Férias em Helsínquia, uma cidade fascinante, com muito a oferecer aos visitantes. O ponto de partida ideal para umas férias inesquecíveis na Finlândia.
Férias em Helsínquia
Helsínquia, a capital da Finlândia, é uma cidade moderna e cosmopolita, com um encanto único. Situada no extremo do Golfo da Finlândia, a cidade oferece uma combinação de história, cultura, natureza e design.
A melhor altura para visitar Helsínquia
A melhor altura para visitar Helsínquia é durante o verão, quando os dias são longos e mais quentes. No entanto, a cidade também é uma ótima opção para visitar durante o inverno, quando a neve cobre as ruas e os parques.
Férias em Helsínquia / Como chegar a Helsínquia
A maneira mais fácil de chegar a Helsínquia é de avião. A cidade é servida por vários aeroportos internacionais, incluindo o Aeroporto Internacional de Helsínquia-Vantaa. Também é possível chegar a Helsínquia de comboio, autocarro ou ferry.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar hospedado nas Férias em Helsínquia
Helsínquia oferece uma grande variedade de opções de alojamento, desde hotéis de luxo a hostels económicos. Algumas das melhores zonas para ficar em Helsínquia são o centro da cidade, a península de Katajanokka e o bairro de Töölö.
A melhor seleção de Hotéis com desconto em Helsínquia
O que visitar durante as Férias em Helsínquia
Helsínquia tem muito para oferecer aos visitantes. Destaque para atrações como a Fortaleza de Suomenlinna, uma fortaleza marítima do século XVIII, classificada como Património Mundial da UNESCO; a Igreja Temppeliaukio. uma igreja escavada na rocha, com uma acústica única; A Catedral de Helsínquia, uma catedral luterana do século XIX, com uma torre de 72 metros de altura; O Museu ao ar livre de Seurasaari, um museu ao ar livre, com réplicas de edifícios tradicionais finlandeses; ou o Esplanadi Park, um parque público no centro da cidade, com um lago, jardins e cafés.
O que fazer durante as Férias em Helsínquia:
Além de visitar os principais pontos turísticos, Helsínquia oferece uma variedade de atividades para os visitantes. Aqui estão algumas sugestões:
Fazer um passeio de barco pelo Golfo da Finlândia: uma ótima maneira de ver a cidade a partir de uma perspetiva diferente.
Visitar um museu: Helsínquia tem muitos museus excelentes, incluindo o Museu Nacional da Finlândia, o Museu de Arte de Ateneum e o Museu de Design de Helsinki.
Ir a um concerto ou a um evento cultural: Helsínquia é uma cidade culturalmente ativa, com uma programação regular de concertos, peças de teatro e outros eventos.
Desfrutar da natureza: Helsínquia está rodeada pela natureza, com vários parques, florestas e praias.
Dicas para Férias em Helsínquia:
Aprenda algumas frases básicas em finlandês: isso será apreciado pelos locais.
Experimente uma sauna: a sauna é uma tradição finlandesa, e é uma ótima maneira de relaxar depois de um dia de turismo.
Experimente a comida finlandesa: a comida finlandesa é deliciosa e saudável, e inclui pratos como salmão, cogumelos e framboesas.
As melhores coisas para fazer durante as Férias em Helsínquia
Helsínquia, a capital da Finlândia foi fundada no século XVI, mas a cidade dos dias de hoje tomou forma durante o século XIX.
Foi então que os russos construíram Helsínquia em moldes semelhantes aos de São Petersburgo, com as suas ruas largas e mansões neoclássicas.
Um pouco antes, os suecos haviam concluído Soumenlinna, uma ambiciosa fortaleza marítima destinada a manter os russos afastados. Este enorme projeto ainda está intacto e é apenas uma das atrações de uma lista de coisas interessantes para explorar Helsínquia. Durante a sua visita dedique também algum tempo a explorar alguma arquitetura moderna.
Deixamos aqui algumas das melhores coisas para fazer / visitar em Helsínquia.
Suomenlinna / Férias em Helsínquia
De visita imperdível durantes as suas Férias em Helsínquia . Embarque na balsa de Kauppatori e em poucos minutos estará num dos lugares artificiais mais incríveis da Escandinávia, se não do mundo.
Suomenlinna é uma gigantesca fortaleza marítima espalhada por sete ilhas.
Foi criada pelos suecos em meados de 1800 com o objetivo de defender os seus territórios orientais, mas Helsínquia foi invadida pelos russos no início do século XIX.
Não é exagero dizer que quase nada mudou em Suomenlinna desde então.
Entre as paredes em forma de estrela e as posições de armas, há um pequeno assentamento barroco que ainda abriga 1.000 pessoas.
