Férias em San Andrés e Ilhas Providência, Colômbia

San Andres

Famosa pelos recifes de coral e pela música reggae e localizada no mar das Caraíbas, ao largo da Costa de Nicarágua, a ilha de San Andrés constitui o destino perfeito de férias de praia na Colômbia.

Mais próxima da Nicaragua do que do continente colombiano, a Ilha de San Andrés faz parte do arquipêlago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, reserva da Biosfera Mundial da UNESCO, sendo a maior ilha.

San Andres

Este arquipélago apresenta praias espetaculares, ilhas, ilhotas e recifes de coral cheios de flora e fauna nativas. A animada praia de Spratt Bight tem um passeio repleto de palmeiras.

Mapa San Andres

 

Como chegar a San Andrés

Aeroportos em Destaque:

Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla (ADZ) 3,1 km

Procura e reserva de Voos

Procurar Voos baratos para San Andrés

 

 

 

O Clima em San Andres

Com temperaturas a oscilar entre os 26 °C e 29 °C,  o clima em San Andrés é quente, com duas estações: verão e inverno.

San Andrés é atravessada de norte a sul por uma pequena cadeia de colinas cujo pico mais alto é o Cerro La Loma, com cerca de 85m de altitude. A geologia do Arquipelago indica que a ilha foi formada através da erupção de um antigo vulcão que lançou pedras do fundo marinho para a superfície, criando a maioria das ilhas. San Andres é limitada a oeste por um pequeno recife de coral e diversas ilhotas que abrigam variada fauna e flora marinha. Por esse motivo as ilhas são visitadas por muitos turistas a cada ano.

 

 

Onde ficar em San Andres:

San Andres

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em San Andres e Ilhas Providência, Colômbia

banner 320x50 pt

 

 

 

Os melhores destinos para ficar em San Andres:

 

North End – Cidade de San Andrés / Férias em North End – Cidade de San Andrés

North End

North End ou Cidade de San Andrés é o principal núcleo urbano da ilha. É aqui que está situada a administração departamental, o principal comércio, bancos, vários hotéis e o aeroporto. Na baía vizinha de San Andrés, situa-se o porto de Cove.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em North End – Cidade de San Andrés

banner 320x50 pt

 

La Loma / Férias em La Loma

La Loma é um outro centro urbano, de menor dimensão, habitado pela população nativa,  e situa-se centro da ilha. La Loma é caracterizado por uma série de colinas (Flowers, Orange, Shingle e Lion's Hill).

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em La Loma

banner 320x50 pt

 

 

Providencia / Férias em Providencia

Providencia

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Providencia

banner 320x50 pt

 

 

O que Fazer em San Andrés e Ilhas Providência, Colômbia

Ao largo da costa, encontra-se o Parque Johnny Cay, uma pequena ilha com coqueiros e praias de areia branca. O Parque Regional Mangle Old Point é um santuário de vida selvagem com caranguejos, iguanas e aves.

San Andres é um ótimo destino para os amantes de mergulho e snorkel. Além disso, você pode fazer excursões para explorar ilhas próximas ou mesmo pescar.

 

Com a praia e o mar como principal atração e tema das suas férias, será aqui que, com toda a certeza, passará a maior parte do seu tempo.

North End, como é localmente conhecido o centro de San Andrés, é onde se concentram os hotéis, o comércio local, os bancos e os edifícios do governo local. Casa Museu da Ilha, criada pelos nativos, é excelente para aprender um pouco sobre a cultura e os costumes dos habitantes.

A Ilhota Santander (ou Coton Cay), localizada em frente ao cais e perto da costa da Baía de San Andrés, deve o seu nome aos colonos ingleses que depositavam ali culturas de algodão e coco.

O Cliff ou Peñón, formação calcária que rodeia o aeroporto, e que consiste em uma parede rochosa de cerca de 30 metros de altura acima do nível do aeroporto é excelente para visitar.

Cocoplumbay, praia situada na localidade de San Luis, frente a Ilhota Rocoso; devido à sua pouca profundidade, a sua areia branca e os verdes/azuis do mar, é uma das praias preferidas pelos turistas.

La Piscinita, formação natural construída pelo mar na rocha coralina que rodeia a ilha é uma das atrações mais populares da ilha.


As melhores coisas para fazer em San Andrés e Ilhas Providência, Colômbia

 

Parque natural Johnny Cay

Johnny Cay Natural Regional Park

O Parque natural Johnny Cay é uma das atrações imperdíveis

A curta distância, de barco, da principal praia de San Andrés Johnny Cay é um mini paraíso de praias de areia branca limitadas por coqueiros.

Habitada por imensas iguanas, esta pequena ilha de corais é de incrível beleza, apesar de estar quase sempre apinhada de turistas.

Destino ideal para relaxar à beira mar ou praticar mergulho com snorkel, a ilha conta ainda com imensas barracas de comida e bebida, ideais para experimentar iguarias como a lagosta das caraíbas, peixe frito ou um coco loco, tudo ao som de música reggae.

 

 

 

Mergulho em San Andres

Mergulho

O mergulho é uma das principais atrações da ilha de San Andrés.

A àgua tem uma visibilidade incrível e uma temperatura suficientemente quente para passar bastante tempo na água sem necessidade de fato de mergulho, San Andrés é o destino perfeito para algumas excelentes experiências de mergulho.

 Com recifes de coral coloridos, formações rochosas, abundante vida marinha onde até tubarões são presença habitual, caso seja adepto de mergulho, irá passar horas a explorar o belo mundo subaquático de San Andres.

Existem várias empresas de mergulho profissionais na área, com instrutores que falam inglês e espanhol, sendo possível organizar mergulhos na costa, mergulhos em naufrágios e até mergulhos noturnos.

 

 

 

El Acuario e Haynes Cay

El Acuario and Haynes Cay

Vale a pena alugar um barco nas docas e seguir até Cayo El Acuario, um pequena ilha, não muito distante de San Andres e desfrutar da praia.

Caminhe ou nade de El Acuario até a vizinha Haynes Cay para uma experiência muito mais isolada e relaxante. Haynes Cay é pequena - com muito pouca praia de verdade - mas é uma das mais belas enseadas de San Andrés, onde encontrará apenas águas claras, iguanas selvagens e dois pequenos restaurantes.

 

 

Parque de Manguezais Old Point Regional

Kayak Through the Mangroves

 

 

 

Snorkeling

Snorkeling

Em todas as praias e ilhas em torno de San Andrés é possível encontrar locais que alugam equipamentos de mergulho, no entanto, alguns pontos são melhores que outros para snorkel, como em La Piscinita.

Um passeio de barco pode levá-lo aos melhores pontos de mergulho ao redor de recifes e naufrágios localizados em águas mais profundas (onde você não estará cercado por outros turistas). Em um bom dia, poderá ver imensos peixes, corais brilhantes, raias e até tartarugas marinhas e tubarões, se tiver sorte.

 

 

 

Visite Providencia

Visit Providencia

Situada a 90 quilómetros ao norte de San Andres, Providencia é uma ilha algo remota e de difícil acesso, sendo possível aqui chegar de avião ou numa viagem de 3 horas de Catamaran.

Com poucos turistas e um modo de vida tradicional que permanece intacto onde o crioulo inglês ainda é a língua falada nas aldeias, Providencia é excelente para mergulho, snorkeling e caminhadas.

Locais como Crab Cay e McBean Lagoon National Park são excelentes destinos para praia, enquanto Peak Forestry Reserve é o destino ideal para caminhadas.

Providencia é ideal para passar alguns dias tranquilos.

 

 

 

Experimentar a gastronomia da Ilha

Gastronomia

Em pleno mar das Caraíbas, San Andres é excelente para peixe e marisco fresco.

Peixe e frutos do mar são comuns na cozinha da ilha, com receitas que incluem mariscos, lagostins, caranguejos e anchova. Os principais acompanhamentos são o arroz de coco, patacão, mandioca, inhame, fruta-pão e feijão. Alguns dos pratos típicos de San Andrés são o rondón, bolinho de peixe, sopa de caracol, caracol cozido, bem como diversos pratos de carne bovina e de porco.

Entre as sobremesas tradicionais da ilha destacam-se a cocada, a bala de coco, o gergelim doce e a torta de abóbora, de milho e de banana.

Nas praias e enseadas, encontrará pequenos restaurantes que vendem peixe frito inteiro com arroz de coco e patacones (banana-da-terra esmagada e frita), mas alguns também fazem ceviche fresco.

Não deixe de experimentar o rondon, uma sopa afro-caribenha de peixe, inhame, caranguejo, caracol, pigtail e banana-da-terra, todos cozidos no leite de coco com pimenta.

 

 

 

Visita ao Cayo Bolívar

Cayo Bolívar

Com algumas das melhores praias do mundo, não deixe de visitar Cayo Bolívar, uma pequena ilha cercada de palmeiras.

A cerca de 25 quilómetros de distância de San Andrés terá que alugar um barco ou reservar uma excursão de 1 duas que geralmente inclui bebidas e almoços, além de muito tempo para relaxar ao sol.

Por ser difícil de chegar, a ilha permanece intocada, com águas turquesas claras e muitos peixes, corais e até tubarões-bebê.

Antes de viajar para Cayo Bolívar confirme com as autoridades locais se a ilha está aberta a visitas, uma vez que, às vezes a ilha fica fechada a turistas durante algum tempo para minimizar os impactos ambientais.

 

 

 

Visite San Luis e La Loma

Casa típica da Isla de San Andrés

Alrternativas mais tranquilas ao centro de San Andrés, as duas pequenas aldeias de San Luis e La Loma são excelentes locais para visitar e explorar ao pormenor.

San Luis não é mais do que um monte de casas rústicas coloridas ao longo da costa leste, mas Rocky Cay é o lar de uma bela praia que é ótima para mergulho.

La Loma

La Loma, uma localidade habitada quase em sua totalidade pelos nativos da ilha é um dos melhores lugares para apreciar a arquitetura tradicional da ilha. La Loma está localizado no interior da ilha, ao sul do centro e mantém um charme tradicional. Suba até à colina, um ótimo miradouro e o ponto mais alto da ilha, e confira a antiga igreja Batista, fundada em 1847 e reconstruída a partir de pinheiros do Alabama.

 

 

 

La Piscinita

La Piscinita

Um dos melhores lugares para snorkeling na costa de San Andrés, o La Piscinita (também conhecido como West View) é um dos locais mais populares entre os turistas.

Por uma pequena taxa de entrada, você receberá um pedaço de pão para alimentar os peixes nadando nas águas cristalinas.

Leve a sua mascara de snorkel ou alugue uma aqui, salte da prancha de mergulho e observe como os peixes comem diretamente na sua mão! Existem outras atividades aquáticas que você pode pagar extra, como passeios de jetski.

Nas proximidades, há um ótimo restaurante, uma casa feita de cocos onde poderá refrescar-se com àgua de coco, coktails ou cerveja.

 

 

 

Conheça a história da ilha

Explore the History of the Island

Após visita algumas das pequenas aldeias, siga até à costa oeste da ilha para conhecer um pouco da sua história interessante. La Cueva de Morgan é uma caverna onde o pirata galês Henry Morgan supostamente enterrou seu tesouro.

Não é possível entrar na caverna porque a mesma está cheia de água, mas há passeios que o levam a ver a entrada. Passe por lá apenas para ver os dançarinos tradicionais, as obras de arte e o museu de coco nas proximidades.

No final da rua, confira o Island House Museum, a encantadora antiga casa de uma família inglesa, onde algumas relíquias antigas da vida na ilha foram preservadas.

Poderá fazer um passeio pela casa e há até um pequeno estúdio de dança do lado de fora, onde eles oferecem aulas de dança tradicional.

 

 

 

Jardins Botanicos de San Andrés

Jardins Botânicos

Para os amantes de plantas, flores e jardinagem, esta é uma atração imperdível em San Andrés.

Os jardins botânicos aqui são bem cuidados e há visitas guiadas com a duração de uma hora.

Dê um passeio pelas árvores, aprenda sobre as plantas nativas mais importantes da ilha e siga para o topo do edifício para ver a vegetação de San Andrés e o oceano.

As instalações são modernas, os caminhos e a sinalização são claros, e você pode até ver alguns animais perambulando.

 

 

 

Pesca em San Andrés

Pesca

Para uma aventura diferente na água, experimente a pesca no mar das Caraíbas.

A maioria dos passeios de pesca pode ser combinada com uma refeição, paragens para mergulho e praia e muita música a bordo.

Com um pouco de sorte, poderá apanhar peixes como, o bonito, wahoo e mahi mahi e, terá a oportunidade de saborear o que pescou ao almoço, num bbq numa praia de uma ilha próxima.

 

 

 

Faça uma caminhada ao longo do litoral

Waterfront Promenade

El Centro, conhecido como North End, é o principal centro comercial da ilha e, embora a maior parte não seja muito atraente, o passeio marítimo é provavelmente a parte mais agradável da cidade de San Andrés.

Do Parque Ecológico San Andrés e da placa “I Love San Andres”, passeie pelo passeio marítimo pavimentado ao lado da praia para uma infinidade de hotéis, bares e restaurantes.

Você encontrará alguns dos lugares mais agradáveis ​​(e mais caros) da cidade, mas também algumas cadeiras de plástico e barracas de cocktail. É ótimo para uma caminhada ao pôr-do-sol, encontrar o lugar perfeito para o ambiente à beira-mar e até chegar ao casino.