A Malásia está entre as regiões com maior biodiversidade do planeta sendo, inclusive um dos 17 países do mundo que concentram a larga maioria das espécies da terra, gozando do estatuto de país Mega diverso.
A selva pré-histórica estende-se por centenas de quilómetros ao longo da península malaia e do Bornéu malaio.
Milhões de animais, pássaros e insetos prosperam dentro das intermináveis florestas tropicais.
Orangotangos e macacos-narigudos-barrigudos balançam nas árvores. Civetas e raposas voadoras escondem-se na vegetação rasteira enquanto os calaus voam.
Plantas de todas as formas, tamanhos e cheiros criam um muro impenetrável de verde ao redor das enormes árvores. Centenas de espécies permanecem indocumentadas e novas para a ciência.
Mas o caldeirão ecológico da Malásia não se restringe à terra.
Vários parques marinhos dão origem aos mais belos recifes de coral do Sudeste Asiático, locais de nidificação de tartarugas e oásis de mergulho.
Estre tanta diversidade deixamos aqui alguns dos melhores parques nacionais da Malásia para o ecoturismo, juntamente com um punhado de centros de conservação e reservas naturais, muitos dos quais, por si só, justificam plenamente uma viagem de férias para serem explorados ao pormenor.
Área de Conservação do Vale de Danum - Danum Valley (Sabah)
Parque Nacional Kinabalu (Sabah)
O Parque Kinabalu circunda o Monte Kinabalu.
O parque nacional listado pela UNESCO mostra a biodiversidade mundialmente famosa de Bornéu.
Orquídeas e Rafflesia (a maior e mais fedorenta flor do mundo) crescem dentro do Parque Kinabalu. Quase 5.000 espécies diferentes de aves, mamíferos e répteis vivem no interior da floresta protegida.
O que diferencia esta área é como ela se sente primitiva e pré-histórica.
Minutos depois de entrar, você se sente completamente isolado.
Obtenha um guia que possa apontar a flora e a fauna.
Passe a noite nas proximidades de Ranau.
Parque Marinho Tunku Abdul Rahman (Sabah)
O Parque Nacional Tunku Abdul Rahman é composto por cinco ilhas que se encontram ao largo da costa de Kota Kinabalu em Sabah, no leste da Malásia ou Bornéu.
O parque é acessível por balsa e algumas das ilhas, como a Ilha Sulug, estão quase intocadas, enquanto outras, como a Ilha Gaya, são mais movimentadas e cheias de gente. Atividades comuns nas ilhas incluem caminhadas e trekking, bem como oportunidades de natação e mergulho. As 5 ilhas de compõem o Parque Nacional Tunku Abdul Rahman são Pulau Gaya, Pulau Sapi, Pulau Manukan, Pulau Mamutik e Pulau Sulug.
Vulcões de lama na Ilha original do “Survivor” (Sabah)
Centro de Reabilitação de orangotangos de Sepilok (Sabah)
O Centro de Reabilitação de orangotangos em Sabah, no leste da Malásia, situa-se perto da cidade de Sandakan e foi o primeiro Centro de Reabilitação de orangotangos do tipo a existir no mundo, tendo sido inaugurado na década de 1960.
O objetivo do centro é resgatar orangotangos órfãos devido à caça ilegal e extração de madeira, ou que foram encontrados e mantidos como animais de estimação (o que é ilegal na Malásia), e administrar cuidados de saúde e treino, para que possam reintegrar-se e sobreviver na natureza.
Logo que os Orangotangos tenham condições de sobreviver sozinhos na natureza, são liberados.
Os visitantes podem observar os orangotangos no centro e os passeios têm como objetivo coincidir com os horários de alimentação, quando os animais geralmente estão presentes nas plataformas de alimentação.
Ilhas das Tartarugas (Sabah)
O Mundo Perdido de Bornéu na Bacia de Maliau (Sabah)
Macacos narigudos na Baía Labuk (Sabah)
Macacos-narigudos, praias e manguezais no Parque Nacional Bako (Sarawak)
As cavernas mais acessíveis de Sarawak no Parque Nacional Niah (Sarawak)
Parque Nacional Gunung Mulu (Sarawak)
Paz e tranquilidade no Parque Nacional Lambir Hills (Sarawak)
Crocodilos, praias e floresta tropical no pouco conhecido Parque Nacional Similajau (Sarawak)
Parque Nacional Gunung Gading (Sarawak)
Parque Nacional Batang Ai (Sarawak)
Gibões, cachoeiras e escalada em Kubah (Sarawak)
Um pequeno parque nacional entre os arranha-céus (Kuala Lumpur)
Taman Negara: o parque nacional mais antigo da Malásia (Pahang)
Localizado no estado de Pahang, o Parque Nacional Taman Negara National Park conta com imensas atrações espetaculares que atraem um considerável fluxo de visitantes.
O maior parque nacional da Malásia peninsular, o Taman Negara conta com a passadeira em corda mais longa do mundo, entre imensos percursos para caminhar que chegam a ter 100 quilómetros de extensão (ida e volta) a percursos mais leves e vocacionados para os iniciantes do trekking.
O Taman Negara conta com uma grande variedade de vida selvagem e vegetal e é ainda lar de uma tribo indígena chamado Orang Asli ou Povo Original, o que resta do povo que habitou originalmente a Malásia.
Parque Nacional Gunung Ledang (Johor)
Parque Nacional Endau-Rompin (Johor)
Matang (Perak)
Parque Estatual Royal Belum (Perak)
Kilim Geoforest Park (Kedah)
Langkawi é coberta por belos manguezais que protegeram a ilha e diminuíram os danos quando o tsunami atingiu o país em 2004. Como tal, este é um dos ecossistemas mais importantes nesta parte da Malásia, e a melhor maneira de visitá-lo é fazer um passeio de barco panorâmico da área.
Além de passear de barco pelo pântano, você também verá grutas escarpadas, piscinas límpidas e áreas de florestas.
A maioria dos passeios de barco dura cerca de 2 a 3 horas e você pode descer em certos pontos nos manguezais e caminhar para apreciar a beleza natural a pé.
Parque Marinho Pulau Payar (Kedah)
Pulau Payar situa-se 30 km a sudeste de Langkawi, a cerca de 1 hora de distância de barco, aquele que é o melhor parque marinho na costa oeste da Malásia, é a escolha ideal para um passeio.
Este bem-preservado parque marinho desabitado estende-se ao longo de várias ilhas, sendo Pulau Payar a maior ilha do parque.
A Sua base é a plataforma flutuante ancorada em Pulau Payar, mas a verdadeira atração desta plataforma encontra-se debaixo de água.
Entre na câmara de observação submarina para ver a vida marinha ao redor de um recife.
Quer ficar ainda mais perto do remoinho de peixes que fazem destes corais sua casa? Pegue numa máscara de snorkel, barbatanas e junte-se ao espetáculo!
Se pretender fazer mergulho, o melhor local é ao longo do sistema de recifes que contorna o sul, leste e oeste de Pulau Payar.
Como chegar: De barco ou catamarã
Pulau Payar é apenas a 30 km a sudeste da Ilha de Langkawi. De Kuah em Langkawi por lancha ou catamarã, a viagem demora cerca de 1 hora. Pode reservar a sua excursão com relativa facilidade em Pantai Cenang ou no porto de Kuah.
Parque Nacional de Penang (Ilha de Penang)