O Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizado no norte de Portugal, é uma joia natural que encanta visitantes com sua beleza intocada e diversidade de ecossistemas. Com uma área de cerca de 700 quilômetros quadrados, o parque abrange as serras da Peneda, do Gerês e da Amarela, oferecendo paisagens deslumbrantes que variam desde montanhas imponentes até vales verdejantes.
Parque Nacional da Peneda-Gerês / Férias no Norte de Portugal
Este santuário ecológico abriga uma rica biodiversidade, com uma variedade impressionante de flora e fauna. Entre os bosques de carvalhos, castanheiros e pinheiros, é possível encontrar uma grande diversidade de aves, como águias, falcões e abutres, além de mamíferos como veados, javalis e até mesmo o lobo-ibérico, uma espécie ameaçada que encontra refúgio neste ambiente preservado.
O Rio Cavado e os seus afluentes, os rios Homem, Gerês, Rio Fafião, Cabril e a Ribeira de Beredo, serpenteiam pelo parque, contribuindo para a formação de cascata e lagoas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de desfrutar de refrescantes banhos no meio da natureza exuberante. As trilhas bem demarcadas proporcionam aos aventureiros a chance de explorar a pé ou de bicicleta as diversas paisagens que o parque oferece.
Além da natureza exuberante, o Parque Nacional da Peneda-Gerês abriga também vestígios de uma rica herança cultural. Aldeias tradicionais de xisto e granito, como Soajo e Lindoso, preservam a arquitetura típica da região, com espigueiros e casas de pedra que contam histórias de tempos passados.
Protegido como parque nacional desde 1971, o Peneda-Gerês é um destino imperdível para aqueles que buscam uma experiência autêntica em contato com a natureza e a cultura portuguesa. Com sua atmosfera serena e paisagens de tirar o fôlego, este parque se destaca como um tesouro natural que merece ser apreciado e preservado para as futuras gerações.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal (embora existam muitos parques naturais, paisagens protegidas e reservas em todo o país). Ele está localizado no norte de Portugal, e integra as cidades de Viana do Castelo, Braga e Vila Real.
Situado na região norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) o Parque Nacional da Peneda-Gerês abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 hectares, doa quais 5 275 ha pertencem ao Estado (Matas Nacionais sob gestão do ICN), 45 577 ha são terrenos baldios e a restante área é propriedade privada.
O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.
O parque possui uma considerável variedade de fauna, tais como veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina, etc., e flora, assim como pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais.
As bacias hidrográficas dos rios Lima, Homem e Cávado, que atravessam e retalham este território, condicionaram a ocupação humana desta região de chuvas abundantes e regulares e de elevados índices de humidade do ar. A elevada pluviosidade conduz, por vezes, à formação de lagoas em zonas elevadas, como é o caso da Lagoa do Marinho (vista panorâmica em 270°).
O Parque engloba as Serras do Gerês, Peneda e Amarela, com cotas que ultrapassam os 1500 metros. A região é essencialmente constituída por rochas graníticas, podendo ocorrer ainda xistos e depósitos sedimentares.
Ideal para longas e saudáveis caminhadas em permanente partilha com a natureza, encontrará alguns locais onde é possível contemplar cenários simplesmente estonteantes, como é o caso do miradouro da Pedra Bela.
O parque foi inaugurado na primavera de 1971 em um esforço para proteger as terras, a flora e a fauna portuguesas.
A geografia do parque é marcada por vários cumes de montanhas - entre elas Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Estas formam uma barreira entre a planície da costa litorânea ao oeste e planaltos ao leste; estas montanhas seguem na Espanha, onde são conhecidas como Xurés. Enquanto o parque incentiva o turismo, a visitação é limitada para proteger os recursos do parque - na verdade, existem apenas seis pequenos parques de campismo.
Como chegar
Com transporte próprio, a entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês pode ser feita por 4 estradas principais.
- Por Lamas de Mouro, vindo de Melgaço, pela EN 202 e EN 202-3.
- Por Entre-Ambos-os-Rios (em direção a Soajo e Lindoso), vindo de Ponte da Barca, pela EN 203 e 304.
- Por Rio Caldo (em direção a Caldas do Gerês e Portela do Homem), vindo de Amares (EN 308 e EN 308-1) ou de Póvoa de Lanhoso (EN103 e EN 308-1).
- Em direção a Pitões das Júnias e Tourém vindo de Montalegre (EN 308).
Onde ficar no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Gerês, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Caniçada são os destinos de férias mais populares do Parque Nacional da Peneda-Gerês contando com a oferta turística mais abrangente e variada, no entanto existem outros destinos também bastante interessantes, localidades situadas no interior do parque, onde a vida quotidiana mantém raízes firmes na tradição rural portuguesa. Castro Laboreiro, Lindoso, Pitões das Júnias, Soajo, Vilarinho das Furnas, Fafião, Pincães e Xertelo são bons exemplos, todos estes locais de visita imperdível.
Hotéis no Gerês / Parque Nacional da Peneda-Gerês
Procurar hotel com desconto e promoções de Férias no Gerês
Arcos de Valdevez
Procurar hotel com desconto e promoções de férias em Arcos de Valdevez
Procurar Hotel com desconto e promoções de Férias em Ponte da Barca
Procurar hotel com desconto e promoções de Férias na Caniçada
Procurar Hotel com desconto e promoções de férias em Castro Laboreiro
Localizada no planalto de Castro Laboreiro, em plena Serra da Peneda, a Vila de Castro Laboreiro é um dos belos lugares do Parque Nacional da Peneda-Gerês para passar uns dias de férias.
Famosa pela raça de cães Castro Laboreiro, esta vila do Concelho de Melgaço destaca-se ainda pelo seu castelo medieval do século XII (Castelo de Castro Laboreiro ou Castelo de Castro Laboredo) entre muitas outras atrações que fazem deste destino um excelente local a visitar.
Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Pitões das Júnias
Não perca as Ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, construído em 1147
Procurar Hotel com desconto e promoções de férias em Soajo
A Aldeia de Soajo deve a sua enorme popularidade ao aglomerado de antigos espigueiros, assentes num afloramento rochoso, com vistas para o vale do Rio Lima. O espigueiro mais antigo data de 1782. Alguns destes espigueiros são ainda hoje utilizados pela população.
Procurar hotel com desconto e promoções de férias em Pincães
O que visitar
A melhor forma de descobrir toda a beleza desta magnifica região de Portugal é em caminhadas pelos imensos trilhos que não parece ter fim. Quanto mais locais descobrimos, maior é a vontade de nos aventuramos por novos trilhos, partindo à descoberta de novos recantos de beleza única no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Todo o tempo aqui passado perece ser extremamente reduzido.
De carro poderá igualmente encontrar alguns locais fabulosos, mas nunca deverá cair na tentação de entrar por caminhos que não sejam as referidas estradas, garantindo assim a preservação da natureza e claro, a sua segurança.
Nas caminhadas deverá seguir sempre os caminhos e os trilhos existentes, caso pretenda acampar deverá faze-lo apenas nos locais designados para o efeito, os Parques de Campismo.
Não faça lume, leve sempre consigo o seu lixo ou coloque-o nos recipientes apropriados, Não colha plantas, flores, cogumelos, frutos ou amostras minerais, respeite sempre as indicações dos guardas, vigilantes e técnicos do Parque, não perturbe a tranquilidade do local e cumpra regulamentos de caça e pesca.
Recomendamos vivamente uma visita a Vila de Soajo, famosa pelo seu grande número de espigueiros, construídos para proteger dos roedores. O pelourinho e a capela merecem igualmente uma visita.
O Santuário da Senhora da Peneda, cuja construção remonta ao Século XVIII, é outro dos locais de visita obrigatória durante a sua estada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Composto pelo chamado escadório das virtudes, pela igreja principal e pelo terreiro dos Evangelistas, irá encontrar neste santuário imensas semelhanças ao Bom Jesus já que foi o santuário bracarense que serviu de inspiração na construção do Santuário da Senhora da Peneda.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta é outro dos pontos de paragem obrigatória - Construído no século XIX, é famoso pelos painéis de azulejos na capela-mor.
A Mata da Albergaria, uma reserva botânica notável pelos troços de uma antiga via militar romana é imperdível. Situa-se a 2 quilómetros a sul da Portela do Homem, alberga carvalhais representativos da vegetação original da região e é atravessada pela via romana que ligava Braga a Astorga.