As melhores coisas para fazer em Sintra

As melhores coisas para fazer em Sintra

As melhores coisas para fazer em Sintra, uma localidade incrivel a curta distância de Lisboa.

 

Sair dos subúrbios a oeste de Lisboa e subir a Sintra é como viajar para um mundo completamente diferente.

Sintra localiza-se inserida num cenário montanhoso e verde, repleto de palácios, propriedades rurais, parques e um castelo medieval.

 

 

Onde ficar em Sintra:

Sintra conta com uma considerável e diversificada oferta de alojamento hoteleiro que vai desde luxuosos Hotéis de 5 estrelas instalados em antigos palácios, até ao turismo de habitação pelo que, ao visitar Sintra, com toda a certeza irá encontrar um tipo de alojamento de férias que se adapte aos seus interesses e orçamento.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Sintra

banner 320x50 pt

 

O que fazer em Sintra / O que visitar em Sintra:

 

 

No centro, o Palácio de Sintra foi residência da realeza portuguesa e é apenas uma das muitas propriedades requintadas que conquistam qualquer visitante.

Outra das propriedades em destaque é a enigmática Quinta da Regaleira, propriedade de um excêntrico rico, ou o Palácio da Pena e sua confusão de torres de conto de fadas no topo de um pico alto.

Poderá explorar ao pormenor a vila de Sintra, caminhar pela floresta plantada com árvores exóticas gigantes no século XIX ou seguir para a costa para conhecer as praias sob falésias, no Cabo da Roca, no limite da Europa continental.

As melhores coisas para fazer em Sintra

 

Deixamos aqui alguns destaques das melhores coisas para visitar em Sintra:

 

Centro Histórico de Sintra

Centro Histórico de Sintra - As melhores coisas para fazer em Sintra

Se chegar a Sintra de manhã cedo, a primeira coisa que deve fazer é fazer um passeio a pé pelo centro histórico, algo que deverá ser feito cedo, quando “Sintra ainda está a acordar”, pois no final da manhã as ruas são completamente invadidas por turistas.

O núcleo compacto serpenteia por um vale escarpado e tem ruas sinuosas de paralelepípedos, escadarias estreitas, igrejas e belas mansões e sobrados.

Algumas delas contêm museus, como o Museu Anjos Texeira e o Museu de História Natural, e outras só podem ser admiradas e fotografadas do lado de fora.

Mais tarde, se conseguir enfrentar a multidão, não deixe de visitar uma pastelaria para provar um dos doces de Sintra.

 

 

 

 

Quinta Da Regaleira

Quinta da Regaleira - As melhores coisas para fazer em Sintra

António Augusto Carvalho Monteiro nasceu em 1848 de ricos emigrantes portugueses no Brasil e aumentou a sua fortuna nos negócios de café e pedras preciosas.

Essa riqueza foi canalizada para a desconcertante Quinta da Regaleira, repleta de pequenos monumentos que refletem seu fascínio pelos maçons, cavaleiros templários e pelo divino.

O seu palácio romântico sai de um sonho e rebenta com cantarias manuelinas, mas é no parque do palácio que a personalidade excêntrica de Monteiro se revela: No subsolo existe um sistema de túneis e grutas, tudo para confundir e encantar.

Acima estão gazebos de jardim ornamentados, bancos com esculturas e dois “poços de iniciação”, poços profundos alinhados com escadas em espiral que levam a santuários para cerimônias de tarôt.

 

 

 

 

Palácio da Pena, Sintra

Palácio da Pena - As melhores coisas para fazer em Sintra

Recentemente nomeado uma das “Sete Maravilhas de Portugal”, o Palácio da Pena foi mandado construir pelo rei Fernando II em 1838 sobre as imponentes ruínas de um antigo mosteiro.

A arquitetura ostensiva da Disney e o cenário elevado lembram o Castelo Neuschwanstein de Ludwig II, mas o Palácio da Pena é, na verdade, algumas décadas mais antigo.

Como era moda na época, o palácio reúne muitos estilos históricos, do mourisco ao renascentista.

Foi construído como uma residência de verão e possui estuques fascinantes e pinturas trompe l'oeil no interior, além de vistas que o surpreenderão no parque.

Para além da visita ao interior do Palácio, dedique também algum tempo ao exterior e contemple o jardim com árvores de todo o mundo, como sequóias, samambaias, ginkgos e ciprestes que se elevam a alturas surpreendentes.

 

 

 

 

Cruz Alta

Cruz Alta - As melhores coisas para fazer em Sintra

O mais gratificante de todos os passeios que pode fazer no Parque da Pena é o trilho que serpenteia pela floresta mágica até ao ponto mais alto da Serra de Sintra.

Com 528 metros de altitude, esta proeminência é assinalada por um cruzeiro de estilo manuelino e está salpicado de penedos graníticos.

A esta altura tem-se uma bela perspetiva do colorido conjunto de torres do Palácio da Pena, bem como dos tons verdes da serra de Sintra.

Em dias claros, você pode ver partes de Lisboa e do estuário do Tejo.

 

 

 

 

Cabo da Roca

Cabo da Roca

Os limites de Sintra estendem-se até à costa e ao ponto mais ocidental da Europa continental.

O Cabo da Roca é o ponto onde a Serra de Sintra afunda dramaticamente no oceano.

O cabo tem 140 metros no topo de uma falésia de granito e com poderosos rochedos e afloramentos batidos pelo oceano.

Há um farol, bem como um monólito de pedra com uma cruz para marcar este promontório, que foi um famoso marco marítimo desde os tempos romanos até a Era dos Descobrimentos.

O solo aqui é um tapete de plantas perenes de gelo, uma planta invasora nativa da África do Sul.

 

 

 

 

 

 

Castelo dos mouros

Castelo dos Mouros - As melhores coisas para fazer em Sintra

Erguidas num dos picos mais a norte de Sintra estão as ruínas de um poderoso castelo, construído pelos mouros e ampliado após a Reconquista.

As muralhas têm quatro torres quadradas e serpenteiam com os contornos da montanha no topo de um penhasco íngreme, por isso é um espetáculo para ser visto de baixo e é um ponto de vista incrível de cima.

Por entre os merlões avistam-se picos, escarpas e esporões rochosos, o Atlântico e Sintra.

Os historiadores podem investigar as ruínas em busca de alguns vestígios emocionantes, como a grande cisterna mourisca, onde poderá chegar através de uma escada, e as ruínas de uma capela românica com afrescos em sua capela-mor.

 

 

 

Parque e Palácio de Monserrate

Parque e Palácio de Monserrate - As melhores coisas para fazer em Sintra

Monserrate fica no meio da cordilheira, ligeiramente afastado dos outros palácios de Sintra, sendo menos concorrido em termos de visitantes.

Mas tal facto não significa que não é digno de visita, porque tanto o palácio quanto os terrenos do renascimento mourisco são gloriosos.

Foi todo ajardinado em meados do século XIX por Sir Francis Cook, um aristocrata inglês que recebeu o título de Visconde de Monserrate pelo rei Luís I. O parque tem plantações de bambu, grutas, cascatas artificiais, lagoas, cedros exóticos e samambaias.

E quanto à residência, a influência islâmica é inegável, nas treliças dos seus arcos, nos estuques arabescos da escadaria e no teto da radiante sala de música, que ainda hoje acolhe concertos.

 

 

 

 

Palácio de Sintra

Palácio de Sintra

Reconhecerá imediatamente este palácio através do seu par de torres cônicas brancas acima de uma mistura de salões e anexos.

O Palácio de Sintra é o palácio mais antigo da vila e nenhuma residência real medieval se encontra em melhor estado de conservação em Portugal.

A realeza viveu aqui de 1400 a 1700, e cada ocupante sucessivo adicionou um pouco de sua própria personalidade.

Um deles, o rei Manuel I foi responsável por grande parte da decoração interior, revestindo as paredes com atraentes azulejos de Sevilha.

São de estilo mudéjar (renascimento mourisco) e têm padrões geométricos semelhantes a tapetes.

Outra das suas obras foi a magnífica Sala dos Brasões, onde o teto em caixotões ostenta os 72 brasões da realeza e nobreza portuguesas.

 

 

 

 

Palácio Nacional e Jardins De Queluz

Palácio Nacional e Jardins de Queluz

Queluz é uma cidade a leste de Sintra, mas pertencente ao mesmo concelho.

O que vale a pena ver é o Palácio de Queluz, que nasceu em meados do século XVIII e tem uma arquitetura rococó exuberante.

Foi o retiro de verão de D. Pedro de Bragança, que viria a ser Rei Consorte da sua sobrinha, a Rainha D. Maria I. Os interiores são sublimes, enfeitados com estuques dourados e esplêndidos frescos no teto da Sala de Música e no Boudoir da Rainha onde um delicado padrão de treliça.

Do lado de fora, você pode saborear a grandeza barroca das fachadas do arquiteto francês Jean-Baptiste Robillon e o canal de 100 metros, que é cercado por painéis de azulejos azuis e brancos.

 

 

 

 

 

Convento Dos Capuchos

Convento Dos Capuchos

Uma viagem curta, mas muito pitoresca, ou um passeio de tuk-tuk de Sintra o levará aos restos de um mosteiro do século XVI.

Os frades franciscanos que viveram nesta confraria optaram por uma vida extraordinariamente austera, contrastando com o luxo de Sintra.

Viviam em minúsculas celas escavadas na rocha e enfeitadas com cortiça, e sobreviviam de vegetais cultivados na horta.

Isso ainda é visível abaixo do pátio principal, o Pátio do Tanque onde existe uma bonita fonte octogonal.

Terá ao seu dispor um guia de áudio para visitar as celas, edifícios monásticos e capela, que foram abandonados desde que os mosteiros foram dissolvidos em Portugal em 1834.

 

 

 

 

Praia Da Ursa

Praia da Ursa

Na estrada para o Cabo da Roca, pode seguir as indicações que o acenam por um caminho de terra batida até esta praia.

A Praia da Ursa é uma das praias mais espetaculares e situa-se naquela costa recortada que é possível visualizar do alto do cabo da Roca.

A praia é encaixada por falésias e afloramentos altos e recortados, que ajudam a acalmar as ondas tornando-a numa das raras praias na costa atlântica onde é possível nadar em segurança.

Chegar à Praia da Ursa não é fácil, pois é necessário descer por um caminho ao lado do penhasco, mas é um pequeno preço a pagar por um cenário tão impressionante.

 

 

 

 

Museu do ar

Museu do Ar

Para uma mudança de ritmo de palácios e montanhas, há um museu de aviação para a Força Aérea de Portugal na Base Aérea de Sintra.

O museu foi inaugurado em 1971 e, em 2010, a frota de aeronaves foi transferida de Alverca para este enorme hangar.

A exposição começa com uma linha do tempo dos primeiros testes  de aviação nos tempos da Renascença, avançando através de biplanos primitivos como Tiger Moths para aeronaves da Segunda Guerra Mundial como spitfires e depois para a era do jato.

Um destaque é o Douglas C-47A Dakota, no qual você pode embarcar, mas apenas acompanhado de pessoal da Força Aérea.

 

 

 

 

Praia da Adraga

Praia da Adraga

É sinal da qualidade das praias de Sintra que a segunda melhor praia da vila ainda se mantenha entre as melhores de Portugal.

A Adraga situa-se nas proximidades da Praia da Ursa, e destaca-se pelo mesmo tipo de formações rochosas afiadas da sua vizinha.

A vantagem é que pode descer até à praia de carro, e há um restaurante no estacionamento próximo à praia.

Se você for com cuidado, é um lugar divertido para explorar, aventurando-se pelas rochas para encontrar cavernas e túneis.

O surf é um pouco mais vigoroso nesta praia do que na vizinha, mas há salva-vidas durante todo o verão.

 

 

 

 

Elétrico de Sintra

Elétrico de Sintra

Visitar palácios e parques pode deixar os mais pequenos a sentirem-se algo excluídos, no entanto, para os compensar nada como uma viagem de elétrico do centro de Sintra até à Praia das Maçãs, na costa.

Os elétricos percorrem esta rota de 11,7 quilómetros desde 1904. Se você estiver de férias sem carro, é uma forma conveniente de ver as paisagens montanhosas arborizadas de Sintra e a costa acidentada.

Como sempre em Sintra, convém embarcar cedo para evitar as multidões.

 

 

 

Iguarias de Sintra

Existem alguns mimos que são quase exclusivos de Sintra. Uma delas é a queijada, um pequeno bolo circular feito com ovos, leite, açúcar e queijo.

Sim, o queijo, pois é um queijo suave e macio, semelhante à ricota, usado no lugar da manteiga.

Isso confere ao bolo uma textura suave e um sabor doce e salgado que não pode ser facilmente descrito, mas é definitivamente mais saboroso.

Outro doce a experimentar com um café é o travesseiro, uma massa folhada cilíndrica com recheio de amêndoa e creme de ovos.

 

Férias em Sintra

 

Férias em Lisboa

 

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo