Sobre as Ilhas Fiji

Ilhas Fiji

Aqui encontra algumas informações úteis para a sua viagem e estada nas Ilhas Fiji.

O arquipélago das Fiji é composto por 332 ilhas, de origem vulcânica, das quais 110 são permanentemente habitadas. Situado na Oceânia, no Pacífico Sul, 1710 km a norte da Nova Zelândia, a superfície total do território é de 18,274 km2.

A capital é Suva, situada na ilha Vita Levu, a maior e mais populosa do arquipélago.

Sobre as Ilhas Fiji

 

Designação oficial do país: Republica das Fiji

Capital: Suva

Localização: No centro do triângulo polinésio do Pacífico Sul

Forma de Governo: Republica

Superfície: 18274 km2

População: 875.983 habitantes

Línguas: As línguas oficiais são o Inglês e o Fijiano

Religião: 64,5% Católicos, 27,9% Hindus, 7,6% Outros

Grupos étnicos: Fijianos 57,3% (maioritariamente melanésios), Indianos 37,6%, Outras 5,1%

PIB: US $ 183 Milhões

PIB per capita: US $ 3.792

Crescimento anual: 1,8%

Inflação: 2,5%

Principais sectores de atividade: Turismo, Agricultura, Minérios

Principais parceiros comerciais: Estados Unidos da América, Austrália, Reino Unido, Samoa, Tonga, Japão.

 

 

Informações úteis

Documentação: Passaporte (com validade mínima de 6 meses), que deverá ser de leitura ótica ou biométrico, casa haja escala nos Estados Unidos.

 

Línguas

As Fiji têm três idiomas oficiais: Inglês, Fijiano e Hindi (variante fijiana). Existem várias línguas minoritárias em certas regiões, de origem melanésia e polinésia.

 

 

O Clima nas nas Fiji

Caracteriza-se por um clima tropical. Podem ocorrer entre os meses de Novembro e Janeiro tempestades ciclónicas. As temperaturas sofrem pouca variação ao longo do ano, rondando os 30ºC.

Clima: As Ilhas Fiji gozam de um clima estável e ameno durante a maior parte do ano devido à grande extensão de água que as rodeia. Os ventos predominantes são de este e sudeste e as montanhas nas ilhas maiores fazem com que a pluviosidade nas encostas batidas pelo vento seja mais intensa.

 

Temperatura Média em ºC

Suva

Jan Fev. Mar Abr. Mai Jun. Jul. Ago. Set. Out Nov. Dez

26 26    26    26    25  24    23  23    24    24  25    26

Roupa: Recomenda-se roupa leve e fresca, e um agasalho para as noites mais frescas

 

Hora Local: + 11 Horas (Abril a Outubro)

                    + 12 Horas (Novembro a Março)

 

 

Tempo de viagem: Não existem voos diretos de Portugal. O tempo previsto para o voo Lisboa – Nadi é cerca de 24 horas, com escala numa capital europeia e via Hong Kong ou via Los Angeles.

 

Regime de entrada e estada nas Fiji

Vistos

Os cidadãos portugueses devem ser portadores de passaporte com um prazo de validade de pelo menos 6 meses a contar da data de saída do país. Não é necessário visto prévio desde que a estada seja inferior a 4 meses, sendo o visto concedido no porto de entrada no país.

Autoridades fijianas exigem prova de bilhete aéreo de regresso ou de ligação a outro destino. Recomenda-se que viajantes tenham prova de reserva em estabelecimento hoteleiro.

 

Condições de segurança nas Fiji

Satisfatórias. No entanto é recomendável que turistas, especialmente em meios urbanos, tenham atenção à pequena delinquência, como é o caso do roubo por esticão e dos carteiristas. As mulheres que viajem sozinhas deverão exercer máxima precaução, sobretudo à noite. Os crimes mais comuns são os assaltos, roubos, violência e física e violações.

Outras informações importantes

- Polícia: 917

- Bombeiros: 911

- Emergência Médica: 911

 

 

Transportes nas Fiji

Aéreo

Existem 28 Aeroportos, dos quais apenas 4 são pavimentados. Os aeroportos internacionais são: Nadi International Airport, sito em Nadi e Nausori International Airport (Luvuluvu), sito em Nasilai, ambos na Ilha de Viti Levu.

 

Rodoviário

Existem 3440km de estrada, sendo metade, cerca de 1686km, pavimentados. Serviço de transporte em camionetas de passageiros é precário.

 

Ferroviário

A rede ferroviária tem uma extensão de 597 km, que não pode ser utilizada durante a estação de chuva, entre os meses de Maio e Dezembro.

 

Portos

Os portos principais são: Lautoka, Levuka e Suva.

 

 

Cuidados de saúde nas Fiji

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

Nadi Hospital, Nadi, telefone + 679 338 9771; Ilha Vita Levu;

Laotoka, Hospital Road, Laotoka, telefone +679 666 0399, Ilha Vita Levu;

MIOT Pacific Hospitals, Amy Street, Suva, telefone + 679 330 3404;

Savusavu Hospital, Cross Island Road, telefone + 679 885 0444, Ilha de Vanua Levu.

 

A rede de hospitais nas Ilhas Fiji é muito desequilibrada. A maioria dos hospitais está situada na maior ilha, Vita Levu, onde existem 13 unidades. Na segunda ilha mais populosa, Vana Levu, existe um grande hospital em Savusavu, havendo noutros pontos da ilha centros enfermagem, com menos capacidade assistência médica.

Nas restantes ilhas do Arquipélago a assistência médica é muito limitada. Os viajantes são vivamente aconselhados a subscreverem um seguro médico que preveja a necessidade de cobertura com tratamento médico e eventual necessidade de repatriação médica.

Não são necessárias vacinas especiais para entrada nas Fiji, devendo os turistas ter em conta de que o vírus Zika está presente em bastantes ilhas do arquipélago. Outro dado a reter é a inexistência de número de emergência nacional e facto de serviço de ambulâncias ser assaz limitado no país.

 

 

Corrente elétrica: A corrente elétrica é de 240V, 50 Hz, e as tomadas são do tipo australiano (V invertido), pelo que é necessário adaptador

 

 

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o dólar fijiano.

As máquinas de multibanco funcionam regularmente nas cidades, vilas e grandes instâncias turísticas. Os cartões de crédito são aceites nos maiores estabelecimentos comerciais e generalidade dos restaurantes. O uso de cartões de crédito está sujeito à taxa de 5% em muitos estabelecimentos comerciais, embora esta taxa seja ilegal à luz das regras fixadas pelo Banco Central das Fiji.

Podem trocar-se euros em bancos, hotéis e agentes de câmbio autorizados. A utilização de cartões de crédito é possivel apenas em Nadi, Suva e nos principais hotéis. Os ATM’s estão também limitados a Nadi e Suva.

 

Compras: O artesanato local é variado e é possivel encontrar as peças clássicas como os paus de guerra, as bolas de yagona, peças esculpidas em coral e sabonetes de coco. O Sulu é um tecido típico, uma espécie de pareo colorido e bonito.

 

Telecomunicações nas Fiji

Fiji encontra-se no topo na região do Pacífico em termos de desenvolvimento do ICT (Information & Communications Tecnhnology, Informação e Comunicação Tecnológica). A maioria da população possui um telemóvel, sendo a proporção de 112 telemóveis por 100 pessoas. Tem a melhor internet móvel das Ilhas do Pacífico e encontram-se na fase inicial da instalação da rede 5G. O prefixo móvel é, +679.

 

Informações úteis

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos: as autoridades de alfândega de Fiji são rigorosas e podem confiscar frutas e plantas à chegada. Não se pode entrar nas Fiji com carne ou produtos lácteos da Europa. Como consequência destes procedimentos os viajantes deverão contar com atrasos à chegada. A posse e o consumo de drogas, mesmo em pequena quantidade, não é permitida por Lei.

Existe uma disputa entre Fiji e Tonga relativamente às fronteiras marítimas de cada arquipélago.

 

Endereços úteis

Embaixada de Portugal em Camberra

-Endereço: Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;

- Telefones: (0061) 262604970 / 262605664 / 262812473;

- Faxe: (0061) 262814387;

- Endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 09.00h às 13.00h e das 14.00h às 17.00h.

 

Consulado Geral de Portugal em Sydney

- Endereço: Level 15, 55 Clarence Street, NSW 2000 Sydney, Austrália;

- Telefone: (0061) 292622199;

- Fax: (0061) 29262 5991;

- Endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Embaixada das Fiji acreditada em Portugal

- Endereço: 92-94, Square Plasky, 1030 Bruxelas, Bélgica

- Tel: + 32 27369 050 – Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Portal Internet: www.fijiembassy.be

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/rede-diplomatica/corpo-diplomatico-em-portugal

 

Turismo das Ilhas Fiji: http://www.tourism.gov.fj/associations/files/ftf.htm

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao