Sobre a Síria

Síria

Desaconselham-se todas as viagens à Síria, devendo os cidadãos portugueses ali residentes abandonar, se possível, temporariamente este país.

O Clima na Síria

O clima na Síria é muito variável mas essencialmente mediterrânico. Porém, nas zonas montanhosas, incluindo Damasco, pode chegar a nevar no Inverno.

 

 

Língua

A língua oficial é o árabe. O inglês tem alguma difusão.

 

 

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é a libra síria.

Os cartões de crédito costumavam ser aceites em alguns estabelecimentos.

 

 

Regime de entrada e estada na Síria

A entrada na Síria só é autorizada com um visto válido emitido por uma representação diplomática ou consular do país. Não são concedidos vistos em passaportes nos quais figurem registos de entrada em Israel. Tampouco é autorizada a entrada a detentores de passaportes nacionais emitidos pela Embaixada de Portugal em Israel.

Os vistos só são emitidos nos pontos de entrada do território sírio em casos muito limitados.

 

 

Condições de segurança na Síria

A Síria vive uma situação de guerra violenta. Não existem condições de segurança no país. Os estrangeiros são vistos com desconfiança quer pelo regime, quer pelas várias facções da oposição. Qualquer gesto ou movimentação por parte de estrangeiros podem ser vistos como suspeitas.

Recomenda-se a todos os cidadãos portugueses que abandonam a Síria. Quem não o puder fazer deverá registar-se nos Consulados Honorários de Portugal em Damasco ou Alepo. Sublinha-se que, nas actuais circunstâncias estes Consulados honorários têm uma capacidade de actuação extremamente reduzida.

 

 

Transportes na Síria

Viajar de carro

Desaconselha-se a condução de veículo próprio, recomendando-se a deslocação em veículos de aluguer com condutor.

A posse de uma carta de condução internacional é indispensável na Síria.

Conduzir um veículo alheio necessita uma autorização escrita do proprietário do veículo.

Segurança rodoviária

A situação de guerra e os riscos de acidente desaconselham a conduzir na Síria, também por razões de responsabilidade civil e penal. De facto, em caso de acidente que tenha provocado danos corporais, o condutor, quaisquer que sejam as circunstâncias do acidente, é colocado em prisão preventiva até comparecer no Tribunal de Polícia. Além disso, em caso de danos materiais causados a terceiros, a cobertura dos seguros sírios pode ser insuficiente.

 

Viajar de comboio

Mesmo em tempo de paz. a rede ferroviária (Damasco-Lattaquie, Damasco-Alep) estava pouco desenvolvida e utilizada.

 

 

Cuidados de saúde na Síria

Se tiver de se deslocar à Síria, vá munido de um seguro.

O serviço de saúde na Síria era satisfatório. A qualidade dos médicos era boa, mas a infra-estrutura hospitalar não estava suficientemente equipada. Nenhuma vacina é obrigatória. É aconselhado precaver-se contra a hepatite e ter as vacinas habituais em dia.

Recomenda-se o consumo de água mineral, sendo de evitar beber água da torneira.

Paludismo: o país está classificado na zona 1. Consultar antes da partida, o site: www.secomunidades.pt, item viajar, "consulta de medicina da viagem".

É aconselhado subscrever antes da partida um seguro de repatriamento sanitário.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

Principal hospital em Damasco: Hospital Chami – Tel. 3718970/71

 

 

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa na Síria, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Nicósia.

Devido à guerra, os Cônsules honorários em Damasco e Alepo deixaram de residir de forma permanente nas respectivas cidades. Os consulados honorários funcionam ocasionalmente e deixaram de ter condições para prestar qualquer apoio a cidadãos nacionais. Por outro lado, a Embaixada de Portugal em Nicósia não está em condições de prestar qualquer tipo de apoio em território sírio.

Contactos dos postos honorários de Portugal na Síria

Consulado Honorário de Portugal em Alepo:

- Cônsul honorário: George Antaki

- Endereço: Quartier Jamilieh, Zuhair Ibn Abi Selma St., P.O. Box 113

- Telefone: +96 321 2214601

- Fax: +96 3212214602.

Consulado Honorário de Portugal em Damasco

- Cônsul honorário: Abdul Rahman El Attar

- Endereço: Mehdi Ben Baraka St., P.O. Box 2771 & 3972

– Tel. +96 311 3327250 / 3334041 / 3320593

- Fax: +(96 311) 3320253 / 3338464

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda