As melhores coisas para fazer em Aix-en-Provence

Old Aix

Uma cidade urbana conhecida pela sua elegância e alta cultura, Aix-en-Provence foi colonizada por algumas das mentes e artistas proeminentes da França.

O mais notável de todos é Paul Cézanne, que imortalizou o pico de calcário da Montanha Sainte-Victoire, que se ergue a leste da cidade. A Provença é notoriamente escaldante no verão, mas as ruas de Aix são mantidas frescas pela sombra de seus belos prédios cor de mel e plátanos, bem como pela água das muitas fontes.

 

Como chegar a Aix-en-Provence:

Aix-en-Provence é uma comuna da França localizada no departamento de Bocas do Ródano (em francês, Bouches- du-Rhône), na Região Provença-Alpes-Costa Azul (em francês, Provence-Alpes-Côte d'Azur).

O Aeroporto internacional mais próximo de Aix-en-Provence é o Aeroporto Marsellha (MRS), a 20,9 quilómetros de distância do centro da cidade.

Aeroportos: Aeroporto Marsellha (MRS), a 20,9 quilómetros

Procura e reserva de Voos

Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!

 

 

Onde ficar em Aix-en-Provence:

 

 

 

 

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Aix-en-Provence, França

banner 320x50 pt

 

 

O que fazer em Aix-en-Provence / O que visitar em Aix-en-Provence:

 

 

 

Visite os “hôtels” barrocos e rococós dos séculos XVII e XVIII no Quartier Mazarin e passeie pela Cours Mirabeau, a avenida onde Camus e Hemingway costumavam almoçar quando moravam na cidade.

Deixamos aqui algumas das melhores coisas para fazer em Aix-en-Provence:

 

 

Catedral de Aix-en-Provence

Aix Cathedral – triptych

Chegando a este monumento da Rue Gaston de Saporta verá logo como a Catedral de Aix mistura diferentes estilos e épocas.

À esquerda está o portal gótico com bela escultura e a Virgem com o Menino ao centro.

Mas ao lado está a entrada românica de 1100, que se junta a uma parede romana muito mais antiga, que se acredita ter pertencido a um templo de Apolo.

Algo que não deverá deixar passar em claro nesta catedral é o tríptico Burning Bush do século XV pintado pelo artista de Avignon Nicolas Froment.

O painel do meio retrata a Virgem e o Menino, com Moisés em primeiro plano, e nas laterais estão René de Anjou e a Rainha Joana que encomendou a obra.

 

 

 

Centro histórico de Aix-en-Provence

Old Aix

Não resista à vontade de ver cada canto do centro Histórico de Aix-en-Provence, ao norte de Cours Mirabeau, por sua arquitetura deslumbrante, mercados charmosos, floreios históricos inesperados e a sensação constante de que você está andando no lugar de grandes artistas e escritoras.

É uma mistura inebriante, então você pode usar as famosas fontes da cidade como base para o seu passeio.

Muitas delas são fontes romanas e hidratam Aix há milhares de anos, mesmo que seu design tenha mudado.

Há cafés, butiques, amenidades e galerias francesas clássicas e, no estilo mediterrâneo, ainda há uma sensação de agitação depois da meia-noite no verão.

Vá até a Rue Jacques de la Roque para ver as antigas muralhas, tome um café na Place de l'Hôtel de ville para estudar o Velho Campanário e sua antiga cantaria romana na base.

 

 

 

Cours Mirabeau

Cours Mirabeau

O final adequado para o seu passeio pela parte mais antiga de Aix é Cours Mirabeau, abaixo do qual estão as ruas mais novas, mas não menos maravilhosas, de Mazarin.

Esta avenida tem uma ampla passarela sombreada por fileiras de plátanos exuberantes e está repleta de mansões e restaurantes que foram reduto de ícones culturais franceses como Camus, Cézanne e Zola.

Você pode aproveitar o brilho prolongado no jantar ou simplesmente vir para um simples croissant e café da manhã enquanto Aix ganha vida.

No limite oeste está La Rotonde, possivelmente a mais bela das fontes de Aix, enquanto a mais estranha, La Fontaine d'Eau Chaude é alimentada por uma fonte hospedeira, coberta de musgo e cria uma névoa delicada nos dias frios de inverno.

 

 

 

 

Atelier Cézanne

    Atelier Cézanne

Rodeado por olivais e pomares de figueiras na Colina Lauves, encontra-se o estúdio de Paul Cézanne, onde trabalhou durante os últimos quatro anos da sua vida.

Fica a cerca de 15 minutos a pé do centro, e ele fazia um trajeto diário de sua casa na Rue Boulegon até este estúdio, construído propositadamente de acordo com os projetos do próprio artista.

Estúdio de Cézanne (Atelier Cézanne)

O local não foi tocado desde que ele faleceu há 110 anos, portanto, para os amantes de seu trabalho, é um cenário onde você quase poderá sentir sua presença.

Seu avental está pendurado, ainda manchado de tinta, e há objetos que aparecem em seu trabalho por toda esta única sala.

 

 

 

Montagne Sainte-Victoire

Montagne Sainte-Victoire

O tema de Cézanne continua nesta renomada cordilheira de calcário 20 quilómetros a leste de Aix, visível de seu estúdio.

Foi uma inspiração para Cézanne que a pintou muitas vezes, de diferentes ângulos e com diferentes luzes.

A montanha atinge um pico de mais de 1.000 metros e está repleta de pequenos locais religiosos que você encontrará inesperadamente, como o Priorado de Sainte-Victoire ou o Saint-Ser Hermitage, esculpido numa caverna.

Se você quiser ir até o topo onde uma cruz foi montada, comece na Barrage du Bimont e a viagem de ida e volta levará cerca de duas horas.

No meio do verão, você pode ficar feliz em ficar no Lac de Bimont e saborear a vista da montanha sem conquistá-la!

 
 

 

 

Museu Granet

Musée Granet

Nos antigos edifícios do convento da Église Saint-Jean-de-Malte, o Musée Granet possui uma coleção de quase 12.000 pinturas, esculturas e artefactos históricos.

E, adivinhe, um dos locais imperdíveis é a sala dedicada a Cézanne, com nove pinturas a óleo do pós-impressionista.

Nos últimos anos, o museu recebeu uma grande doação da Fundação Planque, criada pelos herdeiros de Jean Planque, um prolífico colecionador de arte suíço.

Isso dotou o Musée Granet de obras de Picasso e Kandinsky, além de um conjunto já distinto de pinturas barrocas da escola francesa do século XVII e de artistas como Rembrandt, Rubens e Jacob Jordaens.

 

 

 

Hôtels Particuliers - Mazarine

Hôtels Particuliers – Mazarine

Quando Michele Mazzarino foi nomeado arcebispo de Aix-en-Provence em 1645, tinha grandes planos para a cidade e, nos anos seguintes, ordenou um novo distrito abaixo do Cours Mirabeau.

Era aqui que a nobreza e os comerciantes ricos faziam suas casas, em maravilhosos Hôtels.

Muitos deles estão no lado sul do Cours Mirabeau com vista para a passarela, então este é um bom lugar para começar seu passeio a pé, e há muitos mais na Rue Mazarine, Rue Goyrand, Rue Carinale, Rue Roux-Alphéran, Rue du Quatre-Septembre e Rue d'Italie.

Pare na Place des Quatre-Dauphins para tirar uma foto da fonte com quatro golfinhos esculpidos e datada de 1667. A maioria concorda que é a fonte mais bonita da cidade, o que diz muito sobre Aix.

 

 

 

Hôtel de Caumont

Hôtel de Caumont

Na Rue Joseph-Cabassol está um dos poucos hotéis abertos ao público e entre os mais magníficos.

É um “monumento histórico” francês e foi construído entre 1745 e 1742 para o Marquês de Cabanes.

O interior foi conservado em todo o seu requinte do século XVIII, com estuques e móveis em talha dourada rococó.

Uma das muitas salas elegantes é o Salon de Musique, com um cravo estilo Luís XV de meados do século XVIII, uma harpa pintada e poltronas com motivos florais.

A mansão apresenta exposições de arte temporárias de alto nível: Canaletto em 2015 e depois Turner em 2016.

 

 

 

Église Saint-Jean-de-Malte

Église Saint-Jean-de-Malte

Construída em cinco curtos anos entre 1272 e 1277, esta igreja foi o primeiro edifício gótico a ser construído na Provença.

Foi construído fora da cidade, na estrada para a Itália, e sua aparência foi inspirada no hospital de São João em Jerusalém, construído durante as cruzadas.

Isso explica por que há uma sensação militar neste edifício, com brechas em ambos os lados do portal e poucas grandes aberturas na fachada, além da impressionante rosácea.

O destaque interno é a coleção de arte, com peças de artistas consagrados como Louis Finson e Michel Serre.

 

 

 

Mercados

Mercados

Você não terá dúvidas de que está na Provença quando sentir o cheiro de lavanda enquanto passeia por um mercado ao ar livre em Aix.

Eles devem ser o seu primeiro destino para produtos frescos e delícias provençais.

Existem mercados de alimentos na Place des Prêcheurs e na Place de la Madeleine às terças, quintas e sábados, e um todos os dias na Place Richelme.

Não compre em nenhum outro lugar se estiver hospedado num apartamento de self catering! Há também um mercado de flores em dias alternados na Place de la Mairie e na Place des Prêcheurs, enquanto às terças e quintas-feiras há barracas de roupas e tecidos no Cours Mirabeau.

 

 

 

Experiência de Enoturismo em Château La Coste

Wine Tourism Château La Coste

Aix-en-Provence está na segunda maior denominação de vinho da Provença, cultivando uvas Mourvèdre, Grenache e Cinsaut e produzindo principalmente tintos, mas com um terço da produção ocupada por rosés, que são fabulosos no verão.

A variedade de vinhedos e caves ao redor de Coteaux d'Aix-en-Provence AOC é tanta que muitas pessoas deixam a tomada de decisão nas mãos de empresas de turismo profissionais.

Se você quiser uma experiência completa, pode fazer uma excursão durante todo o dia.

Mas se você estiver com pressa, o Château la Coste fica a curta distância ao norte da cidade e oferece passeios para educá-lo sobre as uvas usadas em cada garrafa de vinho e cada etapa de como elas são fermentadas e envelhecidas.

O Château também possui um moderno parque de esculturas com obras de Tracey Emin e Andy Goldsworthy, entre outros.

 

 

 

Camp des Milles

Camp des Milles

O sudoeste da cidade é um memorial que pode trazer você de volta à terra depois de toda a cultura e beleza de Aix.

Camp des Milles é o único campo de internamento e deportação da Segunda Guerra Mundial da França que deve ser preservado e aberto aos visitantes.

Entre 1939 e um 1942 processou milhares de prisioneiros de países de toda a Europa, mas especialmente alemães e austríacos que fugiram para o sul da França depois que os nazistas tomaram o poder.

Numerosos artistas e escritores importantes foram internados aqui, como Max Ernst e o Prêmio Nobel Otto Fritz Meyerhof.

Existem instalações de vídeo no acampamento, e talvez seja um lugar onde você pode refletir um pouco antes de partir para prazeres mais indulgentes.

 

 

 

 

Musée du Calisson

Musée du Calisson

Calissons fazem um presente incrível para levar para casa de Aix; esses doces de verão são feitos de frutas cristalizadas e pasta de amêndoa e depois cobertos com uma camada de glacê.

Eles também costumam vir em embalagens fofas de estilo vintage.

De qualquer forma, se você quiser saber como essa iguaria favorita de Aix é feita, visite a nova e elegante e sustentável fábrica da Confiserie du Roy René, que fica em dois hectares de amendoeiras.

Num passeio, pode caminhar num mezanino acima do chão da fábrica e conhecer a história, o método e os ingredientes com exposições interativas e exibições de máquinas antigas.

 

 

 

Festival de Ópera de Aix-en-Provence

    Aix-en-Provence Opera Festival

É justo que Aix realize um dos festivais culturais mais celebrados da França, convidando os mais famosos artistas de ópera de todo o mundo.

Durante todo o mês de julho, o festival tem três palcos principais: o rococó Théâtre du Jeu de Paume, datado de meados do século XVIII, o moderno Grand Théâtre de Provence e o Théâtre de l'Archevêché em um espaço ao ar livre imbatível no pátio do Palácio do Arcebispo.

Acontece desde 1948 e é conhecido pelo seu amplo reportório, encenando óperas modernas de Benjamin Britten e Prokofiev, além de clássicos de Handel, Wagner, Mozart e Verdi, uma reavaliação de óperas barrocas esquecidas.

 

 

 

Comboio turístico de Aix-en-Provence

Comboio Turistico

Se o tempo é essencial ou se você tem filhos que não estão dispostos a andar pelas ruas de Aix por horas, o Minicomboio Turístico fornecerá um resumo conveniente de todos os principais pontos turísticos da cidade.

É um elegante comboio rodoviário de 57 lugares, com alguns toques de alta tecnologia, incluindo comentários em vários idiomas por meio de headphones.

Outro toque interessante é o telhado, que é transparente para que não precise torcer o pescoço para ver os prédios mais altos.

Assim, aprenderá informações sobre a história da cidade que, de outra forma, poderiam passar despercebidas.

As excursões duram 45 minutos e partem da Brasserie Le Festival em Cours Mirabeau.

 

 

Jardim Zoológico de La Barben (Zoo de la Barben)

    Zoológico de La Barben (Zoo de la Barben)

Route du Château, La Barben, Provence, 13330

Nada mais, nada menos que um dos maiores e mais populares Jardins zoológicos da França, o Zoológico La Barben (Zoo de la Barben), localizado na Provença, tem sido uma atração popular para as famílias desde sua inauguração no início dos anos 1970. Saiba mais sobre os mais de 650 animais que vivem no zoológico, desde leões, rinocerontes, elefantes e girafas a centenas de espécies raras.

 

 

 

Manosque

Manosque

Localizada nos limites do departamento de Alpes-de-Haute-Provence, na orla do Luberon, Manosque é uma antiga cidade murada cheia de portas antigas, fontes, ruas sinuosas e praças charmosas como Place du Terreau, Place Marcel Pagnol e Place du Contrôle. Além disso, Manosque tem vários edifícios históricos como o Hotel d'Herbès, a Câmara Municipal, o Hotel de Gassaud, a Igreja Gótico-Românica de Saint-Sauveur e, claro, a Igreja Notre-Dame-de-Romigier, construída no século 10.

Uma “cidade murada” implica portões e fortificações, e Manosque tem ambos, com duas de suas atrações mais populares sendo a Porte de la Saunerie e a Porte du Soubeyran, ambas datadas do século XIV.

Para vistas desobstruídas da vila em forma de pêra, seus telhados polidos e a paisagem circundante repleta de pomares e olivais, os visitantes devem considerar fazer uma caminhada até o Mont d'Or, uma façanha facilmente realizada graças ao ambiente bucólico e ao clima tipicamente ensolarado da cidade (mais de 300 dias do ano). A menos de um quilômetro do centro de Manosque, Mont d'Or também abriga as ruínas de um castelo do século 10 e um posto de observação erguido por Guillaume, o Libertador, que oferecem vistas de 360 graus dos vastos horizontes que se estendem sobre o Luberon, incluindo os picos mais meridionais dos Alpes em dias claros.

 

 

 

Les Saintes Maries de la Mer

Les Saintes Maries de la Mer

Cercada por praias douradas no local onde o rio Ródano encontra o Mar Mediterrâneo, situa-se a cidade caiada de branco de Saintes Maries de la Mer.

Como capital da região de Camargue, no sul da França, Saintes-Maries é um destino popular no verão, que ficou famoso pela imponente Igreja de Saintes Maries de la Mer. Construída como fortaleza e refúgio entre os séculos IX e XII, sua grande torre românica pode ser vista a quilômetros de distância.

Um paraíso literário e artístico do século 20 amado por gente como Hemingway e Picasso, Saintes-Maries viu de todos, desde os romanos aos vikings, de Van Gogh a Bob Dylan. Hoje, suas ruas estreitas e sinuosas e restaurantes franceses animados fervilham com a ação do verão.

Saintes-Maries também é uma visita popular entre os peregrinos. Porquê? Está tudo no nome. Francês para "São Marias do Mar", dizem que é onde a irmã da Virgem Maria, Marie-Jacobe, e a mãe de João Batista, Marie-Salone, foram levadas com sua serva Sarah quando todos fugiram da Terra Santa em um barco sem leme. Em comemoração, todo mês de maio há uma animada procissão cigana dedicada a Sarah, padroeira dos ciganos, e em outubro as duas Marias têm seu próprio desfile.

 

 

 

Saint-Rémy-de-Provence

Saint-Rémy-de-Provence

Com extensas ruínas romanas e uma animada cena de cafés, a cidade de Saint-Rémy-de-Provence, no sul da França, tem importância histórica e apelo moderno. Nostradamus nasceu aqui e Van Gogh passou um de seus períodos mais produtivos em Saint-Rémy, então há muito o que fazer para os amantes da arte e visitantes interessados na história da região.

 

 

 

Lubéron

Luberon

Localizada no coração da Provença, a região montanhosa de Lubéron na França é famosa por seus vibrantes campos de lavanda roxa, vales florestados e antigas vilas no topo de colinas, como Saignon, Bonnieux e Gordes. Trilhas para caminhada serpenteiam pela região desabitada, passando por colinas, bosques e campos polvilhados com flores silvestres.

 

 

 

Camargue

Camargue

Localizada no sudoeste da Provença, a Camargue é uma das paisagens mais selvagens e belas da França. Protegido como um parque natural regional, a extensão de pântanos, praias, salinas e arrozais é conhecida por seus rebanhos de cavalos brancos de Camargue e touros de Camargue, todos cuidados porgardians (cowboys) locais.

 

 

 

Lago de Sainte-Croix (Lac de Sainte-Croix)

Lago de Sainte-Croix (Lac de Sainte-Croix)

Situado entre as paisagens dramáticas da Garganta de Verdon e do planalto de Valensole, o lago artificial de Sainte-Croix (Lac de Sainte-Croix) está entre os pontos turísticos mais populares da Provença. Com praias de areia à beira do lago, temperaturas da água rivalizando com as do Mar Mediterrâneo e menos multidões que a Riviera Francesa, é o destino ideal para o verão.

 

 

Valensole Plateau (Plateau De Valensole)

    Valensole Plateau (Plateau De Valensole)

O Valensole Plateau (Plateau De Valensole) incorpora a imagem quintessencial do verão provençal, com vibrantes campos de lavanda roxa, vales repletos de girassóis e pacíficas aldeias no topo das colinas. Vistas dignas de fotos estendem-se em todas as direções, e a vila de Valensole abriga lojas que vendem flores, perfumes, óleos e outros produtos derivados da lavanda.

 

 


 
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

Voos

Plane

 

Hotéis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo