Férias em Santiago de Compostela, cidade famosa pela Catedral de Santiago, local de peregrinação e final da rota dos caminhos de Santiago. Suas ruelas de paralelepípedos e praças históricas emanam charme medieval.
Férias em Santiago de Compostela, Espanha
Prove a gastronomia local em tabernas acolhedoras, onde pratos como pulpo à galega (polvo com batatas) são imperdíveis. Durante as férias, explore a Plaza del Obradoiro e desfrute da atmosfera vibrante. Seja absorvendo a espiritualidade na catedral ou explorando a arquitetura única, Santiago de Compostela oferece uma experiência única para os viajantes que buscam cultura, história e beleza.
Destino final de uma cansativa jornada de peregrinação e suposto local de descanso de um dos 12 apóstolos, Santiago de Compostela é uma cidade com uma riqueza artística e histórica impressionante. É um dos destinos mais importantes do mundo católico.
Onde ficar durnta as férias em Santiago de Compostela:
A melhor seleção de Hotéis com desconto em Santiago de Compostela
Santiago de Compostela é uma das cidades mais históricas e religiosamente importantes de Espanha.
Esta pequena cidade é o coração da Galiza e é conhecida como o ponto final do famoso percurso pedestre de longa distância, El Caminho de Santiago, um percurso que durante séculos foi percorrido por peregrinos e hoje também por turistas.
Santiago de Compostela é considerado o local de descanso final de São Tiago, um dos doze apóstolos originais. Por esse motivo, a cidade ocupou um lugar de prestígio na história espanhola.
O que fazer durante as férias em Santiago de Compostela / O que visitar em Santiago de Compostela:
Irá necessitar de muito tempo para ver o centro antigo e seu rico conjunto de igrejas, mosteiros e praças imponentes que tomaram forma em torno do local de peregrinação dos anos 900 em diante.
Os principais monumentos pertencem todos à UNESCO e são maravilhosas conquistas arquitetónicas com detalhes como esculturas românicas que foram preservadas por mil anos.
Para além de toda a beleza e do rico património histórico e religioso, Santiago de Compostela tem uma localização perfeita para ser uma excelente base para explorar o resto da Galiza.
A selvagem costa atlântica fica a uma curta distância de carro, e aqui você pode encontrar vilas de pescadores rurais, paisagens incríveis e ondas enormes.
As cidades de Leão ou Coruña não estão muito longe, e você poderá passar uma eternidade explorando as comunidades locais em busca de comida, tapas e bons vinhos, que com certeza encontrará em todos os lugares.
A não perder durante as suas férias em Santiago de Compostela:
Caminhos de Santiago / Férias em Santiago de Compostela
Ao chegar a Santiago de Compostela, existe uma grande possibilidade de que muitas das pessoas que circulam pelas ruas tenham percorrido um longo caminho para chegar aqui.
O Caminho de Santiago é uma rede de trilhos em toda a Europa que convergem em Roncesvalles e Jaca perto da fronteira com a Espanha e, em seguida, continua a rota de 800 km a oeste através do norte da Espanha até Santiago.
É uma peregrinação católica ao suposto local de descanso final do santo na catedral.
Para conhecer a paisagem galega poderá experimentar percorrer um pequeno troço do percurso, marcado pela famosa vieira.
Catedral de Santiago de Compostela
Nada mais, nada menos do que o objetivo final dos peregrinos que caminham centenas de quilómetros.
É aqui, nesta Catedral, que supostamente São Tiago está sepultado. A Catedral de Santiago de Compostela é uma peça suprema da arquitetura românica e um dos edifícios mais icônicos da Espanha.
A cidade inteira foi construída em torno deste monumento e, a 10.000 metros, você precisará de muito tempo para explorar cada canto e fenda.
As escavações estão em andamento e há um Museu da Catedral no qual você pode entrar por uma pequena taxa para ver os itens recuperados.
Grande parte do interior é em estilo barroco, como o Altar-Mor de prata, onde a Missa da Peregrina acontece todos os dias ao meio-dia.
Pórtico de la Gloria / Férias em Santiago de Compostela
Uma atração à parte, o Pórtico de la Gloria é o portão principal da catedral de Santiago de Compostela e trata-se de um portal incrível, com incríveis esculturas românicas feitas pelo escultor local Maestro Mateo no final dos anos 1100.
É justo dizer que este foi o trabalho de sua vida:iniciado em 1168 e concluído em 1211, seis anos antes de sua morte.
De acordo com os termos do contrato, o pobre coitado teria que pagar 1000 moedas de ouro se tivesse decidido desistir a qualquer momento.
Ao todo são 200 esculturas e, como conjunto, é considerado o auge da arte românica em Espanha.
Praza do Obradoiro
Esta vasta praça é dominada pela fascinante fachada barroca da catedral, e quando olhar ao redor,verá obras-primas que abrangem 700 anos da história da cidade até o século XVIII.
No centro, há uma laje de pedra marcando o “quilômetro zero” dos Caminhos de Santiago.
É um cenário devidamente monumental para os fogos-de-artifício que acontecem no dia 24 de julho, véspera do Dia de São Tiago.
Se vier para este festival, tem que ir a uma padaria e comprar uma Torta de Santiago, feita com amêndoas moídas e polvilhada com açúcar.
Também na praça estão o claustro da Catedral, o Palácio Episcopal de Xelmírez e o neoclássico Palacio de Raxoi, hoje sede da Câmara Municipal.
Casco Historico / Férias em Santiago de Compostela
No interior das muralhas da cididade de Santiago de Compostela, terá certamente a sensação de se encontrar num local de filmagem.
O posto de turismo de Santiago permite que você faça o download de um mp3 que poderá ouvir enquanto percorre um lânguido passeio de três horas pelos mais prestigiosos pontos turísticos do centro histórico da cidade, conduzindo-o a todas as principais praças e terminando no frondoso Parque da Alameda.
A pequena Rúa do Franco, que liga o Prazo do Obradoiro, é uma linda rua antiga, uma esguia artéria pedonal entre velhas casas de pedra onde se encontram muitos dos melhores restaurantes da cidade.
Mosteiro de San Martiño Pinario
O Mosteiro de San Martiño Pinario foi fundado no século IX por um grupo de monges beneditinos que se estabeleceram na cidade após receberem a notícia da descoberta dos restos mortais de São Tiago.
O que é visível nos dias atuais data do final do século 15, o resultado de uma injeção de riqueza depois que o mosteiro se tornou parte da Congregação Beneditina da cidade de Valladolid.
A igreja é uma poderosa peça de arquitetura barroca, considerada uma das mais espetaculares da Espanha.
Confira os detalhes impressionantes da talha e admire os retábulos do arquitecto Fernando de Casas Novoa, do século XVIII.
Parque de la Alameda / Férias em Santiago de Compostela
Os parques urbanos da Galiza são diferentes do resto da Espanha porque o clima torna os relvados fáceis de cultivar.
É o caso do Parque de la Alameda, que tem grandes áreas relvadas, além de castanheiros, carvalhos, eucaliptos, ciprestes e palmeiras que sombreiam os seus caminhos.
Confira a avenida central iluminada a gás, que ilustra uma peculiaridade da sociedade espanhola do século 19: Existem diferentes caminhos, dependendo de sua classe social.
Os vários canteiros de flores, lagos, esculturas e fontes tornam a Alameda um lugar adorável para se estar, mas as vistas da Catedral são o que ficará com você depois que você sair.
Praza da Quintana
Esta praça é completamente isolada pelos majestosos monumentos do Casco Historico. O lado leste é bloqueado pela parede alta e plana do Mosteiro de San Paio de Antealtares.
Este foi fundado nos anos 800 para cuidar do túmulo de São Tiago, que havia sido descoberto recentemente.
No lado oeste, é claro, está a torre do relógio da Catedral de Santiago.
Este é o nome de Berengial, em homenagem ao arcebispo Berenguel de Landoira, que supervisionou sua construção em 1300.
Descendo as escadas, a parte inferior da praça era na verdade um cemitério até o final do século XVIII.
Mercado de Abastos / Férias em Santiago de Compostela
O Mercado de Abastos está neste local há 300 anos que é considerado um dos mercados mais bonitos de espanha.
O edifício atual, que data de 1941, foi projetado para combinar com a arquitetura da cidade e tem a aparência de uma igreja românica com suas paredes de pedra e longos arcos e janelas.
Como a maioria dos mercados centrais da Espanha, é o lugar ideal para testemunhar a vida cotidiana.
As bancas permanentes estão instaladas em arcos voltados para um corredor central, vendendo queijos locais, carnes curadas e peixes e mariscos frescos do Atlântico.
Barracas temporárias também são montadas na entrada, vendendo frutas e verduras.
Colegiata de Santa María del Sar
Mesmo contra a bela arquitetura de Santiago, esta pequena igreja colegiada é especial.
É um edifício românico construído em 1100 junto ao rio Sar.
Poucas coisas mudaram nos anos seguintes, exceto contrafortes que foram acrescentados nas laterais em 1700 para tornar a estrutura um pouco mais sólida.
Mesmo agora, a igreja tem uma aparência ligeiramente vacilante.
Os detalhes mais bonitos são a pia batismal, que data da consagração da igreja, assim como o claustro.
Reserve um tempo para admirar o detalhe da cantaria do claustro: Os arcos e capitéis foram talhados pelo Maestro Mateo, responsável por muitas talhas na catedral.
Hostal dos Reis Católicos / Férias em Santiago de Compostela
Nos anos 1400, os Reis Católicos Fernando e Isabel percorreram o Caminho de Santiago pelo norte da Espanha.
Depois de concluí-lo, eles forneceram à rota de peregrinação uma nova infraestrutura, incluindo igrejas, pontes e albergues.
E esta pousada ao lado da Catedral era a parte mais ostentosa do programa.
Foi concluída em 1486 após dez anos de construção e hoje é considerado o hotel em funcionamento mais antigo do mundo.
Agora é um luxuoso hotel cinco estrelas com todos os luxos modernos, para aqueles que precisam de conforto mundano no final de sua longa jornada espiritual, talvez!
Marisco
A Espanha é uma nação apaixonada por peixes e frutos do mar, e grande parte deles é fornecida pela Galiza do Atlântico: lagostins, lingueirões, berbigões, mexilhões, vieiras, caranguejos, lagostas são todos divinos aqui.
O polvo é especialmente identificado com esta região, e o prato pulpo á feira é popular em toda a Espanha.
O polvo é fervido num caldeirão de cobre e depois fatiado e temperado com páprica e servido com batatas cozidas.
Na verdade, as batatas também são uma grande parte da dieta local, e foi aqui que foram plantadas pela primeira vez, depois que os espécimes foram trazidos do Novo Mundo.
Bebidas galegas
Há também uma série de bebidas alcoólicas que são distintamente galegas, então você tem que experimentar uma ou duas.
Orujo é uma aguardente de bagaço, feita com o que sobrou das uvas após o processo de prensagem para o vinho, e muitas vezes também destilada com ervas ou nozes e frutas secas.
Ocasionalmente, é servido com um pouco de café e geralmente é derramado em um copo gelado.
Albariño é um vinho branco galego com ligeira acidez (as uvas não amadurecem facilmente no clima fresco) que o torna excelente com os mariscos e peixes da região.
Noia / Férias em Santiago de Compostela
Já que você está tão perto da costa deslumbrante da Galiza, você deve ir um pouco mais longe e ver por si mesmo. Noia é a primeira cidade que você vai visitar.
Como muitos no litoral, depende da pesca e de uma enorme apanha de marisco que se realiza no outono.
Como Santiago, Noia tem um centro antigo encantador com a deslumbrante igreja gótica de San Martino em seu centro: Assim que você entrar pelo portal principal, observe as elaboradas esculturas no arco.
O outro grande motivo para visitar é traçar a costa atlântica selvagem da Galiza, que tem penhascos profundos semelhantes a um fiorde, chamados de rias aqui.
Padrón
Se você já comeu tapas na Espanha, já deve ter visto ou experimentado os pequenos pimentões verdes com o nome desta cidade rural.
A maioria tem um sabor suave, mas um ou dois por lote podem ser extremamente picantes.
Descobrir qual deles faz parte da diversão de comê-los!
Em menos de meia hora em direção à costa você poderá ver de onde eles se originaram.
A melhor época para fazer esta viagem é no primeiro fim-de-semana de maio, quando há um festival de Pimientos de Padrón no mosteiro franciscano (eles são responsáveis por trazer as sementes de volta do México).
As melhores viagens diárias desde Santiago de Compostela:
Vigo / Férias em Santiago de Compostela
Em plena costa galega, a cerca de uma hora a sul de Santiago de Compostela, Vigo é a maior cidade de toda a região da Galiza, e é local de paragem ou visita obrigatóroa, caso esteja de férias nas proximidades.
O centro histórico desta bela cidade é um ótimo lugar para conhecer um pouco melhor Vigo. Percorra as ruas medievais da cidade, visite alguns dos museus maravilhosos de Vigo e coma o máximo de tapas que puder. Na verdade, a cidade é tanto sobre seu cenário incrível quanto sobre sua história.
A cidade está voltada para a bela Baía de Vigo, e nas proximidades você pode explorar o litoral excepcional, caminhar ao longo de penhascos escarpados ou sentar em algumas das praias incríveis, mas injustamente subestimadas.
Ilhas Cies / Férias em Santiago de Compostela
Localizadas ao largo da costa de Vigo, as espetaculares Ilhas Cies fazem parte do maior Parque Nacional das Ilhas do Atlântico, sendo algumas das áreas mais acessíveis e bonitas protegidas nesta paisagem off shore esteticamente impressionante.
As Ilhas Cies dão mais a sensação de estarmos no Caribe do que na costa do norte da Espanha. Imagine praias de areia branca emolduradas por penhascos rochosos que contemplam baías e enseadas claras e coloridas.
O arquipélago de Cies tem três ilhas principais e pode chegar facilmente a partir do porto de Vigo.
A ilha de Monteagudo foi mesmo considerada o lar da melhor praia do mundo por notáveis órgãos de comunicação social internacional.
Cabo Finisterra / Férias em Santiago de Compostela
A leste de Santiago de Compostela localiza-se o local que outrora era consideraso como ‘O Fim do Mundo’.
Este é o Cabo Finisterra, uma península varrida pelo vento que se projeta profundamente no Oceano Atlântico.
O nome é derivado do termo latino para o fim do mundo, pois é aqui que os romanos, durante as suas conquistas da Galiza, acreditavam que o mundo acabava literalmente.
Este cabo marcou o fim do mundo romano. Em sua forma dramática, rochosa e estranhamente bela, você pode imaginar por que eles acreditaram nisso quando você está na beira de um penhasco e olha para a extensão de água aparentemente infinita à sua frente.
Pontevedra / Férias em Santiago de Compostela
Pontevedra é uma pequena cidade situada a sul de Santiago de Compostela. Esta cidade é tão pitoresca quanto se pode imaginar na Galiza.
As ruas e edifícios estendem-se ao longo das encostas verdes e alcançam as largas margens do rio abaixo. O centro histórico é totalmente para pedestres, permitindo a você a liberdade de passear por conta própria pelas antigas vielas, catedrais e museus.
O que mais chama a atenção é a panorâmica das icônicas pontes que cruzam o rio, que pode ser uma das mais belas cenas da Galiza.
Combarro / Férias em Santiago de Compostela
Combarro é uma pequena vila localizada ao longo da costa de Pontevedra. Esta é uma comunidade rural à beira-mar que oferece aos visitantes um olhar autêntico sobre a vida galega há séculos ao longo da costa.
Esta ainda é uma vila de pescadores, apesar de sua popularidade crescente entre os turistas.
Você pode explorar as ruas decrépitas e o antigo porto para realmente experimentar o encanto local.
Observe os barcos que voltam do Atlântico com seus lanços, admire a arquitetura distinta de Combarro e prove algumas iguarias locais nas tavernas e bares.
Muxia
A noroeste de Santiago de Compostela fica a cidade costeira de Muxia, um lugar que está se tornando um dos passeios de um dia mais procurados da região.