Catedral de Helsínquia / Férias em Helsínquia
A alta cúpula verde deste marco eleva-se acima da paisagem urbana de Helsínquia e, vista da água à noite, parece brilhar como um farol.
Seja qual for o motivo para visitar Helsínquia, esta catedral neoclássica caiada é um dos pontos turísticos que você precisa conferir.
Quando foi construída, em meados do século XIX, chamava-se Catedral de São Nicolau, em homenagem ao czar russo Nicolau I, que também era grão-duque da Finlândia.
Após a independência finlandesa em 1917, tornou-se simplesmente a Catedral de Helsínquia. Não deixe de vistar esta bela catedral durante as suas Férias em Helsínquia.
Esplanadi / Férias em Helsínquia
Conhecido pelos habitantes locais como “Espa”, este é um espaço verde no centros da cidade, um lugar onde turistas e moradores de Helsínquia vêm para fazer piqueniques, relaxar e divertirem-se no verão.
Nesta época do ano o espaço em frente ao Café Kappeli é o Espa Stage, um espaço ao ar livre com uma animada programação de espetáculos e música ao vivo.
Venha em julho para o Jazz-Espa, um festival de jazz que dura um mês, ou em junho para o Marimekko Fashion Show.
Igreja Tempeliaukio / Férias em Helsínquia
É seguro dizer que não existem muitas igrejas no mundo como esta pelo que não deverá deixar de visitá-la durante as suas Férias em Helsínquia.
O Temppeliaukio foi o resultado de um concurso de design do pós-guerra, vencido pelos irmãos Suomalainen e inaugurado em 1969.
O edifício é parcialmente subterrâneo e foi escavado na rocha que forma as paredes interiores.
Ao redor da cúpula central há uma claraboia circular, através da qual a luz solar inunda a câmara principal durante o dia.
Cada peça de decoração e mobiliário desta notável igreja foi projetada pelos arquitetos.
Aproximando-se dela ao longo de Fredrikinkatu, a ampla cúpula de cobre da Igreja Temppeliaukio parecerá uma espécie de invasão alienígena.
Ilha Seurasaari / Férias em Helsínquia
Outro local de visita impedível durante as suas Férias em Helsínquia. Ocupando uma ilha inteira, a poucos quilómetros a norte do centro da cidade, encontra-se um museu ao ar livre que reúne uma coleção de edifícios típicos finlandeses de todo o país.
O museu está aberto durante todo o verão e é quando guias treinados, vestidos com trajes tradicionais, podem contar a si sobre a vida e o trabalho na zona rural da Finlândia nos últimos 400 anos.
As antigas oficinas, quintas, solares e casas de campo estão ligadas por uma rede de trilhos, proporcionando passeios suaves pela floresta ou junto à costa.
Catedral Uspenski / Férias em Helsínquia
Mais uma atração de visita obrigatória durante umas Férias em Helsínquia.
Se busca pontos turísticos que ilustrem o compromisso de um século da Rússia com a Finlândia, esta catedral ortodoxa em Pormestarinrinne é o melhor lugar para começar.
É a maior igreja ortodoxa da Europa Ocidental, situada num edifício em Katajanokka, uma das áreas nobres de Helsínquia.
Do lado de fora, as origens da igreja são inconfundíveis quando você vê suas torres de tijolos vermelhos e suas cúpulas douradas.
Dê uma olhada na Iconóstase, com seu conjunto de belas pinturas representando a virgem Maria e uma série de santos.
Antigo Mercado Municipal / Férias em Helsínquia
Aberto o dia todo, de segunda a sábado, o Antigo Mercado Municipal, perto da água, em Eteläranta, existe desde 1889.
Antes disso, nunca houve um edifício permanente para os mercados de Helsínquia, que eram ao ar livre e realizados em praças.
É um impressionante edifício de estilo bizantino, que vale a pena conferir, mesmo que você não precise fazer compras.
Se quiser comprar alguma coisa, você será tentado por todos os tipos de barracas que vendem produtos frescos, incluindo carne, peixe, frutas e vegetais, mas também bolos e queijos finlandeses.
Saunas Urbanas / Férias em Helsínquia
Sauna é uma palavra finlandesa e existem três milhões delas na Finlândia, uma grande quantidade das quais se encontra aqui mesmo em Helsínquia.
Muitas estão abertos ao público e, quer você visite no inverno ou no verão, é apenas uma daquelas coisas que você deve experimentar na Finlândia.
Para saunas públicas, experimente os distritos de Kotiharju, Merihaka, Hermanni ou o novo complexo “Löyly” no extremo sul da península de Helsínquia.
Há algumas regras de etiqueta na sauna a serem lembradas, mas nada disso é muito difícil: homens e mulheres geralmente ficam separados, nus é melhor, mas toalhas são permitidas, e geralmente é melhor manter a voz baixa se você precisar conversar!
Linnanmäki / Férias em Helsínquia
Este parque de diversões está aberto há mais de 65 anos.
Ao longo deste tempo, doou todos os lucros à Päivän Säätiö, uma instituição de caridade finlandesa de bem-estar infantil.
Bem mais de um milhão de visitantes por ano vêm para andar nas montanhas-russas, tentar a sorte nos fliperamas ou levar seus filhos para todos os tipos de shows e atrações para crianças.
Todas as principais atrações de Linnanmäki quebram recordes finlandeses: as mais altas e mais rápidas do país são feitas aqui, mas entre elas há sete que remontam às origens do parque, na década de 1950.
Festas de lagostins / Férias em Helsínquia
Do final de julho ao final de agosto, os cidadãos de Helsínquia vestem-se com suas melhores roupas e lotam os restaurantes de frutos do mar da cidade.
Esta é a época do lagostim, e o marisco é combinado com Akvavit num conjunto surpreendentemente complicado de rituais.
Os empregados de mesa dos restaurantes locais terão prazer em lhe contar como comer lagostins da maneira certa e quando tomar uma dose de Akvavit.
E depois, claro, vêm as músicas para beber. Pode ser um pouco mais desafiador cantar com eles.
Passeio de Elétrico vintage
Apanhe este elétrico na Fonte Havis Amanda, na Market Square, nos fins de semana de verão.
fará uma excursão de 20 minutos por quase todos os principais pontos turísticos do centro de Helsínquia.
Estes elétricos históricos têm um século de existência e, embora não haja guia a bordo, você receberá um folheto em vários idiomas para informar o que está vendo.
O trailer puxado pelo elétrico principal também lhe dará excelentes fotos da cidade para sua conta do Instagram!
Passeio à beira-mar
Outra ótima maneira de ver o melhor de Helsínquia é à beira-mar, pois há uma trilha de sete quilómetros que vai de ponta a ponta.
Descendo pelo lado leste da península de Helsínquia, sua caminhada começará na Praia de Hietaniemi, que nos dias mais quentes de verão é a melhor baía arenosa de Helsínquia.
Mais tarde, você passará pelo Monumento Sibelius, uma escultura abstrata em homenagem ao maior compositor da Finlândia, Jean Sibelius.
O caminho à beira-mar é servido por vendedores de sorvete no verão e é sempre arborizado, serpenteando por parques ou próximo ao terreno da residência de verão do primeiro-ministro.
Museu de Design de Helsínquia
Voltando à era do pós-guerra, Helsínquia é uma cidade que abraça a arquitetura e o design de vanguarda.
A Rock Cathedral ilustra melhor essa atitude, mas há uma cultura próspera que realmente merece um pouco de investigação.
Confira o Design District logo abaixo do Esplanadi: em apenas alguns quarteirões da cidade há cerca de 200 lojas, galerias, edifícios e atrações voltadas para o design.
O Museu do Design está aqui e documenta a arquitetura e o design finlandeses nos últimos 150 anos.
Museu Nacional da Finlândia
Já que você está visitando a capital, você deve aproveitar para conhecer o passado da Finlândia.
Uma seção que atrairá o interesse de todos contém os Tesouros.
Ao percorrer essas nove salas, você poderá admirar prata, joias, moedas, medalhas e armaduras.
Mais adiante, você verá como a cultura e a sociedade finlandesas se desenvolveram durante a Idade Média, antes de se tornarem parte do Reino Sueco e depois do Império Russo.
Há também exposições intrigantes que cobrem as primeiras civilizações do país, entre elas uma pedra de oferenda neolítica e uma cista funerária da Idade do Ferro.
Distritos de casas de madeira
À medida que a cidade crescia no início do século XX, Helsínquia construiu bairros inteiros para a sua classe trabalhadora.
Desde então, muitas delas foram demolidas e substituídas, mas várias permanecem, e as lindas casas de madeira pintadas aqui são agora casas para os tipos boémios e criativos de Helsínquia.
Áreas como Puu Vallila têm cafeterias e bares modernos, enquanto Puu-Käpylä é famosa por suas áreas verdes.
Este subúrbio foi concebido como uma cidade-jardim, por isso há muito verde e as hortas destinadas aos trabalhadores agora são fazendas urbanas
A melhor oferta de Excursões em qualquer destino turístico
Aqui encontra a melhor seleção de passeios turísticos em qualquer parte do mundo.
Após escolher e reservar a sua próxima viagem de férias, não deixe de consultar aqui todas as atividades que poderá fazer durante a sua estadia, escolher as preferidas e reservar as mesmas.
Simplesmente escreva o nome do país, cidade ou atração turística pretendida.
Nada como poupar tempo e dinheiro, com o roteiro organizado antes da sua saída.