Sobre Cuba

Cuba

Aqui encontra alguma informação relevante para a sua viagem de Férias em Cuba.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, susceptíveis de alteração a qualquer momento.

 

 

O Clima em Cuba

Clima tropical com elevada humidade. A época ciclónica decorre de 1 de junho a 30 de novembro, com maior incidência nos meses de setembro a outubro. Os meses de maio a outubro são caracterizados pela ocorrência de chuvas frequentes.

Cuba está localizada numa área com bastante atividade sísmica, embora a maioria dos eventos não seja notada. A zona oriental da ilha é a mais afetada. O último grande sismo, com magnitude de 6,9 na escala de Richter, ocorreu em 1992, na província de Granma. 

 

 

Língua oficial: Castelhano.

O Inglês é também falado, sobretudo no setor turístico.

 

 

Moeda local / Sistema Bancário

Não é possível utilizar cartões de crédito dos EUA, nem efetuar transferências na respetiva moeda (Dólar Americano). O cartão American Express não é permitido em Cuba.

Nota para o uso de cartões:

 A maioria dos estabelecimentos comerciais não aceita pagamento por cartão. A sua utilização é quase exclusiva a hotéis de luxo e alguns poucos restaurantes e lojas estatais nas grandes cidades e polos turísticos. Os cartões Visa são comummente aceites, já os Mastercard só são aceites ocasionalmente.

 Os interessados deverão informar-se, junto dos seus estabelecimentos bancários, sobre a possibilidade de os seus cartões serem utilizados em Cuba para levantamentos de dinheiro. Uma vez em território cubano, poderão recorrer aos principais bancos comerciais cubanos (Banco Financeiro Internacional, Banco Metropolitano e Banco Internacional de Comércio SA).

Em princípio, não há limite para o montante de divisas importadas ou exportadas, apesar de qualquer quantia superior a 5.000 USD ter que ser declarada à entrada e saída do país.

 A partir de 1 de janeiro de 2021, o CUC (Peso Cubano Convertível) iniciou o processo de retirada de circulação, que concluirá em 31 junho desse ano. A moeda utilizada para pagamentos de serviços é o peso cubano (CUP), que tem paridade fixa ao Dólar Americano de 1 USD = 24 CUP.

Recomenda-se trazer dinheiro em numerário, de preferência Euros.

 

 

Regime de entrada e estada em Cuba

É exigido visto de entrada que pode ser obtido na Embaixada de Cuba em Lisboa.

Existem rigorosas restrições aduaneiras, incidindo em particular sobre alimentos (ex: queijos, enchidos), por norma confiscados.

Vigora proibição total posse, importação ou transporte de marijuana e produtos, substâncias ou componentes derivados por parte de viajantes ou em embalagens comerciais, mesmo quando acompanhados de prescrição médica para fins terapêuticos

 

 

Condições de segurança em Cuba

Apesar de os níveis de criminalidade serem relativamente baixos, há registo de furtos e roubos. Como tal, aconselham-se os viajantes a usarem de precaução em locais de pouco movimento e luminosidade, principalmente após o anoitecer.

Informa-se que o tráfico, o consumo e a posse de droga são punidos de acordo com a lei cubana, com penas de prisão que podem ir até 30 anos ou pena de morte, consoante o delito.

Os principais telefones de emergência em Cuba são:

Polícia – 106 (Serve como central de emergência)

Emergência médica – 104

Bombeiros – 105

Antidrogas – 103

Busca e salvamento – 107

Informação da Policia Nacional Revolucionária – 18806

Polícia Diplomática e Turística – 7.202.84.19

Embaixada – 7.204.01.49 / 7.204.28.71

Emergência Consular – 52.80.44.54

 

 

Transportes em Cuba

Transporte aéreo: O principal aeroporto internacional é em Havana, mas existem aeroportos em outras cidades do país, como Varadero.

Transporte ferroviário: embora abrangente, é moroso (contactar a Estação Central, em Habana Vieja).

Transporte rodoviário: existem autocarros intercidades (ex. Empresa Víazul - http://www.viazul.com/, telefones +53 7883-6092, +53 7881-1413, +53 7881-1108, +53 7881-5652).

Dada a reduzida iluminação e sinalização das estradas em Cuba, recomendamos que se evite a condução após o anoitecer, devido ao risco de acidentes.

Os estrangeiros que aluguem viaturas em Cuba e se vejam envolvidos em acidentes rodoviários, sujeitar-se-ão a um longo processo de averiguações. Durante esse período, poderá não lhes ser permitida a saída do país pelas autoridades cubanas.

 

 

Cuidados de saúde em Cuba

Como destino de viajantes, Cuba é razoavelmente seguro e há muito que erradicou algumas doenças tropicais típicas, como a febre-amarela ou a malária.

Não obstante, registam-se todos os anos focos de dengue e zika, pelo que se aconselha a que sejam tomadas as precauções adequadas a esta situação e adotadas as medidas de proteção recomendadas, como o uso de repelente e de redes mosquiteiras.

Recomenda-se também a necessidade de cuidados higiénicos pessoais e alimentares redobrados, evitando a ingestão de água não filtrada e de alimentos crus, cuja desinfeção não tenha sido assegurada, bem como a permanência em zonas alagadiças.

Aconselha-se que o viajante faça uma “consulta do viajante” nas instituições especializadas, como o Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Os cuidados de saúde em Cuba podem ser considerados razoáveis, existindo clínicas para prestação de serviços médicos a estrangeiros. O principal hospital em Havana preparado para este fim é a Clínica Cira García (Calle 20 y Av. 41 - tel: (+53) 7.204.28.11).

A prática observada em clínicas e hospitais é a de os estrangeiros saldarem primeiro as contas à saída das unidades hospitalares, ocupando-se as companhias de seguros posteriormente do seu reembolso.

Aconselha-se os cidadãos portugueses que viajem para Cuba a efetuarem um seguro pessoal que cubra todos os gastos com hospitalizações, tratamentos e repatriações médicas.

 

 

Telecomunicações em Cuba

A rede telefónica é abrangente e inclui numerosos telefones públicos, nomeadamente para cartões pré-pagos.

É possível alugar telemóveis na empresa Cubacel, com cobertura limitada.

Existem acordos de "roaming" entre as três operadoras portuguesas e Cuba, que permitem o uso regular, embora com custos elevados, dos telemóveis portugueses. O custo das chamadas internacionais a partir da rede fixa é elevado.

Para chamadas internacionais deve marcar-se 119 + código de área do país + código de área da cidade/região (se houver) + telefone.

Ex: 119.351.217929714 (Gabinete de Emergência Consular)

Para chamadas para telemóvel deve marcar-se 0 + telemóvel.

Ex: 0.52804454 (Emergência Consular).

 

 

Antes de viajar para Cuba ou qualquer outro destino não deixe de conferir eventuais informações e alertas de última hora no Portal das Comunidades Portuguesas.

Mais Informao

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda