Composto por densos arrozais verdes e rios sinuosos, o Delta do Mekong é diferente de qualquer outra região do Vietname.
Seja em terra terra firme ou flutuando com a corrente do rio, esta região está repleta de vida selvagem, pontos históricos e paisagens incríveis.
O Rio dos Nove Dragões, como os locais conhecem a área, é onde o Mekong se divide em nove braços separados, cruzando paisagens baixas antes de chegar ao mar.
A vida move-se muito mais devagar aqui e muitas vezes é cercada por água. Nem as casas, fazendas ou mercados escapam ao Delta do Mekong, assumindo uma marcante adaptação ao rio.
Onde ficar hospedado no Delta do Mekong:
Caso pretenda ficar hospedado no centro de toda a ação da região do Delta do Mekong, Can Tho é, sem sombra de dúvidas o destino a escolher.
Hotéis com desconto e promoções de férias em Can Tho
As melhores coisas para fazer no Delta do Mekong:
Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer no Delta do Mekong
Aldeias aquáticas
Das cidades tranquilas de Mỹ Tho e Bến Tre aos mercados flutuantes de Cần Thơ, das fazendas de flores de Sa Đéc às paisagens deslumbrantes e alagadas de Châu Đốc, há muito para mantê-lo ocupado no Delta. Siga para Mỹ Tho ou Bến Tre para ilhas verdejantes que contêm de tudo, desde pomares de frutas a fábricas de doces de coco. Em vez disso, vire para o oeste em direção a Vinh Long e você passará por Cái Bè, onde uma catedral colonial francesa fica à vista do famoso mercado flutuante da cidade.
Mercados flutuantes e casas antigas
Cần Thơ é a maior cidade da região. Em rápido desenvolvimento Can Tho depressa se tornou num centro adequado da região. Esta cidade ribeirinha descontraída possui sua própria coleção de atrações culturais, como o mercado flutuante de Cái Răng, o mais famoso de seu tipo no Mekong. Outras atrações incluem a Casa Antiga Bình Thuỷ, um excelente exemplo da arquitetura colonial francesa.
Entre na casa do amante
Sa Đéc abriga a antiga residência de Huỳnh Thủy Lê, um rico empresário chinês com quem a romancista francesa Marguerite Duras teve um caso. O relacionamento deles mais tarde serviu de inspiração para o romance de Duras, L'Amant (O amante) e sua adaptação para o cinema de 1992.
Observação de aves no Delta do Mekong
Os amantes da natureza vão com toda a certeza adorar a enorme coleção de santuários da vida selvagem do Delta, particularmente o lindamente verde Parque Nacional Tràm Chim, lar de um quarto de todas as espécies de pássaros encontradas no Vietname, incluindo o guindaste sarus, o pássaro voador mais alto do mundo. A poucos passos da fronteira com o Camboja, o Santuário Tra Su Bird guarda muitos animais selvagens alados em suas florestas inundadas.
Caso o seu roteiro de viagem só permita uma estadia de 24 horas no Delta do Mekong, visite Cần Thơ, o centro da região. Reserve algum tempo para explorar a cidade, parando no charmoso Pagode Ong à beira do rio e passeando pelo Píer Ninh Kieu antes de visitar o Museu Cần Thơ, bem como o Wat Pitukhosarangsay, o pagode Khmer local de Cần Thơ.
Reserve um barco de manhã cedo para o dia seguinte para ver o mercado flutuante. À noite, veja o mercado noturno e relaxe à beira do rio.
No início da manhã, embarque num barco para o Mercado Flutuante Cái Răng, onde você pode ver em primeira mão a agitação de um entreposto comercial na água. Você pode passar apenas algumas horas ou o dia inteiro explorando os muitos afluentes próximos. Se você chegar de volta ao cais a tempo, faça uma visita à Casa Antiga de Binh Thuy antes de retornar à cidade no final da tarde.
A melhor época para viajar pelo Delta do Mekong é durante a estação seca de outubro a novembro e em abril ou maio.
Transporte para o Delta do Mekong
Embora exista um aeroporto em Cần Thơ e um punhado de pequenos hangares em várias cidades do Delta, o principal meio de transporte nesta região é o aotocarro. Em alguns casos, os barcos estão disponíveis. Alguns operadores turísticos oferecem cruzeiros no rio Mekong de HCMC ao Camboja. Quer esteja usando transporte terrestre ou aquático, você precisará de uns dias extra para a viagem e para explorar o Delta do Mekong.
5 Cidades únicas no Delta do Mekong
Se existem destinos de viagem realmente imperdíveis do Vietname, a região do Delta do Rio Mekong é um deles.
Para além de cenários incríveis de beleza única, há uma considerável coleção colorida de cidades espalhadas ao longo das margens do rio Mekong, abençoadas com um céu azul deslumbrante, repleto de frutas exóticas e pontilhadas de mercados, templos e mansões da era colonial.
É um lugar ideal para relaxar numa rede ou navegar rio abaixo em uma sampana. É onde você fará suas refeições mais memoráveis no Vietname. E, claro, é onde encontrará os vietnamitas mais calorosos da região, bem como as minorias étnicas que construíram suas casas na água. Aqui estão cinco destinos no Delta do Mekong para os exploradores modernos.
Can Tho
Can Tho é a base ideal para sua primeira visita ao Delta. Aqui você tem o verdadeiro sabor da vida no Delta: dias dentro ou perto da água, vibrações descontraídas e comida de dar água na boca. Can Tho é, na verdade, uma grande cidade - a quarta maior do Vietname – mas, apesar do tamanho, a atmosfera é bastante relaxada. Faça um pequeno passeio de motocicleta para ver as ilhotas ao redor. Sob a sombra de bananeiras e goiabeiras, você passará por tanques de peixes, pomares de frutas e canais. Can Tho é cercado por um sistema de canais sonolentos. Por um valor irrisório pode alugar um barco a remo por algumas horas para passear por estes canais, parando em pequenas fábricas para ver como o papel de arroz e o macarrão são feitos à mão. Vários hotéis rústicos e casas de família em Can Tho oferecem quartos onde você pode relaxar com uma vista maravilhosa da água.
Muitos dos visitantes vêm a Can Tho para ver o Mercado Flutuante de Cai Rang. O mercado é um espetáculo fascinante de cor e atividade que começa por volta das cinco da manhã. Certifique-se de estar num barco às 6h da manhã para ver a névoa se dissipar na água e acompanhar a agitação do mercado durante os horários de pico. Pesados com cargas de frutas frescas da fazenda, barcos de todos os tamanhos fazem negócios no rio cor de caramelo. Pomelos, abacaxis e durians, entre outros, são comercializados por sacos de barco em barco. Pequenos barcos a remos navegam entre os barcos maiores, vendendo café, lanches e macarrão. Acompanhe um vendedor de hu tieu para o melhor pequeno-almoço de Can Tho: uma tigela fumegante de macarrão de tapioca, carne de porco fatiada e ervas aromáticas.
Se você gosta de mercados flutuantes, pergunte em seu hotel sobre os mercados flutuantes menores ao redor de Can Tho, onde você pode ver de perto as frutas vendidas pelos fazendeiros.
Cai Be
Poucos viajantes vêm a Cai Be, mas pode ser por isso que esta pequena cidade parece tão acessível e autêntica. A estrela do distrito de Cai Be é a ilhota Tan Phong - uma gota de terra exuberante envolvida pelo rio Tien Phong. Passeios de balsa fazem parte de todos os dias no Delta do Mekong, e você fará um curto, mas interessante, passeio de balsa para chegar à ilhota. Tan Phong é entrecruzado por canais e plantado com árvores frutíferas. A maioria dos residentes aqui são agricultores, que cultivam rambutans, mangostões e outras árvores frutíferas tropicais em lotes ao redor de suas casas. A melhor maneira de ver a ilhota é pegar uma sampana ou andar de bicicleta pelas ruas estreitas. Você se verá imerso na folhagem florida e verá em primeira mão como os habitantes locais vivem nesta parte do Vietname.
De volta ao continente, os mercados da cidade de Cai Be entram em ação ao amanhecer. As crianças vão para a escola, o sol brilha na água nas travessias de balsa e as bandeiras da Igreja Cai Be tremulam com a brisa do rio. Vá de bicicleta para ver o templo Cao Dai e explorar o mercado por conta própria. Se você ficar sem coisas para fazer, a melhor coisa que você pode fazer no Cai Be é comer. Coma rebuçados de gengibre com amendoim, banh mi fofinho com molho de pimenta, macarrão escorregadio banh canh em caldo de peixe e coma todas as frutas recém-colhidas e beijadas pelo sol que lhe forem oferecidas. Se precisar, você sempre pode tirar uma soneca na rede depois - é o que os vietnamitas fariam!
Chau Doc
Chau Doc é uma cidade de fronteira com todas as influências combinadas e vistas, sons e cheiros maravilhosos de uma cidade de fronteira. O rio Hau - às vezes chamado de rio Bassac - flui diretamente na frente da cidade. Barcos fluviais trazem produtos de longe para vender no amplo mercado de Chau Doc. O mercado é um caleidoscópio de comércio multicultural. No mercado úmido, flores, peixes fermentados, nozes e tamarindos são campeões de vendas. Em outros lugares, lojas com placas meticulosamente pintadas lidam com tudo, de chinelos de ouro a plásticos. As calçadas fora do mercado são onde você encontrará o melhor pão no estilo Chau Doc ca. Esta sopa de macarrão com cor de açafrão é feita com alho e pasta de peixe fermentada, peixe de rio, macarrão de arroz fresco, flor de banana, broto de feijão e flores crocantes điên điển. É uma refeição perfeitamente equilibrada que só é feita desta forma no Delta do Mekong.
Se você deseja uma visão não filtrada da vida nas profundezas do Delta, Chau Doc é um exemplo perfeito. Ao longo dos anos, as comunidades Cham, Khmer, Kinh (vietnamita) e chinesa se fundiram pacificamente na área.
Os Cham adoram em mesquitas delicadamente pintadas nas ilhotas, e os Khmer e os vietnamitas frequentam os pagodes budistas na colina sagrada de Nui Sam. O templo mais notável e mais movimentado de Chau Doc é Ba Chua Xu.
Duante os meses de abril, um festival de três dias atrai milhares de peregrinos a Ba Chua Xu, mas em qualquer dia o templo está fervilhando de devotos oferecendo porcos inteiros assados, pirâmides de frutas, flores de lótus e cheios de incenso e velas. Em contraste, Chua Hang (Cave Pagoda) é um enclave budista sereno, aninhado em uma colina. Do topo, você será recompensado com vistas fantásticas dos campos de arroz que se estendem até as montanhas do Camboja.
Sa Dec
O nome ‘Sa Dec’ tem conotações românticas para muitos visitantes. Afinal, foi aqui que a autora francesa Marguerite Duras viveu e ambientou seu romance de tirar o fôlego, ‘O Amante’. A casa do amante de Duras, Huynh Thuy Le, ainda está de pé hoje e está aberta ao público. A casa é um tesouro de nostalgia. Datado de 1895, é decorada com móveis antigos, vitrais e ladrilhos de cimento pintados. A história da família de Duras e seu relacionamento complicado colocaram Sá Dec para sempre no mapa literário. Mas além da casa na rua Nguyen Hue, Sa Dec tem inúmeras mansões e templos ornamentados em suas ruas à beira do rio. Passeie pelas ruas ao longo do rio para apreciar as joias arquitetónicas da cidade.
O mercado é o centro da atividade em Sa Dec e está repleto de produtos intrigantes. A parte de trás do mercado se estende até a água, onde os barcos podem entrar e sair facilmente. Apenas alguns quilómetros fora da cidade, é outra atração colorida. Os extensos viveiros de flores de Sa Dec cultivam milhares de plantas tropicais em estufas. Você pode caminhar por essas estufas e viveiros ou tirar fotos em estações especiais projetadas para Instagrammers. Sa Dec é uma das cidades mais calmas do Delta, mas suas lindas fazendas de flores e influências coloniais remanescentes encantam os viajantes de passagem.
Ben Tre
Ben Tre é uma das cidades mais próximas da cidade de Ho Chi Minh e, por isso, é um destino de fácil acesso num passeio de um dia. No entanto, como todas as províncias do Delta do Mekong, Ben Tre tem seus próprios locais secretos onde você pode facilmente se esconder numa casa de família à beira do rio por vários dias. Esteja você vindo para uma viagem rápida ou um retiro mais longo, Ben Tre oferece tesouros a cada momento. Um passeio de barco ao longo dos canais orlados de palmeiras nipa é uma ótima opção. A maioria dos passeios de barco para numa fábrica de transformação de coco doce, onde você pode saborear tantos doces de coco quanto quiser enquanto observa o processo desde a colheita até o empacotamento.
Estradas e pistas tranquilas circundam a cidade, levando ao campo. Suba numa bicicleta para se aprofundar neste país das maravilhas tropical, cheio de palmeiras imponentes e canais em tons de verde-oliva. Você pode passar seu tempo observando como a tecelagem é feita para criar esteiras coloridas, visite uma fábrica de tijolos para ver os tijolos formados e queimados em enormes fornos ou suba em uma sampana para um relaxante passeio de barco a remo na água. O destaque de qualquer dia aqui é, claro, a comida. Mime-se com um almoço clássico Ben Tre de peixe orelha de elefante frito, enrolado com pepino, abacaxi, ervas e macarrão de arroz e mergulhado em molho de peixe leve.
Se você tem apenas um dia para visitar Ben Tre, reserve sua viagem com o provedor local SaigonTourist. O passeio inclui transferas saindo da cidade de Ho Chi Minh, dois passeios de barco, uma visita a uma casa ancestral no campo e um almoço incrível. Seus guias bem treinados, que falam inglês, guiarão sua exploração do início ao fim.
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado
Organize as suas viagens de férias aqui
Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.
Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.
Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.
Voos
Hotéis