Ir de férias à Jamaica e não visitar Nine Mile, local onde está o Mausoléu Bob Marley é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa.
Mais de duas décadas se passaram desde a sua Marte, mas o espírito de Bob Marley continua bem vivo na Jamaica, de facto são inúmeras imagens do rei do reggae nas lojas de comércio local e estamos constantemente a ouvir os grandes sucessos de Bob Marley enquanto estamos na Jamaica, verdadeiramente impressionante a forma como este povo idólatra aquele que foi talvez o maior promotor além fronteiras desta magnifica ilha.
Após inúmeros quilómetros de viagem por estradas sinuosas, entre vegetação chega ao local que é o paraíso dos Rasta. À chegada uma enorme comitiva de boas-vindas formada por “jovens agricultores” a quererem vender os seus produtos fresquinhos.
50 Dólares cada saco ou, já enrolado 5 dólares cada é o preço de tabela, aqui em Nine Miles fumar erva é algo tão comum como beber uma cerveja.
Segue-se a visita ao museu do rei do reggae, acompanhado por um dos guias, onde poderá ouvir a história de Bob Marley enquanto contempla a vasta colecção de discos de ouro.
Segue-se a interpretação de uma das famosas canções de Bob Marley, interpretada pelo guia acompanhado por aquele que segundo o guia acompanhou o Rei do reggae na composição das suas músicas.
Segue-se a visita ao local onde Bob Marley está sepultado de frente para o sol, com uma Bíblia, uma bola de futebol, uma guitarra e uma planta de marijuana a seu lado.