A Suécia é uma Monarquia Constitucional. O Chefe de Estado é o Rei Carl XVI Gustaf e o Chefe do Governo é o Primeiro-Ministro Stefan Löfven.
A Suécia tem uma população de 10.182.961 habitantes (julho de 2018), com uma densidade populacional de 24.8 habitantes/km2.
O país tem uma extensão de 1.574 Km e uma largura máxima de 499 Km. As principais cidades são Estocolmo, Gotemburgo, Malmö e Uppsala.
O Clima na Suécia
Clima continental temperado. As zonas alpinas são mais frias e chuvosas que o resto do país. No Inverno a temperatura atinge valores negativos. O mês mais quente é Julho, época do ano em que a temperatura pode atingir os 30ºC.
Língua
A língua oficial é o Sueco. No entanto o Inglês é falado com fluência pela maioria da população.
Moeda local / sistema bancário
A moeda local é a coroa sueca e o sistema bancário eficiente. Os grandes centros urbanos dispõem de caixas automáticas ATM, sendo possível utilizar a maior parte dos cartões emitidos por bancos portugueses.
Regime de entrada e estada na Suécia
Para estadias de até 3 meses não é exigido visto para cidadãos portugueses ou titulares de residência permanente em Portugal, uma vez que Suécia integra o espaço Schengen, sendo o Cartão de Cidadão bastante para viajar entre Portugal e a Suécia.
Para estadias superiores a três meses deve ser efetuado registo junto da Agência de Impostos (Skatteverket), também ela responsável pelo registo da população imigrante oriunda dos países Schengen, e com delegações espalhadas pelo país (telefone: 00 46 77 156 75 67). É aconselhável que para qualquer interação com a referida entidade seja apresentado o Passaporte, uma vez que, por vezes, o Cartão de Cidadão poderá não ser aceite.
Condições de segurança na Suécia
Condições de segurança satisfatórias, devendo ser tomadas as precauções inerentes às grandes cidades. A polícia local circula regularmente nos centros urbanos, mantendo a ordem pública de forma eficiente.
Em caso de furto, para além da participação imediata à polícia, é conveniente a comunicação da ocorrência à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Estocolmo.
Números de telefone de emergência
Policia: 112
Assistência médica de emergência: 112
Contactos com a polícia em situações que não tenham caráter de emergência: 114 14;
Informações endereços e telefones: 118 118
Informações endereços e telefones internacionais: 118 119
Transportes na Suécia
Transporte aéreo
Aeroportos
Arlanda / Estocolmo (a 36 km da cidade com boas ligações por comboio expresso, meio mais rápido de deslocação até à Estação Central - cerca de 20 minutos - e autocarro);
Skavsta: Aeroporto internacional de menor tráfego;
Västeras: Aeroporto internacional de menor tráfego;
Bromma: a 8 km de Estocolmo e serve principalmente ligações internas.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Transporte rodoviário
Excelente rede de ligações de autocarros em todo o país.
Transporte ferroviário
Excelentes ligações a nível nacional e internacional através de Copenhaga.
Transporte marítimo
Ligações Marítimas de passageiros entre Estocolmo, Helsínquia, Tallin e Riga.
Cuidados de saúde na Suécia
Rede Sanitária: Excelente.
Hospitais principais:
Estocolmo
- Karolinska Universitetssjukhuset: Karolinska vägen, Solna, 171 76 Stockholm - Tel. 0851770000 -https://www.karolinska.se/?splitoption=splitdecision;
- Karolinska Universitetssjukhuset: Hälsovägen Flemingsberg, Huddinge, 14186 Stockholm - Tel. 0858580000 - https://www.karolinska.se/om-oss/hitta-till-karolinska/karolinska-huddinge/;
- Danderyd Sjukhusert: 18288 Danderyd - Tel. 0812355000 – www.ds.se
Gotemburgo
- Sahlgrenska Universitetssjukhuset: 41345 Gotemburgo - Tel. 0313421000 - www.sahlgrenska.se
Malmo
- Skane Universitetssjukhus: Södra Förstadsgatan 101, 20502 Malmö – Tel. 040331000 - http://vard.skane.se/skanes-universitetssjukhus-sus
Telecomunicações na Suécia
Rede telefónica funcional, sendo a utilização do telemóvel bastante alargada. As redes móveis de comunicações em Portugal têm acordos de "roaming" com empresas suecas, pelo que é possível utilizar telemóveis portugueses em todo o território sueco.
Informações úteis
Representação diplomática - Embaixada de Portugal em Estocolmo:
- Telefone: (0046) 854567060;
- email:
Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal
Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!
Antes da partida:
1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;
2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;
3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;
4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;
5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;
6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).
Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.
Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.
A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).
As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.
Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.
7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;
8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.
9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;
10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.
No destino:
1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;
2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;
3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;
4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;
5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;
6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;
7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.
8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.