O melhor de Puerto Vallarta, México

As melhores coisas para fazer em Puerto Vallarta (México)

Outrora uma cidade mineira na Bahía de Banderas (Baía das Bandeiras), Puerto Vallarta é hoje uma cidade turística em expansão com uma atmosfera cosmopolita.

Os visitantes estrangeiros chegaram pela primeira vez com o advento das viagens aéreas comerciais na década de 1940, com vários artistas e escritores a estabelecerem-se no bairro “Gringo Gulch”.

O turismo de massa iniciou-se na década de 1980, oferecendo uma marina elegante e condomínios altos, enquanto nos últimos 20 anos Puerto Vallarta estabeleceu-se como o refúgio latino-americano preferido da comunidade LGBT.

 

Como chegar a Puerto Vallarta:

Aeroportos em Destaque:

Aeroporto Lic. Gustavo Diaz Ordaz (PVR) Puerto Vallarta

Procura e reserva de Voos

Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!

 

 

 

Onde ficar em Puerto Vallarta:

 

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto em Puerto Vallarta

A melhor seleção de Hotéis com desconto em Puerto Vallarta

 

 

O que fazer em Puerto Vallarta / O Que visitar em Puerto Vallarta:

Umas férias em Puerto Vallarta serão uma mistura alegre de praias, gastronomia saborosa e bares.

Durante as suas férias em Puerto Vallarta poderá passar o seu tempo em passeios pelas montanhas de Sierra Madre ou na baía, que protege as ilhas com cavernas, recifes e túneis para descobrir.

As baleias jubarte migram para a baía ao mesmo tempo que os enormes grupos de turistas vão para o mar em expedições de observação.

Deixamos aqui algumas das melhores coisas para fazer em Puerto Vallarta:  

 

 

Malecón

Malecón

Com início no Hotel Rosita, a norte, o Malecón é uma avenida à beira-mar de 12 quarteirões e 870 metros que desce até a Zona Romântica da cidade.

Quase todo o Malecón é decorado com palmeiras e é exclusivamente pedonal e é constantemente redecorado com novas obras de arte pública, plantas e bancos.

As vistas da Bahía de Banderas são uma alegria, principalmente quando o sol se põe atrás da baía.

Durante todo o dia, o passeio fervilha de vida, e pode levar algum tempo para passear de um lado para o outro, enquanto você assiste a exibições de artistas de rua e voadores de papantla.

Restaurantes alinham-se ao longo do caminho, e também há barracas abundantes que vendem água fresca, gelados ou tejuino Jaliscan, uma bebida regional gelada feita de milho fermentado.

Tire uma foto de Los Arcos, um conjunto de quatro arcos que emolduram a vista da baía.

 

 

 

Zona Romântica

Zona Romântica

Desde o início dos anos 2000, a Zona Romântica, situada ao sul do Río Cuale, tornou-se uma das principais áreas LGBT da América Latina.

Uma coisa curiosa sobre esta área notavelmente verde da cidade é que, embora seja mais recente que o centro de Puerto Vallarta, a Zona Romântica assemelha-se mais a um tradicional pueblo mexicano.

Em sua treliça de ruas de paralelepípedos há padarias pitorescas, cafés, dezenas de restaurantes, uma porção de galerias de arte e uma atmosfera bastante descontraída.

De novembro a maio, há um mercado de agricultores de fim de semana no Parque Lázaro Cárdenas, onde poderá comprar chocolate artesanal, frutas e legumes orgânicos, tortilhas prensadas à mão, queijo, sabonetes, cerâmicas e joias diretamente dos produtores.

 

 

 

Ilha Cuale

Ilha Cuale

Em 1926, o Río Cuale aumentou o seu caudal e bifurcou-se em dois braços, deixando uma ilha no meio, que foi completamente separada do resto da cidade na década de 70, quando o leito do rio foi dragado.

Nos anos seguintes, a Isla Cuale foi apenas esparsamente construída e é atualmente um santuário exuberante na fronteira entre a Zona Romântica e o centro da cidade.

Existem alguns lugares para comer e uma fila contínua de barracas ao ar livre que vendem lembranças.

A ilha está ligada à cidade por uma série de pontes, a mais recente das quais foi concluída em 2012, unindo o Centro Cultural no lado leste com o bairro Gringo Gulch (assim chamado por seus habitantes estrangeiros na década de 50) à direita do rio banco.

A ponte desce acentuadamente até a ilha, e a parte superior é um bom local para uma vista panorâmica da Zona Romântica.

 

 

 

Jardins Botânicos de Vallarta

Jardins Botânicos de Vallarta

A cerca de 32 quilómetros de distância do centro de Puerto Vallarta, os Jardins Botânicos Vallarta vão mantê-lo ocupado durante um dia inteiro, pelo menos.

Fundado no início dos anos 2000, esta atração estende-se ao longo de 26 hectares, uma tapeçaria de floresta nativa e jardins bem cuidados plantados com espécies da região de Puerto Vallarta e zonas tropicais ao redor do mundo.

Um de seus principais objetivos é conservar as orquídeas, e estas flores hipnotizantes aparecem nos jardins e são cultivadas em um orquidário dedicado.

Há também coleções sensacionais de palmeiras, agaves, cactos, carvalhos e bromélias, todas acompanhadas de informações aprofundadas.

Traga fato de banho pois poderá tomar banho no Río Horcones.

 

 

 

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

Este marco histórico da Zona Romântica de Puerto Vallarta tem menos de um século.

A construção ocorreu num período tempestuoso e teve que ser interrompida durante a Guerra Cristero que engolfou os estados do centro-oeste mexicano no final da década de 1920.

A igreja também foi afetada por eventos naturais, e a coroa icónica no topo da torre principal teve que ser substituída após uma tempestade nos anos 2000.

No interior, confira as imagens de santos pintadas em painéis de madeira, os confessionários esculpidos, o altar de mármore e a imagem da Virgem de Guadalupe.

Ela é venerada 12 dias no início de dezembro, culminando com o Dia de Guadalupe no dia 12, marcando a suposta aparição da Virgem Maria a um nativo mexicano chamado Juan Diego em 1531.

 

 

 

Cais de Los Muertos

Cais de Los Muertos

Um monumento recente à beira-mar de Puerto Vallarta, o “Píer Los Muertos” ou Cais dos Mortos situa-se na praia de mesmo nome.

O Píer de Los Muertos pode ser visto a quilômetros de distância graças à sua estrutura alta em forma de vela e é digno de fotografar à noite quanto de encontra iluminado.

O cais é também o ponto de embarque de táxis aquáticos que se dirigem a outras partes da cidade e às praias do sul.

Venha à noite para ver o pôr do sol na Bahía de Banderas, mas certifique-se de chegar cedo para encontrar um lugar.

 

 

 

Observação de Baleias em Puerto Vallarta

Observação de Baleias

Durante o inverno no hemisfério norte, as baleias jubarte migram pela costa do Pacífico do México para dar à luz os filhotes.

Esta espécie está aqui de dezembro a fevereiro, passando algumas semanas nestes climas mais quentes antes de fazer a viagem de volta ao Alasca.

Todo um diretório de empresas no resort organiza passeios de observação de baleias: algumas viagens são conduzidas por oceanógrafos e biólogos marinhos que compartilharão curiosidades interessantes e saberão como conduzir uma expedição de maneira humana.

Muitos cruzeiros também têm microfones que captam o canto das baleias, que você pode ouvir no barco, enquanto a visão de uma baleia ou de um filhote recém-nascido com sua mãe é algo que você não esquecerá tão cedo.

 

 

Parque Nacional Marinho Los Arcos

Parque Nacional Marinho Los Arcos

Vá para o sul ao redor da Bahía de Banderas e em pouco tempo este grupo de três pequenas ilhas aparece a apenas 50 metros da costa.

Para melhor desfrutar de Los Arcos, nada melhor que num passeio de barco, caiaque ou paddleboard.

As pessoas nadam sob o arco principal, na água que desce repentinamente da costa, a uma profundidade de mais de 400 metros em alguns lugares.

As rochas são perfuradas por pequenas grutas e abrigam tartarugas marinhas, raias e uma riqueza de outras espécies marinhas.

Essas ilhas de granito são chamadas de “Los Arcos” por seus arcos naturais e são visíveis do centro de Puerto Vallarta. Também poderá ir até um dos miradouros para melhor observar Los Arcos

 

 

 

Mercado Municipal do Rio Cuale

O mercado municipal da Isla Cuale foi inaugurado em 1979 e é um destino de compras a ter em conta.

O edifício tem quase 160 bancas espalhadas por dois andares, muitos delas orientadas para os turistas.

Aqui poderá encontrar joias de prata, artigos de couro, brinquedos de madeira e todos os tipos de lembranças no piso térreo.

O grande destaque deste mercado é, sem dúvida, no piso superior, totalmente voltado para a alimentação.

Entre as muitas delícias vendidas estão uma infinidade de variedades de tacos, cebolas assadas, frango e arroz com guacamole, caldo de camarão e deliciosas aguas frescas para acompanhar.

 

 

 

Praça das Armas

Plaza de Armas

Às vezes chamada de Zócalo, a Plaza de Armas é a praça principal de El Centro e é emoldurada pela sede do município e pelo Malecón a oeste, enquanto a igreja paroquial de Nossa Senhora de Guadalupe fica a apenas meio quarteirão de distância.

O coreto no centro da praça raramente fica ocioso: a banda municipal toca aqui a partir das 18h nas noites de quinta e domingo e nos outros dias há dança ao estilo danzón.

Na praça há um monumento a Ignacio Vallarta (que dá nome à cidade). Ele foi governador de Jalisco na década de 1870 e antes disso havia sido aliado do presidente Benito Juárez, e foi forçado ao exílio nos EUA durante a intervenção francesa em meados da década de 1860.

 

 

 

Playa los Muertos

Playa Los Muertos

No extremo sul do Malecón situa-se a Playa de Los Muertos, a praia mais frequentada de Puerto Vallarta.

Por estar na Zona Romântica, Playa los Muertos é uma das principais praias LGBT do México, mas também é onde os moradores de Puerto Vallarta e pessoas dos estados vizinhos vêm em busca de mar e areia.

Os fins de semana são muito agitados, o que pode ser bom se você estiver em busca de cores locais e um ambiente animado.

As ondas leves são facilmente controláveis até por quem não sabe nadar e praia é patrulhada por vendedores que vendem bebidas geladas e lanches, enquanto as pessoas flutuam em pranchas de remo a alguns metros de distância.

Se você deseja uma refeição sentada, há opções ilimitadas em frente aos prédios de condomínios altos ao longo da praia.

 

 

 

Marina Vallarta

Marina Vallarta

Projetado para ser um bairro de 22 hectares, a marina foi iniciada em 1986 após um surto de turismo em Puerto Vallarta.

Situa-se a cerca de 10 minutos do centro da cidade e, na chegada, você será recebido por uma escultura monumental de uma mãe baleia e seu filhote.

Muitas das empresas de passeios de barco estão sediadas na marina e dividem o espaço com butiques, restaurantes sofisticados e revendedores de iates.

Na água há 450 vagas, muitas ocupadas por luxuosos iates, enquanto atrás das vitrines estão os condomínios.

Poderá absorver todo este cenário vagando pelo calçadão, onde há um mercado de agricultores nas noites de quinta-feira, de novembro a abril.

Para uma partida de golfe, nada como deslocar-se ao campo oficial de 18 buracos Marina Valllarta (US$ 139 na época alta).

 

 

 

Mergulho em Puerto Vallarta

Mergulho em Puerto Vallarta

A Bahía de Banderas é um autêntico parque de diversões para mergulhadores qualificados, com vários locais para mergulhadores mais experientes espalhados pela baía.

Na temporada das baleias jubarte, poderá descobrir os desníveis de El Chimno, ao sul de Puerto Vallarta, e ver essas baleias e seus filhotes de uma distância segura.

El Morro é ainda mais desafiador e envolve uma descida em uma caverna, avistando raias e moreias durante o mergulho.

Em Los Arcos e Las Marietas existem várias cavernas, túneis e recifes para explorar ao pormenor, muitos deles uma verdadeira aventura.

As correntes na baía são leves, por isso, caso seja um mergulhador inexperiente, Puerto Vallarta é um bom lugar para aulas em águas abertas, caso fique durante alguns dias.

 

 

 

Parque Nacional das Ilhas Marietas

Marietas

À entrada da baía encontra-se um par de ilhas protegidas apenas visitáveis ​​de barco.

O Parque Nacional Islas Marietas foi criado no final dos anos 1960 de modo a preservar toda a sua riqueza natural.

Antes de vir para Puerto Vallarta, convém informar-se se as viagens às Marietas são permitidas, pois muitas vezes são proibidas por meses ou anos seguidos para garantir a recuperação da natureza e dos recifes.

Acima da água, verá atobás castanhos, garças, pelicanos, fragatas e o atobá-de-pés-azuis dos Galápagos.

Durante um mergulho poderá avistar donzelas gigantes, sargentos-mor panâmicos, peixes-bodião arco-íris e ídolos mouriscos são apenas alguns de um caleidoscópio de peixes a serem observados.

O acesso às próprias ilhas é muito limitado, mas na maré baixa você pode tomar banho na “Praia Escondida”, uma espetacular caverna marinha cujo teto ruiu, formando uma espécie de piscina natural.

 

 

 

Aventura e atividades ao ar livre em Puerto Vallarta

 Aventura e atividades ao ar livre em Puerto Vallarta

O desporto de aventura não se limita ao oceano em Puerto Vallarta, e várias empresas oferecem viagens a Sierra Madre para uma variedade de atividades repletas de ação.

Estas atividades podem ser passeios de rapel em tirolesas através da floresta tropical sobre um desfiladeiro no rio Orquideas, rapel em cascatas ou subir o leito do rio Cuale num ATV. Poderá combinar estes passeios com um pouco de cultura, subindo de jipe ​​até as aldeias remotas de Sierra Madre, percorrendo fazendas e visitando uma destilaria que produz raicilla, uma típica aguardente jalisca produzida a partir da planta agave.

 

Veja também:

Férias no México

 

Os Melhores Destinos de Férias no México

 

Férias em Puerto Vallarta

Ilhas Marietas - Puerto Vallarta


A melhor oferta de Excursões em qualquer destino turístico

Aqui encontra a melhor seleção de passeios turísticos em qualquer parte do mundo.

Após escolher e reservar a sua próxima viagem de férias, não deixe de consultar aqui todas as atividades que poderá fazer durante a sua estadia, escolher as preferidas e reservar as mesmas.

 

 

 

Simplesmente escreva o nome do país, cidade ou atração turística pretendida.

Nada como poupar tempo e dinheiro, com o roteiro organizado antes da sua saída.



 

 

 


 
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

Voos

Plane

 

Hotéis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb

Villa Batista

 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo