 dias, deixará de ser necessário visto para o Uzbequistão para os titulares de Passaporte Português (comum, serviço ou diplomático).

É no entanto necessária a prévia e atempada obtenção do visto adequado para os cidadãos Portugueses que pretendam permanecer por mais de 30 dias em território do Uzbequistão.

Aconselha-se que para qualquer informação ou esclarecimento oficial sobre vistos e outras questões relacionadas seja feita consulta direta à Secção Consular da Embaixada do Uzbequistão em Paris.

Poderão igualmente ser encontradas informações úteis no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uzbequistão.

 

Atenção: Os Portugueses que permaneçam mais de três dias úteis em território uzbeque devem obrigatoriamente registar-se junto da delegação local do Ministério do Interior (OVIR). Os principais hotéis procedem normalmente a esta formalidade. No caso de visitas privadas ou de negócios é o anfitrião que deverá efectuar o registo. Em qualquer dos casos, aconselha-se a que os interessados confirmem os respectivos registos.

Todos os visitantes Portugueses deverão abandonar o território uzbeque até 30 dias após a data da sua entrada no país ou dentro do prazo indicado no respectivo visto. Avisa-se que incorrerão em responsibilidade administrativa passível de pesadas multas e por vezes demorados processos todos aqueles que não respeitem aqueles prazos.

O governo do Uzbequistão efectua um controlo rigoroso de todas as passagens fronteiriças oficiais. As viagens para o Uzbequistão por caminho-de-ferro ou vias rodoviárias implica por vezes uma saída breve para países vizinhos. Aconselha-se os viajantes a solicitar vistos de múltiplas entradas e um visto específico para o país vizinho em questão, com vista a evitar demoras durante a viagem.

Restrições Aduaneiras: Deve ser declarada obrigatoriamente junto dos serviços alfandegários, quer à chegada quer à partida, em formulário próprio, a totalidade da moeda estrangeira de que o visitante seja portador. À chegada, se o seu montante for superior a 5000 USD, será cobrada uma taxa de 2%.

O duplicado do formulário entregue à chegada deverá ser conservado e apresentado naqueles serviços à saída do país.

 

 

Condições de segurança no Uzbequistão

Sensíveis.

 Uzbequistão localiza-se numa zona do planeta de elevado risco sísmico. Em caso de sismo devem ser seguidas integralmente todas as instruções e orientações das autoridades locais e contactados os familiares ou amigos mais próximos, bem como a Secção Consular da Embaixada de Portugal em Moscovo.

Avisa-se os cidadãos de que ainda há um risco de ocorrência de ataques terroristas ou de violência/instabilidade/distúrbios civis localizados. Aconselha-se os cidadãos portugueses no Uzbequistão a usar de cautela quando viajarem na região.

Na sequência de conflitos na região e do alto risco de ataques terroristas, são desaconselhadas todas as viagens nas regiões fronteiriças com o Afeganistão, Tadjiquistão e Quirguistão (risco de infiltrações de militantes armados e perigo de explosão de minas anti-pessoal).

Os visitantes devem ter presente de que ocorreram recentemente incidentes terroristas no Uzbequistão.

Desaconselha-se viagens não essenciais a áreas do Uzbequistão que façam fronteira com o Afeganistão. Deverá igualmente usar-se de precaução nas áreas vizinhas do Tadjiquistão e do Quirguistão. As fronteiras do Uzbequistão são potenciais pontos de atritos e diversas áreas não controladas podem estar minadas. As fronteiras estão sujeitas a encerramento sem pré-aviso.

Dado o potencial de instabilidade existente em regiões do Quirguistão que fazem fronteira com o Uzbequistão, os visitantes do Vale de Fergana devem estar conscientes das elevadas tensões e usar de precaução, especialmente ao longo da fronteira Uzbeque-Quirguize.

Convém tomar as precauções habituais nas cidades, locais turísticos e nos mercados (“bazars”) onde ladrões surgem com frequência. Registam-se ocasionalmente problemas com falsos polícias (ou polícias fora de serviço).

Deverá transportar consigo uma cópia do passaporte, mantendo o original em lugar seguro. Deverá igualmente ser portador de receitas médicas relacionadas com medicamentos que transporte consigo.

Não é aconselhável circular durante a noite.

Aconselham-se os visitantes nacionais, inclusive os visitantes de curto prazo, a registar-se no Gabinete de Emergência Consular do MNE.

 

 

Transportes no Uzbequistão

Não é possível alugar um veículo sem motorista.

Infra-estruturas rodoviárias – O mau estado de conservação das estradas leva a uma circulação difícil e perigosa, incluindo dentro das cidades. Os condutores e peões deverão prestar atenção ao comportamento, por vezes imprevisível, dos automobilistas locais. Em caso de acidente, deverá ser elaborado um auto pela polícia. O seguro não é obrigatório e a carta verde não é válida no país.

Os postos de abastecimento de combustíveis nem sempre estão aprovisionados.

Os postos de controlo de polícia são frequentes; por vezes, a polícia obriga ao pagamento abusivo de multas fictícias; convém negociar calmamente a redução do montante reclamado.

Infra-estruturas aéreas – Os procedimentos relativos à manutenção dos aviões nos percursos nacionais nem sempre são respeitados. Se possível, utilize um voo directo de uma das companhias aéreas europeias.

Infra-estruturas ferroviárias – As viagens de comboio são possíveis mas existe o risco de roubo e agressão. Não é aconselhável viajar sozinho, sobretudo durante a noite. Se tiver de o fazer, nunca abandone a sua bagagem e tranque a porta do compartimento por dentro.

 

 

Cuidados de saúde no Uzbequistão

Tem havido alguma melhoria no que concerne à prestação de cuidados de saúde no Uzbequistão, tendo-se assistido a uma redução na taxa de incidência de doenças infetocontagiosas, a uma certa melhoria de recursos materiais e à extensão da possibilidade de tratamento em especialidades até aqui muito limitadas, como é o caso de algumas especialidades cirúrgicas.

No entanto, adverte-se que a prestação de cuidados médicos, mesmo os considerados essenciais, nem sempre é da melhor qualidade, podendo mesmo nalguns casos ser considerada precária, em especial no que respeita a tratamentos mais complexos e/ou que requeiram certos tipos de medicação. A maioria dos hospitais encontra-se deficientemente equipada, com cuidados de higiene e segurança questionáveis. Se possível, deverão ser evitados todos os tratamentos não básicos ou essenciais, e estes apenas em caso de emergência. Em caso de necessidade de tratamento e acompanhamento médico há a possibilidade de a companhia de seguro proceder ao encaminhamento do caso para a Europa ou para outros países, como a Índia.

É aconselhável beber apenas água engarrafada ou filtrada.

Vacinas que deverão estar em dia: tuberculose, difteria, tétano, pólio, hepatite A e B e febre tifóide.

Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Uzbequistão.

Números úteis:

Associação SORIZ (médicos anglófonos)

80, Musakhanova Street, Tachkent

Tel: (00.998.71) 133.75.09 / 133.50.86

Urgência: (00.998.90) 185.43.21 ou 108.88.10

Fax: (00.998.71) 132.14.87

 

Tashkent International Medical Clinic (TIMC) – médicos estrangeiros e nacionais

6, Minghar Street, Tashkent

Tel: (00.998.71) 126.60.91 ou 92

Urgência: (00.998.90) 195.60.93

Fax: (00.998.71)126.60.93

 

 

 

Informações úteis

A posse ou consumo de droga são severamente punidos por lei.

Tirar fotografias pode por vezes incomodar as autoridades. Deverá verificar as condições circundantes, especialmente em locais próximos de aeroportos e postos de polícia ou militares.

A homossexualidade é ilegal.

Convém respeitar a sensibilidade dos habitantes do Uzbequistão, país essencialmente muçulmano, sobretudo ao nível do vestuário e dos comportamentos.

O Uzbequistão está situado numa zona sísmica activa.

Não existe representação diplomática portuguesa no Uzbequistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo.

Em caso de emergência consular, um cidadão nacional pode solicitar protecção a qualquer Embaixada da UE representada no país.

Encontram-se representados localmente os seguintes países da UE: Alemanha, Bélgica, Bulgária, R. Checa, França, Itália, Letónia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Reino Unido.

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo