Sobre as Honduras

Honduras

Aqui encontra algumas informações úteis para a sua viagem e estada nas Honduras.

É exigida vacina contra a Febre-Amarela a viajantes provenientes de países onde a doença é endémica ou se esteve num destes países durante as 4 semanas anteriores à viagem às Honduras.

Os níveis de insegurança têm melhorado mas permanecem elevados, particularmente nos centros urbanos (Tegucigalpa, Ceiba e San Pedro Sula). É totalmente desaconselhado fazer viagens durante a noite.

Existe atualmente um fluxo migratório massivo das Honduras para o México, passando pela Guatemala, o que torna a região fronteiriça um local pouco seguro.

 

 

O Clima nas Honduras

Norte: clima quente e húmido; Centro: clima fresco; Sul: quente e seco. As regiões de maior altitude registam temperaturas médias de 15º C e as mais baixas atingem temperaturas médias de 30º C.

As Honduras situam-se numa área de elevado risco sísmico e propícia a fortes tempestades e furacões. Na estação das chuvas podem ocorrer deslizamentos de terra. Estação das chuvas: de maio a junho e setembro a novembro, sendo a época de furacões de junho a novembro.

Qualquer informação sobre o clima e outros temas de proteção civil, consultar a página da COPECO http://www.copeco.gob.hn/

 

Línguas

A língua oficial é o castelhano.

Moeda local / sistema bancário

Moeda local: Lempira das Honduras.

Os cartões de crédito são em geral aceites nas grandes cidades. É mais seguro trocar dinheiro em hotéis ou bancos.

 

 

Regime de entrada e estada nas Honduras

Vistos

Não é necessário visto de entrada para estadias inferiores a 90 dias, mas é exigida a apresentação de um passaporte válido por 6 meses para além da data do fim da viagem.

Menores de idade que viagem sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais deverão apresentar uma autorização certificada para viajar, assinada por ambos os pais.

Os portadores de passaportes europeus podem entrar no país sem visto, para realizar turismo, durante 90 dias. Pode solicitar um prolongamento de 30 dias até um total de 120 dias na Dirección General de Migración y Extranjería (Colonia Las Cañadas, anillo periférico frente a la Universidad UTH) com o custo de 20USD, podendo solicitar residência sem sair do país.

 

 

Condições de segurança nas Honduras

As condições de segurança nas Honduras são muito deficientes, particularmente nos grandes centros urbanos (Tegucigalpa, Ceiba e San Pedro Sula). Os índices de criminalidade são muito elevados (tendo das maiores taxas de homicídios em países que não se encontram em guerra), incluindo a extorsão e os ataques à mão armada por parte dos "Maras", i.e. grupos de jovens delinquentes.

Todos os viajantes devem observar medidas de autoprotecção, evitando zonas isoladas e multidões. Não deve exibir bens de valor e não se deve oferecer resistência em caso de agressão/assalto, sendo muito comum que a população ande armada. Evite viajar sozinho, particularmente à noite. Evite periferias urbanas e andar a pé. No caso das mulheres, deverá ser prestada especial atenção, dado o elevado nível de violência de género no país.

É recomendável um meio de transporte de confiança (do hotel ou familiar) que o leve desde e até ao aeroporto. Não é recomendado o uso de transportes públicos.

Zonas de risco elevado, que devem ser evitadas:

- em Tegucigalpa: sector de Comayagüela;

- em San Pedro Sula: Barrio Cabañas, colonia La Unión, San José 5, sudeste da 7ª Avenida, Sector Rivera Hernández;

- na zona ocidental do país, os municípios de La Entrada, Santa Rita e El Paraíso (Departamento de Copán);

- os troços da Carretera del Atlantico mais próximos da zona fronteiriça com a Guatemala;

- zona de La Mosquitia (Departamento Gracias a Dios).

Números de telefone importantes

- Polícia: 199;

- Cruz Vermelha: 195;

- Bombeiros: 198.

 

 

Transportes nas Honduras

Transporte aéreo

Aeroportos internacionais: Tegucigalpa, San Pedro Sula, La Ceiba, Roatan.

 

Transporte rodoviário

Os táxis devem ser chamados a partir do hotel e a tarifa acordada antes do início da viagem.

Pode usar a Carta de Condução portuguesa para conduzir nas Honduras durante os primeiros 3 meses de estadia, devendo ter um seguro adequado.

Em caso de acidente contacte a polícia (199) e os bombeiros (198), devendo permanecer no seu veículo.

Evite transportes públicos.

 

 

Cuidados de saúde nas Honduras

Em caso de deslocação e apesar de nenhuma vacina ser obrigatória, as vacinas contra as hepatites A e B são aconselhadas.

É exigida a vacina contra a Febre-Amarela se o viajante vem de um país onde a doença é endémica, se esteve num destes países nas 4 semanas anteriores à viagem, ou se esteve mais de 12 horas no aeroporto de um dos mesmos (Colômbia, Panamá, Peru, Argentina, Brasil, entre outros).

Existe risco de contrair dengue, malária, zika e chikungunya, devendo tomar precauções contra a picada do mosquito, incluindo o uso de repelente.

A rede sanitária e hospitalar pública é muito deficiente. Recomenda-se a utilização de estruturas de saúde privadas e a subscrição de uma apólice de seguro de viagem que cubra despesas de internamento hospitalar e uma eventual evacuação sanitária.

Somente a água engarrafada é aconselhável para consumo.

Endereços dos principais hospitais e clínicas:

Tegucigalpa:

- Hospital Hondureño de Seguridad Social - Tel: (00504) 2225 63 24;

- Hospital Materno Infantil - Tel: (00504) 2232 59 34;

- Hospital Escuela - Tel: (00504) 2232 23 22;

 

San Pedro Sula

- Hospital Maria Catarina Rivas – Tel: (00504) 2566 33 00;

- Hospital Regional Nor-Occidental (IHSS) – Tel: (00504) 2551 29 09.

 

 

Telecomunicações nas Honduras:

As telecomunicações são boas. O uso do telemóvel está generalizado. A rede móvel utiliza o sistema digital norte-americano.

Prefixo do país: 504

Número de emergência: 911

COPECO (proteção civil): 113

Cruz Vermelha: 195

Bombeiros: 198

Polícia: 199

 

 

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa nas Honduras, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal na Cidade do México.

Portugal tem um Consulado honorário em Tegucigalpa:

Cônsul honorário: Johannes Niehorster;

- Endereço: Avenida Juan Manuel Galvez, Edifício Festival, contiguo al Ina, Apartado Postal 15040, Kennedy, Tegucigalpa;

- Telefone: (00504) 239 50 66;


- Fax: (00504) 239 69 29.

 

É aconselhável manter o seu passaporte num lugar seguro, levando consigo uma fotocópia.

A posse e tráfico de drogas estão estritamente proibidos.

A homossexualidade não é ilegal, mas devem ser evitadas demonstrações públicas de afeto entre casais do mesmo sexo.

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo