Sobre as Filipinas

Férias nas Filipinas

As Filipinas têm uma área total de 307,055 km2. Das 7107 ilhas, apenas 2000 são habitadas, podendo ser divididas em quatro grupos: A Norte, situa-se Luzon, incluindo capital, Manila; na zona central, localiza-se Visayas; no Sul encontra-se Mindanao; a Oeste, existe província Palawan, com mais de 1700 ilhas.

 

Documentação: Passaporte (com validade mínima de 6 meses).

Regime de Entrada e Estada nas Filipinas

Regime de Vistos:

Os portadores de passaporte português estão isentos de visto para estadias não superiores a 30 dias. É necessário que o passaporte seja válido por mais de seis (6) meses. É possível obter vistos de turismo mais prolongados na Embaixada das Filipinas em Lisboa (59 dias). É também possível obter uma extensão do visto num Escritório da Imigração. Tenha muita atenção para não exceder o limite de tempo autorizado para a sua estada, pois tal violação será considerada um crime sério, punível com detenção e sanção pecuniária, para além de deportação forçada.

Os viajantes devem estar munidos de bilhete de regresso / saída das Filipinas, antes de entrarem nas Filipinas. As Autoridades de Imigração poderão recusar a entrada aos viajantes que não tiverem de antemão o seu bilhete de avião de regresso / saída.

 

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos:

É permitida a entrada, sem pagamento de taxas aduaneiras, de 200 cigarros e 2 litros de alcool.

As drogas são ilegais, as armas e material pornográfico são apreendidos imediatamente nas fronteiras e os perpetradores detidos.

É interdita a saída de corais, mexilhões, alguns géneros de orquídeas, pele de cobra e carapaças de tartaruga.

A legislação filipina é muito severa no respeitante à posse e tráfico de drogas, mesmo em pequenas quantidades, actividades de pedofilia e violações. Estes actos são puníveis com pesadas penas de prisão.

 

Idioma: A língua oficial é o filipino, mas o espanhol e o inglês são falados nos Hotéis e principais lojas comerciais

 

O Clima nas Filipinas

Clima tropical quente e húmido durante todo o ano, com temperaturas médias nunca abaixo dos 30ªC. De Maio a Novembro, o arquipélago das Filipinas é assolado esporadicamente por tufões. O país localiza-se numa região sísmica, registando-se frequentes pequenos tremores de terra. No norte das Filipinas, os vulcões Mayon e Kanlaon encontram-se em actividade.

O padrão meteorológico é complexo mas pode ser dividido em duas épocas, uma mais seca, de Dezembro a Maio, e a outra mais húmida, de Junho a Novembro.  

 

Temperatura Média em ºC

Manila

Jan    Fev. Mar Abr. Mai Jun. Jul. Ago. Set. Out Nov. Dez

26     26    27   28   29  29   29   28    28   28    27    26

Roupa: recomenda-se roupa ligeira e fresca, devido ao calor e a humidade.

 

Hora Local: + 7 Horas (de Abril a Outubro)

+ 8 Horas (de Novembro a Março)

Tempo de viagem: Não existem voos diretos de Portugal. O tempo previsto para o voo Lisboa – Manila é cerca de 16 horas, com escala numa capital europeia.

Saúde: Não são necessárias vacinas mas aconselha-se a profilaxia da malária.

Corrente elétrica: A corrente é de 220V, 60Hz e as tomadas são do tipo americano com dois pinos, pelo que é necessário adaptador.

 

Moeda local / Sistema Bancário

A moeda local é o peso filipino.

De um modo geral, os cartões de crédito são aceites nas grandes cidades. Nas províncias, é conveniente levar dinheiro. Assista sempre às operações feitas com cartões de crédito dado existirem aparelhos capazes de decifrar códigos bancários.

Podem trocar-se euros em bancos, hotéis e agentes de câmbio autorizados.

A utilização de cartões de crédito está generalizada, bem como a presença de ATM´s nas principais cidades.

Compras: Nas Filipinas são comuns as peças de artesanato, das quais as estátuas talhadas e os ícones religiosos, merecem o melhor destaque.

Trajes de desenho moderno ou tradicional, feitos em fibra de madeira ou abacaxi e os móveis em bambu são famosos no mundo inteiro, mas, no entanto, são as antiguidades e os produtos elaborados em concha que despertam o fascínio dos visitantes.

 

Turismo das Filipinas: http://www.visitmyphilippines.com/

 

Filipinas

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias nas Filipinas

Hotéis com desconto e promoções de férias nas Filipinas

Excursões e atividades nas Filipinas

 

Condições de segurança nas Filipinas:

O viajante deverá manter-se vigilante nas Filipinas atendendo à criminalidade decorrente da pobreza e de atentados perpetrados por extremistas e grupos organizados. Existe uma elevada incidência de crime de rua, com possibilidade de furtos e actividade de carteiristas. Tome as devidas precauções. Tem-se registado um aumento de raptos e sequestros de estrangeiros desde finais de 2015.Esta ameaça é particularmente grave em Mindanao (incluindo Sulu), Palawan e Visayas.

Desaconselham-se fortemente deslocações a Mindanao, no sul do país, incluindo Basilan, Tawi-Tawi e o arquipélago de Sulu, onde operações policiais e militares contra terroristas e grupos rebeldes decorrem e onde raptos e atentados bombistas tiveram lugar.

Recomenda-se vigilância redobrada nalgumas áreas a norte da ilha de Luzon, e nas estâncias turísticas costeiras.

Os viajantes portugueses devem abster-se de participar em manifestações de cariz político e evitar protestos de rua com grandes aglomerações de pessoas. O Bureau de Imigração lançou aviso específico desaconselhando os estrangeiros de participarem em marchas ou protestos na via pública, pois poderão correr o risco de detenção e deportação por violação das leis de imigração das Filipinas.

Alguns gangues organizados atacam turistas isolados, na rua ou em transportes públicos. Não exiba objetos pessoais de valor como jóias e relógios de luxo. Use táxis de empresa reputada ou organize o transfer com o seu hotel. Viaje apenas com amigos e pessoas de confiança e comunique os seus planos de viagem / deslocações a familiares.

Durante a estação das chuvas existe a possibilidade de inundações repentinas e deslizamento de terras.

Possibilidade de atentados terroristas no país:

Existem diversos grupos terroristas a operarem nas Filipinas, alguns dos quais juraram fidelidade ao DAESH / ISIS e poderão atacar alvos estrangeiros e considerar turistas estrangeiros como alvos legítimos. Em 28 Novembro 2016 houve uma tentativa de atentado contra a embaixada norte-americana. Em 28 abril e 6 de maio ocorreram explosões na área de Quiapo em Manila, que originaram fatalidades. Em 31 de julho de 2018, um veículo armadilhado explodiu num checkpoint na cidade de Lamitan, na ilha de Basilan, a oeste de Mindanao, tendo também originado vítimas. Deve, portanto, permanecer vigilante sempre que possível e reportar imediatamente às Autoridades qualquer actividade suspeita.         

 

Transportes nas Filipinas

Aeroporto Internacional – Manila. Com excepção dos transportes aéreos, as infra-estruturas ferroviárias, rodoviárias e marítimas apresentam grandes deficiências. Os padrões de segurança são baixos. Deve evitar ferryboats antigos, com manutenção precária e sem equipamento de salvamento.

 

 

Cuidados de Saúde

Em caso de emergência, deverá o viajante ser encaminhado para um hospital público ou privado da cidade mais populosa. A rede de saúde é deficiente.

Em Relação à Gripe Aviaria, o vírus da gripe considerado mais perigoso (H5N1), ainda não foi detectado nas Filipinas. Até ao momento, nenhum ser humano foi contagiado nas Filipinas, contrariamente ao que tem sucedido no Vietname, Tailândia, Indonésia e Cambodja. A vigilância continua a ser necessária tendo em conta sucessivos avisos da Organização Mundial Saúde sobre a possibilidade elevada de ocorrer uma pandemia da gripe das aves nesta região e a nível mundial.

Doenças transmissíveis por mosquitos, tais como Zika, febre de Dengue (hemorrágica), malária, encefalite japonesa e vírus Chikungunya ocorrem todo o ano em diversos pontos das Filipinas. Durante a época das chuvas (Junho até Outubro) o risco de contrair Dengue aumenta substancialmente. Os viajantes devem tomar medidas preventivas apropriadas antes de iniciar a sua viagem (consulta médica especializada, vacinação, ou consulta do viajante) e adotarem medidas para evitarem serem picados por mosquitos, como uso de repelente.

O viajante deve beber apenas água engarrafada e evitar saladas e alimentos vendidos em locais que revelem condições de higiene duvidosas.

Preveja a necessidade de fazer uma boa apólice de seguro de viagem e saúde, que possa cobrir os custos de tratamento médico e internamento hospitalar no estrangeiro, incluindo repatriação por via aérea (evacuação médica), pois os custos dos hospitais privados nas Filipinas são avultados.

Em caso de emergência, deverá o viajante ser encaminhado para um hospital público ou privado da cidade mais populosa. Os tratamentos médicos são muito caros.

Endereços dos principais hospitais e clínicas em Manila:

Centro Médico Makati - 2 Amorsolo Street, Makati, telefone 815.99.11;

Manila Doctors Hospital - 667 United Nations Avenue, Manila, telef. 524.30.11;

Asian Hospital Inc., Filinvest Corporate Center - telef. 771.90.00, St. Luke's Medical Center Inc. 279 E. Rodriguez AVenue, Quezon City, telef. 723.01.01.

Telecomunicações

Condições muito satisfatórias.

É possível a utilização de telemóveis exteriores desde que sejam devidamente activados os respectivos serviços de "roaming".

Recomendações:

Aconselha-se ao viajante a posse permanente da sua identificação, podendo usar fotocópias das páginas relevantes do seu passaporte, deixando o original no cofre do hotel.

Precauções adicionais deverão ser tomadas na capital, Manila, sobretudo em lugares públicos, como hotéis, restaurantes, bares, cinemas, centros comerciais, lugares de culto e transportes públicos.

Não devem ser aceites quaisquer bebidas ou comidas de desconhecidos.

São de evitar passeios pela cidade durante a noite.

Em caso de viagem para fora de Manila, é conveniente deixar o contacto e o plano de viagem com familiares/amigos/Embaixada de Portugal.

As crianças com menos de 15 anos que viajam para visitar o /a progenitor/a português/a nas Filipinas devem levar uma cópia do visto de residente do pai / mãe. Além disso, devem estar acompanhadas de familiar com carta de consentimento dos pais para entrada / saída das Filipinas. Poderá tratar deste documento (letter of consent to travel) na Embaixada das Filipinas ou no Bureau de Imigração.

CONTACTOS ÚTEIS:

Polícia 899.90.08 - 899.90.39 – 899.89.91

Bombeiros - 816.25.53 – 818.51.50

Centro Médico (Makati Medical Center) - 815.99.11

Número de emergência 117.

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda