Ha Long Bay

Ha Long Bay

Halong Bay ou Baía de Halong é ums das atrações mais famosas do Vietname e consiste numa série de incríveis ilhas calcário que valem ao local o estatuto de Património Mundial da UNESCO e de uma das novas 7 Maravilhas da Natureza da New7Wonders.

Situada na província de Quảng Ninh, no Vietname, administrativamente, a baía pertence a Hạ Long City, Cẩm Phả town, e faz parte do distrito de Vân Đồn.

A baía possui milhares de karsts e ilhas de calcário em várias formas e tamanhos. Hạ Long Bay é um centro de uma zona maior que inclui Bái Tử Long Bay ao nordeste, e a Ilha de Cát Bà ao sudoeste. Essas zonas maiores compartilham caracteres geológicos, geográficos, geomorfológicos, climáticos e culturais semelhantes.

Hạ Long Bay tem uma área de cerca de 1.553 km2, incluindo perto de 2.000 ilhotas, a maioria das quais são de calcário. O núcleo da baía tem uma área de 334 km2 com uma alta densidade de ilhas, nada mais, nada menos que 775.

 O calcário nesta baía passou por 500 milhões de anos de formação em diferentes condições e ambientes. A evolução do karst nesta baía levou 20 milhões de anos sob o impacto do clima tropical húmido. A diversidade do meio ambiente na área criou biodiversidade, incluindo um biossistema tropical de folhas perenes, oceânico e marinho. Hạ Long Bay é o lar de 14 espécies florais endêmicas e 60 espécies faunísticas endêmicas.

Pesquisas históricas mostraram a presença de seres humanos pré-históricos nessa área há dezenas de milhares de anos atrás.

Das cerca de 2.000 ilhas localizadas na Baía de Halong, muitas delas desabitadas e cobertas por uma vegetação exuberante, tornando-as perfeitas para caminhadas.

 

Onde ficar em Halong Bay:

Halong e Cat Ba, a maior ilha do conjunto de cerca de 2000 ilhas e ilhotas que se estendem ao longo dos 1553 quilómetros quadrados que formam este incrível local, são os destinos que contam com a maior oferta de alojamento turístico na área, permitindo assim uma maior escolha.

 

 

A melhor seleção de alojamento para férias em Halong Bay

banner 320x50 pt

 

 

 

A melhor seleção de alojamento para férias em Halong

banner 320x50 pt

 

 

 

A melhor seleção de alojamento para férias em Cat Ba

banner 320x50 pt

 

O que fazer em Halong Bay:

 

Se você gosta de caminhar, também pode desfrutar dos penhascos íngremes que cobrem as ilhas da Baía de Halong, e também pode explorar e descobrir baías isoladas e enseadas delicadas.

Muitas das ilhas também abrigam cavernas famosas onde você pode praticar espeleologia e, embora a Baía de Halong possa ficar bastante movimentada durante a alta temporada, ainda existem alguns locais isolados para descobrir se você estiver disposto a saltar pelas ilhas. Se preferir ficar no meio das coisas, poderá desfrutar de churrascos de frutos do mar, passeios de caiaque no mar e uma série de atrações nas principais cidades, como fortes e outros monumentos.

Deixamos aqui algumas sugestões das melhores coisas para fazer em Halong Bay:

 

 

As melhores coisas para fazer em Halong Bay:

 

Faça um cruzeiro por Halong Bay

Halong Bay Cruise

A melhor forma de conferir toda a espetacular beleza da Baía de Halong é através de um cruzeiro de barco. Existem numerosas empresas por onde escolher para passear pelas ilhas na Baía de Halong.

Com cerca de 2.000 ilhas para escolher, terá muitas opções diferentes sobre onde quer ir e o que quer ver, desde os principais 'marcos turísticos”até ilhas menores e menos conhecidas.

Muitos dos barcos usados ​​são construídos no estilo tradicional e são conhecidos como ‘barcos de sucata’. Dependendo do operador turístico, você também pode desfrutar de uma refeição buffet como parte do cruzeiro ou até mesmo passar a noite no barco para uma experiência de cruzeiro verdadeiramente memorável.

 

 

 

 

Espeleologia na Caverna Hang Sung Sot

Hang Sung Sot Cave

A caverna Hang Sung Sot está localizada na Ilha Bon Hon sendo necessário percorrer um caminho íngreme para chegar até aqui, embora valha o esforço pelas vistas internas.

Existem duas câmaras diferentes na caverna, que chegam a uma altura de cerca de 30 metros.

A câmara interna é conhecida por ter várias formações de pedra que parecem sentinelas enfileiradas e há até uma pedra no centro da caverna que parece um general conversando com suas tropas.

Conforme a luz flui através da água e cria padrões de cintilação no interior da caverna, parece que as formações estão ganhando vida.

 

 

 

 

Mergulho em Halong Bay

    Snorkeling

O mergulho é uma das principais atividades na Baía de Halong e as ilhas são o lugar perfeito para desfrutar das delícias subaquáticas desta parte do Vietname.

As águas aqui oferecem excelente visibilidade e você pode mergulhar e nadar em grutas de cavernas subaquáticas.

Existem várias escolas de mergulho aqui ou, se preferir, pode simplesmente apanhar um barco para as ilhas e nadar e praticar snorkel.

 

 

 

 

Ilha Cat Ba

Cat Ba

Cat Ba é a maior das muitas ilhas da costa do Vietname. É encontrado na extremidade sul da Baía de Halong; da beira-mar, você vê as milhares de outras ilhas espalhadas no horizonte. Além de ser um ponto de entrada para a famosa baía, também é um destino interessante por si só, oferecendo aos visitantes um vasto parque nacional verde para explorar. O cenário aqui é selvagem e intocado, e a ilha é pouco povoada, o que significa que há muito desse cenário selvagem para conhecer. Explore o parque nacional e não deixe de visitar o intrigante Caverna Hospital, escondida nas florestas e usada durante a Guerra do Vietname.

 

 

Caverna Me Cung

Me Cung Cave

A Caverna Me Cung também é conhecida como a Gruta Encantadora. Esta é uma das cavernas mais pitorescas da Baía de Halong, o que diz algo, já que há muitas outras atrações bonitas aqui.

A entrada da caverna é através de uma entrada estreita na qual você precisa se espremer. Uma vez lá dentro, entretanto, a câmara se abre e você encontrará túneis sinuosos que são cobertos por lindas estalagmites e estalactites.

Também há fósseis na caverna, então se você é um fã de espeleologia, este é um ótimo local para explorar por uma tarde.

 

 

 

Passeios de bicicleta

Passeios de Bicicleta

A bicicleta é um dos melhores meios de transporte em qualquer destino turístico e a Baía de Halong, conhecida por seu ambiente descontraído, não foge à regra.

Para conferir por si mesmo toda a beleza da área, alugue uma bicicleta e aventure-se à descoberta deste local fantástico. Existem passeios de bicicleta organizadoa que você pode fazer por toda a região, ou pode ir sozinho e explorar como quiser.

Não há melhor maneira de passear pela Baía de Halong do que pedalando até as várias praias da Ilha Cat Ba e dando um mergulho refrescante no final de um longo passeio de bicicleta.

 

 

Viagem para a Ilha dos Macacos

    Monkey Island

Conhecida como Cat Dua em vietnamita, a ilha dos Macacos é um ótimo local se você quiser fazer um passeio de barco na Baía de Halong. Há uma praia particular idílica aqui onde poderá passar o tempo bronzeando-se na areia branca ou nadar e mergulhar nos mares azuis.

Se você estiver se sentindo aventureiro, você também pode andar de caiaque no mar aqui ou caminhar pela ilha, pois há uma grande quantidade de trilhas pitorescas que o levam através da vegetação exuberante.

 

 

Viagem ao santuário na Caverna da Virgem

    shrine at Virgin Cave

Localizada na Ilha Bon Hon, Virgin Cave, também é conhecida como Hang Trinh Nu, é uma das grutas mais famosas da Baía de Halong. A razão para isso é a lenda associada à caverna.

A história conta que uma jovem cometeu suicídio aqui depois que ela foi presa num casamento infeliz e então seu corpo se transformou em pedra. Uma teoria alternativa é que ela escolheu acabar com sua vida aqui e foi enterrada pelo pescador local que a encontrou.

Agora há um santuário dentro da gruta para comemorar a lenda e esta é uma das principais atrações da Baía de Halong.

 

 

 

 

Parque Nacional Cat Ba

Cat Ba National Park

Cat Ba é um lindo parque nacional que possui 32 tipos diferentes de mamíferos, incluindo langures, que são os primatas mais ameaçados do mundo.

Também encontrará trilhos para caminhadas incríveis aqui, que incluem uma escalada de 18 quilómetros até o cume do pico principal do parque nacional.

Existem vários guias disponíveis no parque e é recomendável que você contrate um para aproveitar ao máximo a experiência, pois eles também podem mostrar toda a flora e fauna conforme você caminha e explica a história da região.

Se você ama a natureza e não tem muito tempo para explorar a Baía de Halong, esta é uma boa escolha, pois você verá uma grande variedade de espécies em um curto espaço de tempo.

 

 

 

Ilha Fighting Cocks

Fighting Cocks Island

A Ilha Fighting Cocks é chamada de Hon Ga Choi em vietnamita e é também um dos marcos mais conhecidos na área da Baía de Halong. A ilha é formada por duas grandes rochas que se projetam do mar e lembram dois galos a lutar. A melhor época para visitar a ilha é ao pôr-do-sol, já que o céu fica deslumbrante quando se põe atrás das duas belas formações de pedra.

 

 

Pescar lulas à noite

Squid Fishing

Uma das atividades noturnas popular na Baía de Halong é a pesca à lula. Ao se inscrever, você receberá uma cana de pesca e poderá apanhar grandes cardumes de lulas que nadam nestas águas após o cair da noite.

Depois de pescar o peixe, também poderá desfrutar de um churrasco, pois a equipa de guias irá mostrar como fazer o churrasco.

 

 

Visite a Baía de Lan Ha

Lan Ha Bay

A Baía de Halong é um dos destinos mais populares do Vietname o que faz com que seja um dos locais mais apinhados de turistas, como as principais ilhas a ficarem completamente lotadas durante a época alta.

Tendo este pormenor em mente, caso pretenda um local mais tranquilo da região, considere incluir no seu roteiro uma uma viagem à Baía de Lan Ha.

A ilha é conhecida por suas praias de areia branca e há uma infinidade de atividades em oferta que inclui natação, escalada e canoagem, e você também pode visitar a Vila Flutuante Cai Beo, uma das áreas residenciais flutuantes mais antigas do Vietname.

 

 

 

Compras no mercado da ilha Cat Ba

Cat Ba Island Market

Caso opte por ficar algum tempo hospedado na Ilha de Cat Ba e quiser experimentar algumas das delícias locais, não deixe de visitar o mercado central.

Aqui encontrará uma variedade de frutas e vegetais locais e também poderá saborear os frutos do mar locais. Existem montes enormes de caranguejos, camarões e peixes, e, caso pretenda preparar o seu próprio churrasco, este é o local para obter os seus produtos.

 

 

Um churrasco de frutos do mar

Halong Bay Seafood

Devido à localização da Baía de Halong, à beira-mar, é lógico que haja uma grande variedade de frutos do mar aqui. Muitos dos restaurantes estão localizados ao longo das praias centrais e você pode jantar com os pés na areia e provar o pescado mais fresco do dia, alguns deles incluem camarão, lulas, caranguejo e lagosta.

Se preferir, há também fogueiras para fazer churrasco onde você pode preparar seu próprio jantar.

 

 

Ilha Dau Be

Dau Be Island

A Ilha Dau Be é um ótimo local se você quiser nadar ou mergulhar. A razão para isso é devido aos incríveis jardins de coral aqui, bem como grutas profundas que estão localizadas dentro de três grandes lagos. Se quiser chegar à caverna subterrânea e às grutas, você precisará remar até elas na maré baixa, que é o único momento em que você conseguirá lá chegar.

 

 

 

 

Cannon Fort, Cat Ba

Cannon Fort, Cat Ba Island

Para aproveitar as melhores vistas da Ilha Cat Ba, visite o Forte Cannon. Do ponto de vista do forte, você pode ver colinas onduladas, barcos de pesca e formações cársticas projetando-se do mar.

Para chegar ao forte terá que subir uma colina até o portão principal e pode verificar os túneis subterrâneos aqui, bem como uma série de atrações, como posições de armas.

O forte também está repleto de soldados modelo em tamanho real e há vários miradouros.

 

 

Caminhadas nos penhascos em Cat Co 3

Cat Co 3 está situada perto da cidade de Cat Ba, embora a extensão de areia em si não seja muito grande. Você pode, é claro, parar aqui para bronzear-se ou dar um mergulho, mas o principal motivo da visita são os caminhos no topo da falésia.

Do lado da falésia existe um trilho pedestre que o levará a outras praias como Cat Ba 1 e 2 e este é um dos melhores passeios da ilha.

 

 

 

Caminhadas na Ilha Ban Sen

Para aqueles que procuram uma aventura, nada como a Ilha Ban Sen. Esta é uma das ilhas menos visitadas na Baía de Halong e está coberta por densas florestas.

Para chegar aqui, precisa apanhar uma balsa para Quan Lan de Cai Rong e, em seguida, pode partir em sua caminhada.

Existem vários guias aqui que podem mostrar-lhe as rotas muitas vezes escondidas e também surpreende-lo como algumas histórias da flora e da fauna encontradas na ilha.

 

 

 

Pernoitar num barco em Halong Bay

Sleep on a boat

Ao reservar o seu alojamento para férias na Baía de Halong, fique atento às diferentes opções de alojamento que estão disponíveis. Poderá optar por ficar num hotel tradicional, mas, em Halong Bay, a melhor opção se alojamento é, num barco, tornando possível estar de forma permanente em pleno centro de ação.

Há uma série de barcos que também operam como hotéis e você pode escolher desde grandes cruzeiros até pequenos barcos tradicionais.

Você pode contemplar as estrelas do convés do barco e adormecer embalado pelas ondas do oceano para uma experiência de hotel completamente única na Baía de Halong.

 

 

 

 

Bai Chay Market

Se pretender provar alguns dos produtos locais na Baía de Halong, um dos melhores lugares para fazer isso é no Mercado de Bai Chay. Este é um mercado vietnamita local na Baía de Halong e você encontrará grandes quantidades de frutas e vegetais frescos aqui, bem como muitos frutos do mar. Você também pode comprar outros itens locais, como roupas e tecidos, então este é um bom local para visitar se você quiser comprar algumas lembranças.

 

 

 

Hospital Cave

Hospital Cave, Cat Ba

Como o nome dá facilmente a entender, esta caverna serviu como um hospital secreto durante a Guerra do Vietname, uma vez que não podia ser bombardeado.

Também foi usado por líderes vietcongues e foi construído de 1963 a 1965. Foi usado até 1975 e fica a cerca de 10 quilómetros da cidade de Cat Ba.

Há um guia aqui que mostra cerca de 17 salas em três andares e você pode até ver uma sala de cirurgia, bem como um cinema e uma piscina.

 

 

 

 

Tomar uma bebida numa das barracas de Bai Doi, Cat Ba

    Cat Ba Island Waterfront

Para um final de dia relaxante, a tomar uma bebida enquanto admira o pôr-do-sol, nada como uma visita às barracas de Bai Doi na Ilha Cat Ba. Aqui encontrará a melhor cerveja local, num dos melhores locais à beira mar no Vietname.

 

 

 

 

Um passeio de hidroavião pela Halong Bay

Halong Bay Scenic Flight

Para uma prespectiva diferente de Halong Bay, do alto, considere inscrever-se para um passeio de hidroavião.

Esta parte do Vietname é conhecida por suas formações cársticas, e não há melhor maneira de vê-las do que do ar.

Os passeios de hidroavião na Baía de Halong levam-no a uma altura de 300 metros acima da água, sobrevoando locais de interesse como a Caverna Dau Go, a Ilha Tuan Chau e muitos outros destaques.

 

 

 

 

Passeios de caiaque pelas formações cársticas de Halong Bay

Kayaking, Halong Bay

Quem procura uma aventura na Baía de Halong deve pensar em andar de caiaque.

No entanto, este é o caiaque com uma peculiaridade, já que o mar aqui é salpicado de formações cársticas crescentes assustadoras que se projetam da água.

Portanto, se você quiser explorá-los de perto, você precisa de entrar num caiaque e entrar na água, e as condições na Baía de Halong são perfeitas, pois o mar está calmo e a visibilidade é excelente.

 

 

 

Visite o Monumento Ho Chi Minh em Cat Ba Town

Ho Chi Minh é considerado o pai fundador do Vietname moderno e nenhuma cidade neste país está completa sem uma estátua deste líder formidável.

O monumento a Ho Chi Minh na Baía de Halong está localizado numa colina na cidade de Cat Ba, conhecida como Montanha Número 1. Além de ver a estátua, é um ótimo lugar para passear e conferir as vistas sobre o mar.