Esta é uma das cidades ao longo da famosa Costa da Morte, uma longa extensão de costa que ao longo dos séculos foi atormentada por naufrágios e desastres de navegação.
Da cidade, é possível contemplar as ondas violentas e ver por que esse lugar tem causado tanta angústia entre os marinheiros.
Para os peregrinos, Muxia também é um destino importante, já que é uma dos locais de paragem ao longo do Caminho de Santiago. Durante séculos, viajantes religiosos visitaram Muxia para ver os santuários e ermidas que se encontram aqui.
La Coruña / Férias em Santiago de Compostela
Seguindo a Costa da Morte mais ao norte da vila de Muxia, chegará à cidade da Corunha.
Esta é uma das maiores cidades da Galiza e é sem dúvida a mais importante, tendo sido a capital do Reino da Galiza durante muitos anos nos últimos séculos.
Conhecida como a ‘Cidade Céltica’, ao longo da costa aqui você pode encontrar muitos exemplos de antigas ruínas celtas.
Ezaro / Férias em Santiago de Compostela
Ezaro é uma comunidade rural localizada a uma hora da costa de Santiago de Compostela.
A aldeia é conhecida pela cascata vizinha, Cascada del Ezaro, conhecida como a característica natural icónica da Galiza. A cachoeira incrivelmente alta atinge alturas de 155 metros.
As muitas camadas múltiplas contribuem para o espetáculo natural e garantem que esta seja uma excursão popular de um dia.
Cambados
Cambados é uma cidade charmosa que fica perto da cidade de Pontevedra. É uma viagem de um dia maravilhoso saindo de Santiago de Compostela, principalmente para os amantes do vinho.
Esta colorida cidade é a base da principal produção de vinho da região.
No campo, você pode explorar as vinícolas e ver campos de uvas e vinhas pontilhando a paisagem, enquanto em Cambados poderá visitar os muitos vendedores de vinho locais, ou degustar alguns frutos do mar frescos com uma ou duas taças de vintage.
Lugo / Férias em Santiago de Compostela
No interior, a leste de Santiago de Compostela, encontrará Lugo, uma cidade antiga, com uma herança que remonta à era celta.
Os romanos, no entanto, deixaram a marca mais antiga em Lugo, já que as enormes muralhas defensivas que construíram ainda são uma característica proeminente da cidade e atraem turistas de todo o mundo.
Explore as paredes e as ruínas romanas incrivelmente bem preservadas antes de saborear algumas tapas locais nas muitas tabernas do centro histórico.
Ourense
Ourense é uma cidade alho desconhecida a nível do turismo na Galiza, mas, tal facto por si só, é um bom motivo para fazer uma visita.
Ourense foi fundada pelos romanos, que construíram a bela ponte em arco que ainda atravessa o rio, e que se reuniram aqui para aproveitar as fontes termais naturais que borbulham do solo.
Hoje, uma das melhores atividades em Ourense continua a ser a visita aos Banhos Romanos, onde pode recostar-se nas águas quentes e geotérmicas e relaxar após um dia a explorar a cidade.
Oviedo / Férias em Santiago de Compostela
Oviedo fica a cerca de 3 horas de viagem de carro para o norte e depois para o leste de Santiago de Compostela, mas vale a pena a longa jornada para conhecer um lado diferente da Espanha, já que esta é a capital da região das Astúrias.
Esta cidade remonta à Idade Média e é lar de uma bela arquitetura medieval, incluindo catedrais e ruas históricas sinuosas. São lugares fantásticos para passar o dia a explorar e subtilmente diferentes do que se vê nas cidades da Galiza.
Leon / Férias em Santiago de Compostela
Leon fica a cerca de 3 horas de Santiago de Compostela. Isso torna a viagem um dia um pouco mais longa, mas é uma excelente oportunidade para vivenciar a longa história desta importante cidade espanhola.
Você também pode explorar a famosa arquitetura de estilo gótico do centro histórico, grande parte da qual é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO.
E se o seu ponto de partida foi Portugal, poderá ainda aproveitar o regresso para visitar algumas cidades portuguesas como Braga, Guimarães, Barcelos ou Porto, entre outras possibilidades.