Saiba quais são as melhores coisas para fazer e locais para visitar na Região centro da Ilha de São Tomé, a maior ilha de São Tomé e Príncipe.
Região Centro de São Tomé
Se busca um destino de férias paradisíaco, com vegetação exuberante, belas praias e uma cultura africana de fortes influências portuguesas, São Tomé e Príncipe é a escolha ideal.
Com uma ilha algo mais desenvolvida (Ilha de São Tomé) e outra praticamente intocada (Ilha do Príncipe), São Tomé e Príncipe é, contudo, um país que parece ter parado no tempo, no entanto é um destino que transmite uma sensação bastante agradável aos visitantes, deixando no ar, a possibilidade de um regresso para explorar aquilo que ficou por explorar.
Como chegar à Ilha de São Tomé
De Lisboa existem voos regulares para São Tomé
Aeroportos em Destaque:
Aeroporto Internacional de São Tomé (TMS)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em São Tomé:
Apesar de algo desenvolvida, a Ilha de São Tomé tem algumas limitações em termos de alojamento para férias, daí a necessidade de um bom planeamento, com alguma antecipação, da sua viagem de férias.
A melhor seleção de alojamento de férias em São Tomé
O que fazer em São Tomé: A Região Centro de São Tomé
Férias em São Tomé e Princípe
Os melhores locais para visitar em São Tomé e Príncipe
A região norte de São Tomé
Num passeio organizado por um guia local ou alugando um carro e partir à descoberta, de modo a desfrutar ao máximo da Ilha de São Tomé, recomendamos um passeio de um dia pela Região Norte da Ilha, um passeio de um dia pela região centro, um passeio pela região sul, um ou dois dias no Ilhéu das Rolas e um dia dedicado a explorar a Cidade de São Tomé.
Aqui deixamos algumas das melhores coisas para fazer na Região Centro de São Tomé:
Situada entre montanhas, vales e impressionantes quedas de água, a roça Monte Café é das roças mais antigas do arquipélago, tendo sido fundada em 1858, na mesma concentra-se a maior plantação de café arábica do país e um museu de café; a Casa-Museu Almada Negreiros situa-se muito próxima da roça Monte Café (na roça Saudade), retrata a vida e obra de José Almada Negreiros, figura ímpar no panorama artístico português do século XX, nascido na ilha de São Tomé em 1893. Através de visitas guiadas toma-se contacto com a vida de Almada Negreiros. O museu funciona também como espaço de exposição, divulgação de obras de artesãos e artistas plásticos são-tomenses; Cascata S. Nicolau uma das mais imponentes quedas de água da região e de todo o Arquipélago, com cerca de 60 metros de altura; Jardim Botânico de Bom Sucesso Porta de entrada para o Parque Natural Obô, Uma área protegida de 300 km2, repartidos entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe é um santuário de fauna e flora com muitas espécies raras, algumas das quais em vias de extinção; Lagoa Amélia ocupa o fundo de uma das crateras do vulcão extinto por vários milhões de anos que formou a ilha de São Tomé. Aqui pode-se efetuar passeios pedestres.
Roça Monte Café e Museu do Café / Região Centro de São Tomé
Uma das pérolas da Região Centro de São Tomé, o Museu de Café está localizado na impressionante Roça Monte Café, distrito de Mé-zóchi, em São Tomé e Príncipe, região típica do cultivo do café.
A Roça Monte Café destaca-se pelo clima húmido e fresco, ideal para o cultivo do café. Ponto de paragem obrigatório num dia de passeio pelo centro de São Tomé, terá a oportunidade de conhecer ao pormenor todo o processo da produção do café.
O Museu de Café tem como objetivo fornecer aos visitantes uma viagem pela história da cultura do cultivo de café desde a plantação, passando pela colheita, secagem até ao produto final. O museu esta aberto ao público das 9h as 17 todos os dias da semana incluído também os domingos por marcação prévia.
Parque Natural Obô, Região Centro de São Tomé
Nas ilhas de São Tomé e Príncipe abundam plantas diversas e colhe-se de tudo. O Jardim Botânico de Bom Sucesso, situado na região centro de São Tomé, é a porta de entrada para o Parque Natural Obó, é uma área protegida de 300 km2 repartidos entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe. Este Parque é um santuário de fauna e flora onde se pode observar muitas espécies raras, algumas das quais em vias de extinção. O elevado endemismo que se verifica na floresta são-tomense e a sua importância levaram a que no ano de 1988 a comunidade científica internacional classificasse este local como o segundo mais importante para a conservação da biodiversidade entre 75 florestas africanas. Em São Tomé e Príncipe encontram-se registadas 895 espécies de plantas, das quais 400 são endémicas. São Tomé e Príncipe é um dos países mais ricos do Mundo em termos de endemismo.
Jardim Botânico Bom Sucesso
O Jardim Botânico é a porta de entrada para o Parque Natural d'Ôbo. Está localizado em Bom Sucesso, na região centro de São Tomé, que fazia parte da antiga Roça Monte Café. Com mais de 400 espécies da flora endémica e mais de mil amostras de plantas, o Jardim Botânico e Herbário foram criados para educar especialmente as gerações mais jovens sobre questões de biologia e botânica sistemática. Mas também para preservar espécies ameaçadas de extinção, para coletar espécimes vivos e dados para a investigação científica e, finalmente, para fins turísticos e de lazer.
Cascata São Nicolau, Região Centro de São Tomé
Cascata S. Nicolau acaba por ser a mais conhecida e admirada, com cerca de 20m de altitude, esta situada no centro do país depois da roça saudade, com vegetação exuberante que contrasta com o ar fresco vindo das águas.
Cascata Bombaim, Região Centro de São Tomé
Cascata Bombaim esta situada na zona centro de São Tomé, num lugar isolado no meio da floresta deslumbrante onde a mistura do som das aves e a queda das águas faz deste lugar um mundo encantador e inspirador.
Cascata Guegue
A Cascata Guegue situa-se no Centro do país mais concretamente em Trindade e é um espaço de puro prazer e relaxe, banhado pelo verde, esta é considerada a Cascata mais linda de São Tomé.
Florestas de montanha de Bom Sucesso
A melhor forma de visitar as florestas de montanha da ilha é a partir do Jardim Botânico de Bom Sucesso, localizado a cerca de 7 km de Monte Café. A partir daqui pode-se iniciar uma caminhada por trilhos de dificuldade média a elevada até ao Parque Natural de Obô, sendo aconselhável o acompanhamento por parte de um guia qualificado. Nestas florestas de montanha podem ser observadas várias espécies endémicas, com destaque para pombo-do-mato, celelê-mangotchi e quitoli. Outras como papafigo, cécia, tchin-tchin-tcholó ou tomé-gagá são abundantes aí e podem ser vistas com facilidade. Ao longo da caminhada, antes de entrar na floresta, atravessam-se campos agrícolas onde o canário é abundante, podendo também observar-se neto-do-olho-grosso, andorinha-de-barriga-branca ou ouvir-se perdiz a cantar.
Trilho Lagoa Amélia
Um dos trekkings mais fáceis da ilha para explorar o Parque Natural Obô de São Tomé e a floresta primária de alta altitude. De Bom Sucesso, sede do Parque Natural Obô de São Tomé, apanhamos o trilho em direção à Lagoa Amélia (1475 m). A cratera é a principal fonte dos rios que cruzam a floresta da ilha em várias direções e tem uma profundidade desconhecida. A propósito, vai se deliciar com a flora, begônias gigantes, samambaias arborescentes e também pelas espécies usadas na medicina tradicional que se destaca pelo poder curativo que possuem. Preste também atenção às aves endêmicas da floresta da alta altitude.
Trilho Caminho dos «Fugidos», Região Centro de São Tomé
Caminhada a partir de Bom Sucesso, base do Parque Natural Obô de São Tomé, pelo trilho em direção à Lagoa Amélia. Fornece os melhores pontos para observação espécies de aves típicas da floresta primária de alta altitude. Durante a viagem, pode-se ver begônias gigantes, samambaias arborescentes e outras plantas e aves locais distintas da floresta de alta altitude. Uma caminhada feita pela beira da cratera da Lagoa Amélia tomando o "caminho dos Fugitivos", o lugar ideal para observar aves indígenas. Desfrute das magníficas vistas sobre os vales verdes que abrangem a trilha e, principalmente, sobre o Pico de São Tomé, o mais alto do país.
Pico de São Tomé, Região Centro de São Tomé
A caminhada até o topo do pico é um desafio estimulante, mas exigente para pessoas em boa forma física. Requer condições atmosféricas propícias. Um dia de caminhada permite chegar ao pico de São Tomé e desfrutar a 2024m de altitude de magníficas paisagens com as nuvens a centenas de metros abaixo. Ao longo de todo o percurso somos envolvidos por vegetação densa, transbordando o exotismo do verde absoluto. A força da natureza exuberante no seu estado puro é verdadeiramente impressionante, um verdadeiro templo sagrado de árvores, plantas e aves. Um mundo de mistérios por explorar. Partida do Centro da Capital às 4 horas da manhã em direção ao Jardim Botânico onde chegamos por volta das 5 horas. Preparação para a caminhada com vestuário adequado, verificação de mochilas e equipamentos.
Casa-Museu Almada Negreiros
Localizada na Roça Saudade, a Casa-Museu Almada Negreiros já existe há alguns anos. Com as novas remodelações existe agora um espaço de lazer com alojamento turístico, restaurante onde podemos saborear a gastronomia típica da região, além da antiga casa colonial, bem como uma galeria de arte.
Rota do Café, Região Centro de São Tomé
Uma visita que envolve histórias, cultura, tradição, fará com que viaje nos cafezais das comunidades entre Bemposta, Novo Destino e Monte Café e ainda fará recuar no tempo através das histórias vividas pela comunidade de Monte Café.
Ainda que os trilhos estejam sinalizados, deve se fazer acompanhar de um guia local certificado, que permitirá acesso alguns sítios de interesse que só os mesmos tem acesso; - Não deixe nenhuma outra marca da sua passagem a não ser somente a sua pegada; - É aconselhável levar binóculos, pode ser muito útil pelo facto dos trilhos envolverem áreas de grande interesse para observação de aves. - Se for comer ou comprar algo, prefira produtos local de forma a contribuir a promover a economia local; - Se tiver interesse em algum produto específico da rota (café ou pimenta) pode obter nas referidas cooperativas; - Leve sempre água para a realização dos percursos; - Use vestuários e sapatos de caminhada confortáveis; - Aproveite ao máximo a visita e conheça novas culturas, adaptando ao ritmo e aos costumes da população local; - Deve sempre solicitar ao guia se pode tirar alguma eventual foto, principalmente dentro das comunidades; - Evite distribuir doces ou qualquer outro presente durante o percurso, se tiver algum donativo, pode entregar nalguma instituição social ou aos lideres da comunidade.
Rota das Especiarias
Percurso simples, mas de uma riqueza surpreendente. Conheça as variedades das especiarias da ilha e deixe-se envolver pelos seus aromas e sabores.
- Ainda que os trilhos estejam sinalizados, deve se fazer acompanhar de um guia local certificado, que permitirá acesso alguns sítios de interesse que só os mesmos tem acesso; - Não deixe nenhuma outra marca da sua passagem a não ser somente a sua pegada; - É aconselhável levar binóculos, pode ser muito útil pelo facto dos trilhos envolverem áreas de grande interesse para observação de aves. - Se for comer ou comprar algo, prefira produtos local de forma a contribuir a promover a economia local; - Se tiver interesse em algum produto específico da rota (café ou pimenta) pode obter nas referidas cooperativas; - Leve sempre água para a realização dos percursos; - Use vestuários e sapatos de caminhada confortáveis; - Aproveite ao máximo a visita e conheça novas culturas, adaptando ao ritmo e aos costumes da população local; - Deve sempre solicitar ao guia se pode tirar alguma eventual foto, principalmente dentro das comunidades; - Evite distribuir doces ou qualquer outro presente durante o percurso, se tiver algum donativo, pode entregar nalguma instituição social ou aos lideres da comunidade.