Uma viagem incrível à Indonésia

Raja Ampat

Para terminar 2019 e iniciar 2020 da melhor forma nada como umas férias e, desta vez uma incrível viagem de 30 dias à Indonésia onde não faltou aventura, emoção e imensos cenários fantásticos.

Férias 2020 na Indonésia / Férias em Raja Ampat

Raja Ampat

Desta vez com um grupo de 7 pessoas, a nossa viagem iniciou-se a 27 de Dezembro com Raja Ampat, na região da Papua Ocidental como destino.

Foi uma das viagens mais duras e longas que já fizemos até hoje. Voos Lisboa - Dubai; Dubai – Jakarta e Jakarta – Sorong; seguindo-se uma viagem de barco de Sorong para Waisai, numa viagem que durou perto de 4 dias.

Raja Ampat

Daqui seguimos na companhia do nosso anfitrião para o alojamento que reservamos para servir de base para a nossa experiência de mergulho, situado num cenário digno de série televisiva Lost ou Survivor, onde para além dele e da sua família não existia praticamente nada para além de mar e selva cerrada. Fizemos uma passagem de ano num destino de sonho, uma paisagem natural praticamente imaculada, em silêncio absoluto.

Raja Ampat

Em compensação passamos aqui uma semana incrível dedicada ao mergulho em incríveis recifes de coral e perante uma abundante e incrivelmente diversificada vida marinha. Cada dia que passava o nosso guia levava-nos para locais de mergulho cada vez mais surpreendentes.

Raja Ampat

Em termos de comodidades, aqui não existe nada de luxo, limitando-se tudo às necessidades mais básicas, enfim uma experiência tipicamente a rondar o Survivor, com a diferença de termos um teto e uma cama para dormir e não termos a necessidade de caçar ou pescar para comer, já que os nosso anfitriões trataram de tudo.

Raja Ampat

Foram 7 dias incríveis de estadia num dos mais belos e exuberantes locais que já visitamos, numa experiência que certamente todos nós iremos recordar por muitos anos. Quanto ao mergulho, atividade que a maioria dos elementos do nosso grupo se estreou, ficou o bichinho e muito dificilmente qualquer um de nós deixará de incluir esta atividade numa próxima viagem de férias.

Raja Ampat

 

Raja Ampat

 

Férias 2020 em Bali

 

#D'Bulakan, Ubud

Ubud

Hotel escolhido para a nossa estadia em Ubud, o D’Bulakan é bastante agradável e calmo, ideal para relaxar ao máximo.

 

De Raja Ampat seguimos para Bali, onde passamos 19 noites de estadia dividida em 3 destinos diferentes, Ubud, Jimbaran e Kuta. Os hotéis escolhidos não foram nada de especial, apenas locais para descansar já que o conceito de férias do grupo é descobrir e explorar cada destino ao máximo em vez de ficar de papo para o ar a ver o tempo passar.

 

#Sari Profit Swing - Ubud

Sari Profit Swing - Ubud

Os baloiços e os ninhos são a mais recente moda em Bali. A pensar nas fotos para as redes sociais, foram criadas várias áreas (já demais) em vários pontos estratégicos da ilha não só para disfrutar da excelente paisagem, como também para tirar uma série de fotos incríveis para partilhar nas redes sociais.

O Sari Profit Swing situa-se nas proximidades do D’Bulakan e é, sem dúvida, um dos excelentes locais do género para passar algumas horas agradáveis no meio de um cenário natural bastante belo e exuberante.

 

# NEKA Art Museum - Ubud

NEKA Art Museum - Ubud

Fundado por Suteja Neka, uma professora balinesa que colecionava arte balinesa com ajuda e conselhos dos pintores Rudolf Bonnet e Arie Smit, entre outros, este Museu foi inaugurado em 1982 e conta com uma considerável coleção de obras de arte dispostas em várias salas. Sem dúvida um dos melhores Museus de Bali.

 

Ubud

Em Ubud aproveitamos para explorar um pouco a área a pé, percorremos parte do Campuhan Ridge, visitamos o Museu de Arte NEKA, o Palácio Real, os Terraços de Arroz de Tegallalang, a Floresta dos Macacos, viajamos até ao Mount Batur – um dos dois vulcões de Bali, Pura Ulun danu Beratan – o famoso templo do Lago Beratan, popular cartão postal de Bali. Houve ainda tempo para visitarmos os Twin Lakes e percorremos o sinuoso trilho até Banyumala Twin Waterfalls onde fomos recompensados com um inesquecível par de horas onde eramos os únicos nestas incríveis quedas de água.

 

#Banyumala Twin Waterfalls

Banyumala Twin Waterfalls

Situadas na parte norte de Bali, nas proximidades dos lagos Buyan e Tamblingan Lake, não muito longe do litoral de Lovina, estas incríveis quedas de água situam-se numa área natural fantástica. O caminho até aqui foi longo e algo sinuoso, mas no final fomos compensados com uma magnifica paisagem e umas quedas de água fantásticas com um pequeno extra, eramos apenas nós a desfrutar das Banyumala Twin Waterfalls.

 

 # Pura Ulun Danu Beratan

Pura Ulun Danu Beratan

Já o tínhamos visitado em 2016 e não poderíamos deixar de visitar novamente. O Pura Ulun Danu Beratan é um dos principais templos xivaítas do Bali e figura na nota de 50 000 rupias indonésias assim como nos principais cartazes e brochuras de promoção turística de Bali. O Pura Ulun Danu Beratan situa-se numa região montanhosa, à beira do lago Bratan, perto da estância de Bedugul e recomendamos que no dia da visita, inclua no seu roteiro a visita aos lagos Buyan e Tamblingan, assim como as Banyumala Twin Waterfalls.

 

 

 #Twin Lakes

Twin Lakes

São os dois lagos situados a norte do Templo do Lago Beratan, os lagos dos lagos Buyan e Tamblingan. Subimos até ao topo da colina para observar o magnifico cenário dos dois lagos que têm certamente muito para explorar, mas como o tempo era curto e daqui ainda pretendíamos ir para as Banyumala Twin Waterfalls e passar lá algum tempo deixamos a exploração do local para outra oportunidade.

 

#Mount Batur

Mount Batur

Vulcão ativo localizado no centro de duas caldeiras concêntricas a noroeste do Monte Agung, o Mount Batur e o lago Batur constituem um cenário digno de contemplar e para tal, nada como aproveitar a oportunidade para almoçar num dos restaurantes existentes ao longo do caminho.

 

 

#Tegallalang Rice Terraces

Tegallalang Rice Terrace

Uma das principais atrações de Ubud, os belos terraços de arroz de Tegallalang têm agora, tal como a maioria das principais atrações de Bali, os ninhos e balouços para tirar aquelas fotos incríveis que ainda surpreendem nas redes sociais mas o melhor das visita é percorrer as encostas e apreciar o incrível trabalho que é o sistema de irrigação do arroz nas encostas das montanhas.

 

#Bali Pulina – Ubud

Uma visita a Bali nunca fica completa sem uma visita a um dos produtores de Kopi Luwak ou Café Civeta, café produzido com grãos de café extraídos das fezes da civeta, produzido nas ilhas de Sumatra, Java, Bali, e Sulawesi, na Indonésia. Este simpático animal que parece um furão alimenta-se dos melhores grãos de café que são posteriormente extraídos das fezes do animal.

Existem imensos produtores de café Civeta em Bali e, desta vez visitamos o Bali Pulina, em Ubud, localizado num incrível cenário de montanha e floresta onde provamos os diferentes tipos de café.

 

#Sangeh Monkey Forest

Sangeh Monkey Forest

Em 2016 visitamos a Floresta dos Macacos de Ubud, desta vez a Sangeh, onde os macacos são mais amistosos e sobem para cima dos visitantes ao sentirem que eles têm algo para eles comerem. Excelente local para passar algumas horas bastante divertidas.

 

 

 

As 4 noites de estadia em Ubud passaram num ápice, daqui seguimos para Jimbaran onde ficamos 5 noites, aproveitando a estadia para explorar a área mais a sul do Aeroporto.

 

 

 

Férias em Jimbaran

Jimbaran

Não sendo uma área tão turística como Ubud ou Kuta, Jimbaran é um destino agradável, contudo de negativo destaca-se a enorme quantidade de lixo existente na praia. Houve ainda uma situação bastante caricata durante a estadia. Com o bar do hotel fechado ás 20H00 saímos para comprar umas cervejas e corremos praticamente todos os supermercados até encontrar um que tinha bebidas alcoólicas à venda.

Jimbaran

Enquanto aqui estivemos para além de jantarmos peixe e marisco num dos famosos restaurantes de praia da baía, visitamos a Praia Dreamland, Pandang Pandang, Uluwatu – onde desfrutamos de um incrível pôr-do-sol no recém inaugurado La Bonnie, Garuda Wisnu Kercana e Suluban Beach, onde desfrutamos de um incrível dia de praia e mais um inesquecível pôr-do-sol.

 

#Dreamland Beach

Dreamland Beach

Há muitos turistas que afirmam que Bali é um destino de praia fabuloso, afirmação com a qual não concordamos plenamente. Bali têm algumas praias encantadoras, outras bastante poluídas e outras em locais surpreendentes, a temperatura da água essa sim surpreende bastante pela alta temperatura. Com temperaturas a rondar os 30ºC as praias de Bali são locais onde nunca nos cansamos de estar dentro de água.

Já conhecíamos a Dreamland de 2016 e daí resolvemos regressar para passar uma manhã nesta agradável praia nas proximidades de Jimbaran.

 

 

#Garuda Wisnu Kercana

Garuda Wisnu Kercana

Um dos locais de visita obrigatória em Bali, o Parque Cultural Garuda Wisnu Kercana destaca-se pela sua grandiosidade.

Projetado para ser a estátua mais alta da Indonésia, Garuda Wisnu Kencana foi inspirado numa história da mitologia hindu sobre a busca por Amerta (o elixir da vida). Segundo esse mito, Garuda concordou em ser montado por Lord Wisnu em troca do direito de usar o elixir para libertar sua mãe escravizada.

A estátua de 75 m de altura e 65 m de largura que domina o horizonte desde vários pontos da ilha, foi projetada por Nyoman Nuarta. Situa-se no topo de um pedestal que a eleva a altura total do monumento a 121 metros, quase 30 metros mais alto que a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos.

O monumento concluído tem a altura de um prédio de 21 andares. Pesa 4000 toneladas, tornando-a a estátua mais pesada do país. A estátua é feita de chapas de cobre e latão, com estrutura e esqueleto de aço inoxidável, além de uma coluna central de aço e concreto. A cobertura externa mede 22000 m2 de área. A coroa de Wisnu é coberta com mosaicos dourados e a estátua tem um arranjo de iluminação dedicado. O monumento foi concluído em 31 de julho de 2018 e inaugurado pelo presidente indonésio Joko Widodo em 22 de setembro de 2018.

Para além da estátua, outras estátuas de menor dimensão de Vishnu e de Garuda destacam-se no interior do parque, assim como a área de Lotus Pond, uma área de enormes paredes de rocha maciça. Existe ainda um templo e um anfiteatro que conta com vários espetáculos ao longo do dia, proporcionando uma experiência bastante agradável e inesquecível aos visitantes.

 

 

#Pandang Pandang Beach

Pandang Pandang

Após passarmos a manhã em Dreamland e termos almoçado lá, seguimos para a Praia Pandang Pandang. Praticamente sem ondulação e com um acesso a ser feito por uma escadaria que passa por formações rochosas, Pandang Pandang foi uma experiência bastante agradável, divertida e mesmo surpreendente. Praticamente apinhada de turistas e com algumas bancas de vendedores locais onde se vende comida, bebida, gelados e sarongs, a praia Pandang Pandang tem uma atmosfera bastante agradável e acolhedora, a água apesar de ter muitas algas é límpida e nada poluída.

 

 

#Uluwatu - Suluban Beach

Uluwatu - Suluban Beach

Existem algumas praias que se destacam da maioria pela sua localização e espetacularidade e, neste aspeto, escolher a melhor é sempre algo controverso já que se tratam de opiniões particulares. No nosso grupo houve que ficasse encantado com o luxo e requinte de Karma Becha, que adorasse Nusa Dua mas eu gostei particularmente de Uluwatu e Suluban, na minha opinião a mais fantástica praia visitada em Bali.Uluwatu - Suluban Beach

Eu aqui chamo de Uluwatu, a zona da gruta que dá acesso ao mar e Suluban, a praia que está a sul desta área. A área e simplesmente fantástica e destaca-se da maioria das praias pela ampla gruta onde existe inclusive um enorme rochedo baixo no meio, ideal para deixar as toalhas e objetos pessoais protegidos da água e da areia. O facto de ter uma sombra permanente faz com que passar aqui umas horas seja uma experiência bastante agradável já que, na maioria das praias, o calor sente-se bastante e a elevada temperatura da água do mar ( a rondar os 30º não ajuda muito).

 

 

#La Bonnie Uluwatu

La Bonnie Uluwatu

Um verdadeiro “Hot Spot” em Uluwatu. Com excelente vista para a área de Suluban Beach, La Bonnie é um dos melhores locais para apreciar o excelente pôr-do-sol. Trata-se de um hotel de pequena dimensão cujo principal atrativo é o bar-restaurante e piscina aberto ao público em geral onde numa atmosfera bastante agradável é possível desfrutar de uma agradável refeição ou refrescante bebida num cenário fantástico.  A piscina de beiral infinito é um toque de classe e bastante útil para nos refrescarmos de vez em quando.

 

 

 

#Karma Beach / Karma Kendara

Karma Kendara

 

Karma Kendara, Bali, Indonésia

Outra praia que conquista qualquer visitante, onde recomendamos vivamente passar um dia aqui para uma experiência de um dia num clube de praia de luxo.

A admissão poder ser algo cara (aproximadamente 60 euros por pessoa, incluindo a admissão, chapéus de sol e luxuosas espreguiçadeiras). Metade do valor da admissão é para ser gasto em consumos de comida ou bebidas, sendo ainda possível utilizar a piscina do clube.

 

Karma Kendara

 

Karma Kendara

 

Karma Kendara

 

Karma Kendara

 

Karma Kendara

 

 

Férias em Pantai Jerman, Dempasar

 Pantai Jerman

As férias continuaram em Kuta, ou melhor em Pantai Jerman, uma área bem mais calma de Dempasar comparativamente a Kuta, Legian ou Seminyak. Aqui aproveitamos para relaxar um pouco mais com as tradicionais massagens a tornarem-se num hábito ao final do dia.

Pantai Jerman

Para além de aproveitarmos a praia, fazermos alguns passeios de barco e algumas compras, aproveitamos ainda para passar alguns dias fora. Viajamos até Nusa Penida onde visitamos Angels Billabong, Broken Beach, Kelinking Beach e Cristal Bay; passamos um dia em Nusa Dua, outro em Sanur e outro no clube de praia de Karma Kendara.

 

Nusa Penida

A uma curta viagem de Barco desde Sanur, as ilhas Nusa são de visita imperdível durante umas férias em Bali e, caso tenha a oportunidade inclua na sua viagem alguns dias de estadia em Nusa Penida, pois existe muito para ver e não dá para ver muito num só dia.

Apesar de ter muito menos transito do que Bali, as estradas são estreitas e bastante sinuosas, em mutos dos casos mal cabe um carro em zonas onde o transito circula em ambos os sentidos num autêntico carrossel de subidas e descidas de inclinações incríveis.

Se locais como Angels Billabong ou Broken Beach não surpreenderam comparativamente a outros locais que já visitamos já o cenário dramático de Kelinking Beach não deixa ninguém indiferente.

 

 

#Angels Billabong, Nusa Penida

Angels Billabong, Nusa Penida

Uma paragem na visita a Nusa Penida, Angels Billabong, apesar de ter a sua beleza e fascinio próprio, não surpreende se compararmos com cenários à beira-mar de certos locais em Portugal

 

 

#Broken Beach - Nusa Penida

Broken Beach - Nusa Penida

Outro cenário que apesar de belo não surpreende

 

 

#Kelinking Beach, Nusa Penida

Kelinking Beach, Nusa Penida

Este é um dos cenários de Nusa Penida que não deixa ninguém indiferente, a espetacular Kelinking Beach. Caso pretenda descer até à praia pode contar com cerca de uma hora de caminhada por um trilho bastante sinuoso e, no regresso, talvez um pouco mais de duas horas, na melhor das hipóteses.

Kelingking Beach

 

 

#Cristal Bay, Nusa Penida

Cristal Bay Nusa Penida

Excelente praia para passar algum tempo a relaxar e nadar um pouco em águas mais frescas que em Bali. Poderá ainda aproveitar o tempo para fazer um passeio de barco ou dedicar algum tempo ao mergulho.

 

 

#Atuh Beach, Nusa Penida

Atuh Beach

Situadas no extremo sudeste de Nusa Penida, as Praias de Atuh e Diamond são duas das atrações imperdíveis desta ilha.

 

 

#Diamond Beach, Nusa Penida

Diamond Beach

 

 

De regresso a Pantai Jerman, as visitas a vários pontos de Bali continuaram nos dias seguintes.

 

 

#Pura Gunung Kawi

Pura Gunung Kawi

Templo hindu e complexo funerário, o Gunung Kawi situa-se em Tampaksiring, em ambas as margens do rio Pakerisan após uma longa escadaria de cerca de 300 degraus.

Envolto num espetacular e exuberante cenário natural onde se destacam belos terraços de arroz, o complexo inclui dez candis, ou santuários, escavados na rocha, formando nichos com cerca de sete metros de altura. Supõe-se que estes monumentos funerários são dedicados ao rei Anak Wungsu da dinastia Udayana e às suas esposas favoritas. No lado oriental há cinco templos dedicados, segundo uma teoria, ao rei Udayana Warmadewa, à sua consorte Mahendradatta e aos seus filhos Airlanga, Anak Wungsu e Marakata.

Os templos do lado ocidental são dedicados, segundo a mesma teoria, às esposas menos importantes e concubinas de Udayana. No santuário norte do lado oriental há uma inscrição onde se lê «Haji Lumahing Jalu» ("o rei construiu um templo aqui").

Para além da sua beleza, todo o cenário e atmosfera envolvente complementam o cenário, dando aquele toque especial que faz toda a diferença. Superou todas as expetativas.

 

Pura Gunung Kawi

Visitamos também o belo templo de Gunung Kawi que excedeu as nossas expetativas pela atmosfera ao seu redor. Imensas bancas de artesanato local, um cenário de terraços de arroz fantástico e uma queda de água complementam o fantástico templo.

 

#Tirta Empul

Tirta Empul

Do Gunung Kawi seguimos para Tirta Empul onde nos juntamos aos rituais de purificação balineses na piscina de fontes de água sagrada.

O Templo Tirta Empul (Pura Tirta Empul) situa-se perto de Tampaksiring, não muito longe do Pura Guning Kawi pelo que, dado o transito intenso em Bali e consequentemente o tempo necessário para percorrer curtas distâncias, convêm combinar a visita a esta dois templos no mesmo dia.

Famoso pela sua estrutura de piscinas, alimentadas por uma nascente de águas sagradas, o Tirta Empul é local de rituais de purificação.

O templo é dividido em três seções: jaba pura (área frontal), jaba tengah (área central) e jeroan (área interna). A jaba tengah possui duas piscinas com trinta chuveiros que são chamados como: Pengelukatan, Pebersihan e Sudamala dan Pancuran Cetik (veneno).

Cada fonte presente no templo possui um significado diferente para os Hindus-balineses. Há fontes que os mesmos evitam utilizar por respeito ou tradição.

 

#Bali Memorial, Kuta

Bali Memorial

Monumento em memória das vítimas dos atentados de 2002 que ocorreram a 12 de Outubro junto a um dos locais noturnos mais movimentados de Kuta que vitimou 202 pessoas e feriu 209. Entre as 202 vítimas mortais estava um turista português.

#Dream Museum Zone

3D Museum Zone

#Tanah Lot

Tanah Lot

 

#Nusa Dua

Nusa Dua

#Sanur

Sanur

Visitamos ainda os Templos Tanah Lot, Goa Lawah, Pura Besakih, a Blue Lagoon e o Dream Museum Zone Bali. Quanto ao templo Lempuyang da famosa “Gates do Heaven” onde é necessário senha para esperar a vez para tirar a foto que faz as delícias de qualquer adepto de redes sociais, fica para uma próxima.

 

#Blue Lagoon

Blue Lagoon

A 3 dias do regresso começou a paranoia do Vírus Corona que felizmente não causou quaisquer transtornos na viagem de regresso a casa.

#Besakih Temple

Besakih Temple

De menos positivo em Bali, destacamos a limpeza das ruas. Lixo espalhado pelo chão e por todos os cantos e recantos num destino onde há mais templos do que caixotes do lixo. Muitas vezes caminhávamos quilómetros até encontrar um balde do lixo. Para um destino que diz-se que os habitantes locais adoram a natureza, não parece haver muito respeito pela mesma onde nem o excesso de turistas justifica tal facto pois não parecia haver muitos turistas nesta altura do ano.

De salientar ainda o facto de no controlo de segurança do Aeroporto termos que deixar os isqueiros, uma estratégia estupida de obrigar os fumadores a consumirem num dos bares de fumadores para satisfazer o vício mas, felizmente há sempre um ou outro isqueiro que passa na segurança e dá sempre para satisfazer o vício na área de fumadores e consumir comida e bebida onde queremos a preços aceitáveis.

Os seus planos podem afetados pelo Coronavírus (COVID-19). Por favor, verifique as restrições de viagem antes de viajar ou reservar um alojamento. As viagens podem ser permitidas apenas em certas ocasiões e as viagens de turismo, em particular, podem ser proibidas.
Toggle Bar