Monte Gordo é uma magnífica praia com um areal a perder de vista e águas seguras e cálidas.
A beleza desta praia, a tranquilidade do mar desta região e a temperatura bastante agradável da água que atraí anualmente grande número de turistas nacionais e estrangeiros fez com que na década de 60, altura em que o fenómeno do turismo era praticamente desconhecido no Algarve, turistas nacionais e estrangeiros começassem a passar as suas férias em Monte Gordo, dando origem ao nascimento de um dos primeiros hotéis do Algarve.
A Praia de Monte Gordo foi assim o "motor" que, em poucas décadas transformou uma aldeia tradicional de pescadores num grande centro turístico internacional, e um dos destinos mais populares entre os turistas nacionais.
Nos últimos anos, tem-se notado um enorme e bem visível esforço em transformar esta praia numa zona balnear verdadeiramente "para todos", dotando-a de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, assim como na melhoria das infraestruturas de apoio, nomeadamente estacionamentos.
Durante a época balnear, existe também um serviço de cadeiras de rodas anfíbias, os chamados "tiralots", que permite a essas mesmas pessoas disfrutar das cálidas águas da baía, sem paralelo mesmo noutras zonas do Algarve.
Os muitos snack-bares e restaurantes espalhados pela praia permitem também tomar uma refeição ou uma bebida refrescante sem ter de sair da praia.
O areal a perder de vista convida a um passeio, para quem quer ficar em forma ou simplesmente relaxar, recarregar baterias para mais um ano de trabalho. A bandeira Azul da Europa atesta a qualidade desta praia, "delimitada" por uma extensa Marginal, em calçada portuguesa.
A Praia de Monte Gordo é, tal como a localidade simplesmente imperdível, local de visita obrigatória, caso não seja o destino selecionado para as sus férias de verão.