Os melhores lugares para visitar na Moldávia, um pequeno país europeu com uma combinação única de história, cultura e beleza natural.
Este pequeno país europeu sem litoral encontra-se entre a Roménia, a oeste, e a Ucrânia, a leste. Até a Segunda Guerra Mundial, fazia parte da Roménia, se visitar os dois países, verá muitas semelhanças culturais. Depois fez parte da União Soviética até 1991, pelo que também encontrará muitas semelhanças com este país.
Os melhores lugares para visitar na Moldávia
A Moldávia tem muito a oferecer. Primeiro, é remoto e raramente visitado – o que o torna perfeito para os mais aventureiros que desejam visitar destinos fora do radar turístico popular. Em segundo lugar, a Moldávia tem uma indústria de enoturismo em crescimento e quem conhece vinhos sabe que alguns dos melhores da Europa vêm da Moldávia. Você descobrirá que as tradições ainda estão vivas e a hospitalidade nas aldeias é genuína.
Considere estas atrações enquanto planeia sua viagem.
Chisinau, a Capital da Moldávia / Os melhores lugares para visitar na Moldávia
Chisinau, a Capital e maior cidade de Moldávia é moderna quanto baste, mas, ao mesmo tempo, uma cidade amigável e com uma atmosfera bastante acolhedora.
O ponto de partida ideal para explorar este pequeno país, Chisinau é seguramente um dos melhores lugares para visitar na Moldávia.
Com quase 500.000 habitante numa área de 635 km2, Chisinau tem muitos espaços verdes, parques e edifícios históricos dando a sensação de ser uma cidade com espaço.
Também não faltam restaurantes, galerias de arte, discotecas, spas e casinos! Você vai querer visitar o Parque Pushkin e a pirâmide laranja no memorial da Segunda Guerra Mundial.
Também encontrará afrescos maravilhosos na Catedral da Natividade e, se isso não for para você, confira as barracas dos artistas modernos locais no mercado de arte.
A melhor seleção de Hotéis com desconto em Chisinau
Orheiul Vechi
A apenas uma hora de Chisinau fica Orheiul, ou Old Orhei, a vista mais incrível da Moldávia. É um complexo arqueológico com rico significado cultural e histórico. É também um lugar de beleza natural deslumbrante.
Com vista para o rio Raut, este complexo ao ar livre apresenta fortificações, banhos, cavernas, ruínas e mosteiros - todos datados das tribos Dácias de 2.000 anos atrás. Os monumentos antigos datam de vários períodos, incluindo as invasões tártaras e mongóis, o século X a.C. e, mais recentemente, a ocupação da Horda Dourada no século XIV.
Devido à singularidade da área, foi construído um museu que oferece exposições e fornece informações e contexto para um lugar tão único.
Vinícola Cricová
A 30 minutos de Chisinau localiza-se a Vinícola Cricova. A segunda maior vinícola subterrânea do mundo; é definitivamente algo de visita obrigatória.
Aqui encontrará 120 quilómetros de estradas complexas acima do solo e um elaborado sistema de túneis subterrâneos que existe desde o século XV, quando o calcário foi escavado para construir Chisinau. Esta maravilhosa “cidade do vinho” inclui armazéns, salas de degustação subterrâneas e visitas guiadas. Você viajará 100 metros abaixo do solo e verá como são 1,25 milhão de garrafas de vinho.
A indústria do vinho está a crescer na Moldávia, e de facto os vinho são de grande qualidade pelo que vale a pena trazer algumas garrafas de vinho para casa.
Mosteiro de Tipova
Localizado numa parte remota, mas bonita da Moldávia, o Mosteiro de Tipova compreende três complexos principais que foram escavados nas rochas ao longo das margens do rio Dniestr.
O complexo mais antigo é a Igreja da Festa da Santa Cruz (século XI). As duas restantes são a Igreja de São Nicolau (século XIV) e a Horodiste (século XVI). Se você seguir o caminho passando pelas cavernas, poderá desfrutar de uma bela caminhada pela natureza que termina em uma linda cascata.
Dentro de cada caverna há celas de monges, suficientes para até 700 pessoas, embora seja habitada atualmente por menos de 20 monges.
Manastirea Curchi
Este mosteiro ganha o prêmio de mais bonito de toda a Moldávia. O complexo é composto por cinco igrejas, um refeitório, várias abadias e celas de monges.
Sua beleza vem do estilo arquitetónico da Bessarábia. A peça central do complexo é a Igreja da Mãe de Deus, construída no final do século XIX.
Depois de explorar o local e aprender sobre a história única do mosteiro (que já foi um hospital psiquiátrico durante a era soviética), desfrute de um agradável passeio pelos pomares.
Saharna
Esta pequena aldeia é aquela para onde os visitantes mais dizem que adorariam voltar. Para além de ser o local do Mosteiro da Santíssima Trindade, também é um local de belezas naturais deslumbrantes. Há um silêncio e uma calma incrível neste lugar.
Saharna é um local de peregrinação para muitos moldavos devido a uma pegada numa rocha que se acredita ser da Virgem Maria. Os amantes da natureza certamente adorarão Saharna. O Rio Saharna possui 22 cascatas – a mais famosa é a “Gipsy Hole” (como é conhecida pelos habitantes locais).
Desfrute de caminhadas que oferecem vistas incríveis da área circundante e do mosteiro abaixo.
Transnístria
Esta estreita faixa de terra às margens do rio Dniestr é definitivamente um dos lugares mais estranhos da Europa Oriental. O governo de lá declarou a Transnístria uma república independente.
Embora seja uma república que não existe oficialmente em nenhum outro lugar além de lá. Oficialmente ainda faz parte da Moldávia; os habitantes locais acreditam que conquistaram a sua independência durante uma guerra civil em 1992. A Transnístria tem a sua própria moeda, força policial e fronteiras, ao mesmo tempo que ainda se apega a uma estética da era soviética em toda a região.
Você verá muitos bustos de Lenin enquanto explora. A capital não oficial, Tiraspol, será um dos lugares mais estranhos que você verá na Moldávia.
Bendery
Uma das três cidades da Transnístria, Bendery é a contraparte mais verde e esteticamente mais agradável de Tiraspol.
Embora ainda seja possível ver os buracos de bala que sobraram da guerra civil com a Moldávia, a cidade em si é amigável e divertida.
Não deixe de conferir a fortaleza, construída no século XVI. Já mudou de mãos várias vezes e é um grande reflexo da história da cidade.
Gagaúzia
A região de Gagauzia é uma extensão de terra autónoma e não contígua composta por três cidades e 27 aldeias.
A cultura e o património aqui são influenciados principalmente pela Turquia e, embora as pessoas sejam maioritariamente cristãs, os seus antepassados eram refugiados muçulmanos que fugiam da guerra e procuravam um lugar para criar raízes. Eles só foram autorizados a permanecer nesta região se se convertessem.
Com uma história tão distinta, você pode imaginar que a área é intrigante. Visite o Museu de História Regional de Comrat para ter uma ideia de como é a vida cotidiana aqui.
Soroca
Soroca desempenhou um papel grande e importante ao longo da história da Moldávia devido à sua localização às margens do rio Dniestr. Durante guerras e cercos, os exércitos conseguiram defender bem o país deste ponto.
O grande destaque é a Fortaleza de Soroca, uma de uma cadeia de fortalezas militares construídas já no século XIV por príncipes que procuravam fortalecer a sua posição contra os invasores.
Devido à grande comunidade cigana aqui, Soroca é a capital não oficial dos ciganos. Para se divertir, caminhe pelas mansões da elite cigana que se alinham nas ruas do centro da cidade.
Reserva Natural Padurea Domneasca (Floresta Principesca)
Fundada em 1993, esta é a maior reserva natural da Moldávia e está localizada em Glodeni. Aqui você encontrará o carvalho antigo mais antigo do país, onde o carvalho mais antigo tem cerca de 450 anos.
Os amantes da natureza irão apreciar as muitas espécies de aves, sendo as mais notáveis as garças que nidificam perto do rio. Descubra a área conhecida como “Cem Colinas”, uma paisagem de colinas onduladas – que ninguém entende como foram formadas.
Padurea Domneasca é uma ótima maneira de passar um dia ao ar livre com a Mãe Natureza.
Capriana
Situado em uma floresta verdejante em Capriana está um dos mosteiros mais antigos da Moldávia. Fundada no século XV por Alexandre, o Bom, já foi a casa do bispo moldavo e também de Chiprian, um dos primeiros poetas moldavos.
Abriga a maior biblioteca conventual do país e após anos de abandono, foi reaberta em 1989 como símbolo do renascimento nacional.
Enquanto estiver lá, você pode fazer algumas paragens nas proximidades para visitar o carvalho de Stefan, o Grande e Codru, a reserva natural mais antiga do país.
Reserva Natural Codru
A reserva mais popular (e também a mais antiga!) do país, Codru fica no centro da Moldávia e é composta por uma série de magníficos desfiladeiros e vales. Você encontrará mais de 1.000 espécies de plantas protegidas, 145 espécies de aves, 43 espécies de mamíferos, sete espécies de répteis e muito mais.
Há um museu de história natural na reserva que vale a pena conferir entre caminhadas individuais ou guiadas.
Você vai adorar a sensação de abertura desta reserva popular.
Kvint
Você pode comprar uma garrafa do melhor conhaque da Europa no portão de entrada da fábrica Kvint. Eles produzem conhaque de alta qualidade aqui desde 1897 e até mesmo comprar dos vendedores ambulantes vale a pena.
Localizado na peculiar Tiraspol, os habitantes locais consideram o Kvint um símbolo nacional e a sua imagem está até na nota de cinco rublos da Transnístria.
Eles produzem cerca de dez milhões de litros por ano e você pode se inscrever para passeio diário de degustação.
Parque Taul e Mansão Pommer
Localizado em Taul Village, o Taul Park é o maior do país. No interior do parque encontra-se a imponente mansão de Ivan Pommer, construída no início do século XX. É um testemunho da arquitetura paisagística e foi altamente reverenciado em sua época.
O parque em si é composto por duas partes. A parte superior é onde você encontra a mansão com inúmeras trilhas sendo engolidas por incríveis canteiros de flores. O parque inferior parece mais uma floresta. Vários grupos de árvores foram plantados e cada grupo é característico de uma área geográfica diferente.
Descubra 150 variedades de árvores e arbustos – muitos deles exóticos – ao percorrer os 12,5 km de trilhas.
A melhor oferta de Excursões em qualquer destino turístico
Aqui encontra a melhor seleção de passeios turísticos em qualquer parte do mundo.
Após escolher e reservar a sua próxima viagem de férias, não deixe de consultar aqui todas as atividades que poderá fazer durante a sua estadia, escolher as preferidas e reservar as mesmas.
Simplesmente escreva o nome do país, cidade ou atração turística pretendida.
Nada como poupar tempo e dinheiro, com o roteiro organizado antes da sua saída.