Férias no Vietname

Férias no VietnameSe procura um destino exótico qua faça a diferença nas suas viagens, experimente então o Vietname.

Campo de batalha de um dos mais sangrentos conflitos da história contemporânea, o Vietname recuperou, reconstruiu o seu orgulho e abriu as portas ao mundo mostrando a sublime beleza natural com que o país foi contemplado que fascina grande parte dos visitantes.

Do delta do Rio Vermelho a norte, ao Delta do Rio Mekong a sul, e quase toda a linha costeira que é um tapete verdejante onde sobressaem os chapéus cónicos das mulheres que trabalham nos campos de arroz e as praias de sonho, o Vietname é um país de uma beleza natural fascinante que vale a pena conhecer ao pormenor.

 

Quando e como ir ao Vietname:

A melhor altura para visitar o Vietname é durante as épocas da seca e relativamente fresca, ou seja, de Novembro a Fevereiro, evitando assim eventuais chuvas tropicais e temperaturas demasiadamente elevadas.

Várias companhias europeias voam semanalmente para o Vietname, e em cerca de quinze horas fazem a ligação Lisboa – Hanoi, com escala numa capital europeia.

 

A Natureza no Vietname:

No território destacam-se os férteis deltas do rio Vermelho ao norte e do Mekong ao sul, estando unidos pelo eixo das montanhas Truong Son e Cordilheira Annamita.

As regiões montanhosas caracterizam-se pelos seus picos agrestes, encostas pronunciadas e vales sinuosos cobertos de bosques húmidos nas zonas mais inacessíveis e de cultivos próximos dos povoados. O resto do território é muito variado, combinando as áreas semidesérticas como a província de Binh Thuan, onde os catos dominam a paisagem costeira com amplas dunas arenosas, com lamaçais e mangueirais, como o de Camau, praias flanqueadas de coqueiros, formosa baías e pequenas ilhotas tropicais.

As duas principais zonas de cultivo encontram-se nas margens do Delta do Rio Vermelho e o Delta do Mekong. Três quartos do território estão formados por montanhas e colinas.

A vida selvagem é muito rica e atualmente encontra-se em perigo pelo desflorestamento e a caça ilegal de animais. Grande parte do país está composto por campos florestais e a fauna é rica em diversas espécies, nomeadamente elefantes, rinocerontes, tigres, leopardos, urso negras, macacos, crocodilos e tartarugas.

 

Férias no Vietname: A Cultura

Na música tradicional vietnamitas combinam-se as influências provenientes da china e da Índia. Os instrumentos típicos são o violino monocorde Lan dóc huyen e a cítara vietnamita. Cada etnia possui o seu estilo musical particular, tal como os seus trajes típicos e instrumentos.

O Teatro vietnamita combina dança, mímica, música, canções e declamação num só espectáculo. Por norma são montagens muito vistosas e originais, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Numerosas companhias actuam constantemente por todo o país, sendo que um dos espectáculos mais atractivos é o das "Marionetes de Água", onde se narram histórias simples através de marionetes sobre água e que são manejadas com destreza por homens e mulheres ocultos por trás do cenário.

A tradição literária vietnamita começa com a tradição oral, que inclui lendas, mitos e canções populares. Outras das expressões literárias é a que aparece representada em caracteres chineses, e data da época do primeiro reino independente vietnamita. Dominavam naquela época os textos de carácter budista e confuciano, nos que a rima e o verso guardavam formas muito rígidas. A literatura moderna combina todas estas formas e outras escritas em nom e em quoc ngu.

Uma das artes em que se destaca o Vietname é a cerâmica. A sua produção gozou de uma grande reputação ao longo da história, nunca esquecendo os trabalhos em laca.

 

Festivais e eventos:

O começo do Ano Lunar Vietnamita celebra-se no final de Janeiro e os dez primeiros dias de Fevereiro e chama-se a Grande Festa do Tet.

Trata-se da festa mais importante do país e é uma celebração campesina que simboliza a entranhável relação entre os campesinos e a natureza.

No dia 3 de Fevereiro celebra-se o Aniversário da Fundação do Partido Comunista Vietnamita, que teve lugar em 1930. A 30 de Abril é o Dia da Libertação e no dia 19 de Maio é o Aniversário do Nascimento de Ho Chi Minh.

O Dia Nacional do Vietname é a 2 de Setembro e celebra-se em todo o país. As festividades tradicionais mais frequentes são as festas budistas.

 

Como chegar ao Vietname:

Aeroportos em Destaque no Vietname

Tan Son Nhat International Airport (SGN), Aeroporto Internacional de Noi Bai (HAN), Aeroporto Internacional de Da Nang (DAD), Aeroporto Internacional Cam Ranh (CXR), Aeroporto Internacional Tra Noc (VCA), Dong Tac Airport (TBB), Aeroporto Duong Dang (PQC), Aeroporto Phu Cat (UIH).

Procurar voos baratos para o Vietname

Procura e reserva de Voos

 

 

 

Onde Ficar no Vietname:

 

 

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias no Vietname

banner 320x50 pt

 

 

O Vietname em Numeros:

Designação oficial do país: República Social do Vietname

Capital: Hanoi

Localização: No leste da Ásia, limitado a oeste pelo Cambodja e Laos, a leste com o Oceano Pacifico e Golfo de Tankin, a norte com a China e a sul com Oceano Pacifico.

Forma de Governo: República

Superfície: 331,210 km2

População: 88 milhões de habitantes

Línguas: A língua oficial é o Vietnamita.

Religião: Maioritariamente Budistas e Católicos.

Grupos étnicos: Maioritariamente Vietnamitas.

PIB: US $ 258.1 mil milhões

PIB per capita: US $2.900

Crescimento anual: 5,3%

Inflação: 6,9%

Principais sectores de actividade: Indústria petrolífera, agricultura e pesca.

Principais parceiros comerciais: Estados Unidos, Japão e China.

 

 

 


 

O que fazer no Vietname:

 

 As melhores excursões e actividades no Vietname

Excursões

 

 

Os melhores destino de férias no Vietname:

 

Delta do Rio Mekong

 

 

Apesar da sua história algo tumultuosa, o Vietname é um dos espetaculares destinos de férias do sudeste asiático.

País caracterizado pela enorme diversidade cultural e natural o Vietname é um autêntico paraíso de férias com muita variedade de oferta em termos de atrações que vão desde arrozais esmeralda e praias de areia branca a cidades vibrantes com numerosos pagodes veneráveis, passando por ilhas de calcário surgindo dramaticamente do mar, vasta cavernas, montanhas escarpadas e comunidades minoritárias amigáveis ​​- com seus elaborados trajes tribais e costumes seculares, o Vietname é uma verdadeira caixa de surpresas. Quer vá para o norte, centro ou sul encontrará motivos de sobra para tornar as suas férias neste paraíso natural do sudeste asiático numa experiência autêntica e inesquecível.

Apesar de Hanói, a cidade de Ho Chi Minh e os outros grandes centros urbanos serem destinos bastante interessantes, com imensas atrações turísticas e muito para fazer, é a paisagem do Vietname que impressiona e conquista facilmente qualquer visitante com toda a sua beleza e espetacularidade.

Montanhas escarpadas abraçam o oeste, na fronteira com o Camboja e o Laos; a leste situa-se o mar da China Meridional - ou o mar do leste, como os vietnamitas o chamam. Ao norte e ao sul, a terra estende-se para os esplêndidos deltas do Rio Vermelho e do Mekong, e é nessas regiões que encontrará os arrozais, libélulas, búfalos e agricultores de chapéu cônico que constituem as imagens de marca de Vietname.

Relativamente à vida selvagem, a descoberta nos últimos anos de várias espécies de plantas, pássaros e animais anteriormente desconhecidos mostra a riqueza da biodiversidade do Vietname e torna o acesso aprimorado aos parques nacionais do país ainda mais gratificante para os viajantes que desejam visitar o Vietname.

 

Destaques para férias no norte do Vietname:

Norte

1 - Ha Noi, 2 - Ha Giang, 3 - Ha Long, 4 - Mai Chau, 5 - Ninh Binh, 6 - Sapa

 

 

Destaques para férias na região central do Vietname:

Centro

1 - Da Nang, 2 - Da Lat, 3 - Hoi An, 4 - Hue, 5 - Nha Trang, 6 - Phong Nha

 

Destaques para férias no sul do Vietname:

Sul

1 - Ho Chi Minh City, 2 - Con Dao, 3 - Mekong Delta, 4 - Mui Ne, 5 - Phu Quoc, 6 - Vung Tau

 

 

 

Os melhores destino de férias no Vietname:

 

 

 

Hoi An / Férias em Hoi An

Hoi AnHoi An situa-se a cerca de 30 quilómetros de Danang e é também conhecida como Faifo.Foi durante os séculos XVI e XVII um centro portuário importante do sul do Vietname, onde numerosos estrangeiros enchiam as suas ruas e comerciavam entre si. A parte antiga da cidade soube conservar através dos tempos o seu aspecto de então, possuindo intacto o glamour dos séculos passados. O principal exemplo e grande atracção é a Ponte Japonesa, construída em 1593 pela comunidade japonesa de Hoi An como meio de comunicação entre as comunidades japonesas e chinesas. A cidade é um maravilhoso museu vivo, mas também possui uma grande riqueza natural, nomeadamente rios extensos, ilhas para explorar e uma comida tradicional maravilhosa que faz com que a cidade receba numerosos visitantes.

Outrora um movimentado porto marítimo, a pequena cidade de Hoi An fica nas margen do rio, com suas ruas estreitas de lojas com fachadas de madeira e telhados desgastados, é um destino bastante atraente.

No interior, as ruínas devastadas pela guerra de My Son, o maior dos locais do templo de Cham, estão num vale húmido repleto de de florestas.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e Promoções de Férias em Hoi An, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Ho Chi Minh City / Férias em Ho Chi Minh City

Ho Chi Minh City Um dos destinos mais populares do Vietname, a cidade de Ho Chi Minh proporciona uma excelente introdução do Vietname. Situada nas margens do rio Saigon, a capital do sul é uma vibrante metrópole que está ao nível dos principais centros urbanos do sudeste asiático.

O ritmo de vida alucinante da cidade traduz-se numa incrível mistura de personagens bizarros e imagens com sons improváveis, garantindo que particamente todos os visitantes se deixem conquistar pelo seu charme singular. O comércio movimentado segue lado a lado com tradições milenares; edifícios coloniais espreitam sob as sombras de prédios comerciais e hotéis; entre caóticas avenidas repletas de motos e táxis que circulam lentamente entre os peões para permitir que os mesmos atravessem as ruas.

Uma vez na Cidade de Ho Chi Minh, não perca a oportunidade de fazer um passeio pela cidade até Tay Ninh, o centro nervoso da religião indígena Cao Dai, um dos pontos turísticos mais atraentes do Vietname, que normalmente é acompanhado por uma paragem nos túneis de Cu Chi, a famosa rede de tuneis subterrâneos que se estendem por cerca de 200 quilómetros, onde os vietnamitas se protegiam dos bombardeios dos EUA.

Outra das atrações facilmente alcançada desde a Cidade de Ho Chi Minh é o Delta do Mekong, onde um dos rios mais poderosos do mundo desemboca no Mar do Sul da China; o seu novelo de afluentes e cursos de água cheios de abas dotou o delta de uma colcha luxuriante de arrozais e pomares abundantes. Não quererá certamente sair do delta sem passar um dia ou mais brincando na água e sem visitar um mercado flutuante em Cai Be ou Can Tho.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Ho Chi Minh City, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

Hanói / Férias em Hanói

Hanoi

Hanoi, a capital do país é uma cidade relativamente pequena e tranquila. A elegância dos seus edifícios coloniais perfeitamente conservados e as suas ruas de grande harmonia arquitectónica podem ser apreciados com um passeio em bicicleta. Cada associação ocupa um território: rua dos sapateiros; rua do algodão; rua das balanças, etc. A cidade mostra o seu encanto também em seus numerosos pagodes e lagos e é agradável dar um passeio pelos cafés e pequenas varandas situados em suas margens. Entre os lugares mais importantes podemos citar o Mausoléu de Ho Chi Minh que se edificou no lugar onde em 2 de setembro de 1945, o presidente leu a Declaração de Independência. De singular beleza é o Templo da Literatura, um dos mais antigos edifícios do país (data de 1070) e que foi a primeira universidade do Vietname.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hanói, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

Nha Trang / Férias em Nha Trang

Nha Trang

Na costa sul do país encontra-se Nha Trang, uma preciosa paragem de praia que está a iniciar o desenvolvimento da indústria hoteleira, por isso ainda guarda o ambiente intacto de suas costas de areia quente e águas turquesas.

Podem-se realizar desportos náuticos, navegar por entre os diversos ilhotes ou simplesmente passear pelas tranquilas ruas do povoado.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Nha Trang, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Da Nang / Férias em Da Nang

Da NangDanang é a quarta cidade em importância do país e situa-se nas margens do rio Han, num precioso vale montanhoso.

Da Nang, no litoral, carece do charme de Hoi An, mas boas conexões de transporte fazem com que seja uma base bastante conveniente para explorar a área. De Da Nang, um passeio pelo penhasco Hai Van Pass, ou uma corrida direta pelo novo túnel de 6 quilómetros de comprimento, leva-o à cidade aristocrática de Hué, onde os imperadores de Nguyen estabeleceram sua capital no século XIX, nas margens do Rio Perfume. Os templos e palácios desta cidade altamente culta ainda testemunham esplendores do passado, enquanto seus mausoléus imperiais são obras-primas de refinamento arquitetónico, adormecidos entre colinas cobertas de pinheiros.

É famosa pelo Museu Cham, tesouro da cidade, que guarda com zelo a herança da cultura champa. Muito próximo encontram-se as chamadas Montanhas de Mármore, cinco colinas que representam os cinco elementos rituais: o ouro, madeira, água, fogo e a terra. É um lugar de oração budista muito popular.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Da Nang, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

Da Lat / Férias em Da Lat

Da Lat

Da Lat é a a porta de entrada para o planalto central do Vietname. Uma cidade onde a vida passa a um ritmo mais calmo, a uma altitude de 1500 metros, com a brisa fresca que assola este assentamento singular nas encostas a fornecer o melhor ar-condicionado no Vietnname.

Povos minoritários habitam os campos em torno de Da Lat, mas para visitar algumas das aldeias montanhosas essenciais será necessário seguir para norte, para as cidades de Buon Ma Thuot, Pleiku e Kon Tum, cercadas por comunidades de E De, Jarai e Bahnar. Em Kon Tum, terá a oportunidade de visitar algumas destas aldeias minoritárias de forma independente ou participar em caminhadas que incluem rafting.

A nordeste da cidade de Ho Chi Minh, a Rodovia 1, leva a maior parte do tráfego até à região norte e Hanói. Para muitos, a primeira paragem é nas deliciosas praias e dunas de Mui Ne, tornando-se rapidamente um dos principais resorts costeiros do país. Mais ao norte, Nha Trang é outro resort de praia que também possui uma vida noturna animada, um destino onde os passeios de barco ilhas periféricas da cidade são uma atividade imperdível. Ao norte de Nha Trang, perto de Quang Ngai, a aldeia de Son My alcançou notoriedade global quando uma companhia de soldados americanos massacrou cerca de quinhentos vietnamitas, incluindo mulheres e crianças; horrores indescritíveis continuam a assombrar o cenário rural irritantemente idílico da vila.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Da Lat, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Vung Tau / Férias em Vung Tau

Vung Tau

Vung Tàu é uma cidade portuária e a capital da província de Bà Rịa-Vũng Tàu.Antiga cidade colonial francesa, Vung Tàu é hoje uma famosa estancia balnear que atrai muitos visitantes da cidade de Ho Chi Minh, que chegam de hidrofólio. O longo e movimentado trecho de costa arenosa, que inclui as praias de Bai Truoc e Bai Dua, tem os verdejantes montes Nui Nho e Nui Lon como pano de fundo.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vung Tau, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Phan Thiet / Férias em Phan Thiet

Phan Thiet

Cidade portuária da costa sudeste do Vietname, Phan Thiet, a capital da província de Bình Thuận destaca-se pelo seu pequeno porto de pesca movimentado e repleto de barcos coloridos, animados mercados ao ar livre e restaurantes de frutos do mar. A cidade também conta com monumentos como o templo Vạn Thủy Tú, construído por volta de 1762, que homenageia as baleias e contém esqueletos das criaturas marinhas veneradas na região.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Phan Thiet, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Hue / Férias em Hue

Hue

Muitos afirmam que Hue é a cidade mais bela do Vietname. Os poetas e artistas compararam sempre a província de Binh Tri Thrien com uma aguarela, onde Hue é o quadro mais belo. Foi a capital do país de 1802 a 1945 e converteu-se no maior centro cultural, religioso e educativo da região. O grande atractivo em outros tempos foi a sua Cidade Imperial.

Hue está situada nas margens do rio Huong, o famoso rio do Perfume, pelo aroma esbanjado pelas flores de lotos que inundam a região. A tradição religiosa e histórica manifesta-se na enorme quantidade de mausoléus, tumbas, pagodes e templos que se edificaram ao longo da história vietnamita e que conformam o panorama junto com as colinas e estanques de flores de lotos. A maioria destes edifícios contêm grandes pátios e salas de audiências nas quais os reis da Dinastia Hgûgen recebiam os visitantes e presidiam os diversos rituais. As construções mais famosas são o Mausoléu de Khai Dinh, que se assemelha mais a um castelo europeu do que a típica arquitectura asiática, e o Pagode Rhien Mu nas margens do rio Perfume. Entre Hue e Danang encontra-se o porto denominado "Passo das Nuvens", desde onde se obtêm fantásticas vistas da costa.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hue, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

Hai Phong / Férias em Hai Phong

Hai Phong

Cidade com estatuto de província localizada no norte do Vietname, Hai Phong é uma cidade portuária situada no delta do Rio Vermelho, junto ao Cua Cam, braço do Song Thai Binh, a 16 km do golfo de Tonquim. Tem cerca de 1.980 mil habitantes. Por ela escoa a produção da capital, Hanói.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hai Phong, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

Ha Long / Férias em Ha Long

Ha Long

A Baia de Halong encontra-se 196 quilómetros a leste de Hanoi e a forma ideal de a descobrir é percorrendo-a num passeio de barco. Se o seu destino para visitar a zona norte do Vietname for Hanoi, poderá aproveitar para visitar Ha Long Bay, que se encontra a 196 quilómetros de distância, separada por uma viagem de pouco menos de 4 horas. É, no entanto, recomendável pernoitar em Ha Long Bay Apesar de encontrar alojamento tradicional com magnificas vistas para Ha Long Bay, a opção certa será reservar a sua estadia num dos cruzeiros que percorrem a Baía de Halong. A paisagem é impressionante, pois está composta por uma infinidade de ilhas (mais de 3.000) que se entendem pela totalidade da sua área. A particularidade delas é que, a maioria, tem forma de animais, tais como o dragão, macaco, sapo ou tartaruga, dando a sensação de serem montanhas que emergem da água assemelhando esculturas indescritíveis. Na região existem numerosas grutas cheias de estalactites e estalagmites que foram esculpidas representando diversas figuras e objectos. O lugar tem sido fonte de inspiração de numerosos poetas e cenário de uma história de amor para o filme, "Indochina". O clima cinza e chuvoso acompanham a beleza da paisagem.

Ha Long Bay é a principal atração natural do norte do Vietname fornece uma pausa perfeita à exuberância urbana de Hanói, recompensando os visitantes com um ou dois dias vagando por cenários incriveis entre milhares de ilhas caprichosamente esculpidas ancoradas nas suas águas. A cidade de Ha Long, na costa norte, é o ponto de embarque mais popular da Baía de Ha Long, mas um portal mais atraente é a montanhosa Ilha Cat Ba, que define os limites do sudoeste da baía. A rota para Cat Ba passa pela principal cidade portuária do norte, Hai Phong, um lugar espetacular com um núcleo atraente de fachadas coloniais desbotadas.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ha Long, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

Can Tho / Férias em Can Tho

Can Tho

Situada a 180 quilómetros ao sul da Cidade de Ho Chi Minh, Can Tho tem uma área urbana de 53 quilómetros quadrados e uma população de 1,21 milhões de habitantes.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Can Tho, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

Quy Nhon / Férias em Quy Nhon

Qui Nhon

Cidade costeira capital da província de Bình Định, no centro do Vietname, Quy Nhon tem uma população de cerca de 280.600 habitantes.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Quy Nhon, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

Ninh Binh / Férias em Ninh Binh

Ninh Binh

Situada a sudeste de Hanói, Ninh Binh é uma excelente base para explorar a área circundante. Um pouco confuso, o estado também é conhecido como Ninh Binh, onde a cidade de Ninh Binh é capital. Na maioria das vezes quendo alguém de refere a Ninh Binh, não se referem à cidade mas sim à região que compreende várias cidades, aldeias e atrações importantes.

A cidade de Ninh Binh em si não conta com muitos pontos turísticos, no entanto, é um optimo lugar para servir como base para explorar a área que conta com algumas das partes mais bonitas e preservadas do Vietname.

 A cidade de Ninh Binh é geralmente usada como ponto de partida para Tam Coc, Van Long e Hoa Lu e, embora não seja tão conhecida como outros lugares do país, é um ótimo local para qualquer pessoa interessada na natureza, graças ao cenário em penhascos de calcário. Se pretender evitar áreas apinhadas de turistas como Halong Bay e Sapa, e ficar num local com cenários do género, Ninh Binh é a escolha ideal.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ninh Binh, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

Dong Hoi / Férias em Dong Hoi

Dong Hoi

Capital da província de Quang Binh, Dong Hoi situa-se na costa central-norte do Vietname. Tem uma área de 155,54 km² e uma população de 103 005 habitantes.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Dong Hoi, Vietname

banner 320x50 pt

 

 

 

O que visitar no Vietname / Para onde ir:

Algo que não falta no Vietname são lugares bonitos e intrigantes para explorar ao pormenor. Experimente a agitação da vibrante cidade de Ho Chi Minh, ou Hanói, com seu animado bairro antigo e comida de rua de dar água na boca, enquanto a sedutora cidade ribeirinha da histórica Hoi An, no centro do Vietname, proporciona uma experiência mais suave.

O Planalto Central oferece oportunidades fantásticas de trekking e outras atividades ao ar livre, com a animada cidade montanhosa de Da Lat servindo como a base ideal para explorar a região, enquanto uma visita às remotas regiões montanhosas do Vietname central e do norte provavelmente se concentrará nas minorias étnicas que residem lá.

Explore os arrozais das terras planas do Delta do Mekong com seus maravilhosos mercados flutuantes e passeie entre as impressionantes ilhas florestais de calcário da Baía de Ha Long.

Uma visita ao Vietname nunca ficará completa sem algum tempo passado na praia. Para praias poderá optar pelas lindas praias douradas do sul, como a praia de Doc Let, na península de Hon Khoi, e desfrute de umas excelentes férias à beira mar com excelentes oportunidades de natação, mergulho, snorkeling e outras atividades ligada ao mar, num destino onde não faltam requintados frutos do mar.

Caso pretenda aproveitar a sua viagem de férias para obter uma visão geral do Vietname, visitando o planalto e os deltas, com algum descanso pelo meio, necessitará pelo menos de um mês.

Com apenas duas semanas deverá seguir a rota dos destinos mais populares ou concentrar-se numa região e explora-la ao seu ritmo. Mas caso pretenda ver algo do norte e do sul em duas semanas, os voos internos poder facilitar e acelerar substancialmente o itinerário, para além de não serem caros.

 

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer no Vietname

 

 

 

A Cidade de Ho Chi Minh e arredores

Ho Chi Minh

Um dos destinos mais populares do Vietname, a cidade de Ho Chi Minh proporciona uma excelente introdução do Vietname. Situada nas margens do rio Saigon, a capital do sul é uma vibrante metrópole que está ao nível dos principais centros urbanos do sudeste asiático.

O ritmo de vida alucinante da cidade traduz-se numa incrível mistura de personagens bizarros e imagens com sons improváveis, garantindo que particamente todos os visitantes se deixem conquistar pelo seu charme singular. O comércio movimentado segue lado a lado com tradições milenares; edifícios coloniais espreitam sob as sombras de prédios comerciais e hotéis; entre caóticas avenidas repletas de motos e táxis que circulam lentamente entre os peões para permitir que os mesmos atravessem as ruas.

Uma vez na Cidade de Ho Chi Minh, não perca a oportunidade de fazer um passeio pela cidade até Tay Ninh, o centro nervoso da religião indígena Cao Dai, um dos pontos turísticos mais atraentes do Vietname, que normalmente é acompanhado por uma paragem nos túneis de Cu Chi, a famosa rede de tuneis subterrâneos que se estendem por cerca de 200 quilómetros, onde os vietnamitas se protegiam dos bombardeios dos EUA.

Outra das atrações facilmente alcançada desde a Cidade de Ho Chi Minh é o Delta do Mekong, onde um dos rios mais poderosos do mundo desemboca no Mar do Sul da China; o seu novelo de afluentes e cursos de água cheios de abas dotou o delta de uma colcha luxuriante de arrozais e pomares abundantes. Não quererá certamente sair do delta sem passar um dia ou mais brincando na água e sem visitar um mercado flutuante em Cai Be ou Can Tho.

 

 

Da DMZ (Zona Desmilitarizada) até Hanói

Old Quarter

Apenas a cem quilómetros ao norte de Hué, o cenário muda à medida que os locais de guerra estão espalhados pela Zona Desmilitarizada (DMZ), que separou o país em dois de 1954 a 1975. Décadas de paz fizeram muito para curar as cicatrizes, mas os monumentos que apimentam estas colinas varridas pelo vento testemunham uma geração que perdeu a vida na trágica luta.

A Zona Desmilitarizada é facilmente abordada numa viagem de um dia desde Hué, após o qual a maioria das pessoas segue diretamente para Hanói. Ao longo da viagem até Hanói, são poucos os motivos de paragem, excepto as cavernas de Phong Nha, a entrada para um enorme sistema subterrâneo de rios que escava um túnel sob as montanhas Truong Son, que inclui Son Doong, descoberto em 2009 e agora considerado o maior caverna no mundo. Então, nas margens do norte do Delta do Rio Vermelho, ficam os antigos templos repletos de incenso de Hoa Lu e, nas proximidades, as paisagens místicas de Tam Coc e Van Long, onde os arrozais rodam aos pés de imponentes rochas calcárias.

Ancorada firmemente no Delta do Rio Vermelho, Hanói serve como capital do Vietname há mais de mil anos. É uma cidade em rápido crescimento, decididamente orgulhosa, um lugar de pagodes e templos dinásticos, lagos com bordas de tamarisco e elegantes avenidas repletas de edifícios da era francesa, monumentos nacionais e imponentes edifícios governamentais.

 

 

Províncias do norte

    Sapa Market

Ao norte e oeste de Hanoi, as cordilheiras erguem-se do Delta do Rio Vermelho. As províncias do norte do Vietnme não são as mais fáceis para o visitante se locomover, mas estas terras selvagens abrigam uma autêntica manta de retalhos de minorias étnicas e as paisagens montanhosas mais dramáticas do país. A movimentada cidade mercantil de Sa Pa, situada numa localização espetacular perto da fronteira chinesa no extremo noroeste, é uma boa base para explorar algumas das aldeias minoritárias, embora um boom de construção tenha tirado parte do brilho de sua vibração descontraída. A sudoeste de Hanói, o vale de Mai Chau, repleto de mansões, oferece a oportunidade de ficar numa vila minoritária. Embora poucas pessoas se aventurem mais para o interior, as estradas secundárias que conduzem ao interior do país isolam postos avançados e dão acesso à única visão específica do noroeste, onde o sonho colonial francês expirou no vale sem saída de Dien Bien Phu.

A leste do Vale do Rio Vermelho, fica uma região ainda menos frequentada, cuja principal atração é seu cenário variado, dos vales indutores de vertigem do Geopark Dong Van Karst Plateau aos desfiladeiros de calcário e floresta tropical de várias camadas do Parque Nacional Ba Be, e os vales remotos ao redor de Cao Bang, cultivados por comunidades ainda praticando seus modos de vida tradicionais.

 

 

Roteiros de viagem essenciais para conhecer o Vietname

O Roteiro Clássico

Este é o roteiro clássico para uma viagem por tudo o essencial para conhecer o Vietname, com uma de fácil acesso a excelentes atrações históricas, vida noturna vibrante, praias imaculadas, grupos minoritários que habitam montanhas e muito mais. Uma viagem de 1 mês é suficiente para percorrer este roteiro sem stress.

 

Ho Chi Minh City

Ho Chi Minh

Excelente ponto de partida para uma incrível viagem de um mês pelo Vietname, com ínicio no sul, Ho Chi Minh City, embora não seja a capital, é o verdadeiro centro do Vietname. Uma cidade vibrante com grande variedade de bares, restaurantes, lojas, hotéis e imensas atrações.

Começar a suas férias em Ho Chi Minh City darão-lhe, com toda a certeza, o ritmo necessário para o resto das suas férias no Vietname.

 

Da Lat

A montanhosa cidade de Da Lat é bastante popular entre os viajantes, e não apenas pelo ar fresco ou pelas temperaturas mais baixas, como também pela sua atmosfera descontraída, ideal para explorar calmamente os pontos turísticos mais próximos, que incluem algumas maravilhosas aldeias minoritárias.

 

Mui Ne

Aqui a praia é a palavra de ordem. Mui Ne é um belo destino de praia, atualmente cercado de resorts de primeira linha. No entanto, ainda existem alguns lugares baratos para ficar e alguns bares mantendo a antiquada vibração de destino de mochileiros.

 

Nha Trang

Nha Trang

Nha Trang é outro destino famoso pela sua vida na praia, mas com caráter totalmente diferente de Mui Ne. Esta é uma das capitais do partido do Vietnname, com bares em abundância que atraem foliões com happy hours surpreendentemente longas. Quem acordar cedo aqui poderá visitar as ruínas de Cham, nas proximidades, e depois mergulhar em um banho de lama.

 

Hoi An

Férias em Hoi An

A crítica relativamente a esta pequena cidade é quase unânime em todos os visitantes. A melhor comida do país; os seus edifícios iluminados por lanternas são fascinantes à noite; o mar próximo é ótimo para mergulho; e as majestosas ruínas Cham de Meu Filho estão por perto.

 

Hué

Hue

Com uma atmosfera bastante agradável e relaxante, em muito devido ao seu tamanho, Hué foi a capital da última dinastia do Vietname, o império Nguyen. Atravesse o rio Perfume e visite a antiga Cidade Imperial onde um labirinto de edifícios opulentos abrigavam imperadores em 1945.

 

Hanoi

Hanoi

A capital vietnamita oferece um contraste verdadeiramente surpreendente à cidade de Ho Chi Minh - possui um ar muito mais tradicional e é o lar de alguns excelentes exemplos da arquitetura da era colonial. Dito isto, seus bares e restaurantes também são excelentes.

 

Ha Long Bay

Baia de Halong

Não existe melhor forma de melhor terminar uma viagem de férias no Vietname (se existirem não são muitas) do que uma viagem à Baía de Ha Long, uma massa estonteante de picos calcários que se projetam do mar. A maioria dos visitantes passa uma noite no mar, num Cruzeiro num Junco de Madeira, onde dormem após um banquete de frutos do mar.

 

 

 

Locais de Interesse em Destaque

Regiões

Região Sudeste do Vietmane, Costa Central Sul, Delta do Rio Mekong, Delta do Rio Vermelho, Costa Central Norte, Nordeste do Vietname

 

 

Províncias

Estados / Províncias no Vietname

An Giang, Ba Ria - Vung Tau, Bac Giang, Bac Kan, Bac Lieu, Bac Ninh, Ben Tre, Binh Dinh, Binh Duong, Binh Phuoc, Binh Thuan, Ca Mau, Can Tho Municipality, Cao Bang, Da Nang Municipality, Dak Lak, Dak Nong, Dien Bien, Dong Nai, Dong Thap, Gia Lai, Ha Giang, Ha Nam, Ha Noi Municipality, Ha Tinh, Hai Duong, Hai Phong Municipality, Hau Giang, Ho Chi Minh Municipality, Hoa Binh, Hung Yen, Khanh Hoa, Kien Giang, Kon Tum, Lai Chau, Lam Dong, Lang Son, Lao Cai, Long An, Nam Dinh, Nghe An, Ninh Binh, Ninh Thuan, Phu Tho, Phu Yen, Quang Binh, Quang Nam, Quang Ngai, Quang Ninh, Quang Tri, Soc Trang, Son La, Tay Ninh, Thai Binh, Thai Nguyen, Thanh Hoa, Thua Thien – Hue, Tien Giang, Tra Vinh, Tuyen Quang, Vinh Long, Vinh Phuc, Yen Bai

 

Regiões Turísticas

Baía de Ha Long, Cat Ba Island, Phu Quoc, Ilha de Con Dao, Hon Tam Island, Con Son, Hon Tre, Hon Son, Hon Dau Island, Hon Tai, Quan Lan, Yok Don National Park, Tuan Chau