As melhores coisas para fazer em São Tomé, a pequena-grande Capital de São Tomé e Príncipe.
As melhores coisas para fazer na Cidade de São Tomé
Qualquer que seja o seu destino em São Tomé e Príncipe, a Cidade de São Tomé será provavelmente o ponto de entrada e ponto de partida das suas férias.
Capital do país, centro politico e administrativo, a cidade de São Tomé é uma pequena cidade com uma população a rondar os 72.000 habitantes localizada ao norte da ilha de São Tomé.
Apesar de pequena, a Cidade de São Tomé é uma cidade com muita história, palco dos principais eventos históricos do país. Foi aqui que foi proclamada a independência do País em 12 de Julho de 1975.
É aqui, na capital que se localiza o Palácio Presidencial também conhecido como (Palácio do povo), a Sé Catedral da Nossa Senhora da Graça; a estátua do Rei Amador, mito entre os cidadãos e símbolo da libertação e resistência do domínio colonial; o Parque Popular, um Parque de diversões que também é palco de grandes festivais a nível nacional, … e muito mais.
Como chegar à Ilha de São Tomé
Ainda que reservar as férias numa Agência de Viagens seja a opção mais prática e confortável, é relativamente fácil reservar voos e alojamento para São Tomé.
A TAP e a Air Atlantic – STP voam várias vezes ao longo da semana para São Tomé, sendo relativamente fácil conseguir um voo de última hora com preços a rondar os 600 euros por pessoa. Se reservar os voos com maior antecedência encontrará certamente melhores tarifas.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Pesquise e reserve os seus voos baratos para a Ilha de São Tomé aqui!
Onde ficar na Ilha de São Tomé
A oferta de alojamento hoteleiro em São Tomé não é vasta, no entanto consegue facilmente reservar um cinco estrelas por valores a rondar os 1.000 euros (duplo), ou um 4 estrelas por 780 euros. Existem ainda outras opções mais em conta.
Algumas das unidades hoteleiras dispõem de serviço de transfer gratuito do aeroporto para o Hotel.
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Ilha de São Tomé
O que Fazer na Cidade de São Tomé / O que Visitar:
É também na Cidade de São Tomé que se concentra a principal oferta hoteleira do país e onde se concentram os bares e restaurantes da ilha.
Entre os Restaurantes e bares da cidade destacam-se restaurantes como o Pirata, Papafigo, a Roça São João dos Angolares onde o Chefe João Carlos Silva brinda os visitantes com um incrível workshop de combinação de sabores, e ainda o Espaço CACAU - Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias, instalado num edifício construído no início do séc. XX para albergar e fazer a manutenção dos primeiros comboios, hoje transformado num Centro Cultural de referência Nacional.
Outros destaques ca Cidade de São Tomé são o Museu Nacional instalado no Forte de São Sebastião, o Mercado Municipal e, para os verdadeiros apreciadores de chocolate, a fábrica de Chocolate Cláudio Corallo e a Loja/ Bar Diogo Vaz onde poderão fazer visitas acompanhadas de degustação e também deliciar um bom café e doçarias de chocolate.
Deixamos aqui as nossas sugestões das Melhores coisas para fazer na Cidade de São Tomé:
Museu Nacional / Forte de São Sebastião / Melhores coisas para fazer em São Tomé
O Museu Nacional ou Forte de São Sebastião (erguido a 1575 por forças portuguesas, o Forte de São Sebastião foi o primeiro edifício com carácter defensivo erguido em São Tomé, sendo posteriormente reconstruído e ampliado). Atualmente alberga o Museu Nacional cuja visita é essencial para conhecer um pouco da história de São Tomé e Príncipe.
Ao lado encontra-se a "praia da EXPM". Diante do forte encontram-se as estátuas dos navegadores João de Santarém, Pêro Escobar e João de Paiva, cujos nomes se ligam ao descobrimento do arquipélago. Estas estátuas foram retiradas das praças e jardins de São Tomé logo após a independência.
As melhores coisas para fazer na Cidade de São Tomé: A praça da Independência
Praça de Independência / Melhores coisas para fazer em São Tomé
A Praça da Independência é o local onde foi proclamada a Independência nacional, a 12 Julho de 1975. Situada mesmo em frente à baixa de Ana Chaves. Rodeada de bancos, lojas e serviços públicos. Todos os anos no dia 12 de julho celebra-se a Independência, onde a sua Excelência, o Presidente da República acende a chama da pátria.
As melhores coisas para fazer na Cidade de São Tomé: O Mercado Municipal de São Tomé
Mercado Municipal / Melhores coisas para fazer em São Tomé
O Mercado Municipal é provavelmente a melhor exposição dos produtos cultivados no interior da ilha. Com a magia e atmosfera própria dos mercados africanos, nas bancas, os produtos da terra e do mar de São Tomé são cuidadosamente expostos. Fruta, legumes, especiarias, peixes de todos os tamanhos e feitios, o Mercado Municipal, uma mistura de cores e cheiros fortes é, sem dúvida uma das experiências imperdíveis da Cidade de São Tomé.
Praia Lagarto / Melhores coisas para fazer em São Tomé
A praia Lagarto, é a melhor e mais bem localizada praia da Cidade de São Tomé, perto do Aeroporto Internacional e na sua baía podemos encontrar alguns hotéis de renome.
Espaço Cacau / Melhores coisas para fazer em São Tomé
Espaço cacau - casa das artes, criação, ambiente e utopia. É um espaço cultural e de artes gerido por uma organização comunitária. O Espaço CACAU. Funcionando de segunda-feira á sábado, das 08h00 às 20h00, o espaço tem exposições temporárias, venda artesanato e produtos locais. Sala para workshops e conferências e o Museu de História de São Tomé e Príncipe. O local funciona também como restaurante onde as “quintas culturais” fazem (jantar/buffet self-service com música e dança ao vivo), outra da experiências imperdíveis.
Ossobô Spa / Melhores coisas para fazer em São Tomé
No Pestana São Tomé, o que se destaca verdadeiramente é o Ossobô Spa, assim chamado em honra a um dos pássaros mais famosos da ilha, onde a lista de tratamentos é tão completa e atraente que vai ser difícil resistir à vontade de fazer uma visita ao espaço por dia. Além do excelente serviço de manicure e pedicure com os fantásticos vernizes Essie, pode também fazer a depilação, para nunca ter motivos para perder um mergulho na piscina.
Spa Encanto ISA / Melhores coisas para fazer em São Tomé
Salão de beleza com diversos serviços, cuidam do cabelo, cauterização, manicure, pedicure, mechas, reconstrução, cortes, fazem massagem, depilação drenagem, com equipa altamente profissionais à sua espera, serviços no salão e ao domicílio, aberto de terça ao domingo segunda feriado, de terça ao sábado aberto das 8h as 17h30 e domingo das 9h às 16h. Tem serviços masculino e feminino. Localizado na Rua de Angola por trás do Ministério da Saúde. Encanto Isa espera por si.
Sé Catedral / Melhores coisas para fazer em São Tomé
Sé Catedral edifício construído no (séc. XVI), é a igreja católica matriz na ilha de São Tomé. Localizado ao lado do Palácio Presidencial, um lugar a não perder durante as suas férias em São Tomé e Príncipe.
As melhores coisas para fazer na Cidade de São Tomé:
Palácio dos Congressos / Melhores coisas para fazer em São Tomé
É onde se encontra a Assembleia Geral da República e o Parlamento. É uma interessante peça arquitetónica construída em finais dos anos oitenta.
Igreja Da Nossa Senhora da Conceição / Melhores coisas para fazer em São Tomé
Fábrica de Chocolate Cláudio Corallo / Melhores coisas para fazer em São Tomé
Outra das atrações a não perder na Cidade de São Tomé. Terá que marcar o seu horário de visita, algo que pode fazer no local, no próprio dia, mas não deixe de visitar e desfrutar do excelente workshop onde conhecerá um pouco da história de Claudio Corallo e deliciar-se com o melhor chocolate do mundo que é produzido e fabricado em São Tomé e Príncipe. No final da visita e após provas de vários tipos de chocolate poderá comprar os seus favoritos na loja de lembranças.
Passeios pela Cidade / Melhores coisas para fazer em São Tomé
Atrações acima mencionadas à parte, outra das melhores coisas para fazer na Capital de São Tomé e Príncipe é um ou vários passeios pela cidade.
Vale a pena explorar a área em redor da Baía Ana Chaves, desde a Fábrica Claudio Corallo até Forte de São Sebastião / Museu Nacional e observar com atenção a incrível arquitetura colonial da área. Para mais arquitetura colonial percorra a Avenida Marginal 12 de Julho ou a Avenida da Independência. Continue pela avenida 12 de Julho, para sul e um pouco depois de passar o liceu encontrará a Embaixada de Portugal.
Não deixe de visitar um supermercado local e surpreenda-se com a quantidade de produtos e marcas portuguesas existentes na prateleiras.
Consulte também estes artigos:
Férias bastante agradáveis na Ilha de São Tomé
O que fazer em São Tomé e Príncipe: A região norte de São Tomé
A região Centro de São Tomé - O que fazer em São Tomé e Príncipe