Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau, um pais com um património natural fantástico e praticamente intocável.
Férias na Guiné-Bissau
Há muito tempo marginalizada como destino turístico devido ao fraco historial em termos de direitos humanos e devido ao extenso repertório de instabilidades políticas (nenhum presidente jamais conseguiu completar um mandato completo de cinco anos desde a independência), a Guiné-Bissau de hoje é, na verdade, um lugar muito mais ameno do que muitos viajantes pensam.
Deve manter-se permanentemente atento aos últimos desenvolvimentos do FCO (sabe-se que as coisas mudaram para pior da noite para o dia nesta seção da África Ocidental), mas, ao mesmo tempo prepare-se para uma viagem exótica repleta se atrativos incríveis.
Desde as cordilheiras desérticas de Muslim Gabú, a leste, até as pulsantes zonas portuárias de Bissau (a capital), a oeste, este país tem chimpanzés e savana ondulante, florestas tropicais, rios sinuosos, arquitetura colonial e muito mais.
E tudo isto sem mencionar o lendário arquipélago das Ilhas dos Bijagós; um lugar de hipopótamos de água salgada e litorais deslumbrantes, praticamente intocados e pontilhados de tartarugas!
Confira esta lista dos melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau.
Ilha de Orango, Bijagós / Melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau - Hipopótamos galopantes entram e saem das lagoas salobras de Orango Grande, uma das joias indiscutíveis das Ilhas dos Bissagós e um parque nacional distinto por si só.
Na verdade, os amantes da vida selvagem migram para esta pequena massa de terra no Atlântico para ver as raras criaturas de água salgada em seu habitat natural, e há muitos guias locais aqui que operam safáris em zonas húmidas nos canais e manguezais para vê-los.
Acrescente a tudo isto uma série de praias de areia branca, um único hotel administrado pela comunidade e um grupo de tribos locais curiosas com tradições antigas, e é fácil ver por que Orango faz parte de praticamente todos os itinerários de férias na Guiné-Bissau!
Ilha de Bubaque, Bijagós / Melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: Perto de Orango, do outro lado de um pequeno estreito no Atlântico a leste, as areias tropicais caiadas de Bubaque estão totalmente desertas, salpicadas com troncos de palmeiras inclinadas, num cenário digno de “O Naufrago”.
Esta é a porta de entrada para as ilhas maiores das Bissagós, graças à presença do aeroporto de Bubaque e da maior vila do arquipélago, também chamada apenas de Bubaque.
E que porta de entrada! Um par de edifícios coloniais envelhecidos alinham-se nas ruas da cidade, palafitas abrem caminho acima da água, e o interior é revestido de florestas profundas que dão lugar apenas a enseadas isoladas como Bruce Bay e as areias sem nome ao redor de Ameta.
Parque Nacional de Boé / Melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: Uma terra desconhecida e não mapeada, o maior dos parques nacionais da Guiné-Bissau, apenas para o mais intrépido dos viajantes.
Está repleto de canais sinuosos de rios e bolsões de mata ciliar, faixas infinitas de savana relvada que balançam com as brisas da África Ocidental e os cursos sinuosos do Corubal que flui das colinas do interior em direção ao Atlântico a oeste.
Claro, também há vida selvagem, sendo o chimpanzé um dos mais raros.
Você também pode esperar ver gatos como gatos africanos e muitos rebanhos pastando em meio aos campos.
Ilhas João Vieira e Polião, Bijagós / Melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
A dupla João Vieira e Poilão, outro par de pintas no famigerado arquipélago das ilhas dos Bijagós, é onde tartarugas marinhas do Atlântico, ameaçadas de extinção, escalam conchas e bancos de areia para desovar.
Dado o exotismo e a beleza absoluta de seu sertão e costa, não é de surpreender que toda a área seja agora englobada por uma reserva marinha nacional.
Raros grupos de turistas passam, ansiosos para subir a bordo de uma piroga esculpida (uma canoa tradicional da Guiné-Bissau) e serpentear entre as enseadas e os pântanos, os trechos de areia e as dunas salpicadas de palmeiras em busca de raras criaturas marinhas.
Férias em Bissau, Guiné-Bissau / Melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
O centro político e financeiro da nação é um lugar rico em património e cultura e para além de um dos principais pontos de entrada no país é um dos melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
Venha aqui passear entre as fachadas manchadas de poluição do antigo centro português da cidade: Bissau Velho.
É aqui que os palácios em tons de rosa dos antigos governadores ibéricos ainda se alinham nas ruas empoeiradas.
Além disso, não perca o grande Palácio Presidencial, agora vazio após a destruição da guerra civil da Guiné-Bissau.
Mais perto do mar e são os molhes do Pidjiguiti que fervilham de vida; pescadores transportando a pesca diária e piraguas balançando esperando para partir para as ensolaradas Ilhas de Bissagós.
Outras atrações incluem a grande Fortaleza (também um museu de primeira linha), enquanto a vida noturna explode após o anoitecer com as batidas de gumbe e kizomba da África Ocidental.
Bafatá, Guiné-Bissau / Melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau
O lendário local de nascimento do célebre revolucionário da independência Abel Djassi, a pequena Bafatá é uma cidade ribeirinha com brio.
Orgulhoso de suas tradições políticas e lindamente imbuído de áreas verdes, palmeiras ondulantes e os meandros onde o Geba se junta ao Colufe, é um lugar para vir e experimentar as vibrações bucólicas descontraídas de um dos hotspots provinciais do país.
Mas não é só isso, porque Bafatá também é cercada pelas selvas de galeria que ocupam o coração da nação; a casa dos crocodilos, interessantes mamíferos da África Ocidental, macacos raros e muito mais…
Parque Natural Lagoas Cufada, Guiné-Bissau
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: Um verdadeiro parque de diversões para hipopótamos e enormes antílopes, para manadas galopantes de búfalos africanos e hienas risonhas, crocodilos e leopardos perseguidores, o Parque Natural das Lagoas Cufada é uma das regiões de maior biodiversidade de toda a Guiné-Bissau.
Ensanduichada entre o Rio Grande de Buba, a sul, e o amplo Corubal, a norte, a reserva recebe o nome das inúmeras lagoas e habitats húmidos que surgem ao longo das suas margens.
E entre o lote há trechos de palmeiras, onde até mesmo chimpanzés balançam nos galhos!
Cacheu, Guiné-Bissau
Cacheu assentou-se nos cursos sinuosos do rio com o mesmo nome durante centenas de anos.
Muitos o consideram um dos primeiros assentamentos europeus na África Ocidental; outrora valorizada por sua localização privilegiada à beira da grande hidrovia que sobe e desemboca no planalto continental e nas curvas do rio Canjambari.
Tudo isso fez da cidade um centro de escravos a partir de 1600, e hoje muitas das antigas relíquias aqui permanecem como testemunho dessa história sombria, como o forte coberto de fuligem que foi erguido pelos portugueses no século XVI.
Há também um fascinante mercado de artesanato local e vistas deslumbrantes de manguezais para explorar.
Ilha de Bolama
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: Completa com um acolhedor hotel administrado por ONGs e um punhado de construções coloniais fascinantes (e dilapidadas), a Ilha de Bolama é a ilhas das Bijagós mais próxima do continente e da capital, Bissau.
Canoas regulares de piragua levam os poucos viajantes que seguem por este caminho direto pelas águas do Atlântico a partir do porto de Pidjiguiti.
Uma vez que eles chegam, é uma mistura de antigos edifícios estatais com colunatas e mansões portuguesas em ruínas que estão no menu, todos datados de dias esquecidos quando esta cidade insular reinava como a capital do país como um todo!
Varela, Guiné-Bissau
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: Continuando com as fabulosas belas praias da região senegalesa de Casamance - que na verdade é contígua a Varela - este trecho de litoral deslumbrante no extremo norte do país é agora um parque nacional.
E por uma boa razão, também! Basta conferir as areias cintilantes e cintilantes da África Ocidental que vêm pontuadas por correntes ocasionais de rios lamacentos de mangue, as populações de tartarugas marinhas ou as dunas empoeiradas onde as ervas marinhas se eriçam com a brisa salgada.
E longe da costa há mais delícias: gramíneas de savana e florestas densas; crocodilos e hipopótamos do Nilo; Aldeias tribais Djola e muito, muito mais!
Ilha de Rubane, Bijagós
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: A cinco horas de balsa regular do centro do arquipélago de Bubaque, Rubane atrai os viajantes com sua autêntica manta de retalhos de florestas verdejantes e areias brancas como marfim.
Bosques de palmeiras altas margeiam as margens por todo o lugar, pontuadas por um penhasco ocasional, ou mesmo pelas vilas de madeira do resort Ponta Anchaca - o único lugar para ficar aqui.
Existem aglomerados de pequenas aldeias de pescadores para passear pela ilha, os barcos dos locais sempre flutuando ao redor da costa, junto com grande quantidade de enseadas totalmente desertas, onde as areias amarelas se erguem tão suavemente da água.
Gabú, Guiné-Bissau
Situado no coração da Guiné-Bissau, a capital regional de Gabú é o segundo maior aglomerado urbano do país.
É um lugar muito distante da capital em Bissau.
Gabú é um hotspot cultural que exala todo o charme de um posto comercial do Saara.
E por falar em comércio: o mercado fervilha com conversas e mercadorias exóticas trazidas do Senegal, Guiné e Costa do Marfim – não perca!
Farim, Guiné-Bissau
Com os aromas de amendoim e castanha de caju, da criação de gado e das plantações de óleo de palma, a cidade de Farim, no interior, é um dos pontos de paragem mais inusitados da Guiné-Bissau.
Foi erguido pela primeira vez pelos governantes portugueses do país como um posto avançado de defesa de ataques tribais do Norte.
Logo, ela se transformou em uma cidade mercantil de pleno direito, repleta de caravanas comerciais de lugares tão distantes quanto a Líbia e o Marrocos.
Hoje, o lugar é um local charmoso, embora rústico, que se ergue das margens verdejantes do rio Cacheu em uma mistura de casas com telhado de estanho e aldeias tradicionais em estilo yurt.
Saltinho
Os melhores lugares para visitar na Guiné-Bissau: Um pequeno trecho de via fluvial que atravessa o coração de selvas intocadas perto da cidade de Mampatá, a cerca de 30 quilómetros da capital, Bissau, Saltinho oferece um vislumbre do belo sertão da Guiné-Bissau.
Uma ponte de aço em arco destaca-se contra o céu vermelho brilhante.
Canoas balançando carregadas de pescadores locais de costas arqueadas movem-se de um lado para o outro nas correntes.
As crianças saltam e mergulham das rochas.
A grande atração de Saltinho - as Cascatas de Saltinho, que jorram sobre uma série de trampolins e escarpas - tudo é realmente de tirar o fôlego!
Parque Nacional de Castanhez
Apanha e estrada de asfalto inexplorada até o sul da Guiné-Bissau, onde plumas poeirentas de lama sobem e descem com o calor, e os colossais troncos de palmeiras apimentam os cumes.
Aqui, o Parque Nacional Florestas de Castanhez abriga alguns dos últimos trechos remanescentes da floresta tropical da Guiné Bissau.
Quem se aventurar – e poucos o fazem – poderá caminhar pelas trilhas e ver grupos de babuínos e chimpanzés nas palmeiras acima, enquanto a reserva também se espalha pelo Atlântico, onde peixes-boi africanos e hipopótamos de água salgada raramente deixam de ser fotografados.
Onde ficar na Guiné-Bissau:
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias na Guiné Bissau
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado
Organize as suas viagens de férias aqui
Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.
Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.
Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.
Voos
Hotéis