Saiba quais são as melhores coisas para fazer e locais para visitar na Região sul da Ilha de São Tomé, a maior ilha de São Tomé e Príncipe.
Região sul de São Tomé / Férias em São Tomé e Príncipe
Se busca um destino de férias paradisíaco, com vegetação exuberante, belas praias e uma cultura africana de fortes influências portuguesas, São Tomé e Príncipe é a escolha ideal.
Com uma ilha algo mais desenvolvida (Ilha de São Tomé) e outra praticamente intocada (Ilha do Príncipe), São Tomé e Príncipe é, contudo, um país que parece ter parado no tempo, no entanto é um destino que transmite uma sensação bastante agradável aos visitantes, deixando no ar, a possibilidade de um regresso para explorar aquilo que ficou por explorar.
Como chegar à Ilha de São Tomé:
De Lisboa existem voos regulares para São Tomé
Aeroportos em Destaque:
Aeroporto Internacional de São Tomé (TMS)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em São Tomé:
Apesar de algo desenvolvida, a Ilha de São Tomé tem algumas limitações em termos de alojamento para férias, daí a necessidade de um bom planeamento, com alguma antecipação, da sua viagem de férias.
A melhor seleção de alojamento de férias em São Tomé
O que fazer em São Tomé: Explorar a Região sul de São Tomé
As melhores coisas para fazer na Região sul de São Tomé
Num passeio organizado por um guia local ou alugando um carro e partir à descoberta, de modo a desfrutar ao máximo da Ilha de São Tomé, recomendamos um passeio de um dia pela Região Norte da Ilha, um passeio de um dia pela região centro, um passeio pela região sul, um ou dois dias no Ilhéu das Rolas e um dia dedicado a explorar a Cidade de São Tomé.
Deixamos aqui algumas sugestões das melhores coisas para fazer no Sul de São Tomé:
A Região Sul de São Tomé
Do que visitamos na Ilha de São Tomé foi a região sul que mais nos surpreendeu a nível de natureza e praias.
Roça Água Izé foi a primeira roça a acolher o cultivo de cacau em São Tomé, com maiores plantações e mais avançadas tecnologicamente, possuía um cais próprio para exportação do cacau e uma extensa linha férrea; Boca de Inferno é um outro dos pontos de interesse próximo de Água Izé (aqui pode-se apreciar as águas do mar contra a ravina que tem uma espécie de uma gruta com dois buracos, criando um efeito de repuxo de água a ferver que sai do solo); a Roça São João, turismo, ecologia e cultura é um antigo hospital que foi transformado em Residências Artísticas e os armazéns em Galeria de Arte; São João dos Angolares berço do povo angolar que, segundo se crê, ser descendente de escravos provenientes de Angola, naufragados nas Sete pedras; Cascata Mionga onde o rio se encontra com o mar; o mítico Pico Cão Grande uma pedra gigantesca, de quase 1000 metros, que irrompe na paisagem do sul. As praias do Sul são as mais paradisíacas da ilha, começam pela Praia Piscina, Praia Inhame Resort ecológico, ali pode-se fazer a travessia de barco para o Ilhéu das rolas, e também um projeto de preservação de tartarugas; Praia Jalé tal como a Praia Inhame, pode-se fazer observação das tartarugas; Ilhéu das Rolas – (no centro do mundo) pequeno pedaço de terra muito verde, o cenário é paradisíaco, percorre-se miradouros de panorâmicas diferentes; a rota das baleias é as principais atrações durante o período de migração (Setembro-Dezembro), o Marco da linha do Equador, localiza-se cerca de meia hora em caminho íngreme, um planisfério em mosaicos e um marco que assinalam a linha do Equador mostrando o centro do mundo, aí pode-se estar simultaneamente nos dois hemisférios.
Roça Água Izé / Região sul de São Tomé
Fundada em 1854, pelo Barão de Água Izé, foi a primeira roça a acolher o cultivo de cacau em São Tomé, depois de ter sido introduzido na ilha do Príncipe. Água Izé foi a sede da Companhia do Príncipe, foi uma das maiores plantações e mais avançadas tecnologicamente, possuía um cais próprio para exportação do cacau e uma extensa linha férrea. Nesta roça pode-se acompanhar a atividade de apanha de cacau, que é feita, duas vezes por ano, em Abril e Outubro….
Boca de Inferno / Região sul de São Tomé
É um outro dos pontos de interesse próximo de Água Izé. À beira-mar há um túnel e dois buracos escavados pela força da água, que ali se rebenta com estrondo e múltiplos salpicos. (Aqui pode-se apreciar as águas do mar contra a ravina que tem uma espécie de uma gruta com dois buracos, criando um efeito de repuxo de água a ferver que sai do solo.)
Pico Cão Grande / Região sul de São Tomé
Não longe do rio Caué, ergue-se na vertical acima da floresta impenetrável um gigantesco monólito de origem vulcânica. Em forma de agulha, com 663 metros de altura, o pico Cão Grande é um impressionante monumento natural na zona mais fecunda da Terra; não só pela configuração dramática, mas também pelo aspeto misterioso que lhe conferem as neblinas que lhe envolvem o topo pontiagudo.
Praia Piscina / Região sul de São Tomé
A praia Piscina deve o nome a uma piscina natural formada na placa rochosa que separa o areal do mar quase morno e o verde-esmeralda da vegetação tropical; é outro bilhete-postal de ilha a não perder.
Ilhéu das Rolas
O ilhéu tem apenas 3km2 de área e é basicamente composto por um resort turístico e por uma pequena povoação adjacente. Com praias belíssimas e o mar ideal para mergulhar, uma das atrações do ilhéu é o facto de ser atravessado pela linha imaginária do Equador – foi Gago Coutinho quem fez prova disso através de medições e exames rigorosos.
Marco do Equador
O Equador é a linha imaginária que separa o hemisfério norte do hemisfério sul e atravessa o centro da terra a uma latitude de exatamente zero grau, o monumento situa-se no Ilhéu das Rolas, uma ilha turística do arquipélago situado a sul de São Tomé, que é acedida unicamente por barco, a partir de Porto Alegre, e cuja principal atividade económica é o turismo. O monumento que assinala a posição do equador no Ilhéu das Rolas foi construído pelo navegador Gago Coutinho que chefiou a missão geodésica em São Tomé entre 1915 e 1918, existe assim, o Padrão do Equador erigido em 1936, o monumento assenta sobre uma base policroma, representando o mapa-mundo, num cenário que é composto pela paisagem verdejante e o Atlântico.
Praia Café, Ilhéu das Rolas
Excelente praia localizada no Ilhéu das Rolas. No lago oposto ao resort Pestana Equador, a Praia Café é um verdadeiro hino à natureza e uma praia de beleza e tranquilidade incrivel.
Cascata de Praia Pesqueira / Região sul de São Tomé
Cascata de Praia Pesqueira acaba por ser uma das mais largas da ilha, esta situada no sul do país mais concretamente na zona de ribeira peixe, a mesma desagua no mar, com uma paisagem maravilhosa, e uma fusão entre a água doce e salgada.
Praia das Sete Ondas
Apesar do nome chamativo, a praia de sete ondas apenas oferece condições simpáticas para brincar na espuma. Ideal para debutantes e crianças. No entanto, cuidado com as correntes nesta praia, que não é tão tranquila como parece. Tem escola e aluguer de pranchas de surf para todas as idades e níveis na praia sete ondas.
Rio Iô Grande
O Rio Ió Grande é um curso de água do arquipélago de São Tomé e Príncipe, localizado no distrito de Caué, ilha de São Tomé. Este curso de água corre para Oeste até encontrar o mar na Praia Ió Grande onde podem praticar surf.
Praia Jalê / Região sul de São Tomé
A praia Jalê é um dos principais sítios de desova de tartarugas marinhas no sul de São Tomé.
Florestas de baixa altitude de Monte Carmo
Situadas em Ribeira Peixe, junto das plantações da Agripalma, estas florestas de baixa altitude são o principal hotspot de observação de aves da ilha, ideal para encontrar as espécies endémicas, desde as mais comuns às mais raras e ameaçadas. Com destaque para galinhola, picanço-de-são-tomé, anjolô, sui-sui-de-obô, quitoli ou celelê-mangotchi. Parte do Parque Natural de Obô e área de extrema importância para as espécies ameaçadas, a sua visitação requer o cumprimento estrito das boas práticas para observação de aves. Para visitar Monte Carmo é necessário o acompanhamento por parte de um guia qualificado, conhecedor da área e das espécies que aí se podem encontrar. A visita implica caminhar por trilhos de dificuldade média a elevada. Após visita a Monte Carmo aconselha-se a paragem junto ao Rio Caué ou Iô Grande, para poder observar algumas espécies aquáticas como conóbia, tchonzo, pato-d'água ou galinha-d'água.
Mangal de Malanza / Região sul de São Tomé
Situado no sul da ilha, este é o maior mangal do país e parte do Parque Natural de Obô. É um bom local para observar aves aquáticas, principalmente ao nascer do dia e ao final da tarde. Espécies como ossobô, periquito, conóbia, guarda-rios-malhado ou garça-vermelha podem ser encontradas aí. A observação pode fazer-se desde a ponte sobre o rio Malanza, mas é possível e aconselhável explorar melhor a área de canoa. Após visita ao mangal, de forma a aumentar a lista de espécies observadas, pode ainda visitar-se toda a zona costeira de Porto Alegre, desde as zonas rochosas às bonitas praias de areia.
Ilhéus das Sete Pedras
A melhor forma de observar aves marinhas em São Tomé é de barco, numa saída pelágica, com paragem obrigatória ao largo dos ilhéus das Sete Pedras. Aí são observadas com regularidade espécies como cocozuco, malvaxi, caié, caié-preto ou palé. Explorando o mar por outras zonas ao largo da ilha poderemos tentar observar espécies mais difíceis, como caniboto, caié-branco, ou outras menos comuns. Informações cedidas pela Birdlife Internacional.
Santana / Região sul de São Tomé
Entrar na água de frente à igreja e seguir a costa rumo ao sul atrás da falésia. Combine uma sessão com o Marlin, um surfista experiente da zona, que conhece esta onda como ninguém. Cuidado com ouriços
Ribeira Afonso
Um spot pacífico com um bom ambiente de aldeia de pescadores. A onda é direita e forma-se na foz do rio.
Iô Grande
Uma outra aldeia de pescadores no distrito de Caué. A onda é constante a direita na foz do maior rio do país. Cuidado com tubarões. Não surfar em dias de chuva.
Porto Alegre
Fundada por Jacinto Carneiro de Sousa e Almeida, visconde de Malanza, filho do barão de Água‑Izé, a roça Porto Alegre era a segunda maior propriedade da zona sul da ilha de São Tomé, a mesma possuindo seis dependências, entre elas o Ilhéu das Rolas, a sua importância e dimensão fizeram desta roça uma verdadeira vila de pescadores devido ao seu isolamento era praticamente auto‑suficiente; produzia, secava, embalava e exportava todo o tipo de bens produzidos em são Tomé e príncipe. Porto Alegre é uma vila no Distrito de Caué, situado ao sul da Ilha de São Tomé, a Sua população estimada são cerca de 800 pessoas. Porto Alegre é a maior comunidade do Sul, nas redondezas há antigas explorações de cacau e de café em ruínas e velhas fábricas de sabão abandonadas. A aldeia é a mais meridional da ilha e é o terminal sul da estrada principal que liga a ilha de São Tomé através de sua parte oriental, 3 km ao sul encontra-se a linha do Equador.
Homem da Capa
Percorra o litoral sul da ilha e desfrute de uma paisagem autêntica e ainda percorra a maior reserva de mangal do país e descubra a sua Biodiversidade.
- Ainda que os trilhos estejam sinalizados, deve se fazer acompanhar de um guia local certificado, que permitirá acesso alguns sítios de interesse que só os mesmos tem acesso; - Não deixe nenhuma outra marca da sua passagem a não ser somente a sua pegada; - É aconselhável levar binóculos, pode ser muito útil pelo facto dos trilhos envolverem áreas de grande interesse para observação de aves. - Se for comer ou comprar algo, prefira produtos local de forma a contribuir a promover a economia local; - Se tiver interesse em algum produto específico da rota (café ou pimenta) pode obter nas referidas cooperativas; - Leve sempre água para a realização dos percursos; - Use vestuários e sapatos de caminhada confortáveis; - Aproveite ao máximo a visita e conheça novas culturas, adaptando ao ritmo e aos costumes da população local; - Deve sempre solicitar ao guia se pode tirar alguma eventual foto, principalmente dentro das comunidades; - Evite distribuir doces ou qualquer outro presente durante o percurso, se tiver algum donativo, pode entregar nalguma instituição social ou aos lideres da comunidade.