Os melhores destinos para férias em Cuba

Cuba

Localizada na confluência do Mar do Caribe, do Oceano Atlântico Norte e do Golfo do México, Cuba é ainda um dos países mais interessantes para visitar em todo o mundo.

Conhecida pelas suas belas praias de areia branca, pelos charutos mundialmente famosos, pelos Cadillacs clássicos dos anos 1950 e pela sua cultura vibrante, Cuba é abençoada com uma beleza perfeita digna de cartão-postal que compreende um litoral imaculado, montanhas deslumbrantes e um ecossistema diversificado.

Cuba, a maior ilha do Caribe, foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1492 e já percorreu um longo caminho desde então.

Bastante mais económica do que qualquer outra das ilhas do Caribe, Cuba tem um cenário incrível de música ao vivo que pode ser experimentado em quase todas as ruas, especialmente na Casa de La Musica - cada cidade cubana tem um lugar onde moradores e turistas se reúnem para dançar salsa pela noite dentro.

 

A melhor seleção de Hotéis e alojamento de Férias nos melhores destinos de Cuba

banner 320x50 pt

Deixamos aqui algumas sugestões dos melhores destinos para ficar hospedado durante as suas férias em Cuba:

 

 

Havana / Férias em Havana

Havana

Havana, a capital de Cuba, é para qualquer visitante um dos destinos incontornáveis durante uma viagem de férias em Cuba.

Havana era um dos principais pontos turísticos do país antes do movimento comunista, no entanto, desde que o turismo se reergueu na década de 1990, Havana, apesar de ainda algo distante dos principais holofotes turísticos do país, tem sido um verdadeiro deleite para os viajantes. Um dia normal em Havana inclui caminhar pelas ruas históricas da Velha Havana, admirar algumas atrações naturais fascinantes, deliciar-se com coquetéis gelados e dançar ao som das melodias que enchem o ar.

Havana Velha, o coração pulsante de Havana, é onde encontrará ruas de paralelepípedos, mansões gigantescas, casas históricas transformadas em museus e igrejas com afrescos.

Embora uma excursão num veiculo clássico seja a maneira mais elegante de explorar o bairro, poderá facilmente percorrer os arredores para explorar os inúmeros restaurantes, cafés, estruturas proeminentes e praias.

O Malécon, marco histórico à beira-mar, é o centro de convivência de Havana, tanto para moradores quanto para turistas. Enquanto estiver aqui, não perca a cerimônia “El Cañonazo de Las Nueve” na fortaleza de La Cabana - uma cerimônia diária que indica o encerramento dos portões da cidade.

banner 320x50 pt

 

 

 

Trinidad / Férias em Trinidad

Trinidad

Havana pode ser a capital e a cidade mais proeminente de Cuba, mas passar algumas noites em Trinidad deixá-lo-á definitivamente cara a cara com a joia colonial do país.

Inegavelmente a cidade colonial mais bem preservada de Cuba, a parte antiga de Trinidad foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. Como qualquer outra cidade de seu tipo, as ruas de Trinidad estão repletas de casas coloridas e ruas de paralelepípedos.

A Plaza Mayor, o centro de Trinidad, é o lar de várias estruturas históricas, incluindo o Museu de Arquitetura Colonial e a Galeria de Arte. O atraente campanário amarelo e verde do Museu Nacional de Lucha Contra Bandidos é um espetáculo para admirar. Outra atração importante em Trinidad é Playa Ancón - uma pequena cidade pesqueira com algumas das melhores praias e festas de fim-de-semana em Cuba. A uma hora de carro da cidade, encontrará muitas cascatas de incrível beleza - Salto del Caburni, a 75 metros de altura, é uma das mais famosas.

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Varadero / Férias em Varadero

Varadero

Um dos maiores e mais turísticos resorts das ilhas do Caribe, Varadero destaca-se como o auge do turismo em Cuba.

Um trecho estreito e ininterrupto de areia clara que se expande por mais de 20 quilómetros, a praia de Varadero é salpicada com cerca de 60 resorts de praia com tudo incluído e várias outras avenidas de entretenimento à beira-mar, incluindo restaurantes, lojas e atividades aquáticas.

Varadero

Além de sua joia da coroa, a Praia de Varadero, a cidade de Varadero é lar de alguns sistemas de cavernas cativantes, atrações históricas e culturais e acessibilidade a uma cadeia de ilhotas virgens.

O Parque Josone, um lindo lago construído na década de 1940 para o proprietário do parque e sua amada esposa, é um ótimo lugar para se visitar com a família. Aprecie os jardins bem cuidados, reme ao redor do lago e observe os patos enquanto fica na ponte para admirar a vista.

No extremo leste de Varadero está a Reserva Ecológica Varahicaco, uma reserva com ótimos trilhos para caminhada e uma caverna funerária pré-histórica.

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Baracoa / Férias em Baracoa

Baracoa

A primeira capital de Cuba e o assentamento espanhol mais antigo no país, Baracoa é frequentemente considerada o segredo mais bem guardado da ilha.

Banhada por 29 rios, impregnada de palmeiras ondulantes e repleta de arbustos de café e árvores de chocolate, a folhagem verde-escura de Baracoa é insuperável.

O menor pássaro, sapo e morcego do mundo preferem viver na tranquilidade desta cidade costeira.

 As casas aqui são em sua maioria pequenas e a atmosfera exala o charme de uma aldeia comum e insignificante.

Mas, aqueles que se esforçaram para chegar ao extremo leste de Baracoa sabem que este lugar é tudo menos insignificante.

 As praças do Parque Independência e Parque Marti (mais movimentado) são os dois pontos de encontro mais proeminentes na área.

O próprio Cristóvão Colombo cuida do bairro de Playa Boca de Miel, a principal praia da cidade de Baracoa.

O Parque Nacional Alejandro de Humboldt, um Patrimônio da UNESCO conhecido pela sua biodiversidade, é um ótimo lugar para caminhadas. Enquanto aqui estiver, não perca uma visita ao Parque Nacional El Yunque e às montanhas.

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Santa Clara / Férias em Santa Clara

Santa Clara

Santa Clara, capital de província de Villa Clara, localiza-se quase no centro do país.

Quinta cidade mais populosa de Cuba, Santa Clara é conhecida por muitos nomes diferentes desde que foi fundada em 1689 por um grupo de 175 pessoas.

Havana pode estar no epicentro de todas as viagens tradicionais cubanas, Santa Clara, no entanto, é indiscutivelmente a cidade mais revolucionária de Cuba. A cidade está literalmente obcecada por Che Guevara, um médico argentino que se tornou líder guerrilheiro que atacou a cidade durante a Revolução Cubana de 1958. Um bairro agitado com as últimas tendências e criatividade insaciável, Santa Clara recebe o único drag show oficial de Cuba e é lar do Ciudad Metal, o melhor festival de rock da ilha.

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Santiago de Cuba / Férias em Santiago de Cuba

Santiago de Cuba

Segunda maior cidade de Cuba e capital da província com o mesmo nome, Santiago de Cuba é sem dúvida a segunda cidade mais importante da ilha, depois de Havana a primeira.

Santiago de Cuba é famosa pela sua cultura vibrante. Local de nascimento de José María Heredia, um homem extremamente distinto que foi considerado o iniciador do romantismo latino-americano, a vida cultural de Santiago de Cuba está repleta de músicos mundialmente famosos, danças tradicionais e carnavais grandiosos.

Bacardi, a marca de rum mundialmente conhecida, teve a sua origem em Cuba, em 1862. Hoje é um museu dedicado a Facundo Bacardi Masso e à extensa coleção de arte de sua família. Situada numa paisagem dramática com as montanhas de Sierra Maestra (a maior da ilha) e o vasto azul do Caribe, Santiago de Cuba é frequentemente conhecida como a "Cidade Heroica de Cuba".

Esta cidade deu à luz um filho e um bolero e alimentou alguns dos músicos cubanos mais ilustres de todos os tempos.

Se você ficar muito sobrecarregado com tanta bebida, dança e canto, faça uma visita ao Castillo de San Pedro de la Roca, uma impressionante fortaleza do século 17 com vista para a baía que abriga um museu pirata e oferece vistas sem precedentes do oceano.

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Viñales / Férias em Viñales

Viñales

Apesar de estar no radar do turismo há muito tempo, Viñales tem um ambiente lento e descontraído que emana o charme tradicional cubano junto com o repleto da essência de charutos cubanos.

Essencialmente uma área agrícola, Viñales é onde os cubanos cultivam seu café, frutas e vegetais e tabaco usando métodos de cultivo ancestrais.

A pesca também é uma parte significativa da economia da região. O Vale de Viñales, Patrimônio da UNESCO desde 1978, é conhecido pela sua paisagem extraordinária, bem como pelo artesanato, música e arquitetura nativa.

Uma das melhores maneiras de explorar a vegetação sem fim e as joias agrícolas de Viñales é através de um passeio a cavalo ao longo dos vales verdejantes e das plantações de tabaco.

Cuevas de Santo Tomas é o maior sistema de cavernas de Cuba e o segundo maior do continente americano e pode ser explorado a pé ou por um curto passeio de barco que o leva pelo sistema de cavernas único - espere ver estalagmites, estalactites, morcegos , formações rochosas intrigantes e uma réplica de um mural indígena pré-histórico.

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Playa Larga / Férias em Playa Larga

Playa Larga

Uma cidade litorânea na ponta da famosa Baía dos Porcos (Bahía de Cochinos), Playa Larga faz parte do Parque Nacional da Península e é cercada pela Península Zapata, a maior área selvagem de Cuba.

Longe da urbanização e da população de Havana e Trinidad, Playa Larga é uma cidade litorânea por excelência, com uma beleza incomparável.

A combinação perfeita de verdes e azuis enche o litoral do bairro enquanto os entusiastas do ecoturismo se aventuram pelas muitas espécies de flora e fauna, manguezais e sistemas de cavernas da área.

Depois de esgotar todas as atividades que a cidade tem a oferecer, nomeadamente mergulho, snorkeling, pesca e visitas a cavernas inundadas, reserve-se uma visita guiada ao Parque Nacional Zapata e mergulhe na selva cubana.

Como alternativa, você pode ir para a praia e testemunhar a invasão de caranguejos de rotina que ocorre todas as noites. Mais tarde, vá para a Casa Tiki para o melhor jantar de frutos do mar que você pode experimentar.

banner 320x50 pt