As melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe, o pequena ilha paradisíaca de São Tomé e Príncipe que é uma verdadeira gigante em termos de natureza exuberante e biodiversidade.
As Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Menor, menos povoada e menos montanhosa que a Ilha de São Tomé, a ilha do Príncipe, com cerca de 30 quilómetros de comprimento e 6 quilómetros de largura é o destino ideal para que busca um bocado de paraíso intocado à beira-mar para umas férias marcadas acima de tudo pela tranquilidade.
Como chegar:
Aeroporto do Príncipe (PCP)
Desde o Aeroporto de São Tomé, existem regularmente 2 voos diários da Companhia Aérea STP Airlines para a Ilha do Príncipe.
A viagem tem a duração de 40 minutos e deverá ser reservada com alguma antecedência.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar:
As opções de alojamento turístico na Ilha do Príncipe são, tal como na Ilha de São Tomé, algo limitadas pelo que, deverá reservar a sua estadia de férias com antecedência.
A melhor seleção de Hotéis e alojamentos turísticos na Ilha do Ilha do Príncipe
Como se deslocar na Ilha:
Pode alugar um carro (com ou sem guia), alugar uma mota (com ou sem condutor) ou andar à boleia, uma prática muito comum, principalmente em Príncipe, onde os transportes públicos escasseiam.
O mais fácil e prático é, sem dúvida, contratar os serviços de um guia local que o levará aos melhores locais da ilha.
Onde comer na Ilha:
Em termos de restaurantes, a escolha é algo limitada com a maior parte dos restaurantes na Capital, a pequena Cidade de Santo Antonio. Destacamos o Restaurante-Bar Beira-mar, o Restaurante-Bar Passô e o Restaurante-Bar da Teresa.
Quanto à gastronomia típica da Ilha, não deixe de experimentar o funji maguita ou o molho no fogo.
Férias em São Tomé e Príncipe
O que fazer na Ilha do Príncipe / O que visitar:
As melhores na Ilha do Príncipe
Reserva da Biosfera da Unesco desde 2012, a ilha do Príncipe preserva um magnífico património natural, um verdadeiro tesouro de biodiversidade e endemismo único no mundo.
O património natural do Príncipe tem um longo passado na história científica mundial. Em 1919 o físico Arthur Eddington realizou na Roça Sundy a experiência histórica que haveria de comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein.
Outro local interessante é a Ponta do Sol onde poderá usufruir de um dos mais belos pôr-do-sol que possa imaginar.
Na roça São Joaquim tem uma das mais fantásticas vistas para o sul da Ilha e para os Picos João Dias Pai e João Dias Filho.
Ao sul da Ilha do Príncipe encontrará inúmeros sítios de interesse turístico para visitar, começando pelo miradouro de Nova Estrela, onde dispõe de um cenário único do ilhéu Boné de Jóquei.
Na Roça Terreiro Velho, também na parte sul da ilha do Príncipe é produzido o famoso cacau de Claudio Corallo, que dá origem aos saborosos chocolates Claudio Corallo, de São Tomé e Príncipe.
Outro ponto de paragem obrigatória na ilha do Príncipe é Santo António, a principal cidade da ilha onde poderá visitar o Palácio do Governo, a Praça Marcelo da Veiga, praça central e poderá percorrer as ruas e ir até ao Pico Papagaio que se encontra no Parque Natural e tem cerca de 700 metros de altura. Para chegar ao cimo do pico, basta atravessar a densa floresta onde terá a oportunidade de observar macacos, pássaros, orquídeas e plantas endémicas com propriedades medicinais.
Outro dos locais a não perder na Ilha do Príncipe é a Roça Paciência e plantações de cacau, baunilha e café. Aqui poderá ainda conhecer alguns frutos e legumes locais.
Outro destaque da Ilha do Príncipe é a Roça Belo Monte, recentemente recuperada e transformada num dos alojamentos mais requintados na ilha.
Depois há as praias, o miradouro da Praia Banana onde pode observar a paisagem da famosa Praia Banana e, dependendo da época, observar baleias.
Praia Grande é a maior praia da ilha e está permanentemente deserta, sendo, um dos melhores locais para observar a desova das tartarugas marinhas.
Deixamos aqui as sugestões das melhores coisas que poderá fazer na Ilha do Príncipe:
As Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Santo António
Santo António, também conhecido como Santo António do Príncipe, é o principal povoado da ilha do Príncipe. Situa-se na costa nordeste e é a capital da Região Autónoma do Príncipe.
Com uma população de cerca de 2.600 habitantes, Santo António concentra cerca de 35% da população da Ilha. Conhecida pela sua arquitetura colonial e igrejas, nomeadamente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Santo António é, sem dúvida, um dos locais de visita obrigatória na ilha do Príncipe.
Melhores coisas na Ilha do Príncipe:
lhéu Bom Bom e Bom Bom Eco Lodge
Um dos locais mais famosos da ilha do Príncipe, o ilhéu Bom Bom situa-se perto da costa norte da ilha do Príncipe e é, quase na sua totalidade, coberto de vegetação.
O Ilhéu Bom Bom conta com uma população de pouco mais de 15 habitantes e é lar do Bom Bom Eco Lodge, uma charmosa estância turística de 25 qurtos aninhada entre palmeiras, à beira-mar, no final de uma estrada de praia remota no Príncipe.
Os quartos inspirados na natureza têm o seu toque de elegância, com tudo aquilo que é essencial ao conforto de umas férias paradisíacas.
Além de duas praias particulares, há uma piscina exterior, spa, ginásio e centro de mergulho.
O acesso à ilha Bom Bom é feito através de uma ponte pedonal. Há um farol na ilha construído em 1997.
Melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe
Roça Sundy / Hotel Sundy Roça / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Merecidamente no topo da lista das melhores coisas que poderá fazer na Ilha do Príncipe. Experimente a sublime restauração da joia histórica. Esta roça é o lugar onde Arthur Eddington provou a Teoria da Relatividade de Einstein durante um eclipse total em 1919.
Antiga plantação de cacau portuguesa do final do século XVII no coração da floresta tropical africana, Sundy é agora um hotel que mistura de forma incrível a história e a natureza, numa viagem no tempo onde nada foi deixado ao acaso.
Até 1975, a Roça Sundy era propriedade privada da empresa portuguesa Sociedade Agrícola Sundy, Lda., com sede em Lisboa. Posteriormente, após a independência, foi nacionalizada e tornou-se uma empresa estatal, chamada Empresa Agro-pecuária de Sundy.
Sundy é uma roça que já foi o lar da família real portuguesa na ilha de Príncipe. Neste jardim, além da casa principal ainda mobiliada e decorada, há plantações de cacau e café, um grande hospital, uma capela e vestígios de ferrovias para as locomotivas que transportavam o cacau.
Melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe
Cascata Oquepipi / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Outra prioridade nas melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe.
Nada mais, nada menos que a mais linda das cascatas da região autónoma do Príncipe. O lago de água doce e transparente que convida a uma sessão de 'jacuzzi' natural para relaxar. A não perder
Lagoa do Caixão / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Praia Banana / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Também esta uma das experiências imperdíveis, a praia banana é a mais famosa da ilha do Príncipe. O mar vai do verde ao azul-cobalto, sempre cristalino, e recambia qualquer adulto empedernido à infância despreocupada.
Roça do Terreiro Velho / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
As descendentes das primeiras árvores de cacau que chegaram a ilha do Príncipe por volta de 1819, são agora o suporte principal da produção de cacau na plantação de Terreiro Velho. Quando o famoso produtor de chocolate Claudio Corallo chegou à plantação do Terreiro Velho, as plantas de cacau estavam dispersas no meio da floresta invasora. Ao longo de trabalhosos anos, o terreno da floresta foi limpo e as árvores de sombra replantadas. Ao dar às plantas de cacau ar e a quantidade certa de luz ganharam um novo vigor, produzindo fruta saudável e abundante. O perfume da sua polpa era intenso e fresco.
Pico do Príncipe / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
O Pico do Príncipe é o que resta dum vulcão que está inativo há 15,7 milhões de anos. De origem vulcânica, a ilha do Príncipe é muito acidentada, atingindo 948m no Pico do Príncipe, localizado no sul da ilha, e que faz parte do Parque Natural Ôbo.
No interior da ilha cresce uma floresta tropical densa e muitas espécies raras de animais, em especial aves. Com base nesta envolvente natural de extraordinária beleza, a cidade e a ilha têm apostado no turismo, procurando desenvolver infraestruturas, como hotéis, estradas, um porto marítimo e um novo aeroporto.
Parque Natural da Ilha do Príncipe / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
A Lei 7/2006 criou o Parque Natural «Obô» do Príncipe, para proteger os ecossistemas representativos (8.500 ha) da Ilha do Príncipe (florestal, costeiro e marinho).
A Região Autónoma do Príncipe apresenta, como Áreas Protegidas: Um Parque Natural incidindo em duas zonas geograficamente distintas (o terço Sul da Ilha e a Floresta de Azeitona), A Zona Tampão, não incluída no Parque, mas passível de extensão à totalidade remanescente da Ilha (sensivelmente os dois terços setentrionais). Existem diversos trilhos que poderá percorrer durante a sua estadia na ilha do Príncipe onde terá a oportunidade de observar várias espécies endémicas de fauna e flora existente neste incrível paraíso natural.
Roça Paciência / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Situada no lado norte da Ilha do Príncipe, perto das roças Belo Monte e Praia Inhame a Roça Paciência é outro dos melhores locais a visitar na ilha.
De pequena dimensão, a Roça Paciência conserva um certo ambiente familiar, muito idêntico às pequenas quintas portuguesas. À semelhança de várias roças da Ilha do Príncipe, tem uma estrutura de «roça-terreiro», com geometria quadrada e encerrada pelos seus edifícios. Embora definam o terreiro, os edifícios são volumes isolados, ligeiramente afastados entre si. Nesta roça pode se ver a plantação de cacau, baunilha e café.
Praia Burra / Melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe
É uma praia que se localiza no lado norte da Ilha do Príncipe entre a Praia da Banana e a Praia de Santa Rita. É um local que tem uma das maiores comunidades piscatórias da Ilha do Príncipe.
Miradouro Praia Banana / Melhores coisas na Ilha do Príncipe
Situado dentro dos limites do Hotel Roça Belo Monte, é o local onde poderá usufruir de uma vista fantástica sobre a magnífica Praia Banana. Local ideal para um picnic.
Praia Grande / Melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe
A Praia Grande da Ilha do Príncipe, situa-se entre o promontório da Ponta Café e do promontório da Ponta do Pico Negro e a Praia Seca, próxima à foz do Rio Bibi e do povoado Neves Ferreira, frente ao ilhéu Boné de Jóquei.
Praia do Boi / Melhores coisas para fazer na Ilha do Príncipe
Boné de Jóquei
O ilhéu do Boné de Jóquei fica ao lado de Ponta Capitão e está localizado na Região do Príncipe, um lugar maravilhoso que desperta atenção de todos que o visita; é um ilhéu desabitado de cerca de 30 hectares e que dista apenas 2,5 quilómetros da ilha do Príncipe. Apesar da curta distância, a sua particularidade é pertinente, pois existem aves com características diferentes das que existem na ilha vizinha. À volta do Príncipe, além dos habituais peixes destas águas e dos tubarões, corvinas, tartarugas e moreias de grandes dimensões podemos ser surpreendidos pelos tubarões-martelos